Máscara de Pedra

From JoJo's Bizarre Encyclopedia - JoJo Wiki
Jump to navigation Jump to search

Essa Máscara de Pedra me deu o poder de um verdadeiro soberano! (この石仮面から真の支配者の力を手に入れたぞ!Kono ishi kamen kara shin no shihai-sha no chikara o teniireta zo!)
—Cacique Asteca, Chapter 1: Prologue


As Máscaras de Pedra (石仮面 Ishi Kamen) são antigos artefatos poderosos apresentados na primeira parte de JoJo's Bizarre Adventure, Phantom Blood e Battle Tendency. Elas foram originalmente introduzidas como dispositios sacrificiais por certos cultos vampiricos astecas.

Montado e ornamentado na Mansão Joestar por George Joestar I, uma Máscara de Pedra eventualmente transforma Dio Brando em um vampiro, extendendo sua influência sobre uma porção significante da série.

Em Battle Tendency, é revelado que as Máscaras de Pedra foram feitas por Kars em uma tentativa de garantir a sua raça a habilidade de resistar a luz solar; esse desejo é realizado quando Kars eventualmente usa a Pedra Vermelha de Aja em combinação com uma Máscara de Pedra modificado, o transformando no Ser Perfeito.

Aparência

StoneMaskAnime2.png
Inscrição dentro da máscara

A Máscara de Pedra convencional tem a aparência de um rosto um tanto masculino, com seus olhos um pouco puxados. Ele tem uma boca pequena em uma posição neutra ou um pequeno sorriso, com seus labios cheios e pequenas presas em cima do lábio inferior. Uma protubêrancia emerge da parte de baixo de sua testa, subindo verticalmente até o topo da Máscara, se juntando a outra protuberância em uma espiral na esquerda de sua testa. Máscaras de Pedra comumente exibem rachaduras e outros sinais de uso, provavelmente devido a sua idade. Quando ativada, espinhos de pedra saem de quinze[1] furos da máscara.

A Máscara de Pedra de George Joestar I possui quatro linhas de escritura no lado interior da máscara. Escrito em uma escrita estranha, semi-cursiva, a escritura e seu significado permanecem não explicadas.[2]

A Máscara modificada possui uma depressão levantada no meio de sua testa, no formato da Pedra Vermelha de Aja.

História

Passado

Entre os séculos XII e XVI, um ritual asteca antigo foi realizado no atual México, onde um homem usando a Máscara de Pedra sacrificou uma jovem mulher e se tornou um vampiro. A tribo do homem tentou conquistar o mundo com a ajuda da máscara e seus poderes, mas repentinamente desapareceu.

Durante o meio à final do século XIX, uma Máscara de Pedra foi escavada de uma ruína asteca por uma equipe liderada pelo pai de Will Anthonio Zeppeli. Após usar a máscara, o pai de Zeppeli assassinou toda sua tripulação. Após perseguir seu próprio filho para tomar seu sangue, ele foi exposto ao sol e morreu, deixando a máscara vagar pelo oceano.

A mesma máscara é eventualmente comprada de um vendedor de arte de Londres por uma aristocrata inglesa, Mary Joestar.[3][4] Após sua morte em um acidente de carruagem, a máscara é pega por seu marido, George Joestar I, que a monta na parede de sua casa.

Phantom Blood

Jonathan estudando a Máscara de Pedra

Durante uma luta entre Jonathan Joestar e Dio Brando, o sangue de Dio cai na máscara, fazendo com que ela ative e se empurre para fora da parede. Embora Jonathan acredita que apenas ele viu isso acontecer, é mais tarde revelado que Dio também percebeu a ativação da máscara.

A máscara mais tarde se torna o sujeito da pesquisa de Jonathan; Jonathan chega perto de entender seu propósito, mas sua relutância de testar a máscara em um humano torna seu segredo um mistério para ele. Quando Jonathan deixa a mansão para buscar o vendedor do veneno de Dio, Dio rouba a máscara, acreditando que ela seja um dispositivo de execução qu eele poderia usar em Jonathan. Após testá-la em um mendingo, ele percebe o verdadeiro propósito da máscara, e tomando a máscara de volta após a morte do mendigo pela luz solar.

Embora Dio inicialmente plane matar Jonathan com uma faca, Robert E. O. Speedwagon chega com o vendedor de veneno e um esquadrão de polícia. Encurralado, Dio anuncia sua intenção de transcender a humanidade. Dio tenta esfaquear Jonathan, mas George é esfaqueado no seu lugar; do mesmo jeito, seu sangue ativa a máscara, transformando Dio em um vampiro. A máscara continua na possesão de Dio, apesar da tentativa falha de Wang Chan de tomá-la e vendê-la após a destruição da Mansão Joestar. Quando Dio se refugia em castelo abandonado perto de Windknight's Lot, a máscara é vista pendurada em uma das paredes do castelo.[5] Após a suposta morte de Dio, o grupo de Jonathan encontra a máscara, e Speedwagon a esmaga em pedaços com uma marreta.

Battle Tendency

Santana, cercado por Máscaras de Pedra enquanto ele dorme

Uma coleção de Máscras de Pedra cerca ambas localizações do sono dos Homens do Pilar; a caverna em que Santana habita no México, e as ruínas subterrâneas em que Wamuu, Esidisi e Kars habitam em Roma. Kars mais tarde usa sua coleção de Máscaras de Pedra para transformar humanos e até cavalos em seus servos vampiros.

É mais tarde revelado que Kars é o criador original das máscaras. Embora sua intenção fosse dar a si mesmo e sua raça a habilidade de resistir a luz solar, ele descobriu que os espinhos da máscara não eram capazes de entrar fundo o suficiente em suas cabeças e atingir seus cérebros por causa da resistência de seus corpos.[6] Teorizando que ele requeriria um poder maior para fortalecer a máscara, ele criou uma versão modificada que deveria ser usada em combinação com a Pedra Vermelha de Aja. Kars manteve a máscara modificada com si mesmo durante sua longa busca pela Pedra Vermelha, eventualmente conseguindo combinar os artefatos e se tornar o Ser Perfeito. Essa máscara é destruída durante a transformação de Kars.

Purple Haze Feedback

A informação abaixo é derivada de uma fonte que não foi escrita pelo Araki. Como tal, ela pode ou não ser considerada cânon.

A Sezione Droghe decide buscar uma Máscara de Pedra encontrada em um velho bunker nazista para o uso de Massimo Volpe. Giorno Giovanna ordena que Cannolo Murolo a destrua como parte do acordo entre a Passionee a Fundação Speedwagon, Murolo por final tem sucesso em destrui-la.

Mecanismos

Criação de Vampiros

Sangue ativando os espinhos da Máscara

A Máscara de Pedra é ativada quando é encostada em sangue. Quando ativada, a máscara extende seus espinhos de seus cantos, furando o crânio e cérebro do usuário. Os espinhos é feito para atingir certos pontos precisos no cérebro; o processo é descrito ser similar a acupuntura. Esse processo também produz um breve raio de luz.[7]

Os efeitos da máscara no cérebro ativam imediatamente ao perfurá-lo e livrar o usuário de seus limites naturais, fazendo com que ele ganhe uma força imensa e outras habilidades. Esse processo foi demonstrado funcionar em humanos e cavalos.[8]

De acordo com Robert E. O. Speedwagon, humanos afetados pela máscara podem pular de cinco à oito metros, socar com uma força de 2000–4000 kg/cm2, e tem a força de suas pernas triplicadas.[9] Entreanto, o corpo é incapaz de se adaptar a esse poder, o tornando "morto" (de certa forma) e fraco a luz solar ou o Hamon. Em adição, o usuário também desenvolve uma sede incontrolável por sangue capaz de ultrapassar até laços familiais.[10] Essa cadeia de eventos designam o usuário como um vampiro.

Homens do Pilar

Máscara de Pedra com a Pedra Vermelha

Hoemns do Pilar que usam a máscara são dados quase-invincibilidade e a habilidade de manipular seus corpos, mas requerem amis energia de outras criaturas vivas para se sustentarem. Nessa forma aprimorada, Kars foi capaz de matar todo seu clã.[11]

Para desbloquear mais poder, Kars criou a Máscara de Pedra modificada que, quando a Pedra Vermelha de Aja é encaixada nela, tem a habilidade de perfurar o crânio de um Homem do Pilar completamente. Essa máscara é engatilhada pela exposição de luz intensa como raios UV lançados pelas armas anti-vampiricas dos nazistas.

Esas combinação da máscara e a Pedra Vermelha garante ao Homem do Pilar imunidade completa ao Sol, a habilidade de usar Hamon, e o poder de transformar seus corpos em qualquer criatura apartir de um nível celular, preexistente ou novo. A própria máscara é destruída no processo, provavelmente devido ao poder imenso emitido pela Pedra Vermelha.

É desconhecido o que aconteceria se um humano ou vampiro usasse a Máscara de Pedra aprimorada pela Pedra Vermelha.

Galeria

Curiosidades

  • O terceiro capítulo extra de Steel Ball Run sugere que a Máscara de Pedra é um metódo possível de eventualmente adquirir um Stand.[12]
  • Como um dos itens mais famosos da obra, a Máscara de Pedra já apareceu em vários jogos:
    • Em Heritage for the Future, quando o jogador tem seu Medidor de Guarda esvaziado pelo oponente, a Máscara de Pedra brevemente aparece na tela como parte do "Stand Crash" resultante.
  • No jogo Phantom Blood para PS2 a Máscara de Pedra é vista na tela sendo ativada no começo de cada batalha, em adição a suas aparições normais na história normal. Ela também aparece como parte das telas de carregamento do jogo.
    • Em All Star Battle, a máscara representa o arco Phantom Blood em vários trailers e no Modo História.
  • Vários jogos na franquia Castlevania tem um item chamado Máscara de Pedra (às vezes chamado de Máscara de Jade), que, de acordo com as descrições nos jogos, foram uma vez usadas em rituais antigos. Apropriadamentemente, vampiros são o elemento central do universo de Castlevania.

Referências

Navegação do Site

Other languages: