Tonpetty

From JoJo's Bizarre Encyclopedia - JoJo Wiki
Jump to navigation Jump to search

O personagem neste artigo é muitas vezes referido como "Tompeti", "Tonpeti", ou "Tompetty".
Você planeja treinar aqui? Se sim, seu destino irá mudar demasiadamente baseado no que você aprenderá aqui... e mais tarde você encontrará um inimigo maligno e passará pelo destino da morte! (そなたここで修行するつもりか?すればここで体得したことのために運命が大きく変わり…そして凶悪な敵に出会い『死』への宿命を背負うことになるぞ!!Sonata koko de shugyō suru tsumori ka? Sureba koko de taitoku shita koto no tame ni unmei ga ōkiku kawari... soshite kyōakuna teki ni deai 'shi' e no shukumei o seou koto ni naru zo!!)

Tonpetty (トンペティ Tonpeti) é um aliado terciário na primeira parte de JoJo's Bizarre Adventure, Phantom Blood. Ele é o mestre do Hamon que treinou Will Anthonio Zeppeli, mas tarde se juntando a Jonathan diretamente junto de seus discípulos Straizo e Dire.

Appearance

TonpettyAppearance.png

TonpettyAppearanceAnime.png

Tonpetty é um homem velho de porte e altura média. Ele possui pele escura, uma arcada supraciliar prominente sem sobrancelhas, rugas, e olheiras abaixo dos olhos. Sua cabeça é calva, e ele possui uma barba clara que de orelha à orelha. Suas vestimentas incluem um robe de monge de cor clara com ombreiras escuras, o anime muda suas roupas do mangá. Durante seu primeiro encontro com Zeppeli, ele vestiu robes muito mais largos com pelagem cobrindo os ombros.

Esquemas de Cores

A obra é conhecida por sua mudança de cores entre as mídias, a informação apresentada abaixo pode ou não ser cânon.

Pele(Bronzeada)
Barba(Branca)
Olhos(Castanhos)
Roupas
(Robes cor-de-bronze, ombreiras marrons, acessórios prateados.)

Pele(Marrom)
Barba(Preteada)
Olhos(Castanhos)
Roupas
(Robes amarelos, cachecol e calças cor-de-bronze, ombreiras prateadas, colar verde.)

Pele(Bronzeada)
Olhos(Castanho-escuros)
Roupas
(Robes borgonha sobre roupas vermelhas, sapatos marrons.)

Pele(Cinza)
Barba(Prateada)
Olhos(Castanhos)
Roupas
(Robes amarelos com bordas amarelo-mostrada, acessórios borgonha e azuis.)

Personalidade

Tonpetty é um homem sábio e cansado da vida, que demonstra grande preocupação por outras pessoas; durante o treinamento de Zeppeli, Tonpetty o avisou sobre seu destino mas não tentou dissuadi-lo.

Como um mestre do Hamon, ele mostra grande conhecimento sobre a técnica e admiração por praticantes excepcionais. Ele ensinou um número de pupilos e acompanha Jonathan Joestar em sua jornada para acabar com o mau de Dio Brando.

Habildades

Como um mestre do Hamon, Tonpetty já treinou com várias pessoas na arte do Hamon. Ele é o único personagem com a capacidade de prever o futuro de alguém ao simplesmente tocar suas mãos, demonstrando um alto nível de habilidade. Seus estudantes mostram várias técnicas como resultado de seu treinamento de Tonpetty, incluindo a habilidade de curar outros pessoas. Tonpetty mostra um certo nível de habilidade em combate mano-a-mano já que ele conseguiu torcer a cabeça de um zumbi com um único tapa.[1]

PrecogniçãoLink para essa seção
TonpettyPrecognition.gif
Tonpetty pode prever o futuro de qualquer indivíduo. Seu uso regular permite que o usuário dessa técnica veja alguns segundos no futuro, mas usuários extremamente habilidosos como Tonpetty podem ver muito além no futuro de um indivíduo ao tocar em suas mãos, incluindo seu destino e como eles morrem.

História

Passado

Tonpetty e Zeppeli

Tonpetty é um mestre tibetano do Hamon que treinou Dire e o Zeppeli de então 25 anos na arte do Hamon. Ele eventualmente revelou a Zeppeli que ele encararia uma morte brutal se seu treinamento continuasse, Zeppeli decidiu continuar a treinar e a perseguir a máscara de pedra. Ao descobrir sua localização, Zeppeli escreveu uma carta para Tonpetty para pedir sua ajuda para destruir a máscara.

Phantom Blood

Tonpetty vs os zumbis de Dio

Tonpetty, acompanhado por Dire e um outro discípulo chamado Straizo, viaja à Windknight's Lot para ajudar na luta contra Dio Brando. Entretanto, eles não se encontram com Jonathan Joestar e Robert E. O. Speedwagon até após a morte de Zeppeli.[2] Embora Dire seja morto tentando lutar contra Dio diretamente, Tonpetty e Straizo ajudam a matar os zumbis restantes de Dio. Após a batalha, o grupo queima as roupas de Dio como uma maneira de apagar sua existência. Tonpetty é visto pela última vez no porto com o resto dos amigos de Jonathan para dar adeus a ele e Erina, que estavam embarcando um navio para sua lua-de-mel. O paradeiro de Tonpetty depois disso é desconhecido, mas é teorizado por Straizo, seu sucessor,[3] que ele havia morrido em entre os 50 anos da derrota de Dio e o encontro de Straizo com Speedwagon a respeito de um homem em um pilar.[4]

Batalhas Principais

Capítulos / Episódios

Book Icon.png Aparições no Mangá
Capítulos em ordem de aparição
TV Icon.png Aparições no Anime
Episódios em ordem de aparição

Frases

Quote.png Frases
  • Você planeja treinar aqui? Se sim, seu destino irá mudar demasiadamente baseado no que você aprenderá aqui... e mais tarde você encontrará um inimigo maligno e passará pelo destino da morte! (そなたここで修行するつもりか?すればここで体得したことのために運命が大きく変わり…そして凶悪な敵に出会い『死』への宿命を背負うことになるぞ!!Sonata koko de shugyō suru tsumori ka? Sureba koko de taitoku shita koto no tame ni unmei ga ōkiku kawari... soshite kyōakuna teki ni deai 'shi' e no shukumei o seou koto ni naru zo!!)
    —Tonpetty to Zeppeli, Chapter 32: The Medieval Knights' Training Ground for Murder
  • Em uma sala secreta com o odor da morte... quando uma jovem criança abre o portão! Para libertar um jovem leão acorrentado para o futuro, você ateará fogo à suas feridas e morrerá uma morte cruel! (古からの死臭ただよう密室で…幼な子が門をひらく時!鎖でつながれた若き獅子を未来へとき放つため!おのが自身はその傷を燃やし!しかるのちに残酷な死を迎えるであろうInishie kara no shishū tadayō misshitsu de... yōna ko ga mon o hiraku toki! Kusari de tsunaga reta wakakishishi o mirai e toki hanatsu tame! Ono ga jishin wa sono kizu o moyashi! Shikaru nochi ni zankokuna shi o mukaerudearou.)
    —Tonpetty's prophecy to Zeppeli, Chapter 34: Pluck for Tomorrow and the Successor, Part 2

Quote.png Frases
  • A coragem não é uma coisa que aparece na sua imaginação. É algo que você aperta para fora de si quando encarando o medo genuíno, um horror que deixa cada parte de seu corpo tremula como uma folha.
    —Tonpetty, JORGE JOESTAR Chapter 11: Gremlin

Video Games

Phantom Blood (PS2 Game)

PS2 Tonpetty Render.png
Tonpetty aparece como um personagem jogável durante o Modo Cavaleiros dos 77 Anéis e em algumas batalhas no Modo Batalhas Extras, assim como durante algumas batalhas no Modo História após o modo ser zerado uma vez. Como sua aparição em Phantom Blood foi mínima, seus golpes e posição de luta foram inventados para o jogo. Seus golpes incluem socos, chutes, cabeçadas, e até mesmo inflar sua própria mão para atacar o oponente. Seu golpe especial é uma série de socos de mão aberta.
Tonpetty
Comandos
Name
Japonês
PS Square.pngPS Square.pngPS Square.pngPS Square.pngPS Square.png
Normal Combo
通常コンボ
PS Triangle.png
Hamon no Chão
地面を伝わる波紋
PS Square.pngPS Triangle.png
Palma da Pedra Flutuante
浮岩掌
PS Square.pngPS Square.pngPS Triangle.png
Perna Giratória
回転脚
PS Square.pngPS Square.pngPS Square.pngPS Triangle.png
Perna Celestial do Eremita
仙空脚
PS Square.pngPS Square.pngPS Square.pngPS Square.pngPS Triangle.png
Cabeçada Sendo Hamon
仙道波紋頭突き
Running PS Square.png
Palma da Nuvem Vagante
浮岳掌
Running PS Triangle.png
Tapa de Hamon
波紋瓶太
PS Circle.png
Passo para Trás
バックステップ
PS Circle.png during damage
Contra-Ataque de Hamon
波紋カウンター
PS R1.png (LV0-3)
Esmagamento com Mão Inflada
拡大粉砕掌
PS R2.png
Sunlight Yellow Overdrive
山吹き色の波紋瓶太
PS Square.pngPS Cross.png
Power-Up de Cura
回復力アップ
PS Square.pngPS Square.pngPS Cross.png
Power-Up de Defesa
防御力アップ
PS Square.pngPS Square.pngPS Square.pngPS Cross.png
Power-Up de Ataque
攻撃力アップ
PS Square.pngPS Square.pngPS Square.pngPS Square.pngPS Cross.png
Power-Up de Velocidade
スピードアップ
Fases Disponíveis:
  • Replay do Modo História: Capítulos 19, 20, 21, 22
  • Batalhas Extras 24, 27, 31, 32
  • Modo Cavaleiros dos 77 Anéis: Ripple Warriors

JORGE JOESTAR

Ngapoi Ngawang Tonpetty
A informação abaixo é derivada de uma fonte que não foi escrita pelo Araki. Como tal, ela pode ou não ser considerada cânon.

Tonpetty tem um papel de apoio na light novel JORGE JOESTAR, com seu nome completo revelado como sendo Ngapoi Ngawang Tonpetty (ンガプー・ンガワン・トンペティ Ngapū Ngawan Tonpeti). Ele é nomeado em referência a um general tibetano chamado Ngapoi Ngawang Jigme.

Certo dia, ele tem uma previsão de que George Joestar II terá um acidente de avião e conta a Lisa Lisa a localização de onde George acabaria por ficar preso no Mar Norte.[5] Lisa Lisa mais tarde leva George para a toca subterrânea secreta dos guerreiros Hamon na França. Tonpetty revela que George havia entrado em seus sonhos várias vezes e que é uma honra conhecer o filho de Jonathan Joestar em pessoa. Ele afirma que George herdou a coragem de Jonathan, embora George negue.

Tonpetty secretamente revela a Lisa Lisa que ele havia previsto que George morreria por volta do tempo de seu casamento com ela. Isso faz com que Lisa Lisa se distanceie de George por medo e os dois não se encontram por três aos. Quando George descobre isso, ele imediatamente fica furioso pelo fato de Tonpetty ter assustado Lisa Lisa. Entretanto, a raiva de George passa quando ele confronta Tonpetty e sente a aura intimidante do homem. Após George questionar a profesia de Tonpetty, Tonpetty repentinamente se sente confuso e sente que há uma chance de que George não morra no final de tudo. Ele informa George de que um deus está o vigiando e se George pôr sua fé nesse poder, ele sobreviverá seu destino de ser brutalmente assassinado por algo horripilante.[6]

Jorge Joestar do 37° universo mais tarde descobre sobre Tonpetty e decide ligar para ele usando o telefone pedra criado por Vinegar Doppio37 que pode ser usado para comunicação entre universos diferentes. Embora Jorge se sinta um idiota perguntando a um homem de um pais que não usa kanji sobre qual a grafia de seu nome deveria ser, Tonpetty o dá a grafia de 城字ジョースター (Jōji Jōsutā). Inicialmente Jorge pensa que é extremamente estranho de uma perspectiva japonesa pois o kanji que Tonpetty usa para escrever "Joji" significa "castelo" e "personagem", mas então Jorge percebe que isso combina com ele.[7]

Galeria

Referências

  1. Chapter 40: Fire and Ice, Jonathan and Dio, Part 2, p.5
  2. Chapter 36: The Three from a Faraway Land, Part 1
  3. Chapter 45: Joseph Joestar of New York, Part 1
  4. Chapter 46: Joseph Joestar of New York, Part 2
  5. JORGE JOESTAR Chapter 11: Gremlin
  6. JORGE JOESTAR Chapter 13: Enemy
  7. JORGE JOESTAR Chapter 16: Beyond II

Navegação do Site

Other languages: