Gwess

From JoJo's Bizarre Encyclopedia - JoJo Wiki
Jump to navigation Jump to search

A personagem destacada neste artigo é comumente referida como "Guess"
Eu sei que eu te mandei não falar, mas eu ainda vou te deixar falar como um ratinho fofinho. Coisas como "Vô embola!" ou "Tô com fominha!" ou "Boa noite, tô com soninho!" Tá bom? Isso é uma regra. (しゃべるなって言ったけど「チュー言葉」ならカワイイから許してあげる♪ 「いって来まチュ~~」とか「お腹チュいたァ~~~」とか「おやチュみィ~~」とかさぁ~~~ね♪ OK?これはルールよ♪Shaberunatte itta kedo 'chū kotoba' nara kawaī kara yurushite ageru ♪ 'Itte-kima-chu~~' toka 'Onaka-chu-itaa~~~' toka 'Oya-chu-mii~~' toka saa~~~ ne ♪ Okē? Kore wa rūru yo ♪)

Gwess (グェス Gwesu) é uma antagonista terciária e, mais tarde, uma aliada terciária na sexta parte de JoJo's Bizarre Adventure, Stone Ocean. Ela é introduzida no arco "Prisioneira FE40536: Jolyne Cujoh" como o primeiro inimigo usuário de Stand de Jolyne Cujoh.

Gwess é introduzida como a companheira de cela de Jolyne. Ela logo decide encolhê-la com seu Stand, Goo Goo Dolls, mas é logo derrotada e se torna a capacha de Jolyne.

Aparência

framless

Gwess é uma jovem de porte e altura média, com um longo cabelo escuro sob o qual ela veste uma chapéu furado repleto de padrões de pé de pássaro, do qual seu cabelo sai para fora, o qual Araki gosta muito.[5] . Ela possui três pontos abaixo de seu olho esquerdo. Originalmente, Gwess vestia uma camisa com listras horizontais, muitas vezes mostrando sua cintura, apoiada por uma outra camada de roupa por cima de seus seios, sob a qual ela veste uma jaqueta típica dos presos da Green Dolphin Street. Suas calças são cobertas por pontos em suas coxas com pernas normais de calça coloridas diferentemente atrás e até seus pés.

Mais tarde durante o arco Jail House Lock!, Gwess é vista usando um macacão de corpo inteiro, com os mesmos padrões que sua roupa antrior, e sem sua jaqueta da prisão. Ela também usa um par de botas, decoradas fora das calças por acessórios longos que são incrementalmente indentados. Ela também usa uma gargantilha no pescoço.

Esquemas de Cores

A obra é conhecida por sua mudança de cores entre as mídias, a informação apresentada abaixo pode ou não ser cânon.

Pele(Clara, maquiagem azul.)
Cabelo(Preto)
Olhos(Cinzas)
Roupa
(Macacão amarelo, preto e ciano, chapéu ciano e preto, jaqueta oliva, acessórios prateados.)

Pele(Clara, maquiagme azul.)
Cabelo(Preto)
Olhos(Cinzas)
Roupa
(Roupas amarelo-mostarda, pretas e ciano, chapéu ciano e preto, jaqueta oliva, acessórios cinza-escuros.)

Pele
(Clara, sombra indigo, batom laranja e azul, esmalte azul)
Cabelo(Preto)
Olhos(Cinzas)
Roupa
(Roupas indigo, pretas, e azuis, chapéu azul e preto, jaqueta verde-escuro, acessórios cinzas)

Personalidade

Gwess é uma mestra dominadora com aqueles que ela transforma em seus bichos de estimação

Gwess é uma detenta excêntrica que pode facilmente usar uma fachada de bondade mas estourar e revelar sua natureza instável e feroz no momento seguinte.

Quando Gwess conhece Jolyne, ela a cumprimenta e até lhe oferece biscoitos, apenas para repentinamente ficar enfurecida e gritar com Jolyne por ter se aproximado de seu beliche embora não houvesse nenhuma indicação de que ele fosse dela.[3] Essa mudança repentina de emoção resume a personalidade de Gwess. Gwess irá muitas veze agir de forma bondosa e amigável, elogiando seu interlocutor em várias ocasiões. Isso também se aplica às pessoas que ela perturbadoramente transforma em seus animais de estimação.[6][7][8]

Graças ao poder do Goo Goo Dolls de encolher pessoas, Gwess passou a encolher pessoas e transformá-las em seus bichos de estimação, usando sua vantagem esmagadora de tamanho para ter um relacionamento abusivo com elas. Com seu poder, ela transformou um guarda em um "papagaio" e então encolheu Jolyne Cujoh e a forçou a agir feito um rato. Ela ser legal e elogiar seus animais de estimação, mas ela também é autoritária e não tolera desafios. Em primeiro lugar, Gwess finge que ela e seu animal de estimação tem um relacionamento de confiança e cooperação mútua[9][10] mas assim que seu animal de estimação sai da linha, ela fica com raiva e trata isso como uma traição grave da parte de seu animal de estimação.[11][12] ela também exige que seus bichos de estimação ajam de forma fofa, dizendo coisas de maneira fofa ou repetindo pequenas frases fofas como "Eu te amo".[13][14][15] Por ela querer usar seus animais de estimação para fugir da prisão, Gwess também lhes treina e muitas vezes ordena que eles façam manobras periogsas como pular do bolso de seu peito para o seu ombro (já que dado o tamanho minúsculo do humano encolhido, qualquer queda seria fatal)[16] e no caso de Jolyne, tentou fazê-la levantar livros esmagadoramente pesados.[17]

Quando um animal de estimação não a segue fielmente, Gwess pode estourar e ficar extremamente furiosa.[7] Em seu mínimo, ela ameaça privar seu bicho de estimação de comida caso eles falhem com ela, como foi feito com Jolyne quando ela lhe deu uma missão de escolta.[18] Em geral, suas mudanças de comportamento são imprevisíveis, já que ela está geralmente com raiva, ela também pode repentinamente declarar como ela gosta quando seu bicho de estimação mostra garra.[19] Em seu pior, sua fúria pode se tornar homicida e ela lança o Goo Goo Dolls contra seu bicho de estimação para estraçalhá-lo pois ela não mais os quer,[9] e joga seus cadáveres no vaso.[14]

Quando Jolyne prova ser mais forte que ela, Gwess se rende

A biografia de Gwess a descreve como sendo covarde.[20] E de fato, assim que Jolyne desperta seu Stand Stone Free e consegue resistir a ela, Gwess implora a ela por piedade e perdão[21] para enganar Jolyne e fazê-la ser alvejada pelos guardas, enquanto se gabando da morte iminente de Jolyne.[22] No entanto, Jolyne a espanca e rapidamente faz com que ela lhe obedeça. Pelo resto da história, Gwess fica com medo de Jolyne e tenta bajulá-la, embora Jolyne rejeite suas tentativas de criar uma amizade. Gwess porém oferece bons conselhos a ela sobre como ser respeitada na prisão.[23]

Gwess é extremamente possessiva de suas coisas, embora isso possa ser uma tática de intimidação de sua parte.[24] Ela também expressa a crença de que "tudo tem um nome", citando a Bíblia para justificar essa crença, e então decide nomear seu Stand.[25]

Habilidades

Stand

Artigo principal: Goo Goo Dolls

O Stand de Gwess, o Goo Goo Dolls, lhe garante a habilidade de encolher alvos selecionados em seu alcance ao tamanho de um rato.

Goo Goo Dolls (グーグー・ドールズ)Link para essa seção
GooGooDollsAv.png
Habilidade
Encolhimento
PDR
D
VEL
C
ALC
B*
PER
D
PRC
B
DES
B

História

Passado

De acordo com seu cartão de privilégio, Gwess foi sentenciada a 12 anos na prisão por ter sido acusada de incêndio culposo, tentativa de homicídio, e violação de liberdade condicional.[2]

Antes de conhecer Jolyne, Gwess comprou um pingente de Ermes Costello. Ela também adquiriu sua habilidade de Stand Goo Goo Dolls vários dias antes de conhecer Jolyne e não se sabe se o pingente teve algo haver com isso, embora Jolyne mais tarde especula que ela deve ter o adquirido da mesma meneira que ela descobriu o seu Stone Free.[26] De qualquer jeito, ela guardou o pingente. Depois de um guarda ser demitido por ser preguiçoso no trabalho, Gwess encolheu dito guarda e o escondeu em um papagaio, fazendo dele seu animal de estimação e lhe treinando.

Stone Ocean (2011-2012)

Conhecendo Jolyne Cujoh

Gwess é introduzida a Jolyne Cujoh na Prisão Green Dolphin Street como sua nova companheira de cela. Inicialmente agindo de forma bondosa, Gwess faz Jolyne tropeçar e grita com ela no momento em que Jolyne tenta pôr seus pertences no beliche de baixo. No entanto, o beliche de baixo é de Gwess, embora ela use o beliche de cima para deixar suas coisas. Jolyne é então intrigada ao ver o pingente de seu pai e tenta pegá-lo, mas Gwess explode novamente. Jolyne explica que ele é um item pessoal dela, e Gwess oferece vendê-lo por apenas $2. No dia seguinte, Gwess acorda Jolyne e se desculpa por suas ações ao devolver seu pingente a ela. Ela mostra que o pingente está vazio, "provando" que ele não é de Jolyne. Ela também maliciosamente encharca as únicas calças de Jolyne com a água da pia. Enquanto Jolyne está ocupada secando suas roupas, Gwess almoça até pega duas porções e joga fora a comida extra. Ela também joga fora a foto dos pais de Jolyne.

Jolyne é encolhida pela habilidade de Gwess

Gwess então treina seu papagaio de estimação e lhe ordena a pular de seu bolso até seu ombro. Balançando um macaroni na frente de seu bicho, Gwess fica insatisfeita quando ele diz "Bom dia" em vez de "Eu te amo" e fala para ele dizer isso, dando-lhe o macaroni quando ele obedece. Gwess então ordena que seu bicho de estimação pule de seu ombro até seu dedo, ficando com raiva quando ele hesita. O bicho ocnsegue alcançar o dedo mas solta um "opa", fazendo Gwess ficar furiosa com seu animal. Gwess decide se separar dele mas sente algo passando por ela. Escondendo seu bicho, Gwess então percebe que ele foi trocado por uma banana. Porém, ela logo encontra uma Jolyne encolhida que pôs seu nariz onde ela não devia.

Gwess leva Jolyne a sua cela e decide fazer de Jolyne seu novo animal de estimação. Então, ela força ela a vestir a pele de um rato e falar de forma fofa. Ela também joga o cadáver do guarda que ocupava a pele do papagaio no vaso. Querendo escapar da prisão, Gwess começa a treinar Jolyne, fazendo ela correr em uma roda e colocando livros nela para que "ela ficasse mais forte." Gwess descobre que Jolyne está planejando algo e explode, mas então expressa gosto pelo espírito de Jolyne.

Mais tarde, Gwess nomeia sua habilidade de Goo Goo Dolls e envia Jolyne para patrulhar o primeiro centro de controle da ala feminina. Um guarda passa e fala para ela ficar longe dos portões, o que ela faz. Jolyne então começa a voltar ao seu tamanho normal e é perseguida pelo Goo Goo Dolls mas desperta seu Stand e o espanca. Gwess reaparece na frente do portão da saída e aparentemente se rende. Sob o comando de Jolyne, Gwess encolhe e retorna Jolyne ao seu tamanho normal para libertá-la. Ela também revela que ela comprou seu pingente de Ermes. Deixando o pingente cair, Gwess faz Jolyne se inclinar para pegá-lo e Gwess a soca pelas barras do portão ao encolhê-la um pouco e chama os guardas.

Com o Stone Free, Jolyne derrota Gwess

Um guarda vê Jolyne por trás e soa o alarme. Gwess se gaba, esperando que Jolyne fosse baleada, mas então o Stone Free de Jolyne aparece e a espanca pelas barras. Gwess é amarrada e Jolyne a ameaça a desistir com sucesso. Gwess faz Jolyne encolher novamente para que ela passe pelas barras e desde então, Gwess se tornou a capacha de Jolyne.

Enquanto Jolyne se acostuma a vida na prisão, Gwess a aconselha a conseguir dinheiro o mais cedo possível depois de Jolyne emprestar $1 a uma outra presa. Gwess explica que se Jolyne não ser respeitada, ela se tornará a vítima dos muitos valentões da prisão.

Jail House Lock!

Gwess é vista novamente durante o arco Jail House Lock! Ela é incomodada pelo esquecimento repentino de Jolyne após ela voltar da solitária. Jolne pergunta sobre "Miu Miu" e Gwess descreve essa nova prisioneira o melhor que ela consegue, embora isso só deixe Jolyne mais confusa. Na hora do lanche, Jolyne come a comida de Gwess sem perceber, que para pior era sua comida favorita, massa penne com gosto de queijo. Jolyne se desculpa e quer usar seu bilhete para comprar outra refeição mas Gwess sabiamente decide pegar o bilhete e comprar a comida ela mesma. De qualquer jeito, Jolyne come a refeição de Gwess novamente por trás de suas costas.

Capítulos / Episódios

Book Icon.png Aparições no Mangá
Capítulos em ordem de aparição
TV Icon.png Aparições no Anime
Episódios em ordem de aparição

Frases

Quote.png Frases
  • Ótimo ótimo ótimo ótimo ótimo ótimo ótimo! Muito bem, muito bem, muito bem, muito bem,! Querida isso não foi mal! Não foi mal mesmo!
  • Eu sei que eu te mandei não falar, mas eu ainda vou te deixar falar como um ratinho fofinho. Coisas como "Vô embola!" ou "Tô com fominha!" ou "Boa noite, tô com soninho!" Tá bom? Isso é uma regra. (しゃべるなって言ったけど「チュー言葉」ならカワイイから許してあげる♪ 「いって来まチュ~~」とか「お腹チュいたァ~~~」とか「おやチュみィ~~」とかさぁ~~~ね♪ OK?これはルールよ♪Shaberunatte itta kedo 'chū kotoba' nara kawaī kara yurushite ageru ♪ 'Itte-kima-chu~~' toka 'Onaka-chu-itaa~~~' toka 'Oya-chu-mii~~' toka saa~~~ ne ♪ Okē? Kore wa rūru yo ♪)
  • O nosso relacionamento acabou agora?! Me respondaaaaaaa!! (二人の関係はおしまいなのかァーーッ!!答えろォォォォォォーーーッ!!Futari no kankei wa oshimaina no kaaaa!! Kotaeroooooooooo!!)
  • "Goo Goo Dolls", esse será o nome da minha habilidade!
    —Gwess, SO Chapter 7: Goo Goo Dolls
  • Jol~yne! Jol~yne! Jolyne! Jolyyyyyne! (ジョリ~~~~ン ジョリ~~~~ン 徐倫(ジョリーン)!ジョッ リィヒヒィィ~~~~~ン!Jori~~~~n! Jori~~~~n! Jorīn! Jo~rii-hi-hi-ii~~~~~n!)
    —Gwess, SO Chapter 9: Stone Free, Part 2
  • Você merece, sua puta! É isso que você recebe por pistoear meu coraçãããooo!
    —Gwess, SO Chapter 9: Stone Free, Part 2
  • Vamos lá, eu não quero que você me odeie. Eu jurei ser sua serva, lembra? Eu farei tudo qeu você disser, e até deixarei você dormir no beliche de baixo!
    —Gwess, SO Chapter 10: Green Dolphin Street Prison

Jogos

JoJo's Bizarre Adventure: Eyes of Heaven

Gwess aparece na fase da Prisão Green Dolphin Street como um truque de fase. Gwess é na verdade presa em uma cela, e algumas notas de dinheiroa parecem aleatoriamente na fase. Os jogadores podem pegar o dinheiro e dá-lo a Gwess, e ela encolherá um inimigo. Eles ficam mais lentos e recebem amis dano, mas podem viajar por dutos de ar.

Galeria

Referências

Navegação do Site

Other languages: