Originalmente um homem de criação humilde porém com uma ambição inigualável, Dio é um vilão de pouca consciência, vasta destreza, e uma fome insaciável por poder. Depois de se tornar um vampiro e depois um usuário de Stand, Dio juntou muitos capangas entre ele e é responsável por muitos dos eventos principais da série, da morte de Jonathan Joestar à abrupta aquisição de poderes de Stand da Família Joestar, e seu legado persiste por toda a série.
Quando ele inicialmente chega à Mansão Joestar, Dio é visto usando uma vestimenta formal típica daquela era; um casaco azul, camisa formal branca, uma gravata, suspensores, calções, e um par de meias listradas. Ele possui cabelo loiro e um rosto belo. Ele também tem 3 pintas no lóbulo da sua orelha esquerda.
Quando lutando, ele veste uma camisa com mangas dobradas, um macacão, e luvas e boxe.
Adulto
Além de trocar seu casaco por um colete, as vestimentas de Dio não mudaram muito. Entretanto, seu físico e altura aumentaram significantemente. Durante os eventos de onde Jonathan procura um antídoto para curar a doença de seu pai, Dio veste uma cartola e uma nova e extravagante capa que possui penas saindo dos ombros.
Vampiro
Dio passa por mudanças físicas dramáticas após usar a Máscara de Pedra para se transformar em um vampiro. Seu cabelo antigamente limpo se torna mal cuidado e bagunçado, seus olhos ficam mais afiados e adotam um contorno mais escuro, e ele desenvolve presas
Suas vestimentas mudam um bocado depois de sua primeira batalha com Jonathan; mais notavelmente é o cachecol em volta de seu pescoço. Ele veste uma camisa duplamente colorida ornamentada e calças combinando, um par largo de botas, braçadeiras, e dois suspensores presos à banda em volta de sua cintura.
Esquema de Cores
A obra é conhecida por sua mudança de cores entre as mídias, a informação apresentada abaixo pode ou não ser canônica.
Mangá ColoridoPB (PS2)FilmeAnimeAll-Star BattleEyes of Heaven
Pele(Clara)
Cabelo(Loiro)
Olhos(Marrom-claro)
Vestimenta de Infância
(Terno roxo-claro e colete laranja sobre uma camisa bege e uma gravata roxa.)
Vestimenta de Batalha
(Camisa verde e roxa debaixo de suspensores dourados e calças amarelas e sapatos verdes.)
Pele(Clara)
Cabelo(Loiro)
Olhos(Marrom)
Vestimenta de Infância
(Terno cor-de-vinho e colete marrom sobre uma camisa cinza-claro e uma gravata vermelho-sangue.)
Vestimenta de Combate
(Terno azul e amarelo-claro com acessórios dourados. Sapatos marrons.)
Pele(Clara, pálida como vampiro)
Cabelo(Loiro)
Olhos(Azul, vermelho como vampiro)
Vestimenta de Infância
(Terno marrom-claro e um colete marrom sobre uma camisa branca e uma gravata laranja.)
Vestimenta de Combate
(Traje branco e roxo com borda e acessórios dourados. Sapatos marrons.)
Pele(Clara)
Cabelo(Loiro)
Olhos(Laranja)
Vestimenta de Infância
(Terno azul-marinho sobre uma camisa branca e uma gravata vermelho-sangue.)
Vestimenta de Combate
(Traje branco e carmesim com um cachecol roxo sobre um colete marrom. Sapatos marrons.)
Pele(Clara)
Cabelo(Loiro)
Olhos(Vermelho-sangue)
Vestimenta
(Traje dourado com acessórios vermelhos e um cachecol roxo. Sapatos pretos.)
Pele(Clara)
Cabelo(Loiro)
Olhos(Bordô)
Vestimenta
(Traje magenta-vermelho e branco com um cachecol roxo sobre um colete marrom. Sapatos marrons.)
Stardust Crusaders
Escondido
DIO não possui um rosto visível por causa da constante escuridão de sua mansão. Ele possui cabelo na altura de seus ombros e está sem camisa, expondo o corpo musculoso de Jonathan (no qual a cabeça de DIO está presa). Ele veste calças com suspensores, tamancos, e pulseiras brilhantes em ambos pulsos, e joelheiras em formato de coração. No jogo de fliperama JoJo's Bizarre Adventure, sua voz também é super distorcida comparada ao filtro normal para sua outra versão jogável (um efeito criado pelos desenvolvedores para adicionar uma sensação de mistério). Essa forma de DIO é comumente chamada de Shadow DIO no ocidente, e de DIO Encarnação do Mal (邪悪の化身ディオ, Ja'aku no Keshin DIO) no Japão.
Revelado
Incorporando suas vestes anteriores, DIO veste uma jaqueta com uma regata apertada por baixo, assim como calças de couro com uma virilha exposta. Seu rosto não é mais obscurecido, e possui uma fita adornada com corações na sua cabeça que combinam com suas joelheiras. Essa é sua forma durante o começo do arco O Mundo de DIO. Na maioria das mídias em que ele é retratado, a roupa de DIO é laranja ou amarela.
Ele também usa um colar cobrindo sua cicatriz no pescoço e corações acima de seus pés e nas pernas de suas calças, mas ele rapidamente parou de usá-los depois de seu primeiro confronto com Polnareff
Quando perseguindo o grupo Joestar, DIO vestiu uma capa que ele acabou descartando durante seu confronto com Kakyoin.
Forma Final
DIO chega perto do ápice de sua forma física após drenar o sangue de Joseph Joestar. Sua aparência agora é mais similar à sua forma revelada, com a exceção de sua jaqueta e o lenço em formato de coração que foi destruído pelos ataques de Star Platinum. Ele agora possui um jeito e olhar homicida e perturbado, tendo perdido seu toque suave. Seu cabelo agora é desgrenhado e majoritariamente para cima, enquanto seus lábios são mais escuros e aparentam estarem adornados com batom. Essa é sua forma principal até a última metade do arco O Mundo de DIO, muitas vezes chamada de High DIO (ハイDIO) em mídias japonesas.
Esquemas de Cores
A obra é conhecida por sua mudança de cores entre as mídias, a informação apresentada abaixo pode ou não ser canônica.
Mangá ColoridoSFC GameOVAHeritage for the FutureAll-Star BattleAnimeEyes of Heaven
Pele
(Clara, batom preto enquanto na sua forma final)
Cabelo(Loiro)
Olhos(Dourados)
Roupas
(Jaqueta e calça amarela sobre uma camisa pret e acessórios verdes, sapatos e pulseiras douradas. Capa amarela.)
Pele(Meio Bronzeada)
Cabelo(Loiro)
Olhos(Marrons)
Roupas
(Jaqueta e calças amarelas sobre uma camisa cinza-escuro com acessórios verdes.)
Pele(Meio Bronzeada)
Cabelo(Loiro)
Olhos(Vermelhos)
Roupas
(Jaqueta e calças laranjas sobre uma camisa marrom-escura e com acessórios marrom-claros, pulseiras e sapatos marrons. Capa laranja/vermelha.)
Pele(Clara)
Cabelo(Loiro)
Olhos(Laranjas)
Roupas
(Jaqueta e calças laranja-amareladas sobre uma camisa cinza-escuro com acessórios laranjas, sapatos e pulseiras cor-de-bronze.)
Peles(Clara, batom roxo)
Cabelos(Loiro)
Olhos(Amarelos)
Roupas
(Jaqueta e calça amarela sobre uma camisa verde-escura com acessórios verdes, sapatos e pulseiras dourados.)
Pele
(Pálida, batom verde enquanto na sua forma final)
Cabelo(Loiro)
Olhos
(Laranja-amarelados, magentas na sua forma final)
Roupas
(Jaqueta e calças laranjas sobre uma camisa preta com acessórios verdes, sapatos e pulseiras marrons. Capa vermelha.)
Pele(Clara)
Cabelo(Loiro)
Olhos(Amarelo)
Roupas
(Jaqueta e calças amarelas sobre uma camisa preta com acessórios verdes, sapatos e pulseiras douradas.)
Personalidade
Dio é consistentemente manipulador e violentamente dominante, e já demonstrou repetidamente uma falta de consciência e empatia.
DIO entra em êxtase ao sentir seu poder crescendo mais e mais
As características mais reconhecíveis de Dio são sua ambição sem limites e seu amor pelo poder. Agredido por seu pai e tendo vivido nas condições mais miseráveis,[1] Dio buscou se tornar o ser mais rico e poderoso da Terra. Para fazer isso, Dio usou qualquer coisa ou qualquer um que ele podia para se alcançar de seus objetivos, desconsiderando qualquer senso de moralidade que proibiria o alcance das ações disponíveis a ele. Usando manipulação, sedução, ou simplesmente a violência, Dio constantemente buscou se tornar mais e mais poderoso. Dio gosta de estar em posições de poder[2][3] e já falou repetidamente sobre o quão bem ele se sente quando em ditas posições. Quando o contrário, Dio nunca tolerou alguém que poderia se igualar a ele em seu poder, e se tornou enfurecido ou profundamente perturbado com o pensamento disso várias vezes.
Durante sua vida, Dio teve o hábito de se cercar com amigos estúpidos e mais tarde capangas, que foram atraídos por seu carisma natural. Sem pensar muito neles no começo, ele então selecionou aqueles que ele considerou particularmente maldosos, acreditando que uma pessoa má não é limitada por códigos tais como honra e então eram mais fortes mentalmente. Essa crença culminou na absorção das almas de 36 pecadores, ou em suas palavras, almas particularmente fortes, para desbloquear um poder maior que o de seu Stand, The World.
Dio planejando quebrar Jonathan mentalmente e usurpar seu lugar na família Joestar
Naturalmente, Dio é uma pessoa incrivelmente egoista, se preocupando somente com seus próprios interesses, na melhor situação passando despercebido pelos dos outroso, e na pior, os destruíndo. Devido a sua natureza composta, Dio pode e vai manipular e tirar o que ele conseguir de outras pessoas, usando qualquer método, desde que a pessoa realize seu desejo atual. Por causa de seu interesse egoísta nas suas capacidades, Dio é do tipo que é incapaz de amar outra pessoa com todo seu coração.[4] As únicas pessoas que ele pode ser dito ter sentido algum dito de afeto foi por sua mãe, Jonathan Joestar, e Enrico Pucci; Dio reconhecendo o valor de Jonathan como um igual à ele mesmo, e tendo sido amigo de Pucci. Ainda sim, Dio roubou o corpo de seu irmão adotivo e sua amizade com o padre foi provada ser nada além de um plano grandioso para seu próprio benefício.
DIO "encantando" Kakyoin para o seu lado
Quando interagindo com alguém, Dio ira constantemente tentar manipulá-los e levá-los para seu lado, usando uma fachada de gentileza e seu charme natural para fazer com que outras pessoas o admirem e gostem dele. Por exemplo, ele agiu como um filho exemplar e amigo popular e carismático para o pai de Jonathan e os funcionários da mansão para deixá-lo sozinho, e como um vampiro, seu carisma apenas cresceu quando já que ele parecia um individuo misterioso e encantador. Entretanto, sua arrogância natural o levaria à abertamente insultar e menosprezar seus inimigos, notavelmente depreciando sua força insignificante perante seus poderes vampíricos ou de Stand.
Dio aborda obstáculos e problemas em inúmeros jeitos diferentes dependendo da situação e seu sentimento atual. Quando humano, Dio era cuidadoso e metódico em tentar quebrar Jonathan e lentamente envenenou George por um grande período de tempo, sendo impedido apenas pelas reviravoltas azaradas do destino. Como um vampiro, DIO inicialmente deixou sua arrogância subir sua cabeça e parou de considerar seus inimigos como uma ameaça, somente enviando seus capangas atrás do grupo Joestar enquanto ele descansava e se recuperava. Entretanto, sua derrota nas mãos de Jonathan o ensinou à ser cuidadoso com a família Joestar por inteiro, e então ele mais tarde iria emboscar Jonathan e, durante os eventos de Stardust Crusaders, enviando seus lacaios para atrasar os Joestars o máximo possível para recuperar sua força. Durante sua batalha final, seu cuidado, astúcia tática e arrogância entrariam em conflito e fariam com que Dio alternasse entre uma abordagem meticulosa e ataques com excesso de confiança.
Parte 1 - Phantom Blood
“
Eu rejeito minha humanidade, JoJo!! Eu transcenderei a humanidade! (おれは人間をやめるぞ!ジョジョーッ!!おれは人間を超越するッ!)
Em Phantom Blood, Dio é ambicioso, arrogante, insensível e megalomaniaco, sendo aparentemente capaz de fazer qualquer coisa para alcançar seus objetivos.
Dio abandona sua fachada de bondade
Sua crueldade natural é exposta muito cedo quando ele planeja tirar proveito da família Joestar apesar deles terem sido bondosos o suficiente para adotá-lo.[5] Para se colocar em uma posição melhor e tomar o lugar de Jonathan Joestar para obter a fortuna da família Joestar, Dio usou os meios mais baixos para quebrá-lo mentalmente. Esses métodos incluem: humilhar Jonathan em uma luta esportiva pública, o ostracizar de seus amigos,[2] e finalmente roubando o primeiro beijo de Erina Pendleton para criar um conflito em seu relacionamento.[6] Quando ele é eventualmente parado, Dio optou por lentamente envenenar George Joestar I e matar Jonathan com a Máscara de Pedra para fazer com que ambas mortes pareçam naturais e acidentais.[1] Dio demonstrou uma determinação exepcional para alcançar seu objetivo, nunca perdendo sua força de vontade apesar das inúmeras derrotas que ele sofre durante Phantom Blood e sempre busca um jeito para retaliar contra Jonathan por elas.
A falta de empatia de Dio também é aparente, já que apesar de ter vivido por anos com os bondosos Joestars, ele nunca enxergou eles como nada além de obstáculos, e é sugerido odiar a classe alta que ele frequenta. Dio mantia uma fachada encantadora e agradável com todos menos Jonathan, e mesmo assim nunca ficou próximo de ninguém. No final da parte, a única pessoa que Dio apreciou foi o próprio Jonathan, reconhecendo seu valor como seu arqui-inimigo à contragosto[7] e o "garantindo" uma morte indolor, e até ficou chocado quando o viu morrer.[8] Enchido de alegria por ter se tornado um vampiro poderoso, Dio passou suas batalhas provocando vários humanos sobre suas fraquezas e os desmerecendo em favor dos superpredadores vampiros. Dio também sadisticamente transformou uma mãe em um zumbi apenas para assisti-la devorar seu próprio bebê. Quando em uma posição de força, ele também tende à atormentar outras pessoas ainda mais, como quando ele sorrateirmente enfiou seu dedo no olho de Jonathan enquanto socava o mesmo.[2]
Dio dando um tapa em Erina
Dio demonstra uma falta de freio para sua violência, e é propenso à explosões assassinas desde sua juventude, notavelmente tentando esfaquear Jonathan quando ele o espancou, e violentamente dando um tapa em Erina.[3] Ele também foi incrivelmente cruel com o cachorro de Jonathan, Danny, o chutando em seu primeiro encontro.[5] Quando Dio foi derrotado por Jonathan, Dio secretamente fez com que Danny fosse incinerado. Ele é visto ficando completamente enfurecido quando alguém o enfrenta, o que é a causa de suas explosões. Ele mesmo reconhece que sua raiva é uma fraqueza,[9] mas ficaria sua vida inteira sem ser capaz de realmente se controlar.
A personalidade de Dio poderia ser explicada por sua infância terrível e o relacionamento abusivo que ele teve com seu pai, Dario Brando. Speedwagon, entretanto, rejeitou isso como a causa da personalidade de Dio, alegando que Dio simplesmente nasceu dessa forma, e que sua pobreza não teve nada haver com ela. Fiel à isso, Dio já era uma pessoa imoral mas apenas abertamente abandona a sua humanidade em favor de se tornar um vampiro ao ser encurralado pela policia.[10] Sua personalidade baixa e ardilosa muda para uma mais arrogante e hedonista que é desdenhosa da humanidade e se alegra com o mal. Mesmo assim, Dio respeita a determinação alheia e disse à Jonathan que sua determinação era igual à sua própria, dando à ele a honra de se tornar o novo corpo o novo corpo de Dio, após ele ser reduzido por Jonathan a uma cabeça.[7]
O potencial de Dio para empatia é implicado tanto no mangá quanto no anime, quando Dio é demonstrado ter matado seu próprio pai de maneira vingativa pelo abuso cometido contra sua mãe, em vez de ter sido um passo em seu plano para subir na sociedade.
Dio já expressou um ódio por cachorros, os considerando vermes.[2]
Parte 3 - Stardust Crusaders
“
Todos vivem em busca de uma consciência tranquila... Você não está repleto de incerteza, agora que está me enfrentando, sabendo que poderá morrer? Se você se juntar a mim, eu lhe concederei uma consciência tranquila que durará para sempre. (安心を求める事そ人間の目的だ。そこでだ……わたしに仕えることに何の不安感があるのだ?わたしに仕えるだけで他の全ての安心が簡単に手に入るぞ)
Aparecendo novamente em Stardust Crusaders, DIO não mudou muito desde seu enterro no fundo do oceano por cem anos, se mantendo um megalomaniaco assassino e sem remorso, mas mesmo assim ele amadureceu um pouco ao reconhecer o valor de outras pessoas e tendo se tornado um pouco mais calmo e equilibrado.
DIO discute o verdadeiro significado da felicidade com Polnareff
DIO não aparece frequentemente em Stardust Crusaders com exceção da reta final, mas é visto discutindo várias filosofias com usuários de Stand que ele deseja recrutar, e com seus já leais seguidores, particularmente a Velha Enya que serve como sua conselheira. Parece igualmente provável que DIO faça isso tanto para manipular e persuadir quanto por simplesmente acreditar no que ele diz, mas de qualquer forma reconhece o poder e o valor que simples humanos podem ter, notavelmente respeitando a noção alguém de morrer por seu objetivo. Desejando se livrar rapidamente dos Joestars, ele ouviu Enya e foi dito que ela já havia mandado agentes para matá-los, e quietamente descansou em sua mansão para ganhar mais força. Ademais, DIO aprendeu sua lição e não subestima mais seus oponentes, sendo particularmente cuidadoso com as pessoas da linhagem Joestar. Mesmo assim, ele debocha das tentativas de outros usuários de Stand para matá-lo, mais notavelmente a de Kakyoin, cuja descoberta acabou sendo crucial em sua derrota.
Dessa vez, DIO é muito mais tranquilo. Talvez devido a saber que seu Stand The World é muito acima do alcance de qualquer um, DIO é mais tolerante de pessoas que resistem a ele, e não reagiu aos insultos e provocações de Polnareff. Ele até parece apreciar a insubordinação de Hol Horse, que confirma a força do mercenário, e o deixando ir tentar assassinar Jotaro. Entretanto, DIO ainda é insensível com a vida humana e matou todos que falharam com ele, até Enya—que era, novamente, sua conselheira mais próxima. O normalmente confiante e astuto Daniel D'Arby foi levado a loucura após sucumbir a pressão de possivelmente revelar a habilidade do Stand de DIO para Jotaro.
A insanidade de DIO em plena vista
Senhor-de-si, DIO gosta do fato de possuir o Stand amis forte em sua organização, despreocupado com as tentativas dos heróis de tentar descobrir seu poder e os considera insignificantes. Quando Jotaro revela ser capaz de se mexer dentro do tempo congelado, DIO inicialmente fica perturbado mas rapidamente se recompõe, criando outros planos para se livrar de Jotaro, usando sua vantagem contra ele. A insanidade de DIO fica visível quando, enlevado de ter se fundido com o corpo de Jonathan e ter seu poder completo, DIO declara que ele estava passando pelo melhor momento de sua vida e com deleite, crava seu dedo indicador em seu crânio.
As últimas palavras de DIO revelam que ele ainda está disposto a usar qualquer maneira para vencer e odeia qualquer conceito de honra ou vingança, usando um truque barato para cegar Jotaro momentaneamente. Entretanto, isso foi inútil já que Jotaro retribuiria o truque ao matar DIO com um golpe fatal em sua perna.
Parte 6 - Stone Ocean
“
O que você pode encontrar além dos poderes de meu Stand é o caminho para frente da humanidade. O que você precisa é de um amigo confiável. Irei eu, DIO, ser capaz de conhecer alguém assim um dia? (我がスタンドの先にあるものこそが人間がさらに先に進むべき道なのである。必要なものは信頼できる友である。いつかそのような者にこのDIOが出会えるだろうか?)
Em flasbhacks anteriores à Parte 3, DIO demonstra uma habilidade florescente de ser gentil com outras pessoas em inúmeras conversas com Enrico Pucci. Intrigado por Pucci, que o deixou em paz apesar de estar escondido de forma suspeita em uma igreja, DIO curou seu pé torto, um gesto bondoso, e o deu a cabeça de uma Flecha, que garantiria seu próprio Stand, Whitesnake. Durante esses flashbacks, DIO se abre com ele sobre uma variedade de assuntos, e contando ao padre que ele faz ele se sentir em paz. Uma vez desafiando Pucci a roubar seu Stand, e, após Pucci recusar, DIO o agradeceu por sua lealdade, e até admitiu que o pensamento de uma traição por Pucci era algo assustador para ele.
É de se debater o quanto DIO foi um bom amigo, considerando a boa vontade natural de Pucci durante sua juventude diretamente contrastando com sua maldade e fanatismo mais tarde em sua vida. DIO também aparenta ter construído tal amizade para promover suas ambições, que ele questiona o quão sincera ela foi. É implicado que ele queria usar seu Stand para criar um mundo perfeito para ele e um punhado de subordinados. Ele recrutou Pucci como sua "consciência" viva, caso ele ficasse louco e saísse de seu caminho.
A informação abaixo é derivada de uma fonte que não foi escrita pelo Araki. Como tal, ela pode ou não ser considerada canônica.
JoJo's Bizarre Adventure: Over Heaven oferece uma interpretação do caráter de Dio Brando por misturar elementos presentes no material original e pontos de enredo introduzidos na light novel, que serve como uma interpretação da vida real do Diário de DIO.
Na novel, DIO amadureceu e deixou sua megalomania para trás e, devido a bondade e influência de sua mãe durante sua juventude, desenvolveu uma fixação extrema no conceito do 'céu' - uma idéia que ele visita novamente ao se tornar parte do mundo de Stands. Após descobrir o poder que almas humanas possuem, assim como a possibilidade de que essas almas podem ser usadas e controladas pelo benêficio de alguém, DIO tenta criar um plano para usar o poder de Stands e almas humanas para trazer sua imagem do céu à terra.
Aparentemente, durante os eventos de "Stardust Crusaders", DIO estava tendo encontros com Enrico Pucci assim como pensando em jeitos de como ascender ao Céu. Ele então chega a conclusão de que para conquistar uma vitória verdadeira e contemplar o Céu, DIO deve guiar Pucci até o Céu, e não o contrário. Fragmentados entre esses eventos são todos tipos de acontecimentos, como memórias de seu passado como um humano e mais tarde como um vampiro, as complexidades da Máscara de Pedra, suas meditações sobre o conflito geracional entre ele e a Família Joestar, a vida que seus pais tiveram nas favelas de Londres, ele interagindo com sua organização, e vários assuntos filosóficos.
Pelo que vale, DIO aparenta ter "genuinamente" se importado com Enrico Pucci, e até mais do que seu plano sobre atingir o Céu, mesmo ele tendo dito que sacrificaria sua organização, habilidades vampíricas, seu Stand, "tudo" - apenas para atingir seu objetivo de criar um céu na terra.
Habilidades
“
Invulnerabilidade! Vida eterna! Poderes de Stand! Aqui jaz as provas de que ninguém nunca superará o poderoso DIO! (不死身ッ!!不老不死ッ!スタンドパワーッ!これで何者もこのDIOを超える者はいないことが証明されたッ!)
DIO é um dos personagens mais poderosos na série. Como humano, ele já era brilhante mas ao decorrer do tempo ele adquiriu vários poderes, se tornando um vampiro e depois um usuário de Stand.
O Stand de DIO é o The World; um Stand de curto alcance com força e velocidade comparável, senão superior que o Star Platinum de Jotaro Kujo.
Depois de aproximadamente um ano após adquirir seu Stand, DIO descobriu sua habilidade de parar o tempo. Inicialmente, ele podia fazer isso apenas por uma curta quantia de tempo, mas pelo final da Parte 3, ele foi capaz de parar o tempo por um máximo de 9 segundos.[11] Essa duração teria continuado à crescer, caso DIO houvesse vivido. Quando parando o tempo, DIO dá a impressão de que ele está se teletransportando ou pelo contrário, se movendo à uma alta velocidade.
A habilidade é melhor conhecida pelas frases de ativação e cancelamento de DIO, "The World! Pare, tempo!" (世界! 時よ止まれ!, Za Warudo! Toki yo tomare!) e "O tempo volta a se mover." (時は動き出す, Toki wa ugokidasu.).
Aperfeiçoamento
Tendo tido um tempo amplo para descansar e treinar com o The World, DIO é mostrado tendo sido minucioso em explorar as habilidades de seu Stand. Foi durante uma sessão experimental em que DIO procurou testar os limites da velocidade do The World que ele descobriu sua habilidade de parar o tempo.
Para dá-lo uma vantagem, DIO tentou manter a habilidade do The World um segredo, usando-o apenas em momentos cruciais para confundir um oponente e fazer ataques sorrateiros incompreensíveis, e também contando seu segredo para apenas pessoas de confiança como a Velha Enya e não hesitando em elimina-la o assim que ela remotamente arriscaria informar os Joestars de seu poder de parar o tempo. Entretanto, assim que eles entenderam a habilidade, DIO parou de guardar o segredo e mostrou uma grande confiança na supremacia de seu poder, não ligando sobre seu segredo já que ele estava convencido de que ninguém poderia fazer algo sobre isso. Então, ele começou a deliberadamente parar o tempo contra Jotaro. Graças ao tempo livre de ação garantido pelo The World, DIO criou a possibilidade de instantaneamente se reposicionar para evitar ataques ou posicionar a si mesmo para um ataque, matando inimigos instantaneamente, ou até mudar seus oponentes de lugar para brincar com eles.
DIO demonstrou um grande grau de controle sobre o The World, usando-o para batalhar contra o Star Platinum de Jotaro até um empate, mas demonstrando técnicas superiores em combate mano a mano por usar chutes baixos para desequilibrar o Star Platinum ou fintas para dar mais socos que o Star Platinum. Entretanto, sua constituição vampírica significa que DIO nunca demonstrou o mesmo cuidado usando o The World defensivamente já que ele preferia evitar ser golpeado e se regenerar ao sugar sangue.
Diferente de qualquer outro usuário de Stand inimigo em Stardust Crusaders, DIO ativamente procurou melhorar a capacidade de seu Stand. Ele notavelmente queria que a Grupo Joestar viesse até ele para que ele pudesse tomar o sangue de um Joestar para sincronizar-se com o corpo de Jonathan para poder aumentar seus poderes ainda mais. O próprio Araki disse que DIO tinha o potencial de parar o tempo indefinidamente.
Além disso, DIO havia procurado por uma maneira de desbloquear um poder ainda mais poderoso do que o The World, usando conhecimento esotérico para formular um plano para criar um outro, ainda mais poderoso, Stand.
Quando DIO despertou The World, o corpo de Jonathan também despertou um Stand similar ao Hermit Purple com habilidades semi-precognitivas.[12] Parecido com o Hermit Purple, ele pode ser usado para produzir fotografias psíquicas ao bater em uma câmera ou bola de cristal, o que DIO usou para rastrear a localização dos Joestars e seus amigos para mandar usuários de Stand atrás deles. DIO foi até capaz de saber quando Joseph usaria Hermit Purple para tirar fotografias psíquicas dele, e instintivamente soube que sua aquisição de um Stand também despertou habilidades de Stand nos descendentes de Jonathan.
Na light novel JOJO'S BIZARRE ADVENTURE OVER HEAVEN, esse Stand compartilha o mesmo nome de Hermit Purple e é chamado de Hermit Purple #2. Em JORGE JOESTAR, esse Stand é nomeado de The Passion e toma a forma de uma coroa de espinhos, junto com a capacidade de ver os futuros de qualquer um que é consanguíneo com Jonathan.
Se tornando um vampiro como um jovem adulto, Dio Brando demonstra um grande alcance de habilidades sobrenaturais, explicadas como expressões do potencial completo ilimitado do corpo humano.
Anti-Envelhecimento
Como parte da sua imortalidade, vampiros abandonam a decâdencia natural da idade, essencialmente sendo prevenidos de morrer por velhice. Os transformados quando jovens naturalmente preservam sua aparência, enquanto aqueles que são mais velhos rejuvenescem seus corpos e tomam a aparência de um jovem adulto.[13] Essa característica permite que DIO retenha sua juventude e sobreviva no fundo do oceano por um século. Mesmo depois de 100 anos após seu nascimento, DIO continua com a mesma aparência de quando tinha 20 anos.
Força Sobre-Humana
DescriçãoExemplos
Dio alcança uma enorme força como um vampiro, o permitindo realizar grandes feitos, como andar em paredes ou deferir ataques poderosos como o Emerald Splash do Hierophant Green de Kakyoin. Depois de absorver o sangue de Joseph, ele é poderoso o suficiente para segurar e jogar um rolo-compressor em Jotaro.[14]
Agilidade/Velocidade Sobre-Humana
Como todos vampiros, Dio é exepcionalmente ágil. Ele pode pular alto no ar, fazer saltos longos ou se pendurar em tetos. Em várias ocasiões ele é visto planando no ar, particularmente durante sua luta com Jotaro, embora não seja claro se isso é a habilidade de voar ou uma exageração de seus saltos sobre-humanos, seja através de seu Stand ou por ser um vampiro. Speedwagon uma vez comparou sua velocidade a de um guepardo.
Sentidos Sobre-Humanos
Dio aparenta ter sentidos além dos níveis humanos, demonstrado quando ele bota sua cabeça no chão para ouvir os batimentos de Jotaro que estava em uma distância de alguns metros.[15]
Sucção de Sangue
Todos vampiros, incluindo DIO, consomem o sangue de criaturas vivas como forma de alimento. Diferente dos vampiros tradicionais, eles sugam o sangue de suas vitímas através de suas mãos, enfiando seus dedos diretamente dentro do pescoço do alvo para tomar seu sangue. Consumir sangue fortalece o vampiro e o cura caso ele estivesse enfraquecido anteriormente. Em um estado enfraquecido, um vampiro instintivamente sente a necessidade de beber sangue e vai atacar qualquer vítima para se regenerar.
Regeneração
DescriçãoExemplos
Dio é capaz de regenerar seu corpo mais rápido do que o fogo pode consumi-lo. Seu corpo é capaz de viver até depois de ter partes vitais do corpo amputadas, e ele é capaz de até controlar suas partes do corpo que foram amputadas. O limite dessa inabilidade de ser morto é demonstrada quando ele aparece para Jonathan como uma cabeça.
Essa habilidade é usada duas vezes, em Jack, o Estripador (no anime) e em Poco. No caso de Jack, Dio o hipnotiza para convencê-lo a se tornar seu servo, permitindo que Dio drene seu sangue para torná-lo um zumbi. Poco foi hipnotizado para atrair o grupo de Jonathan para uma armadilha dentro de um cemitério, embora sua consciência tenha voltado após ser submetido ao Hamon de Jonathan.[16]
Técnica de Refrigeração por Vaporização(気化冷凍法Kikareitōhō)
Ao vaporizar a humidade em seu corpo, Dio consegue absorver o calor de qualquer criatura viva com a qual ele entre em contato, as congelando e obstruíndo a circulação de seu sangue.[17] Essa habilidade pode ser vencida caso a energia do Hamon seja canalizada através de itens ou fogo.
Tendo conhecimento extensivo da anatomia de seres orgânicos, Dio pode juntar as partes do corpo de criaturas diferentes. Inicialmente, ele usa essa habilidade para criar quimeras de animais híbridos que ele guarda como animais de estimação; Dio usa esse poder pela última vez para grudar sua cabeça ao corpo de Jonathan.
Space Ripper Stingy Eyes(空裂眼刺驚Supēsu Ripā Sutingī Aizu)
Dio é capaz de pressurizar líquidos nos seus globos oculares e então criar pequenas aberturas em suas pupilas, eventualmente soltando dois jatos de fluídos. Essa habilidade, mais tarde referida por Straizo como "Space Ripper Stingy Eyes",[18] é uma das habilidades mais letais de Dio, poderosa o suficiente para dilacerar pedras. É desconhecido se DIO ainda possa usar essa habilidade sem seu corpo original já que ele nunca a usa em Stardust Crusaders, embora ela seja utilizada em Heritage for the Future e o CD de Drama.
DIO é capaz de manipular seu cabelo para criar parasitas, que ele então insere na cabeça de um humano. Essas sementes de carne atravessam o crânio e adentram em parte do cérebro, deixando a vítima complacente ao carisma de DIO. Como explicado por Joseph, o parasita eventualmente consome o cérebro da vítima. Se qualquer pessoa tentar remover a semente, ela lançará seus tentáculos em uma tentativa de invadir o cérebro do intruso. Se necessário, DIO pode dar permissão para alguém ativar os tentáculos da semente de uma curta distância. As sementes possuem outro efeito caso DIO morra: De acordo com Keicho Nijimura, as células de DIO transformaram seu pai em uma criatura verde animalesca após a morte de DIO. Presumidamente, esse é o efeito das sementes de carne sofrido por todos usuários de Stand que possuem as sementes.
Dio parece ser capaz de curar as feridas de outras pessoas, já que ele foi capaz de curar o pé de Pucci ao simplesmente tocá-lo. A origem desse poder permanece desconhecida, embora esse poder possa ser uma extensão de seu poder de transmutação ou seu fator de cura.
Habilidades Pessoais
Inteligência: Dio é naturalmente inteligente, demonstrando astúcia e perceptividade assim como sua imaginação repetidamente.
Como uma criança e um adolescente, Dio Brando conseguiu atingir excelência acadêmica com facilidade, tendo planejado graduar-se em uma universidade como um dos melhores estudantes de direito.
Do contrário, Dio é um vilão ardiloso e um estrategista proficiente em combate. Dio quase conseguiu escapar da culpa de dois assassinatos, esperando pacientemente para ter o alibi perfeito e só foi descoberto por acidente. Após seu retorno do fundo do oceano, DIO construiu um poderoso império criminoso que abrangia vários continentes e o trazia várias riquezas. Em batalha, Dio é particularmente astuto e perceptivo, sua crueldade faz dele capaz de tirar proveito de táticas desonrosas e simplesmente inumanas, como levar seus inimigos à uma armadilha, usando civis indefesos como projéteis ou fontes de energia, ou simples ataques sorrateiros. Dio tem o hábito de analisar seus oponentes e rapidamente determinar algo que vá contra suas forças, como congelar sangue para parar o fluxo do Hamon ou forçar o blefe de Jotaro ao jogar várias facas de todas direções para que ele seja forçado à agir durante o tempo parado.
Naturalmente ambicioso, Dio constantemente busca melhorar e meticulosamente estuda suas habilidades para usá-las ao máximo. Como tal, ele desenvolveu um poder de congelamento parecido com os Modos dos Homens do Pilar em apenas um mês, e em seis anos, descobriu sobre Stands o suficiente para fundir várias almas para criar o Stand supremo. Por causa do estudo de suas habilidades, Dio descobriu que tinha a capacidade de fundir dois organismos juntos e usou essa mesma tática para roubar o corpo de Jonathan.
Embora ele não demonstre com regularidade, Dio é um filosofo natural, argumentando sobre a condição humana com várias pessoas.
Resiliência: Antes de se tornar um vampiro, Dio já era notavelmente um lutador mano-a-mano capaz; uma habilidade que ele diz ter desenvolvido nas favelas de Londres. Um bom esportista amador, durante um jogo de rúgbi enquanto um jovem adulto, ele demonstrou ter grande habilidade atlética (assim como uma massa muscular fantástica).
Carisma: Dio é um individuo astuto e charmoso. Em adição aos usuário de Stand, quem Avdol e Joseph sugerem que ele recruta através de charme ou carisma, ele já seduziu muitas mulheres durante sua vida.
Conhecimento: Durante sua juventude humilde e maturidade tempestuosa, Dio é muitas vezes visto lendo. Durante sua pré-adolescência, ele é visto jogando xadrez com adultos. Em Stone Ocean, em conversas com Enrico Pucci, ele demonstra ter acumulado alguma sabedoria dentro do mundo de Stands. Importantemente, Dio é capaz de formular um plano, contido em seu diário, incorporando vasto conhecimento desconhecido sobre a criação deliberada de Stands com habilidades perfeitamente especificas.
Conexão Espiritual: Depois de roubar o corpo de Jonathan, DIO passou a compartilhar uma conexão espiritual com os descendentes ainda vivos de Jonathan. Ele era instintivamente consciente de suas presenças e bem-estar, permitindo-o os localizar em Cairo. Joseph menciona que DIO provavelmente não consegue distinguir entre ele e Jotaro, e apenas sentir suas presenças.
Fraquezas
Corpo Vampírico: Os poderes de Dio Brando, entretanto, são todos ao custo de ter um corpo sustentado por pura força de vontade, em vez de energia vital. Uma força de vitalidade suficientemente podersa - especificamente luz solar ou o Hamon - nega a restante força de sua presença e desintegra seu corpo sem vida.
O (antigo) Corpo de Jonathan: Quando DIO adquiriu o corpo de Jonathan Joestar pela primeira vez e saiu do oceano, ele se tornou incapaz de usar o poder completo de seu Stand, e teve que obter o sangue de um Joestar vivo para compensar e se sincronizar completamente com sua nova forma. Quando essa fraqueza foi negada, ele foi capaz ficar significantemente mais forte, assim como seu Stand.
Relacionamentos
Família
Dario Brando: Dio odiava seu pai e via Dario apenas como um obstáculo em seu caminho para crescer na sociedade. O ódio de Dio vem do abuso que Dario causou a mãe de Dio assim como ao próprio Dio, devido ao seu alcoolismo, ao ponto dele secretamente envenená-lo até a morte e fazê-lo pensar que estava apenas doente. Ele põem ênfase nisso ao cuspir em seu túmulo antes de ir para a mansão Joestar.
Mãe de Dio Brando: Embora ela não seja vista interagindo com ele, é nítido que Dio amava sua mãe profundamente, e o abuso que foi causado a ela por seu pai foi uma das razões por Dio lentamente e dolorosamente ter matado Dario.
Giorno Giovanna: DIO não demonstra ter interagido com seu filho, Giorno, embora Giorno tenha uma foto dele em sua carteira. É desconhecido de onde Giorno a recebeu ou se ele sabe que tipo de pessoa seu pai era. É importante mencionar que DIO teria drenado o sangue da mãe de Giorno, caso ele não tivesse sido morto pelo Jotaro.[19]
Ungalo, Donatello Versus, e Rikiel: Parecido ao caso de Giorno, as mães desses três homens foram deixadas vivas. Embora nenhum deles herdaram o espirito de Jonathan. Todos três aprenderam da verdadeira identidade de seu pai através de seu encontro fatídico com Pucci.
Aliados
Enrico Pucci: O encontro de DIO com Pucci é, provavelmente, o principal exemplo de humanidade demonstrada por ele, curando o pé de Pucci quando eles se encontraram pela primeira vez. Através do tempo passado com Pucci, DIO chega a confiar nele o suficiente para permitir que Pucci herdasse controle de seu plano. Em certo ponto, DIO forçou a mão de Pucci para dentro de sua cabeça e quase o fez remover seu DISCO de stand para testar a lealdade de Pucci a ele.
Vanilla Ice: Enquanto o anterior é fanáticamente leal a sua causa, até mesmo capaz de cortar sua cabeça fora para provar seu valor, DIO irritantemente nota que Vanilla Ice costuma se esquecer das portas depois que usa seu Stand, Cream, para viajar por meio de um buraco na parede. Ainda assim, DIO respeitava muito as habilidades de Ice, recusando a usar o sangue de alguém de seu calibre para se curar.
Wang Chan: Enquanto originalmente um provedor de seu veneno oriental secreto que foi crucial em matar Dario e tentar matar George, depois de virar um vampiro, Dio o usou como um explorador e ajudante depois que sua cabeça foi cortata. Apesar de sua dependência em Wang CHan, Dio não aceita seus xingamentos direcionados a Jonathan e o ameaça por isso.
Pet Shop: Enquanto não muito é conhecido sobre sua relação, DIO pessoalmente escolheu Pet Shop como o guardião de seu templo enquanto ele estava no Egito.
Velha Enya: Enya foi uma dos mais leais seguidores e apoiadores de DIO. Apesar de sua lealdade, DIO secretamente implantou nela um botão de carne nela para ter certeza que ela não o trairia.
N'Doul: DIO foi a primeira pessoa a ver o valor de N'Doul, o que fez com que N'Doul admirasse DIO. N'Doul era tão leal a DIO, que se matou para evitar vazar informações valiosas.
Johngalli A.: Enquanto não há interação em tela entre eles, Johngalli foi altamente leal a DIO, como mostrado quando ele incriminou Jolyne por assassinata e tentou matar ela e Jotaro para vingá-lo.
Inimigos
Jonathan Joestar: Uma das relações mais impactantes que Dio já teve foi com seu irmão adotivo, Jonathan Joestar. Ele, no começo, via seu irmão adotivo como uma pedra em seu caminho e uma peste para ser usada para ganhar a fortuna dos Joestar. Depois de ser derrotado uma vez, ele via ele mais como um ameaça, fingindo relações de irmão em público, enquanto estava secretamente envenenando Gorge Joestar para ganhar sua fortuna mais rápido. Ele pretendia matar Jonathan com a Máscara de Pedra, mas depois de descobrir o poder escondido de libertar poderes vampíricos de um homem, ele decidiu usá-la em si mesmo para se tornar um. Depois de mais uma tentativa falha de matar seu irmão adotivo, devido a seu ego, Dio decide usar outras pessoas para enfrentá-lo ao invés de transformar Jonathan em zumbi por si mesmo. Depois de ser derrotado por Jonathan, ele rapidamente muda de ideia, apenas para ser derrotado mais uma vez. Em seu confronto final, Dio admite que ele respeita Jonathan de um jeito distorcido (ao ponto de repreender Wang Chan por provocá-lo) e é realmente chocado quando Jonathan morre. Dio usaria o corpo de Jonathan como um hospedeiro, definindo o destino entre ele e a Família Joestar por séculos.
Will Anthonio Zeppeli: Devido a Dio ter usado a Máscara de Pedra e virar um Vampiro, Zeppeli imediatamente viu Dio como um inimigo quando ficou sabendo sobre o incidente na Mansão Joestar e devido a seu próprio pai ter usado a mesma máscara para se tornar um Vampiro. Dio é desdenhoso do ódio de Zeppili ao seu caminho vampírico e conexão com a Máscara de Pedra, apenas vendo a maestria de Zeppeli com o desconhecido Hamon como nada mais do que truques de mágica.
Robert E. O. Speedwagon: Ao ouvir de Jonathan o que Dio estava fazendo com George Joestar I, Speedwagon decidiu ajudar a achar o homem que vendeu o veneno para Dio. Dio abertamente declara que após matar Jonathan, ele se livraria de Speedwagon também por estar envolvido. Depois de tudo que ocorreu na mansão Joestar, Speedwagon foi junto com Jonathan e Zeppeli para derrotar Dio, sabendo que ele havia se tornado muito perigoso como um vampiro para ser deixado vivo.
George Joestar: Enquanto George sempre tratou Dio com gentileza e respeito, Dio viu George como nada além de uma ferramenta para sua jornada por riqueza. E por isso, Dio fingiu ser o filho perfeito para George, até o chamando de filho apesar de não vê-lo como tal.
Dire, Straizo, e Tonpetty: sendo guerreiros do Hamon, os dois conheciam os perigos da máscara de pedra e viam DIO como um inimigo por causa de seu uso dela. Dos três deles, Dire era o que realmente queria derrotar Dio sozinho, tendo sido um amigo de Zeppeli por vários anos e Dio tendo tido parte na causa de sua morte. Naquele tempo, Straizo sabia que derrotar Dio era importante; entretanto, muitos anos depois, ele viria por admitir ao envelhecido Speedwagon que ele invejava Dio pelo fato de que ele nunca envelheceria enquanto Straizo iria. Essa inveja se tornou tão grande que ele mais tarde usuaria a máscara de pedra em si mesmo só para que ele pudesse se tornar jovem novamente.
Joseph Joestar: DIO precisava de Joseph para completar a fusão entre sua cabeça e o corpo de Jonathan, secretamente manipulando seus capangas para trazê-lo mais e mais perto para que ele sugasse seu sangue. Inicialmente, Joseph não possuia conhecimento da existência devido ao Speedwagon ter se certificado de manter a existência do vampiro em segredo antes de sua batalha com Straizo. Seu ódio por DIO se intensificou ao descobrir a verdade completa e que ele roubou o corpo de seu avô, Jonathan Joestar, para usar como seu próprio. Esse ódio chegou ao seu máximo quando a mera existência de DIO ameaçou a vida de sua filha, Holy. Pelo fato de DIO ser a causa do despertar de todos os Stands da família Joestar, era mais provável que matá-lo iria salvar Holy. Com esse plano em mente, Joseph, junto de seu neto Jotaro, e seu velho amigo Muhammad Avdol, e o novo aliado Noriaki Kakyoin, decidem ir ao Egito onde DIO havia se escondido, e matá-lo
Noriaki Kakyoin: Tendo conhecido DIO em uma viagem ao Egito com sua família e então posto sob seu controle com um broto de carne, Kakyoin era leal a ele e faria qualquer coisa que ele quisesse. Entretanto, ao ter o broto removido por Jotaro e vendo o dano que DIO estava causando a inocente Holy Kujo, que havia o demonstrado bondade enquanto ele estava se recuperando na residência dos Kujo, Kakyoin decide ir com Joseph, Jotaro, e Avdol ao Egito para derrotar DIO.
Jean Pierre Polnareff: Como Kakyoin, ele também foi posto sob o controle de DIO ao conhecê-lo. Ao ter o broto de carne removido por Jotaro, Polnareff decide se juntar a equipe, embora inicialmente tendo seus próprios objetivos, já que Polnareff teorizava que DIO saberia sobre o paradeiro do assassino de sua irmã. Mesmo após vingar sua irmã, Polnareff escolheu continuar com o grupo para derrotar DIO. Após as mortes de ambos Avdol e Iggy, Polnareff jurou derrotar DIO não importa o que lhe custasse.
Muhammad Avdol: Diferente de Kakyoin e Polnareff, Avdol reconheceu DIO ao encontrá-lo, devido ao ter ouvido sobre ele através de Joseph. Como tal, Avdol soube que o homem era um inimigo imediatamente e conseguiu escapar dele antes mesmo que ele fosse posto sob seu controle. Com DIO ameaçando a vida de Holy ao ter ativado todos os Stands da linhagem Joestar, Avdol, junto de Jotaro, Joseph e Kakyoin decidem ir ao Egito para derrotar DIO.
Jotaro Kujo: Apesar de DIO ver Jotaro como nada além de uma extensão de Jonathan, DIO estava completamente ciente de que Jotaro era uma ameaça. O próprio Jotaro entretanto, viu DIO como um mal necessário que ele deve derrotar para salvar sua mãe. Após DIO ter aparentemente matado seu avô Joseph na sua frente, o ódio de Jotaro por DIO se intensificou ao ponto de, pela primeira vez, Jotaro ficar visivelmente enfurecido e agiu com dita fúria. Após uma longa e dolorosa luta contra o vampiro, Jotaro finalmente conseguiu derrotá-lo e matá-lo.
Relacionamentos em Over Heaven
A informação abaixo é derivada de uma fonte que não foi escrita pelo Araki. Como tal, ela pode ou não ser considerada canônica.
Daniel J. e Telence T. D'Arby: DIO viu os irmãos D'Arby como ferramentas importantes para entrar no céu. Enquanto acreditando que suas almas eram muito impuras, ele reconheceu suas habilidades de manipular almas como úteis para sua própria ascensão.
Velha Enya: Enquanto a novel não adiciona muito sobre seu relacionamento, DIO alega que teria considerado permitir com que ela tivesse seus filhos se ela fosse mais jovem.
Dario Brando: Enquanto seu relacionamento é tão negativo quanto no mangá, é revelado que ele odiou seu pai por permiti-lo entrar na Mansão Joestar pois ele pensou que esse fosse único ato de bondade que permitira com que Dario fosse para o céu, e uma das razões pela qual ele queria ir ao céu, sendo para matá-lo uma se gunda vez, antes de meramente vendo isso como uma oportunidade secundária.
Mãe de Dio: Na novel é revelado que sua mãe o ensinou tudo que ele sabia sobre o mundo. Enquanto DIO é incerto se o céu realmente existe, ele acredita que sua morte a salvou de viver uma vida infernal. é revelado que as palavras em seu diário são uma canção de ninar que ela costumava cantar para ele.
Irmão Abortado: É revelado que a mãe de Dio estava grávida com uma criança mas acabou tendo um aborto espontâneo.
Erina Pendleton: DIO respeita a força de Erina e em certas formas a viu como uma ameaça maior que Jonathan. DIO teoriza que Erina Joestar colocou ele, ela mesma, e a bebê Lisa Lisa no caixão do navio onde Jonathan morreu para escapar a explosão do navio. DIO inicialmente acredita que Erina fez isso na esperança de que ele um dia retornaria como um homem melhor com o corpo de Jonathan. Porém ele rapidamente descarta da ideia, dizendo que se fosse o caso, Erina o lembrou de sua mãe.
Você quer que eu seja rico? Há! Eu serei, então! Aceito sua herança! Eu poderia fazer isso sozinho, mas vou usar toda a ajuda que eu tiver! (一番の金持ちになれだと?ああ!なってやるとも!おまえの「遺産」受けとるぜ!ひとりでも生きられるが利用できるものはなんでも利用してやる!)
Então... você já beijou o JoJo antes? Provavelmente não. Quem te deu o seu primeiro beijo não foi o JoJo! Fui eu, Dio! (君…もうジョジョとキスはしたのかい?まだだよなァ。初めての相手はジョジョではないッ!このディオだッ!)
Eu te derrotarei de uma vez por todas! De forma justa! Eu ensinarei ao JoJo para que seu corpo inteiro se lembre: ele não pode vencer Dio! Em uma luta ou na vida! (徹底的にたたきのめしてやるッ!それも正正堂堂とな!そうする事によって『自分はもうこのディオには勝てない』…という事を ジョジョ自身の体で覚えるからだッ!ケンカでも人生でもなッ!)
A maioria das pessoas tem uma certa bondade em seus corações! Logo, elas não podem fazer de tudo! Elas temem o mais maravilhoso mau! Entretanto! Há aqueles raros homens que não possuem uma tira de bondade... a elite do mau! Como eu... e como você... Então que tal? Você se tornará meu servo? Você se entregará a mim, Dio, Jack da escuridão? (たいていの人間は心に善のタガがあるッ!そのため思い切った行動がとれんッ!すばらしい悪への恐れがあるのだッ!だが!ごくまれに善なるタガのない人間がいる…悪のエリート!おれや…君がそうだ…どうだ?このディオの下僕にならないか?このディオに服従するのだ、闇のジャック!)
É isso o que nós chamamos de cadeia alimentar... porcos comem grama assim como humanos comem porcos. E agora nós comemos esses humanos... eu suponho que nos alimentar de humanos nos faça os veradeiros imperadores... (食物連鎖というのがあったな…草はブタに食われブタは人間に食われる。我我はその人間を糧としてるわけか…人間を食料にしてこそ「真の帝王」…)
Hamon? Respiração? Heheh... Se você vai soprar vento... então que tal tocar as trombetas da vitória para mim! (「波紋」?「呼吸法」だと?フーフー、吹くなら…このおれのためにファンファーレでも吹いてるのが似あっているぞッ!)
JoJo, falando francamente... Antes dissso, eu não desejava te matar pessoalmente. Nós crescemos na mesma casa como amigos de infância... então te transformar em um morto-vivo não me pareceu divertido. É por isso que eu enviei aqueles dois cavaleiros para te matar... Mas parece que eu fui bom de mais. Ver você vivo me faz perceber minha fraqueza interior como um imperador... Agora, eu irei te picar em pedacinhos sem hesitação! (ジョジョ…正直いうとだ…おれはなさっき おまえをこの手に かけたくなかったのだ。幼なじみで共に同じ家で育ったおまえを 亡者にしてもおもしろくも なんともないんでな…だからあの2騎士に処刑をまかせてしまった…だがな…最後のつめで おれはあまかった…生きているきさまをみて、それは 帝王としてのこのディオの精神的弱さと悟ったよ…今!ためらいもなくきさまを惨殺処刑してくれよう!)
JoJo... Sem você, eu, Dio, não teria ganhado o poder da Máscara de Pedra... e mesmo assim, por sua causa, o mundo ainda não é meu! Se há um Deus que controla os nossos destinos, nunca houve um relacionamento tão bem calculado quanto o nosso! Nós somos um e o mesmo neste mundo! Em outras palavras... Eu vou tomar o corpo do único homem que eu admiro neste mundo, e viver belamente por todos os tempos! Este é o destino de Dio! Não haverá dor! Esta é minha última cortesia para o meu único rival! Viva como o meu corpo, JoJo! (ジョジョ おまえがいなかったらこのディオに仮面の力は手に入らなかっただろう…しかし おまえがいたからいまだ世界は おれのものになっていない!神が いるとして運命を操作しているとしたら!おれたちほど よく計算された関係は あるまいッ!おれたちはこの世に おいて ふたりでひとり!つまり…おれは この世で ただひとり尊敬する人間のボディ(肉体)を手に入れ絢爛たる永遠を生きる!それが このディオの運命なのだ!苦痛は 与えん!それが我が好敵手への最後の礼儀!我が肉体となって生きよ!ジョジョー!!)
Quando alguém cai em batalha e falha em obter seus objetivos... ele se sente frustado e ferido... e quando eles encontram uma luta no futuro, o medo assume seu corpo. Eu acredito qu "viver" é superar o "medo". Aquele que se encontra no topo do mundo não deve sentir medo algum! (戦いに敗れ欲するものが手に入らなかった場合…挫折感と敗北感を味わい傷つき…そして 次なる戦いのとき「恐怖」を感じることになる…おれは「恐怖」を克服することこそが「生きる」ことだと思う。世界の頂点に立つ者は!ほんのちっぽけな「恐怖」をも持たぬ者ッ!)
Deixe-me fazer disso claro! Eu não temo os Joestars! Mas eles não devem me subestimar! Eu, DIO, sinto a necessidade de remover os Joestars das rodas do meu destino. (正確に言おう!ジョースターに恐怖しているのではない!ジョースターの血統はあなどれんということだ!このDIOの運命の歯車からジョースターを取りのぞく必要を感じるのだ)
Heheheheh... Eu te darei uma chance. Dê dois passos para baixo, e eu permitirei que você se junte a mim novamente. Do contráro, se você deseja morrer, dê um passo para frente. (フフフフ、ひとりチャンスをやろう。その階段を二段おりろ、再びわたしの仲間にしてやろう。逆に死にたければ…足をあげて階段を登れ)
Todo ser humano vive para superar suas ansiedades e encontrar a paz de consciência. Adquirir fama, dominar os outros, e ganhar dinheiro é feito para acabar com a ansiedade. Casamento e amizades servem para acabar com a ansiedade. Ajudar os outros, fazer guerra e paz... tudo isso é para acabar com a ansiedade. Buscar a paz de consciência é o objetivo principal de todos os seres vivos. (「人間は誰でも不安や恐怖を克服して安心を得るために生きる」。名声を手に入れたり 人を支配したり 金もうけをするのも安心するためだ。結婚したり 友人をつくったりするのも安心するためだ。人のために役立つだとか 愛と平和のためにだとか すべて自分を安心させるためだ。安心を求める事こそ人間の目的だ)
Então... Que objeção você tem para me servir? Você pode facilmente obter todas essas coisas que trazem uma paz de consciência ao simplesmente me servir. (そこでだ……わたしに仕えることに何の不安感があるのだ?わたしに仕えるだけで他の全ての安心が簡単に手に入るぞ)
Seu tolo. Saiba disso... O poder verdadeiro do O Mundo é exatamente isso: o poder para dominar o mundo! (マヌケが…知るがいい…「世界」の真の能力は…まさに!「世界を支配する」能力だということを!)
Inicialmente, eu conseguia parar o tempo apenas o suficiente para piscar. Mas enquanto a ferida de meu pescoço se curava, eu conseguia parar o tempo por dois, e então três segundos. Agora, eu posso pararo tempo por cinco segundos... É estranho pensar disso como cinco segundos, considerando que o próprio tempo está parado. De qualquer jeito, parecem cinco segundos. Heheh... Logo, eu serei capaz de parar o tempo por um minuto, dez minutos, e até mesmo uma hora um dia! Mal posso esperar! Eu serei gradualmente capaz de parar o tempo por mais e mais! (最初は まばたきほどの一瞬しか止められぬ能力だった。しかし…この首のキズがなじんでくるにつれ、2秒…3秒と長く止められるようになった。今では5秒は止めていられる…時が止まっているのに5秒と考えるのはおかしいが。とにかく、5秒ほどだ…フフ。いずれは一分…一〇分…一時間と思いのままとめられるようになってやろう…楽しみだ…だんだん長く時間を止めるのはな…)
Agora que nós sabemos, eu estou satisfeito... A hora de brincar acabou... Jotaro, eu porei um fim a isso rapidamente. (もうわかった…満足だ…ここらで遊びのサービス時間は終わりだ…承太郎、一気にとどめを刺してくれる)
Após tudo que aconteceu 100 anos atrás, eu jurei que não mostraria piedade a aqueles da linhagem Joestar, e os mataria com um golpe só. O poder verdadeiro do The World acabará com você! (一〇〇年前の因縁があるだけにジョースターの血統の者だけは手かげんせずに一気に殺すと決めていた。とどめを刺すのはやはり「世界」の真の能力ッ!)
Eu, DIO, já suprei todos os usuários de Stand e coisas vias! E agora, posso parar o tempo por 5 segundos, essa duração continua a crescer! (このDIOは全ての生物や全てのスタンド使いをブッち切りで超越したのだ!そして 今では5秒とだんだん長く時を止めていられる!)
Maldito seja... Pensar que um dos descendentes dos Joestars poderia entrar... no meu mundo do tempo parado...! (こともあろうに!…このジョースターの末裔が…『我が…止まった時の世界に…』入門してくるとは…!)
Esses automóveis são máquinas convenientes, mas as estradas ficam congestionadas quando todos tem um. Apenas um homem deveria se mover durante o tempo parado... Apenas eu, DIO. (思うに自動車という機械は便利なものだが誰も彼もが乗るから道路が混雑してしまう。止まった時の中はひとり…このDIOだけだ)
Eu, DIO, não posso ser assassinado... E assim que eu acabar com você, seu "Grupo de Tour Egípcio Joestar" finalmente terá sido aniquilado... (このDIOを暗殺することはできん…「ジョースター・エジプト・ツアー御一行様」はきさまにとどめを刺して全滅の最後というわけだな…)
Você se enganou, Jotaro! Essa é a minha rota de fuga... Você perdeu essa batalha de inteligência contra mim, DIO! Você não reconhece a rua em que você me jogou? Sendo o turista que você é, será que todas ruas parecem as mesmas? (かかったな!承太郎ッ!これが我が『逃走経路』だ…きさまは このDIOとの知恵比べに負けたのだッ!オレが吹っ飛ばされてゆくこの通りに見おぼえはないか?旅行者のおまえにはどの通りも同じに見えるのか?)
A família Joestar sempre foi um incômodo para mim... Mas no final, parece que a família Joestar esteve destinada a servir a mim, DIO! (ジョースターの血統というのは我が運命という路上にころがる犬のクソのようにジャマなもんだったが…最後の最後は、このこのDIOに利用されるのがジョースターの宿命だったようだ…)
Invulnerabilidade! Vida eterna! Poderes de Stand! Aqui jaz as provas de que ninguém nunca superará o poderoso DIO! (不死身ッ!!不老不死ッ!スタンドパワーッ!これで何者もこのDIOを超える者はいないことが証明されたッ!)
Você pensa como um mortal, com tão pouco tempo para viver... Frases como "um gosto ruim na boca" ou "matar sem arrependimentos"... Esses motivos são tão atraentes quanto merda de rato no banheiro, e serão o seu fim! Eu, DIO, não penso assim... Tudo que eu tenho é um objetivo simples... Apenas um! Vencer e dominar! É isso... É só isso que pode me completar! O processo... Como eu faço... não tem a miníma importância! (ごく短い時の流れでしか生きない人間の考え方をする…『あと味のよくないものを残す』とか『人生に悔いを残さない』だとか…便所のネズミのクソにも匹敵するそのくだらない物の考え方が命とりよ!このDIOにはそれはない…あるのはシンプルなたったひとつの思想だけだ…たったひとつ!『勝利して支配する』!それだけよ…それだけが満足感よ!過程や…!方法なぞ…!どうでもよいのだァーッ)
O céu do qual eu estou falando pertence a alma, e onde ela vai... Eu não estou pedindo que você morra. O poder de sua alma deve evoluir junto dele. E eu estou falando de onde ele acaba. Eu acho que você entende o que eu estou dizendo... A felicidade verdadeira se encontra lá... se alguém chegar ao céu. (わたしの言ってる「天国」とは「精神」に関する事だよ精神の向かう所…死ねって事じゃあない。精神の「力」も進化するはずだ。そして それの行きつく所って意味さ。君ならわたしの言ってる事が わかると思うが…本当の幸福がそこにはある…「天国」へ行く事ができればな)
Eu sei que a felicidade não pode ser alcançada por ter um corpo invencível, ou ao ganhar muito dinheiro, ou até mesmo sendo o rei da raça humana. O verdadeiro vitorioso é aquele que vê o céu... eu vou chegar lá, custe o que custar. (幸福とは無敵の肉体や大金を持つ事や人の頂点に立つ事では得られないというのはわかったいる。真の勝利者とは「天国」を見た者の事だ…どんな犠牲を払ってもわたしは そこえ行く)
Não importa quem seja, cada indivíduo sempre acabará no lugar certo para suas características individuais. Reis possuem habilidades de reinar, cozinheiros possuem habilidades de cozinhar... É isso que significa viver. (どんな者だろうと、人にはそれぞれその個性にあった適材適所がある。王には王の、料理人には料理人の…それが生きるという事だ)
O que você precisa é de meu Stand: The World. O que você pode encontrar além dos poderes do meu Stand é o caminho para o futuro da humanidade. Ele deve ser alguém capaz de cotrolar seus próprios desejos. Ele deve alguém sem ganância ou honra. Ele deve ser alguém qu escolhe a vontade de Deus antes das leis dos humanos. Irei eu, DIO, ser capaz de encontrar alguém assim algum dia? (必要なものは『わたしのスタンド』である。『ザ・ワールド』。我がスタンドの先にあるものこそが人間がさらに先に進むべき道なのである。必要なものは信頼できる友である。彼は欲望をコントロールできる人間でなくてはならない。権力欲や名誉欲金欲のない人間で。彼は人の法よりも神の法を尊ぶ人間でなくてはならない。いつかそのような者にこのDIOが出会えるだろうか?)
O que quer que seja nascido irá despertar. Ele demonstrará interesse nas 14 palavras do meu amigo de confiança. Meu amigo irá confiar em mim, e eu serei seu amigo. A última coisa que você precisa é de um local apropriado. 28 graus e 24 minutos ao norte, 80 graus 36 minutos para o oeste. Vá lá e espere pela nova lua... Esse será a hora para o céu. (「生まれたもの」は目醒める。信頼できる友が発する14の言葉に知性を示してい…『友』はわたしを信頼しわたしは『友』になる。最後に必要なものは場所である。北緯28度24分西経80度36分へ行き…次の「新月」の時を待て…それが『天国の時』であろう…)
Uá ha ha ha ha! Eu posso comê-lo! Eu posso comer o ser supremo e fazer de sua carne a minha própria! Sangue! EU tenho que fazer o sangue concordar comigo! Ha ha ha! Sangue é tudo! Se tornar um vampiro foi a melhor decisão que eu tomei! Ele é delicioso! Kars é a melhor refeição que eu já tive! Ha ha ha ha! Hahh ha ha ha ha ! Eu nunca me senti melhor! WRYYYYYYYYYYYYYYYY!
Buá ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha ha! Eu sou o imperador verdadeiro! Eu sou o ápice de toda a criação! Tudo nesse mundo, não importa em que ciclo da história, não importa em que mundo paralelo, está tudo sob o controle de Dio!
Araki considera Dio o "verdadeiro protagonista" de Phantom Blood. Araki não apenas desenvolveu o design de Dio antes do de Jonathan, Dio também apareceu primeiro na história. Araki se perguntou para decidir qual seria o fator mais assustador que Dio teria, e decidiu que "um mal do passado" indo atrás de um descendente do presente seria a coisa mais aterrorizante. Dio foi desenvolvido com esse conceito em mente. Depois disso, a 'luz' de Jonathan Joestar foi feita para ir contra a 'escuridão' de Dio.[20]
B.T., o protagonista de Cool Shock B.T., foi a base para o Dio jovem.[21] Quando escrevendo Dio, Araki foi inspirado em escrever sobre as motivações de assassinos em série e também porque o perfilamento psicológico do FBI era um tópico popular naquela época.[22]
Enquanto Phantom Blood estava sendo serializado, Araki não haviam preparado uma fraqueza para Dio e teve dificuldade em criar uma maneira dele ser derrotado.[22]
O nome de Dio em Phantom Blood é escrito normalmente, mas é mais tarde escrito com o alfabeto romano como DIO (DIO) de Stardust Crusaders para frente (assim como em um capítulo de Phantom Blood[23]). Isso foi provavelmente feito para acentuar sua metamorfose como um vilão, assim como sua personalidade mais intimidadora, horripilante, e personalidade vilanesca em geral.[24]
Curiosidades
No top Dez Personagens Favoritos do Araki em 2000 DIO ficou em décimo lugar, sendo o terceiro vilão da lista.
Em uma entrevista para o Eureka em 2007, Araki diz que Dio é do tipo que se sentiria confortável tanto com um homem quanto com uma mulher, entretanto, ele "nunca daria 100% de seu amor para uma pessoa especifica".[4]