Star Platinum

From JoJo's Bizarre Encyclopedia - JoJo Wiki
Jump to navigation Jump to search

ORA ORA ORA ORA! (オラオラオラオラ!)
—O grito de batalha do Star Platinum

Star Platinum (スタープラチナ(星の白金) Sutā Purachina) é o Stand de Jotaro Kujo, apresentado na terceira parte de JoJo's Bizarre Adventure, Stardust Crusaders. Ele também aparece na quarta parte, Diamond is Unbreakable, e na sexta parte, Stone Ocean.

Star Platinum é um Stand de curto-alcance com força e velocidade excepcional, assim como a habilidade de parar o tempo que foi ganha durante a batalha contra DIO. Seu poder esmagador, junto da habilidade em lutas de Jotaro, o torna um dos Stands mais fortes e icônicos da obra.

Aparência

Star Platinum A-GO!GO! cropped.png

Star Platinum é um Stand humanoide, lembrando um homem alto e com um porte forte de proporções similares ao Jotaro, se não mais musculoso. Em artes coloridas, sua pele é muitas vezes um tom entre roxo, azul, verde, e pequenas partes douradas. Seu rosto e corpo possuem cores que variam.

Ele possui um longo cabelo e um tom escuro acima de seus olhos e na ponte de seu nariz, fazendo uma distinção entre seu cabelo e cabeça. Os espaços abaixo de seus olhos e em suas bochechas e queixo são de uma cor mais escura e dividida claramente do espaço em volta de seu nariz e boca. Ele possui uma protrusão em seu queixo, e veste uma bandana metálica de três peças, a peça central sendo no formato de um elipse vertical. Inicialmente, suas características faciais eram muito similares às de Jotaro.

Uma linha ondulante atravessa de cada braço até a frente de seu tronco, continuando até suas pernas. Ele possi um vestuário e armaduras limitadas, incluindo um cachecol curto, ombreiras com um padrão de espiral, luvas longas e cravejadas, joelheiras e cotoveleiras, uma tanga, e botas curtas (que ficam na altura dos joelhos na Parte 6).

Star Platinum foi criado para parecer um espírito da guarda. Suas ombreiras se assemelham às usadas em Hokuto no Ken. Os padrões de espiral simbolizam o Hamon e o conceito da infinidade.[2]

Na adaptação de anime da Parte 4, todas as roupas do Star Platinum, tais como seu cachecol vermelho e suas luvas pretas, se tornam brancas, refletindo a transição das roupas de Jotaro de preto para branco. Seus realces roxo-escuros, tais como os abaixo de seus olhos, se tornam cianos.

Esquemas de Cores

A obra é conhecida por sua mudança de cores entre as mídias, a informação apresentada abaixo pode ou não ser cânon.

Pele
(Roxa e índigo, com uma mandíbula, bochechas, e orelhas cinzas.)
Listras(Brancas)
Cabelo(Roxo-escuro com realces roxos.)
Olhos(Amarelos)
Roupa
(Armadura e tiara dourada, cachecol amarelo, luvas, e botas roxas, tanga branca.)

Pele(Cinza e roxa)
Listras(Roxas)
Cabelo(Preto)
Olhos(Pretos)
Roupa
(Armadura e tiara dourada, luvas e cotoveleiras cinzas, cachecol e tanga roxa.)

Pele
(Azul-clara e azul, com um peito preto e roxo)
Listras(Salmões)
Cabelo(Preto com realces verdes)
Olhos(Carmesim)
Roupa
(Armadura e tiara dourada com uma joia magenta, luvas marrons, cachecol e tanga branca.)

Pele
(Verde e cerceta, com uma mandíbula e bochechas verdes.)
Listras(Amarelas)
Cabelo(Preto-esverdeado)
Olhos(Verde-claros)
Roupa
(Armadura e tiara dourada, cachecol amarelo, luvas e botas pretas.)

Pele
(Verde, com uma mandíbula e bochechas amarelas)
Listras(Amarelas)
Cabelo(Preto)
Olhos(Dourados)
Roupa
(Armadura e tiara dourada, cachecol amarelo, luvas e botas lavandas, tanga branca.)

Pele
(Roxa, com uma mandíbula e bochechas roxas.)
Listras(Amarelas)
Cabelo(Preto)
Olhos(Cianos)
Roupa
(Armadura e tiara dourada com uma joia prateada, cachecol vermelho, luvas e botas pretas com listras amarelas, tanga e joelheiras brancas.)

Pele(Azul-clara)
Listras(Bronzeadas)
Hair(Preto)
Olhos(Verdes)
Roupa
(Armadura e tiara dourada, cachecol vermelho-alaranjado, luvas e botas verde-escuras, tanga e joelheiras brancas.)

Pele(Ciano e lavanda)
Listras(Amarelas)
Cabelo(Preto)
Olhos(Cianos)
Roupa
(Armadura e tiara dourada com uma joia prateada, cachecol, tanga e botas brancas.)

Pele(Cerceta e roxa)
Listras(Douradas)
Cabelo(Preto)
Olhos(Castanhos)
Roupa
(Armadura e tiara dourada, cachecol, luvas, tanga e botas brancas.)

Personalidade

A Estrela

Apesar de não possuir uma consciência própria, Jotaro já descreveu o Star Platinum como sendo muito violento. Ele é silencioso, exceto quando ele lança socos, durante o qual ele grita "ORAORAORA!" repetidamente e de forma alta. Com um rosto relativamente humano, ele pode dar alusões de emoções ao sorrir ou franzir a testa.

Star Platinum demonstra um senso de auto preservação, visto quando ele para uma bala que Jotaro atira em sua própria cabeça,[3] protege um Jotaro incapacitado pelos ataques de DIO durante o tempo congelado, e o revive de uma situação de quase-morte ao diretamente bombar seu coração[4] (entretanto, considerando o papel pioneiro do Star Platinum na obra, essa capacidade pode se referir primariamente às qualidades metafísicas ou subconscientes dos usuários de Stand).

No mangá original, Star Platinum, no começo, é visto com um grande e disconsertante sorriso. Mais tarde, o Star Platinum ganha a expressão estoica de Jotaro, com seus sorrisos futuros apenas servindo para avisar o azarado alvo da fúria de Jotaro de que ele está prestes a receber uma quantia inimaginável de dor.

Star Platinum é nomeado em referência a décima-sétima carta do tarô, A Estrela, que simboliza otimismo, discernimento, e esperança.

Habilidades

Star Platinum pode dobrar aço com suas próprias mãos

Star Platinum é um Stand de curto-alcance e grande poder, com um alcance básico de apenas 2 metros do corpo de Jotaro, mas com uma força, velocidade e precisão impressionantes.

Capacidades Sobre-humanas

Como um dos Stands mais poderosos da obra, Star Platinum possui uma destreza física esmagadora em cada uma de suas características básicas, exceto pelo seu alcance. Junto com a astúcia de Jotaro em combate, o Stand é capaz de derrotar a maioria dos usuários de Stand sem o uso de quaisquer habilidades complexas. Em adição, a eventual descoberta de seu verdadeiro potencial por Jotaro apenas o torna ainda mais formidável em combate.

  • Super Força: Star Platinum possui uma força imensa, sendo capaz de jogar um jeep carregando quatro homens e uma garota para fora do caminho de um carro com apenas uma mão, mais tarde puxando o mesmo jeep para fora de um penhasco com apenas um carro como contra peso,[5] e destruindo um grande diamante artifcial em segundos.[6] Essa mesma força o permite lançar a si mesmo e seu usuário no ar para atravessar longas distâncias.
  • Super Velocidade: Star Platinum ostenta uma velocidade fenomenal. Ele foi capaz de interceptar uma bala atirada à queima roupa,[3] brevemente competindo com Silver Chariot (enquanto ele usava o Anubis),[7] e é alegado ir além da velocidade da luz.[8]
  • Precisão: Star Platinum é incrivelmente preciso; ele pode cirurgicamente remover um objeto preso no crânio de alguém sem efeito colateral; apanhar tanto uma bala quanto um Stand minúsculo como o Lovers entre seu dedão e dedo indicador no ar, e criar um desenho quase foto-realístico de uma pequena mosca egípcia em uma fotografia escura e borrada.[1]
  • Visão Aprimorada: Star Platinum utiliza uma visão similar a de uma águia durante Stardust Crusaders. Jotaro já usou os olhos do Star Platinum para ver quatro quilometros por um deserto,[9] assim como identificar vários detalhes significantes, como um tipo específico de mosca em imagens de alta resolução.[1] Ele também pode seguir a troca de cartas realizada por um apostador profissional, subsequentemente recontando a nova ordem inteira do baralho.
  • Respiração Aprimorada: Star Platinum respira com uma capacidade pulmonar sobre-humana, capaz de sugar todo o Stand de nevoa Justice e segurá-lo o suficiente para que seu usuário sufoque.[10]
  • Durabilidade Aprimorada: A defesa do Star Platinum o permite defender seu usuário de vários ataques como o Emerald Splash do Hierophant Green ou os golpes do The World. Ele também é capaz de minimizar o dano do ambiente quando Jotaro é lançado voando contra objetos.
A especialidade do Star Platinum
  • Ora Ora[11] (オラオラ Ora Ora): O metodo primário de ataque do Star Platinum. Ele lança uma série de socos extremamente rápidos porém precisos para pulverizar um oponente ou destruir objetos.[12]
  • Star Finger (流星指刺(スターフィンガー) Sutā Fingā, lit. "Perfuração do Dedo Meteoro"): Star Platinum pode estender seu dedo do meio e dedo indicador à força, o permitindo realizar ataques sorrateiros e cortar oponentes de longe.[13] A frequência do uso da técnica diminuiu quando as batalhas se intensificaram.[2]

Star Platinum: The World

Durante a batalha final com DIO em Stardust Crusaders, Star Platinum desperta a habilidade de parar o tempo. A técnica é referida por Jotaro como Star Platinum: The World (スタープラチナ ザ・ワールド Sutā Purachina Za Wārudo), nomeado em referência ao Stand do antagonista falecido, The World.

Congelamento de Tempo

Star Platinum: The World para o tempo

Quando ativado, Star Platinum é capaz de parar o fluxo do tempo por um breve momento, fazendo com que tudo em volta dele pareça ter sido congelado no lugar. Durante esse tempo, Jotaro é capaz de interagir com qualquer objeto ou pessoas dentro de seu alcance. Medidas de tempo durante o tempo congelado correspondem a medidas normais, como demonstrado pela redução da duração do congelamento de tempo quando afetado pelo Made in Heaven. Ele é incapaz de usar a habilidade consecutivamente, requerindo alguns segundos entre cada uso.[14]

Melhor 5 segundos
Parte 4 0.5 à 2 segundos
Começo da Parte 6 2 segundos[15]
Final da Parte 6 5 segundos
Efeito sonoro do congelamento de tempo (anime)

No melhor de Jotaro, a habilidade durava por até 5 segundos,[16] mas diminuiu com o tempo devido a falta de combate.[2] Dez anos após seu primeiro uso, Jotaro é apenas capaz de usá-lo para parar o tempo por meio segundo, mas intuitivamente o estende para 1-2 segundos durante a metade posterior de Diamond is Unbreakable.[17][18]

Em Stone Ocean, particularmente durante o arco O Visitante, Jotaro ainda é aparentemente capaz de usá-lo para parar o tempo por até dois segundos, embora a validez desse fato seja questionável, já que ele foi apenas mencionado dentro da ilusão de Jolyne criada pela habilidade "Melt your heart" do Whitesnake. Durante a batalha final em Cabo Canaveral contra o Made in Heaven, ele é capaz de parar o tempo por até 5 segundos.[19]

Star Platinum Over Heaven

A informação abaixo é derivada de uma fonte que não foi escrita pelo Araki. Como tal, ela pode ou não ser considerada cânon.
ALERTA DE SPOILERS: Spoilers da Parte / Jogo podem estar presentes abaixo.

No modo história do jogo Eyes of Heaven, Jotaro eventualmente chega cara a cara com o DIO Ascendido, o último chefão do jogo. Enquanto sua batalha progredia, o aspecto do mesmo tipo do Star Platinum e do The World entra em jogo novamente, permitindo que o Star Platinum aprenda a habilidade principal do The World Over Heaven: Reescrição de Realidade.

Isso garante ao Star Platinum a mesma habilidade potencialmente sem limites de rescrever o tempo e a própria realidade, com sua única limitação real sendo que ela requer o uso de suas mãos para usá-la. Apesar dessas mudanças, o Star Platinum não ganha uma mudança de aparência, diferente do The World Over Heaven.

Como resultado de seus poderes, todas as anomalias temporais desapareceram após a morte do DIO Ascendido. O mundo voltou ao normal e Jotaro perdeu o Star Platinum Over Heaven.[20]

Capítulos / Episódios

Book Icon.png Aparições no Mangá
Capítulos em ordem de aparição

TV Icon.png Aparições no Anime
Episódios em ordem de aparição

Curiosidades

  • Star Platinum é um dos Stands que mais aparecem na obra, aparecendo em 398 quadrinhos. Atrás dele estão o Sex Pistols (385 quadrinhos) e Silver Chariot (367 quadrinhos).[21]
  • Star Platinum usa o Star Finger apenas duas vezes no mangá, uma vez contra o Dark Blue Moon, e novamente contra o Forever. Entretanto, no anime, ele o usa uma terceira vez contra Polnareff usando o Anubis.[22]

Referências

  1. 1.0 1.1 1.2 Chapter 121: The Power Called a "Stand"
  2. 2.0 2.1 2.2 JOJOVELLER: Araki's Stand Commentaries - Star Platinum
  3. 3.0 3.1 Chapter 114: Jotaro Kujo, Part 1
  4. Chapter 257-265: DIO's World
  5. Chapter 150-153: Wheel of Fortune story arc
  6. Chapter 182: High Priestess, Part 4
  7. Chapter 197: Anubis, Part 5
  8. SO Chapter 19: The Visitor, Part 9
  9. Chapter 187: "The Fool" Iggy and "Geb" N'Doul, Part 5
  10. Chapter 159: Justice, Part 6
  11. JOJO A-GO!GO!: STANDS, p.13
  12. JoJo6251
  13. Chapter 129: Dark Blue Moon, Part 3
  14. SO Chapter 152: Made in Heaven, Part 4
  15. (Nota: A validade disso é incerta, já que esse fato foi apenas mencionado dentro da habilidade "Melt your heart" do Whitesnake.)
  16. SO Chapter 150: Made in Heaven, Part 2
  17. Chapter 267: Jotaro Kujo! Meets Josuke Higashikata, Part 2
  18. Chapter 328: Let's Go Hunting!, Part 4
  19. SO Chapter 148: C-Moon, Part 8
  20. Glossário do Eyes of Heaven
  21. JOJO A-GO!GO!: STANDS, p.50
  22. SC Episode 29: Anubis, Part 2

Navegação do Site

Other languages: