Steel Ball Run
Steel Ball Run (スティール・ボール・ラン, Sutīru Bōru Ran), em português: Corrida da Esfera de Aço, é a sétima parte de JoJo's Bizarre Adventure. Inicialmente seriada na Weekly Shonen Jump, de 19 de janeiro de 2004 a 18 de outubro de 2004, foi movida para a Ultra Jump, onde foi seriada de 19 de março de 2005 a 19 de abril de 2011.
Situada nos Estados Unidos dos anos 1890, a história segue Johnny Joestar, um ex-jóquei paraplégico, e Gyro Zeppeli, um mestre na misteriosa arte da Rotação, durante uma corrida a cavalos transamericana, a Steel Ball Run, um evento cercado pelas motivações obscuras de seu benfeitor.
Steel Ball Run é o início do segundo universo de JoJo, sendo esse universo integralmente não relacionado às seis partes anteriores. Em contrapartida, a história ainda possui muitos alicerces de JoJo, como os stands, e diversas referências ao universo original, como nomes de personagens.
Enredo
A Steel Ball Run se Inicia
Contagem Regressiva para o Início da Corrida
- Artigo principal: San Diego Beach (arco)
O promotor de eventos Steven Steel participa de uma coletiva de imprensa para anunciar a Steel Ball Run: uma corrida de várias etapas que cruzará a América do Norte e premiará o vencedor com 50 milhões de dólares. Participantes de todo mundo se reúnem para a corrida, e entre os favoritos estão: o caubói Mountain Tim, o mongol descendente de Gengis Khan Dot Han, o nômade do deserto do Saara Urmd Avdul e o príncipe das corridas britânicas Diego "Dio" Brando. Além deles, há também Pocoloco, um camponês decidido a não fazer nada, pois recentemente consultou uma cartomante e descobriu que seria "o homem mais sortudo do mundo" por alguns meses.
Gyro Zeppeli é introduzido enquanto se registra para a corrida. Ele desafia para um duelo um batedor de carteiras que o roubou e o vence usando uma de suas esferas de aço. Impressionado, um andarilho cadeirante toca a esfera e isso causa uma reação momentânea em seu corpo, fazendo-o levantar brevemente. Em um monólogo, ele se apresenta como Johnny Joestar, um ex-jóquei talentoso que ficou paraplégico após ser baleado em uma briga de rua.
Johnny fica maravilhado com o repentino milagre, mas Gyro desconversa sobre o que aconteceu. Johnny não se dá por satisfeito e compra um cavalo para entrar na corrida. Determinado a descobrir os segredos que Gyro guarda, Johnny usa sua força de vontade para girar o próprio corpo e subir no cavalo, assim como a misteriosa esfera de aço.
Os Primeiros 15.000 Metros
- Artigo principal: Primeira Etapa (arco)
Steven Steel e um grupo de repórteres acompanham a corrida a bordo de um trem durante a primeira etapa da corrida. Gyro se destaca após rapidamente tomar as rédeas da corrida, eliminando um dos favoritos, Urmd Avdul, e atrasando outro, Diego Brando. Acordando tarde e atrasado, Pocoloco parte para a corrida, tendo a seu favor o solo amaciado pelos outros participantes. Ele alcança o grupo principal e, na companhia de um estranho passageiro, desafia a liderança de Gyro, que não consegue subjugá-lo. Inesperadamente, Sandman dá a volta por cima e supera ambos, tomando a liderança. Entretanto, após uma acirrada disputada próximo à linha de chegada, Gyro é quem colhe os louros vencendo a primeira etapa.
Interlúdio: o Passado de Steven Steel
- Artigo principal: Como a Corrida Steel Ball Run Foi Concebida
O passado agitado de Steven Steel é explorado. É relevado que o embrião da Steel Ball Run foi idealizado por uma garotinha chamada Lucy, que ouviu Steven divagando sobre uma corrida e sugeriu que fosse uma competição transcontinental. Steven recebe apoio de jornalistas interessados na organização do evento, que cresce com diversos patrocinadores. A princípio querendo recompensar Lucy, Steven decide pedir a mão da jovem ao pai dela para se casarem.
Personagens e Stands
Ambientação
Steel Ball Run se passa em diversas cidades dos Estados Unidos do século XIX, partindo da Costa Oeste do país e terminando na Costa Leste.
Um total de 3.652 participantes se juntam na praia para a Steel Ball Run, a primeira corrida a cavalos transcontinental da história, com um trajeto de cerca de 6.000 quilômetros. |
Outros Mapas
Adaptações
VOMIC
Um VOMIC (Voice Comic) oficial foi lançado em dezembro de 2007. O primeiro episódio saiu no dia 7 de dezembro, e o quarto e último, no dia 28.
Galeria
Vídeos
Curiosidades
- Para a pesquisa de terreno na América, o Araki sabia que não poderia cruzar os Estados Unidos em só uma viagem, então a dividiu em três. A primeira viagem foi da Costa Oeste até os desertos, a segunda, das Grandes Planícies até o Rio Mississípi e Chicago, e a terceira foi até a linha de chegada em Nova Iorque. As viagens foram em maioria a carro. Lá, Araki ficou impressionado com a vastidão da paisagem e sentiu que "nunca poderia evitar um adversário" por ali e que não havia lugar para se esconder. Aquela paisagem também inspirou nele uma sensação de vazio e ausência de vida. Embora o Araki tenha se perguntado se havia alguma graça em viver ali, ele também disse que a atmosfera era rica em suspense. Ele conseguiu colocar sua experiência em prática quando desenhou o mangá.[2]
- Durante o início da seriação na Weekly Shonen Jump, Steel Ball Run chegou a ser categorizada como uma série diferente, sem JoJo's Bizarre Adventure no nome. Essa alteração veio após um pedido do departamento editorial, em uma tentativa de atrair a atenção de leitores ao introduzir uma "nova série".[3] Isso foi desfeito quando a série foi movida para a Ultra Jump em 2005, especificamente na edição de maio de 2005, quando o título JoJo's Bizarre Adventure foi reintroduzido e a numeração de capítulos reiniciada. No entanto o jogo Jump Super Stars, lançado em agosto do mesmo ano, ainda fazia distinção entre as duas séries.
- O Araki mencionou que, apesar da mudança, desde o início ele havia escrito Steel Ball Run como a sétima parte de JoJo's Bizarre Adventure.[4]
Veja também
Referências
- ↑ As Técnicas de Mangá de Hirohiko Araki: Continuação
- ↑ As Técnicas de Mangá de Hirohiko Araki, pág. 161
- ↑ JOJOVELLER: [HISTÓRIA] - Pág. 153 a 154
- ↑ Nota do autor no volume 1 de SBR