Jotaro Kujo (空条 承太郎 , Kūjō Jōtarō) é o protagonista da terceira parte de JoJo's Bizarre Adventure, Stardust Crusaders, e o terceiro JoJo da série. Ele também aparece como um aliado em Diamond is Unbreakable e Stone Ocean, e uma breve aparição em Vento Aureo. Como resultado de todas suas aparições, Jotaro é o JoJo protagonista mais recorrente em toda a série.
Jotaro é um delinquente (番長, Banchō) mestiço (metade-japonês) que vive uma vida comum até que o antigo nêmesis da Família Joestar, DIO, retorna. Ao ver sua mãe Holy ficar doente por causa do despertar de DIO, Jotaro embarca em uma jornada pelo mundo junto ao seu avô, Joseph Joestar, e um grupo de amigos para salvar sua mãe e derrotar o vampiro de uma vez por todas.
Sendo o portador do todo-poderoso Star Platinum, Jotaro é o primeiro JoJo introduzido com um Stand, e está entre um dos mais bem-conhecidos personagens da série. Ele é o ex-marido de uma mulher estadunidense e o pai de Jolyne Cujoh, a protagonista de Stone Ocean
Jotaro é canônicamente estabelecido como tendo 195 cm (6 ft 5 in) de altura[1] e sendo musculoso, que é muitas vezes descrito por outros personagens como atraente.[2] Ele tem cabelo escuro que constantemente se mistura com seu cabelo, uma mandíbula forte, sobrancelhas grossas, e olhos verdes.[1] Quando jovem, ele possuia certa semelhança com seu trisavô, Jonathan Joestar, e com seu avô, Joseph Joestar.
Partes superficiais das vestimentas de Jotaro mudam em cada parte de JoJo em que ele aparece.
Os elementos mais reconhecíveis de seu design são, um boné ornamentado com visor, cortado na parte de trás e se fundindo com seu cabelo, e um sobretudo que se estende até a metade de sua panturrilha, com uma gola mandarim e correntes grudadas na vestimenta. Suas vestes foram influênciadas pelo Babel II um mangá famoso sobre um menino em uniforme escolar tendo uma aventura no deserto.[3]
Jotaro veste um gakuran do tamanho de um sobretudo, com uma borda alta e rígida, perfurada na esquerda com uma corrente dourada. Por baixo, ele veste uma camisa regata, e um par de calças justas com barras originais curtas e afiadas, segurada por dois cintos finos, muitas vezes coloridos, estampados em uma sequência de triângulos coloridos (refletindo a bandana de Joseph/Caesar). Ele também veste um par de sapatos de couro (presumidamente) sem meias.
O boné icônico do Jotaro é adornado com um botão dourado perto do centro, e na sua esquerda, um retângulo dourado com o design de uma mão. Ele é cortado atrás, e se misturando com seu cabelo. Enquanto eles são primeiramente mostrados como sendo completamente separados mas meio cortado, publicações posteriores causam mais incerteza sobre onde seu boné e seu cabelo se encontram. De acordo com o Araki em uma entrevista, ele queria que leitores reconhecessem o Jotaro mesmo de costas, e não só de frente.[4]
Araki brincou com o design de Jotaro até ele ter algo que ele sentiu que comunicava a quantidade certa de rebeldia em sua atitude.[5]
Esquemas de Cores
A obra é conhecida por sua mudança de cores entre as mídias, a informação apresentada abaixo pode ou não ser canônica.
Mangá ColoridoJogo de SFCHeritage for the FutureOVAAll-Star BattleAnimeEyes of Heaven
Pele(Clara)
Cabelo(Preto com realces azuis)
Olhos(Azul-claro)
Roupa
(Gakuran e chapéu azul, camisa roxa, com corrente e enfeites dourados. Cintos verde/amarelo e vermelho/amarelo.)
Pele(Meio bronzeada)
Cabelo(Preto)
Olhos(Azul-escuro)
Roupa
(Gakuran e chapéu azul-escuro, camisa roxa, com enfeites e corrente dourados.)
Pele(Meio bronzeada)
Cabelo(Azul)
Olhos(Pervinca)
Roupa
(Gakuran e chapéu azul, camisa rosa, com corrente, enfeites e cintos dourados.)
Pele(Meio bronzeada)
Cabelo(Preto com realces azuis)
Olhos(Castanhos)
Roupa
(Gakuran e chapéu azul com bordas roxas, camisa vermelha, corrente e enfeites cor-de-bronze. Cintos verde e amarelos.)
Pele(Clara)
Cabelo(Preto com realces cianos)
Olhos(Azuis)
Roupa
(Gakuran e chapéu cerceta, camisa fúcsia, com corrente e enfeites dourados. Cintos cor-de-água/dourado e dourado/azul.)
Pele(Bronzeada)
Cabelo(Preto)
Olhos(Cercetas)
Roupa
(Gakuran e chapéu preto, camisa verde-clara, com corrente e enfeites dourados. Cintos verde/vermelho e vermelho/amarelo.)
Pele(Clara)
Cabelo(Preto)
Olhos(Cianos)
Roupa
(Gakuran e chapéu marrom-cinzento, camisa oliva, com corrente e enfeites dourados. Cintos cerceta/vermelho e vermelho/amarelo.)
As roupas de Jotaro passam por uma grande mudança entre a de Stardust Crusaders, em adição a própria roupa também passa por várias transições durante Diamond is Unbreakable. Cada uma possui sua combinação famosa de um boné e um sobretudo. Ele veste calças largas, e seu chapéu, casaco e calças são tipicamente retratados como sendo brancos.
Na sua primeira roupa, ele veste um sobretudo com as bordas enroladas para trás e mangas com o mesmo padrão xadrez de seus cintos. Por baixo do casaco é um tipo de macacão sobre uma camisa com colarinho alto; uma alça com fivela passa pelo seu peito. Seu chapéu tem um emblema metálico de "J" junto do emblema de palma que ele já possuia, porém agora dentro de um coração.
Na sua segunda rupa, usada pela primeira vez durante o arco Vamos Caçar!, possui um estilo parecido com seu uniforme escolar com a borda de seu casaco para cima e uma camisa justa. Os emblemas de seu chapéu são trocados por um golfinho e um sol, enquanto seu sobretudo possui um emblema metálico de dois golfinhos formando um coração no ombro direito e um esquadro com o símbolo de uma palma na esquerda.
Sua roupa final tem um casaco de estilo similar ao de sua segunda roupa, mas com as mangas xadrez que estavam presentes na primeira. Por baixo, Jotaro veste um pequeno colete aberto sem lapelas com o padrão de círculos alternativos e cruzes sobre uma camisa de gola alta com o emblema de palma no pescoço. Seu chapéu tem uma linha de símbolos de Vênus pretos (♀) com uma flecha na parte de baixo da cruz, fazendo com eles pareçam âncoras, junto de outro símbolo de palma. Seus dois cintos não possuem mais um padrão, o cinto de baixo tem uma pequena bolsa grudada nele.
Esquemas de Cores
A obra é conhecida por sua mudança de cores entre as mídias, a informação apresentada abaixo pode ou não ser canônica.
Mangá ColoridoEyes of HeavenAnimeFilme
Pele(Clara)
Cabelo(Preto)
Olhos(Azul-cinzentos)
Primeira Roupa
(Sobretudo, chapéu e camisa brancos, com enfeites dourados. Mangas roxo-claro/amarelas e cintos marrons/amarelos.)
Segunda Roupa
(Sobretudo, chapéu e camisa brancos, com enfeites dourados. Sapatos roxo-claros/pretos.)
Terceira Roupa
(Sobretudo e chapéu branco, camisa de gola alta preta e colete roxo-claro, com enfeites dourados. Mangas roxo-claras/amarelas e cintos pretos.)
Pele(Clara)
Cabelo(Preto)
Olhos(Azuis)
Roupa
(Sobretudo e chapéu brancos com tintura violeta, camisa de gola alta preta e colete lavanda, com enfeites dourados. Mangas roxoc-laro/amarelas e cintos cinzas.)
Pele(Clara)
Cabelo(Preto)
Olhos(Cercetas)
Primeira Roupa
(Sobretudo e chapéu brancos, camisa roxa com colarinho verde, e enfeites dourados. Mangas roxo-claro/amarelas. Cintos roxo/verdes e roxo/amarelos)
Segunda Roupa
(Sobretudo e chapéu cinza-claro, camisa rosa, com enfeites cor-de-bronze. Mangas rosas e cinto roxo/amarelo. Mochila marrom e verde)
Terceira Roupa
(Sobretudo e chapéu branco, camisa de gola alta preta e colete roxo-claro, com enfeites dourados. Mangas roxo-claras/amarelas e cintos roxos/amarelos)
Pele(Clara)
Cabelo(Preto)
Olhos(Castanhos)
Roupa
(Sobretudo e chapéu branco por cima de uma camisa cinza com enfeites dourados. Cintos e sapatos pretos.)
Jotaro mantem seu chapéu clássico na mesma cor clara porém agora com um corte notavelmente maior na parte de trás de seu chapéu, resultando em uma mistura ainda mais anormal entre seu cabelo e boné. Um pingente circular com o símbolo icônico de uma mão frequentemente mostrado no seu chapéu é visto grudado a uma linha que aparentemente é envolvido em volta do boné, vem de dentro dele e acaba nas bordas metálicas de sua aba.
Seu sobretudo claro aparece muito mais justo com suas bordas longas adornadas com símbolos metálicos de "J". Ele tem aberturas diagonais nos lados e apenas os botões de cima estão abotoados. De baixo do sobretudo de Jotaro é uma camisa de gola alta com outro símbolo de mão em seu pescoço. A camisa mostra duas linhas claras cruzando uma com a outra e suas mangas são enroladas. Os dois cintos vibrantes de jotaro são vestidos corretamente, as pernas de suas calças são longas, aparecendo meio empurrada acima de seus sapatos.
Esquemas de Cores
A obra é conhecida por sua mudança de cores entre as mídias, a informação apresentada abaixo pode ou não ser canônica.
Mangá ColoridoAnime
Pele(Clara)
Cabelo(Preto)
Olhos(Azuis)
Roupa
(Sobretudo e chapéu brancos com símbolos brancos com bordas e botões dourados adornando o sobretudo, camisa branca com colarinho preto)
Pele(Clara)
Cabelo(Preto)
Olhos(Cercetas)
Roupa
(Sobretudo e chapéu brancos com símbolos e botões dourados/bronze adornando o sobretudo, camisa azul-cinza com listras roxas, mangas, listras e sapatos cercetas.)
Jotaro novamente veste um sobretudo escuro; dessa vez com mais detalhes. Linhas saem do topo e a base das bordas; se juntando na altura da abertura do casaco. Essa superfície de suas bordas possui dois broches de estrela, com um na parte de dentro, junto com uma pequena corrente grudada na esquerda. Duas linhas atravessam o topo de seus ombros, com duas ou mais radiando das bordas até os lados. Dois zíperes se encontram entre o peito e o estômago. Os lados de seus ombros possuem estrelas grandes, começando uma linha clara indo até suas mangas (que também possuem uma estrela) onde está escrito "JOJO", repetidamente. Uma linha atravessa a axila até o final do casaco.
Ele veste uma camisa clara, com a estampa de uma estrela grande. Seus sapatos e calças possuem a textura da pele de uma cobra. Ele veste um único cinto de couro, cravejadas em duas linhas, enrolada em si mesma antes da fivela.
O boné rasgado de Jotaro, também é novamente escuro. A aba é redonda, com um arco fino. Uma barra dourada clara em sua articulação mantem o emblema dourado de palma igual o seu original. Duas linhas atravessam o topo da aba, enquanto uma estrela alargada atravessa toda a frente do topo do chapéu, seu ponto mais alto indo até o topo.
Esquemas de Cores
A obra é conhecida por sua mudança de cores entre as mídias, a informação apresentada abaixo pode ou não ser canônica.
Mangá ColoridoAnime
Pele(Clara)
Cabelo(Preto com realces roxos)
Olhos(Azul-escuro)
Roupa
(Sobretudo e chapéu roxo com bordas douradas, camisa branca, estrelas verdes/douradas e calças marrom-claras.)
Pele(Bronzeada)
Cabelo(Preto com realces roxos)
Olhos(Verdes)
Roupa
(Sobretudo e chapéu roxo com bordas douradas, camisa branca, estrelas verdes/douradas e calças marrom-claras.)
Personalidade
Stardust Crusaders
“
Eu encho as pessoas de porrada mais do que eu preciso, alguns ainda estão no hospital. Tem vários professores com quem eu não fui com a cara e nunca mais voltaram pra escola. E eu faço questão de não pagar restaurantes caso eu não goste da comida. Mas até um cara como eu pode perceber o mal verdadeiro quando ele o vê...
Jotaro é introduzido como um delinquente grosso e violento, mas que tem um coração gentil e é leal a aqueles que ele gosta. Ele é altamente perceptivo, inteligente e perspicaz enquanto mantendo uma atitude perpetualmente calma, meio neutra ou desinteressada. Ele tem o hábito de murmurrar "Gimme a break..." (やれやれだぜ, Yare Yare Daze) para si mesmo para expressar seu aborrecimento com as coisas que acontecem perto dele, ao ponto disso se tornar sua frase de efeito.
Hirohiko Araki foi inspirado por Clint Eastwood quando criando Jotaro. Como Eastwood em alguns filmes, Jotaro não corre, seus movimentos são mínimos, e ele é um indivíduo quieto.[6] A famosa pose de Jotaro onde ele aponta seu dedo foi inspirada por Eastwood apontando sua .44 Magnum e a frase de efeito de Jotaro também foi inspirada por frases que Eastwood disse em alguns de seus pápeis.[5]
Os nervos de aço de Jotaro desestabilizam D'Arby
A característica mais notável de Jotaro é sua natureza indiferente. Ele é um indíviduo quieto, muitas vezes satisfeito em se expressar com frases de efeito. Seu perfil no mangá explica que ele acha que todos conseguem perceber suas emoções ao vê-lo, e provavelmente acha que se esforçar para demonstrar como ele se sente é uma perca de tempo, fazendo com que outras pessoas achem Jotaro grosso.[1] Relacionado a isso, Jotaro é um indíviduo extremamente calmo, capaz de manter sua postura até nas situações mais desesperadoras. O melhor exemplo de sua calma seria quando contra Daniel J. D'Arby, jogando um jogo perigoso de pôquer durante qual ele blefa com sucesso ao ponto de fazer o apostador especialista em pôquer desistir de suas cartas mesmo sem saber que cartas ele tinha e tendo apostado as almas de todos companheiros e aliados envolvidos na sua jornada.[7] Enquanto ele foi demonstrado estar um pouco ansioso quando algo não antecipado acontece, Jotaro quase nunca vai tão longe a ponto de perder sua compostura.
Demonstrando uma combinação rara de tristeza e ódio pela morte de Joseph.
Jotaro é tanto feroz quanto gentil, demonstrando essas características em várias cenas, da luta com N'Doul ao encontro com os irmãos D'Arby. Um exemplo disso é como ele poupou Noriaki Kakyoin em vez de matá-lo imediatamente, até pondo sua vida em risco para salvar o jovem da escravidão mortal de DIO. Apesar de recusar mostrar explicitamente, Jotaro ama sua mãe e respeita seu avô Joseph. O impeto de Jotaro para ir até o Egito é por causa da vida de Holy ter sido ameaçada pelo despertar do Stand de DIO,[8] e ele entrou em uma fúria não-característica quando o vampiro profanou o cadáver de seu avô, antes de pedir desculpas ao espírito de Joseph (que havia anteriormente avisado ao Jotaro para não sucumbir ao seu ódio).[9]
Apertando a mão de Kakyoin, uma rara manifestação de amizade na parte de Jotaro
Durante sua jornada ao Egito, Jotaro se apegou ao seus companheiros, e através de vários pequenos gestos expressou sua amizade com eles, culminando em lágrimas e um abraço sendo compartilhados com Polnareff em sua despedida.[10] Sinais dele se abrindo são mostrados quando ele ocasionalmente (mas não com frequência) sorri, como quando o grupo tirou sarro de ZZ, e a certo ponto até ri com Kakyoin e Polnareff ao descobrir a fraqueza do Sun.[11] Jotaro também tem um ponto fraco por crianças e é notavelmente mais tolerante e protetivo delas. Quando Anne os acompanha em sua jornada, ele nunca grita com ela e até a protege de usuários de Stand inimigos, e também cuida dela de forma parecida com um irmão mais velho apesar de ficar visivelmente irritado com suas peripécias. Ele também pega o picolé de um garoto, e o diz que o comprará um novo.[12]
Jotaro fica enfurecido quando mulheres são atacadas
Jotaro odeia pessoas que machucam mulheres ou crianças em uma batalha, mesmo se a mulher ou criança em questão for má, e será especialmente violento contra ditas pessoas;[13][14] um exemplo disso é seu espancamento de Steely Dan, que foi parcialmente motivado pelo Steely Dan ter matado a Velha Enya, e ter tentado usar uma garota de refém quando ele estava quase derrotado. No OVA, Jotaro ficou ainda mais furioso com DIO quando ele brutalmente massacrou civis inocentes com um carro durante sua batalha. Entretanto, Jotaro não demonstra piedade a mulheres más e irá espancá-las caso necessário, como quando Midler atacou ele e seu grupo, o que levou Jotaro a quebrar seus dentes com seu Stand.[15] Ademais, garotas incómodas perseguindo ele (tanto em sua escola quanto sua jornada) irritam Jotaro, que as ignora ou rudemente as fazem deixá-lo, particularmente quando elas começam a discutir ou brigar.[16]
Jotaro é introduzido chamando sua mãe de "vagabunda"
Além disso, Jotaro é brusco e boca-suja, não tendo problemas em ser insolente com sua mãe ou qualquer outra figura de autoridade.[17] O adolescente favorece frases curtas e inteligentes, muitas vezes ridicularizando qualquer um que seja o alvo de seu escárnio e oferecendo razões absurdas para suas façanhas. Por exemplo, ele tomou seu tempo para dizer a DIO que a razão pela qual o vampiro foi derrotado era porque ele "o deixou puto".[18] Se Jotaro se leva a sério ou só está se divertindo com suas frases curtas é desconhecido. De qualquer forma, Jotaro já demonstrou um bocado de respeito pelo ocasional usuário de Stand inimigo, elogiando N'Doul por ter sido formidável o suficiente para derrubar seu boné e cometer suícidio em prole de DIO, e então ouvindo seu discurso sobre sua devoção e finalmente enterrando seu cadáver no deserto.[19] Ademais, ele notou como Daniel J. D'Arby era perigoso e o comparou favoravelmente ao seu irmão Telence, dizendo que Daniel teria percebido uma estratégia óbvia que enganou Telence.[20]
Jotaro se interessa em uma grande quantia de coisas, como sumô ou a série Columbo, da qual ele alega ter adquirido suas habilidades dedutivas.[21] Vários passa-tempos indicam que ele tem um lado intelectual, que resultaria nele se tornando um biólogo marinho na Parte 4. Ironicamente, Jotaro é um dos poucos que consegue apreciar o clima de Calcutá, o que surpreende Joseph.
Jotaro também tem um estilo de moda e apego excêntrico e particular por suas roupas, recusando cortar partes de suas calças quando a enfermeira da escola pediu, e comprando roupas novas, réplicas exatas, como dito por Joseph,[14] para trocar as que foram destruídas após sua batalha contra ZZ.[22] Quando ele troca socos com DIO, ele especificamente fala sobre como a luta fez um buraco em suas calças aparentemente caras.[23] Ele também tem um apego pelo seu boné.
Jotaro tem o hábito de murmurar "Mas que saco..." (やれやれだぜ, Yare Yare Daze) para si mesmo para expressar exasperação pelos acontecimentos que acontecem perto dele, ao ponto de se tornar seu bordão.
Diamond is Unbreakable
Em Diamond is Unbreakable, Jotaro se torna o líder e mentor do Grupo Joestar da Parte 4, assim como uma pessoa que eles publicamente apoiam. Koichi e Josuke comentam que sua companhia é tranquilizante para eles, com respeito a ameaça consistente exercida pelos usuários de Stand emergentes. Tendo amadurecido, Jotaro não é tão boca-suja quanto ele costumava ser, embora ele ainda seja brusco e mantem sua raiva com garotas exageradas.
Embora sua indiferença ainda esteja presente, ela diminui um tanto com o passar dos anos; ao encontrar Tomoko Higashikata enquanto procurando Josuke após seu pai ser morto pelo Anjuro, ele tolera sua repentina pegajosidade quando ela o engana por Joseph, e oferece consolação pela morte de seu pai. Ele também admite ao Koichi que ele estava feliz de tê-lo conhecido, porém privadamente.
Stone Ocean
Em Stone Ocean, Jotaro mostra sua atitude tipicamente séria, mas isso também é acompanhado de seu protecionismo paterno ardente pela sua filha Jolyne, embora sua negligência passada tenha piorado seu relacionamento. Em outro exemplo de sua atitude estóica diminuida, ele conta a sua filha que ele a ama e a estima, o que motivaria Jolyne durante sua aventura.
Após ele ser "revivido", Anasui, um dos companheiros de Jolyne, que é particularmente encantado por ela, pede a aprovação de Jotaro para que ele a peça em casamento. Reagindo incialmente como se ele houvesse falado coisas sem sentido quando Jotaro vê Jolyne encostar no peito de Anasui, ele a puxa para seus braços, protetoramente; deixando Jolyne sem ideia sobre sua interação.
Durante a batalha final contra Pucci, o amor de Jotaro por sua família foi maior, e ele fez o erro de tentar salvar Jolyne e matar Pucci ao mesmo tempo, não tendo sucesso em nenhum dos dois e resultando em sua morte trágica.
Um dos Stands mais fortes da série, Star Platinum possui sentidos, força, precisão, e velocidade sobre-humanas. Assim como outros Stands fisicamente poderosos (ou de Curto-Alcance), Star Platinum sofre de um alcance muito estreito; ativo apenas em um raio de 2-3 metros de Jotaro.
Ele é do mesmo tipo de Stand que o The World de DIO, e, também pode parar o tempo, uma habilidade revelada no final de sua luta com DIO.
A carta de Tarô "A Estrela", cujo nome é a origem do nome de seu Stand, simboliza a esperança, acima de tudo.
Durante sua batalha final contra DIO, Star Platinum desperta a habilidade de parar o tempo.
Essa é a forma mais alta na qual Jotaro foi capaz de desenvolver seu Stand. Star Platinum: The World pode parar o tempo por até 5 segundos. Sua duração parece mudar dependendo de quanto Jotaro usa a habilidade.[24]
Aperfeiçoamento
O sentido natural de batalha e o pensamento flexível de Jotaro o torna extremamente proficiente no uso de seu Stand, que é facilitado por quão poderoso ele é. No seu uso mais básico, Star Platinum pode socar quase todos obstáculos que Jotaro encontra, mas ele também pode ser muito maginativo quando aplicado com seu poder físico, como alongar os membros de Star Platinum para um alcance extra ou usar seus pulmões para neutralizar Justice.
Jotaro se lançando para cima com o Star Platinum
Jotaro frequentemente tira proveito dos atributos sobre-humanos de seu Stand para aumentar suas próprias capacidades. Ele também é capaz de usar a visão aprimorada do Star Platinum para que ele mesmo veja objetos longíquos, e como outros usuários de Stand, pode bloquear ataques direcionados a ele com seu Stand. Jotaro muitas vezes se defende ao canalizar o Star Platinum fora de seu corpo, o que também permite que ele use sua força aprimorada para se lançar ao ar. Essa técnica de salto é introduzida durante a batalha contra N'Doul, e utilizada durante o confronto final de Jotaro com DIO.
Devido a sua duração curta, Jotaro apenas para o tempo economicamente. Ele usa essa habilidade defensivamente na maioria das vezes, utilizando o tempo parado para defender um aliado ou desviar de ataques, e apenas ocasionalmente usou o tempo parado ofensivamente.
Habilidades Pessoais
Inteligência: Jotaro é um estrategista adepto, usando uma mistura de força bruta direta com truques inesperados para prevalecer. Graças a força tremende do Star Platinum, Jotaro pode usar sua força para sair de situações difíceis ou usar proezas de força como cavar um túnel até seu inimigo ou usar sua capacidade pulmonar para neutralizar um Stand de névoa. Jotaro ocasionalmente utiliza o ambiente para sua vantagem, enchendo suas roupas com livros grossos quando esperando que DIO o atacasse com projéteis contra ele, ou tirando proveito total do planador do The Fool para se aproximar de N'Doul.
A inteligência de Jotaro o salva das facas de DIO
Os anos apenas aumentaram sua inteligência, e na Parte 4 e 6, Jotaro demonstra um sentido metódico e vigilante de observação, olhando bem o seu ambiente para antecipar as ações e ataques do inimigo, e tendo um bom entendimento das mecânicas gerais de Stands para melhor identificar a fraqueza de um Stand.
Jotaro é notavelmente bom em batalhas psicológicas e usa um julgamento sereno em situações difíceis. Ele é um blefador talentoso, capaz de usar a vigilância de seu adversário contra o formidável Star Platinum para intimidá-los, demonstrado quando ele força D'Arby a passar em um jogo de pôquer porque ele havia ganho ou enganado DIO a subestimar a habilidade do Star Platinum de se mover durante o tempo parado. Ele também provocou o Forever em entrar no alcance de Star Platinum para derrotá-lo.
Conhecimento: É sugerido que Jotaro acumulou uma quantidade considerável de conhecimento variado. No começo da Parte 3, em sua cela, para entender seu Stand, ele acumulou vários livros sobre o paranormal. Na Parte 4, é revelado que ele se especializou em biologia marinha; e concisamente informa Josuke sobre as tarefas de caçar dois ratos quepossuiam Stands.
Força: Enquanto não tendo os níveis de força sobre-humana possuídas por seu Stand, o próprio Jotaro ainda sim é notavelmente forte, e já foi por bastante tempo; até quando rejuvenescido pelo Sethan, ele foi capaz de entregar socos dolorosos contra um homem crescido.
Dureza: Jotaro é naturalmente confiante e ignorante de sugestões que ele deva protelar em qualquer forma, apoiado por sua própria força assim como a de seu Stand.
Truque com Cigarro: Jotaro é supostamente capaz de segurar até cinco cigarros acesos em sua boca, virados para dentro, e beber um suco para apagá-los. Oingo falha em replicar essa técnica. Entretanto, esse truque pode ser falso.
Blefes: Durante ambos os arcos de Telence T. D'Arby e Daniel J. D'Arby, Jotaro venceu através de um habilidade impressionante de blefar, vista pelo sua rejeição de ver suas cartas quando jogando pôquer contra o D'Arby mais velho, e tendo a confiança de depender de Joseph Joestar para entender seus sinais ao anunciar seu arremesso contra o D'Arby mais novo.
Técnica Secreta
A "Técnica Secreta" da família Joestar, fugir, é normalmente utilizada como um último recurso. Ela é usada por Jotaro na série durante sua luta contra Rubber Soul.[12]
Relacionamentos
Os relacionamentos de Jotaro com outras pessoas é normalmente direto ao ponto, devido ao seu tipo de personalidade. Ele normalmente tende a manter suas emoções para si mesmo, já que ele acredita que as pessoas podem ler suas emoções ao observá-lo. Simplesmente, se alguém não o irritou, ele é normalmente satisfeito com aqueles à sua volta.
Família
Jolyne Cujoh: A única filha de Jotaro. Jotaro, devido a suas várias excursões, foi um pai ausente por maior parte da infância de Jolyne e também pela sua adolescência. Assim, ela passou a such, she grew to resent him though at times also craving his attention. His divorce only made matters worse, Jolyne practically disowning him and refusing to mention him until he visited her in prison. Jotaro, however, greatly cherished Jolyne, taking her safety above all else during Stone Ocean and being fully aware of his failures as a father. Eventualmente eles começaram a consertar o seu relacionamento, Jolyne finalmente entendendo porquê Jotaro esteve ausente constantemente e o porquê dele lutava.
Joseph Joestar: Jotaro normalmente não compartilha o humor de seu avô, e os dois tem personalidades muito diferentes. Apesar de suas diferenças, eles parecem se dar bem, e riem juntos de tempos em tempos, e foram capazes de formar uma ligação muito maior durante sua jornada ao Egito para salvar Holy. Quando Joseph foi vítima do Lovers de Steely Dan, Jotaro se permitiu ser humilhado para proteger Joseph de Steely Dan e fez com que ele pagasse por suas ações. Eles foram capazes de trabalhar bem juntos contra Telence D'Arby puramente através de sua intuição familiar compartilhada, e quando DIO profanou o cadáver de Joseph, Jotaro ficou enfurecido o suficiente para atacar DIO diretamente apesar de ter conhecimento do risco. Enquanto ele ficou irritado com o caso de Joseph com a mãe de Josuke, ele ainda cuidou de seu avô especialmente em sua idade avançada e decidiu proteger a mãe de Josuke no lugar de Joseph, mostrando respeito pelos sentimentos de Joseph. Ele também sorri, algo raro para Jotaro, ao ver Josuke e Joseph se dando bem.
Suzi Q: Embora eles interagiram no mangá, o anime incluiu uma cena de Jotaro falando com sua avó no telefone. Ele a respeita e a assegura de que não há nada para se preocupar quando Joseph não conseguiu falar com ela. Suzi responde que ela estava feliz de ouvir a voz de seu neto depois de tanto tempo. Ela soube que Jotaro havia recentemente se tornado violento mas acredita que no fundo ele é um jovem doce que se importa com sua família.
Josuke Higashikata: Os dois tem um relacionamento de mentor e aprendiz. Embora Josuke seja mais jovem que ele, Jotaro é seu sobrinho. Quando eles se conheceram, Josuke atacou Jotaro por ter mencionado seu cabelo em um tom negativo (apesar de Jotaro não ter tido a intenção de insultar Josuke), mas com o curso da obra, os dois se tornaram aliados e ajudaram um ao outro inúmeras vezes contra vários Stands inimigos surgindo em Morioh. Jotaro respeita a habilidade e bondade de Josuke mas é irritado por seu temperamento, e confiou nele completamente durante sua luta contra o Carcomido.
Sadao Kujo: Como um músico famoso de jazz, Sadao deixou sua família para ir em uma turnê, mas nunca foi visto na obra. É desconhecido por quanto tempo ele esteve ausente, mas não há nenhuma indicação de Jotaro guarde algum rancor por ele por causa disso.
Apesar de sua atitude, Jotaro demonstra preocupação por Holy
Como a mãe de Jotaro, Jotaro se importa muito com ela. Em sua infância, Jotaro adorava jogar bola com ela, mas em sua idade atual, sua atitude mudou ao ponto dele negar seu afeto, a chamar de irritante, e casualmente insultá-la. De qualquer forma, os dois cuidam um do outro, e Holy não se importa com a grosseria de Jotaro pois ela entende seus sentimentos verdadeiros. Quando ela havia adoecido por causa de seu Stand, Jotaro havia perguntado a Joseph o que eles podiam fazer para curá-la. Foi por causa de sua preocupação pela vida de sua mãe que ele foi ao Egito para lutar contra DIO.
Giorno Giovanna: Enquanto eles nunca se conheceram pessoalmente, Jotaro investigou Giorno devido a suas conexões com ambos DIO e a família Joestar. Tendo descoberto a relação de Giorno com DIO, Jotaro evitou conhecê-lo em pessoa, e confiou Koichi com seu julgamento no seu lugar.
Amigos
Uma fotografia dos amigos de Jotaro em 1988/1989.
Muhammad Avdol: Seu primeiro encontro com Avdol não foi muito amigável, mas quando Jotaro começa a entender o Star Platinum e Stands, eles rapidamente se tornam aliados. Durante a jornada Avdol toma o papel de um mentor, provendo o resto do grupo com informação sobre inimigos tais como Gray Fly, Devo o Maldito, e Midler. Jotaro iria mais tarde lamentar sua morte com Polnareff e Joseph.
Noriaki Kakyoin: Como com Avdol, o relacionamento de Jotaro com Kakyoin começou com uma luta. Após derrotá-lo, Jotaro leva Kakyoin a sua casa para remover o broto de carne de DIO e libertá-lo do controle de DIO. Jotaro e Kakyoin mais tarde desenvolvem uma grande amizade, descobrindo um interesse mútuo por sumô, e Kakyoin sendo uma das poucas pessoas com quem Jotaro sorri. Kakyoin sacrifica sua vida para dar uma vantagem ao grupo incluindo Jotaro contra DIO e Jotaro lamenta sua morte junto de Joseph e Polnareff. Nas entrevistas especiais do JoJonium, Araki comenta que sem seu poder, Jotaro e Kakyoin provavelmente não teriam se tornado amigos.
Jean Pierre Polnareff: Após se juntar ao grupo durante sua jornada ao Egito, Polnareff gradualmente se torna um bom amigo de todos. Jotaro fica mais amigável com Polnareff, não tendo problema em ajudá-lo, e demonstrando sua amizade com ele abertamente. Jotaro também respeita Polnareff como um combatente, comentando que seu Silver Chariot era perigoso o suficiente para que ele não precisasse se conter em uma luta contra Polnareff quando ele é possuído pelo Anubis. No final da Parte 3, Joseph, Polnareff e Jotaro lamentam a perca de seus amigos. Antes de irem em rumos diferentes, o grupo se abraça uma última vez; prometendo encontrar um ao outro no futuro. O único comentário de Jotaro a Polnareff foi um insulto amigável, mencionando que ele nunca seria capaz de esquecer sua cara feia.
Anne: Jotaro tratou a garota como um fardo e um incômodo, mas continuou a protegendo de inimigos como o Capitão Tennile falso e Forever. Anne tinha uma queda por Jotaro por achá-lo bonito.
Iggy: Jotaro conhece Iggy antes da luta contra N'Doul, mas seu relacionamento começa mau já que Iggy não coopera na batalha e Jotaro o lança em N'Doul. Como vingança, Iggy faz uma pegadinha contra Jotaro. Iggy, embora não falando abertamente, é um usuário de Stand muito orgulhoso, até acreditando que o The Fool é mais forte que o Star Platinum. Após a batlaha com DIO, Jotaro, Polnareff e Joseph reconhecem sua morte, junto dos outros Crusaders perdidos.
Koichi Hirose: Após testemunhar a bravura de Koichi durante os acontecimentos em Morioh, particularmente lutando contra o Sheer Heart Attack de Kira enquanto Jotaro estava inconsciente, ele veio a respeitá-lo grandemente. Esse laço mais tarde influência a Jotaro escolhê-lo para investigar Giorno Giovanna por causa de sua ligação sanguínea com ambos os Joestars e DIO.
Okuyasu Nijimura: Okuyasu vê Jotaro como um mentor. Entretanto, ele ignora os conselhos de Jotaro e vai atrás do Red Hot Chili Pepper sozinho. Jotaro é irritado por sua falta de calma e inteligência mas o vê como um aliado de qualquer forma.
Rohan Kishibe: Jotaro e Rohan são aliados na batalha contra Yoshikage Kira. Rohan diz que os dois não são próximos[25] mas parecem ter um respeito mútuo um pelo outro, já que Rohan tem o número do telefone de Jotaro em sua lista telefônica.[26] Rohan também tenta ir ao Morioh Grand Hotel pensando que Jotaro poderia ajudá-lo contra o Cheap Trick.[25]
DIO: Antes de seu encontro, mas tendo ouvido falar sobre um ao outro, DIO e Jotaro eram inimigos. Enquanto DIO simplesmente pensava que Jotaro era um usuário de Stand poderoso, Jotaro não pensava nada sobre ele mas era no minímo intrigado pelo fato de quele foi carismático o suficiente para ganhar a lealdade de muitos usuários de Stand poderosos como o N'Doul. Durante seu confronto, DIO viu Jotaro como uma ameaça da mesma forma que Jonathan era a ele, senão mais, tomando decisões extremas para iludi-lo e se certificar de sua morte. Enquanto Jonathan era um oponente que DIO respeitava, Jotaro era um oponente que DIO temia pois Jotaro era capaz de se mover no tempo congelado. Após DIO ter aparentemente morto seu avô, Joseph, em sua frente, o ódio de Jotaro por DIO se intensificou ao ponto de Jotaro estar visivelmente enfurecido e agiu por raiva. Após uma curta mas tortuosa batalha contra o vampiro, Jotaro finalmente conseguiu vencer DIO pela sua astúcia. Sua batalha afetou Jotaro tanto, que ele quase atacou o recém resurreto Joseph quando ele fingiu ser DIO possuindo seu corpo de brincadeira.
Enrico Pucci: Pucci guardava um rancor por Jotaro ter morto DIO. Entretanto, Jotaro não estava ciente da existência de Pucci até o final de Stone Ocean. Pucci teve sua vingança ao roubar ambos DISCOs de memória e Stand de Jotaro para deixar seu corpo sem vida apodrecer, mas de qualquer jeito sabia que ele era um usuário de Stand perigoso, e então tomou precauções contra ele. Pucci por final matou Jotaro na Florida.
Yoshikage Kira: A primeira vez que Jotaro encontrou Kira foi perto da sapataria Centipede onde Jotaro foi letalmente ferido pelo Sheer Heart Attack. Kira subestimou Jotaro devido ao seu estado, apenas para ser espancado pelo Star Platinum. Kira notou o quão perigoso Jotaro era e tomou cuidados para evitar confrontá-lo novamente.
Daniel J. D'Arby: A combinação de habilidade em apostas e poder de Stand de Daniel J. D'Arby conseguiram impressionar Jotaro, em certos pontos até o deixando nervoso. Jotaro foi tão longe ao ponto de dizer que D'Arby era o usuário de Stand mais perigoso que eles haviam encontrado até então. Aravés de uma combinação de intimadação e pura sorte, Jotaro conseguiu blefar contra D'Arby ao ponto de fazê-lo entrar em choque. Após encontrar o irmão de Daniel, Telence, Jotaro viria a reconhecer Daniel como o apostador superior, dizendo que Daniel teria visto por trás do truque que ele usou contra Telence.
N'Doul: Enquanto os dois eram inimigos, Jotaro passou a respeitar N'Doul como um guerreiro em sua batalha, notando que N'Doul coseguiu derrubar seu chapéu, um feito impressionante de acordo com o próprio Jotaro. Jotaro ficou impressionado pela lealde de N'Doul a DIO e o enterrou por respeito quando ele se matou.
Steely Dan: Porque Steely Dan havia morto Enya, uma mulher velha porém poderosa a sangue frio, usou seu avô como refém, e então usou sua posição temporária de poder para continuamente humilhar Jotaro, ele desenvolveu um grande rancor contra Steely Dan. Quando Dan usou uma criança de refém, Jotaro, não apenas contente de ter quebrado seus membros, entregou um espancamento particularmente brutal como vingança.
Anubis: Anubis tentou matar Jotaro várias vezes com vários corpos hospedeiros incluindo Polnareff. Jotaro esmagou Anubis ao meio por ser um inimigo. Anubis possuiu uma criança e tentou esfaquear Jotaro antes que Iggy fizesse o garoto tropeçar e lançá-lo a um rio.
Enya: Jotaro era um dos alvos primários de Enya pelo fato dele ser um dos usuários de Stand mais poderosos que opuseram seu mestre DIO, mas mesmo assim ela era ciente do poder e intelecto de Jotaro. Por sua vez, Jotaro não pensava nada sobre Enya. Jotaro ainda ficou chocado quando ele viu Enya ser morta sob as ordens de DIO e permanecendo leal.
Anjuro Katagiri: Devido a sua tentativa de assassinato da mãe de Josuke e o assassinato de seu avô, Anjuro era um inimigo de Jotaro. Anjuro, sendo um assassino notoriamente brutal e recente usuário de Stand, enojava Jotaro e era um dos motivos pelos quais Jotaro pessoalmente foi à Morioh para pará-lo.
Akira Otoishi: Por causa de Jotaro estar investigando usuários de Stand, Otoishi o viu como uma ameaça e tentou matá-lo. Quando Josuke entrou em seu caminho, Otoishi decidiu matar Joseph em seu lugar, apenas para ser parado pelo Okuyasu. Quando Otoishi é preso, Jotaro ameaça caçá-lo caso ele escape da prisão. Jotaro iria mais tarde investigar Otoishi, que revelaria que ele havia atirado em um rato com a Flecha (omitindo o fato de que ele na verdade atirou em dois ratos, o Carcomido e o Não-Carcomido).
Johngalli A.: Johngalli A. guardava rancor contra Jotaro por ele ter morto DIO. Enquanto há pouca interação entre os dois, o fato de que ele incriminou Jolyne de assassinato e tentou matar ela e Jotaro os tornou inimigos.
Eu encho as pessoas de porrada mais do que eu preciso, alguns ainda estão no hospital. Tem vários professores com quem eu não fui com a cara e nunca mais voltaram pra escola. E eu faço questão de não pagar restaurantes caso eu não goste da comida. Mas até um cara como eu pode perceber o mal verdadeiro quando ele o vê... O mal que usa os fracos para benefício próprio e os esmaga no fim! E é isso que você fez! Para uma mulher e uma doutora, aliás! E o seu Stand consegue se esconder das vítimas, da lei, e das consequências! Por isso eu irei julgá-lo!
Você não tinha dito que não haviam caminhos para se tomar? Você errou. Um caminho é algo que você toma sozinho. É por isso que eu, Jotaro Kujo, irei agora te ensinar como construir seu próprio caminho! Oraoraoraoraoraoraoraoraora!!!!
Mas que saco... Esses dentes eram bem fortes, mas eu ainda consegui quebrá-los. Eu acho que seus dentes "fortes como diamante" não tinham cálcio o suficiente.
Como é, DIO?... Ter seu pior inimigo estar atrás de você enquanto você não pode fazer nada a respeito. Imagine um cara que só consegue segurar sua respiração em baixo da água por um minuto. Ele sobe à superfície e em um minuto...bam! Alguém agarra sua perna e o arrasta de volta para a água de novo... você se sente assim?
Olha pra você. Você é patético. Eu tenho zero de simpatia por você. Mas. Se eu te matar enquanto você está indefeso, isso deixará um gosto ruim na minha boca. Quanto tempo levará para você se curar? Três segundos? Quatro segundos? Assim que você se curar, o Star Platinum cortará sua cabeça ao meio por essa rua! Então se cure!
Você cometeu um grande erro. Quer saber qual foi esse erro? Hein, Dio? A minha resposta também é a mais simples possível: Você me deixou puto. Muito puto. (てめーの敗因はたったひとつだぜ…DIO…たったひとつの単純な答えだ…「てめーはおれを怒らせた」。, Temē no haiin wa tatta hitotsu daze… DIO… tatta hitotsu no shinpuru na kotae da… `temē wa ore o okora seta'.)
Josuke Higashikata, nascido em 1983. O nome da sua mãe é Tomoko, ela tinha 21 anos na época e estuada na universidade em Tóquio. Você mora aqui desde que nasceu. Em 1987, quando você tinha 4 anos, você teve uma febra severa devido a uma doença desconhecida por 50 dias. Você quase morreu. O nome do seu pai é... (hum, isso é mais difícil do que eu pensei) Joseph Joestar!
O velho desgraçado, dizendo "eu só amo minha esposa" como um santo. Que diabos, e eu finalmente encontro seu filho, seu infiel... Me desculpe, eu falei de mais. Meu nome é Jotaro Kujo, eu sou tecnicamente seu sobrinho.
Humanos prosperam na destruição dos outros... mas entre eles há você, e seu poder é a habilidade mais bondosa e generosa que alguém poderia ter. Mas, você não pode restaurar uma vida após ela ter se acabado. Nenhum Stand pode fazer isso.
Mas que saco. Agora que consigo ver de perto, seu relógio é uma bosa. Mas você não vai ter que se preocupar com isso. Já que, eu vou fazer ficar pior. Sua cara, isso é. ORAORAORAORAORAORAORA!!
É muito curto! Parar o tempo por cinco segundos não é o suficiente...
”
“
Você não está fazendo sentido algum... Você é louco?
”
“
Eu fui um passo... atrasado...!
”
Curiosidades
Sua frase de efeito, "Yare yare daze" não possui tradução direta mas é normalmente traduzido como "Dá uma folga" ou algo do tipo. Ele também pode significar "Ora, ora..." ou "Bem, bem...", já que "yare yare" é comumente traduzido como "Ah bem..."; É geralmente uma expressão de tédio ou irritação.
Nas traduções oficiais da Panini, a frase é traduzida como "Não fode"
Nas legendas da Crunchyroll e na dublagem da Netflix, é traduzido como "Mas que saco".
No primeiro episódio de Puni Puni Poemy, o diretor e seu oponente alienígena humorosamente batalham com Stands. O alienígena lutou com um Stand parecido ao Star Platinum.
O grupo de mangá shōjo Clamp são fãs de JoJo. Em sua publicação, Wish, o personagem anjo principal, Kohaku, se assemelha a aparência e cabelo de Kakyoin. Ironicamente, o interesse de dito personagem parece um Jotaro sem boné, chamado Kudo Shuichiro. Embora o anjo não tenha sexo, alguns fãs especularam que essa história é uma interpretação shōnen-ai dos dois. No começo do grupo, Clamp também criou um doujinshi chamado Clamp in Wonderland que possui seu personagem original, o filho de Jotaro e Kakyoin Jota (que nasceu de um ovo) e seu Stand Charmy Green (que parece um Star Platinum verde).
No drama do canal americano NBC, Heroes, um assalariado japonês ficcional chamado Hiro Nakamura é um fã de JoJo's Bizarre Adventure. No seu blog, ele diz que quer "ser como JoJo e Vaan e ir em aventuras". Um dos seus poderes inclui manipulação de tempo, algo compartilhado com ambos Jotaro e Dio Brando. Hiro mais tarde posta em seu blog sob o pseudônimo de Jotaro Kujo.
No jogo Danganronpa 2: Goodbye Despair, Monokuma derrota Monomi com socos rápidos enquanto gritando "ORA ORA". Em resposta a isso, Monomi diz "Esse é seu Stand?!".
Iikubo Haruna, sub-líder do grupo pop Morning Musume, já disse ser apaixonada por Jotaro.