Santana

From JoJo's Bizarre Encyclopedia - JoJo Wiki
Jump to navigation Jump to search

Desista, ser primitivo.
—Santana, Chapter 60: The Pillar Man, Santana, Part 7

Santana (サンタナ Santana) é um antagonista secundário presente na segunda parte da série JoJo's Bizarre Adventure, Battle Tendency.

Santana é membro da antiga raça dos Homens do Pilar e inicialmente introduzido hibernando em ruínas Aztecas, descobertas por Robert E. O. Speedwagon. Após ser interceptado pelos nazistas, ele desperta de seu sono e causa estragos em suas instalações de pesquisas, até eventualmente encontrar Joseph Joestar.

Aparência

Santana é um homem muito alto e musculoso, com cabelos longos e ondulados que vão até os ombros, contendo duas franjas na testa. Ele possui sobrancelhas grossas e pontiagudas e dois pequenos chifres no topo da cabeça. Sua única roupa é uma pequena tanga. No anime, ele também possui um símbolo em forma de engrenagem que está tatuado em sua pálpebra inferior direita.

Esquema de Cores

A obra é conhecida por sua mudança de cores entre as mídias, a informação apresentada abaixo pode ou não ser cânon.

Pele(Bronzeada)
Cabelo(Loiro)
Olhos(Azuis)
Tanga(Vermelha)

Pele(Oliva)
Cabelo(Escarlate)
Olhos(Carmesins)
Tanga(Branca)

Personalidade

Santana é, assim como seus semelhantes, violento e indiferente. Também como os outros Homens do Pilar, ele se mostra muito inteligente, capaz de desmontar armas muito à frente de seu tempo e de aprender outros idiomas a partir dos momentos de exposição à eles.

Santana inicialmente apresenta uma atitude imparcial em relação à tudo ao seu redor, não se importando com os humanos e escapando calmamente de sua prisão. Quando ele é exposto ao Hamon de Joseph pela primeira vez, Santana permanece imperturbável e realiza experimentos. Mesmo quando exposto ao sol, Santana manteve a calma e usou Stroheim como seu escudo protetor.

Como todos os Homens do Pilar, Santana despreza os humanos, comparando-os aos macacos. Quando Joseph o exasperou com suas travessuras, ele perdeu a calma e começou a insultá-lo.

Habilidades

Como Homem do Pilar, Santana é capaz de realizar as mais básicas habilidades de um. Embora muito mais jovem e não tão experiente, Santana demonstrou várias técnicas semelhantes às usadas por aqueles no grupo de Kars, bem como suas próprias técnicas.

Sensorial AprimoradoLink to this sectionLink to this section
Como um ser avançado, os sentidos de Santana são muito mais elevados do que os de um humano. Durante sua saída do pilar, ele foi visto usando seu nariz para explorar a área.
Inteligência AvançadaLink to this sectionLink to this section
Pillar men intelligence.gif
Santana possui uma forma superior de inteligência e é capaz de descobrir muitas coisas simplesmente estudando-as por um breve momento. Num curto período de tempo, Santana pode aprender rapidamente e se tornar fluente em qualquer idioma, e é capaz de desmontar uma arma quase que instantaneamente, um feito que levaria várias horas para um soldado treinado realizar. Apesar desses feitos, a inteligência de Santana é provavelmente inferior à de seus conterrâneos Homens do Pilar, já que sua destreza em batalha é menos sofisticada e também requer mais tempo para aprender a falar fluentemente a língua moderna.
Manipulação CorporalLink to this sectionLink to this section
Santana twisting.gif
Como todos os Homens do Pilar, Santana é capaz de manipular livremente a sua estrutura corporal. Isso o permite que se encaixe em pequenos espaços, como um duto de ar ou orifícios de um corpo humano, podendo assim controlá-los por dentro. Como as propriedades de seu corpo são muito parecidas com "borracha", como diz Joseph, seu corpo, incluindo áreas vitais tipicamente humanas, como olhos ou virilha, tende a absorver ataques e pode passar livremente por objetos, bem como atirar objetos que acabaram de ser absorvidos, como balas.
AbsorçãoLink to this sectionLink to this section
Pillar men absorption.gif
As células que constituem o corpo de Santana liberam um potente ácido digestivo que derrete qualquer coisa orgânica com o contato físico, enquanto faz parecer que Santana está absorvendo sua vítima em seu corpo. Santana também demonstrou essa habilidade ao forçar-se a entrar no corpo de uma pessoa, controlando seus movimentos enquanto gradualmente a digeria de dentro para fora. Apenas usuários de Hamon são imunes, pois as células reconhecem a ameaça que a energia representa para elas. Devido à toxina psicoativa produzida pelas células dos Homens do Pilar durante esse processo, aqueles cujos corpos são invadidos por Santana descrevem a sensação como maravilhosa
Ribs Blades (lit. Lâminas de Costelas)(リブス・ブレード Ribusu Burēdo)Link to this sectionLink to this section
Pillar men rip blade.gif
Também chamada de Open Ribs (露骨な肋骨 Rokotsu na Rokkotsu, lit. Costelas Abertas), Santana é capaz de controlar suas costelas. Cada uma delas é capaz de girar e se mover em qualquer direção. Com comprimento máximo de 132 cm e pressão máxima de 825 kg/cm², Santada pode usá-las para esmagar ou empalar seus oponentes.
Meat Invade (lit. Invasão de Carne)(ミート・インベイド Mīto Inbeido)Link to this sectionLink to this section
MeatInvade.png
Também chamada de Malevolent Meat Morsels (憎き肉片 Nikku ki Niku-hen, lit. Pedaços de Carnes Malévolas). Além do método padrão de absorção de humanos ou vampiros através de seu corpo, Santana pode liberar pedaços de sua carne na forma de sanguessugas, que se agarram e absorvem o sangue de seu oponente.

História

Passado

Santana descansando no pilar

Santana havia vivido originalmente no México junto aos outros Homens do Pilar. Após o genocídio de Kars, que resultou na eventual extinção da raça Homens do Pilar, o bebê Santana, junto a Wamuu, foi adotado e treinado por Kars e Esidisi. Mais tarde, ele foi deixado para trás no México por Kars, que o considerou útil apenas como um cão de guarda, enquanto ele e os outros partiram para o velho mundo para encontrar uma impecável Pedra Vermelha de Aja.[3] Como resultado, Santana não teria conhecimento da energia chamada Hamon, a qual os outros Homens do Pilar aprenderam sobre e desenvolveram defesas contra. Eventualmente, alegando que era porque ele usava muito poder, Santana entrou em um descanso de 2000[6] anos fundindo-se em um pilar dentro de um templo que era um dos proponentes do projeto da Máscara de Pedra de Kars.

Battle Tendency

Santana absorvendo um vampiro

Santana é descoberto numa pirâmide mexicana em 1938 por uma equipe de expedição liderada por Robert E. O. Speedwagon, que posteriormente é traído por Straizo. No entanto, Straizo percebe que Santana está absorvendo o sangue derramado e, para evitar que Santana desperte, despeja os corpos dos homens que ele atacou em um rio próximo. Santana é então escavado e estudado por uma equipe de nazistas em uma base subterrânea. A equipe, liderada pelo Major Rudol von Stroheim, conduz experimentos com seres humanos vivos com a Máscara de Pedra para tentar fortalecer o Exército Nazista. O sangue de diversos prisioneiros faz com que o Homem do Pilar desperte, e Stroheim o apelida de "Santana", enquanto ele e o resto da equipe o observam. Quando um dos vampiros criados é trazido para a câmara, Santana permite que a criatura o ataque para que ele possa o absorver e assim obter nutrição. Após a percepção inicial dos nazistas em rotulá-lo como um estúpido selvagem ao invés de um "Übermensch", Santana deixa todos chocados ao pronunciar o nome completo de Stroheim, no momento em que termina sua refeição.

Santana, sentindo hostilidade dentro da sala fortificada de ferro, quebra muitos de seus próprios ossos para se espremer no duto de ventilação de 4-por-20 cm da sala, fazendo isso a uma velocidade mais rápida do que os olhos humanos possam perceber. No momento em que Stroheim percebe o que ocorreu, Santana alcança a sala de observação e invade o corpo de um alemão que estava muito próximo da abertura. Depois de absorver o hospedeiro e ser metralhado, Santana dispara as balas dentro de seu corpo com a ponta dos dedos, matando quase todos na sala. Joseph Joestar (disfarçado de nazista) protege Speedwagon, Stroheim e a si mesmo do ataque de Santana canalizando o Hamon no cabelo de Stroheim e criando uma barreira para protegê-los.

Santana luta contra Joseph
Santana permanece em observação na Fundação Speedwagon

Brincando com o Homem do Pilar, Joseph presume que Santana matou os nazistas em legítima defesa antes de ser atacado. Santana, expressando aborrecimento com as travessuras de Joseph, percebe que ele não poderia absorver o humano e tenta fazer o mesmo com Speedwagon. Isso enfurece Joseph, à medida em que ambos descobrem que o Hamon estava impedindo as células de Santana de digerí-lo. Usando isso a seu favor, Joseph se deixa ser absorvido por Santana e então desencadeia o Hamon por dentro, partindo o Homem do Pilar ao meio. Conforme o corpo de Santana começa a se regenerar, seu torso é arrastado por Joseph para ser exposto ao sol e transformado em pedra novamente. Após uma luta envolvendo o sacrifício de uma das pernas de Stroheim, a porta para o exterior é aberta e Santana, totalmente regenerado, é exposto à luz. Mas o Homem do Pilar rapidamente invade o corpo de Stroheim para escapar da luz solar, ao mesmo tempo em que tenta se esconder em um poço, forçando o nazista a se sacrificar para deixar Santana ao ar livre.

Desesperado, Santana ataca Joseph enquanto os caem pelo poço. Tarde demais, Santa percebe o porquê de Joseph ter permitido que ele entrasse no poço, pois dessa maneira seria exposto ao reflexo da luz solar, transformando assim o Homem do Pilar de volta em pedra, danificado pela queda. Os restos mortais de Santana foram posteriormente levados para a filial de Washington da Fundação Speedwagon, sendo mantido imóvel por luzes ultravioletas, mas revelando que o Homem do Pilar ainda está vivo. O destino final de Santana nunca é abordado.

Capítulos / Episódios

Book Icon.png Aparições no Mangá
Capítulos em ordem de aparição
TV Icon.png Aparições no Anime
Episódios em ordem de aparição

Frases

Quote.png Quotes
  • Desista, ser primitivo.
    —Santana, Chapter 60: The Pillar Man, Santana, Part 7
  • Eu dormi por 2.000 anos... mas para um humano como este nascer enquanto eu dormia... bem, eu acho que os humanos podem evoluir.
    —Santana sobre Joseph, Chapter 60: The Pillar Man, Santana, Part 7

Video-Games

Famicom Jump: Hero Retsuden (NES)

Santana aparece como um Boss na Área 4. O jogador o enfrenta numa batalha cara-a-cara usando apenas Joseph Joestar.

Devido à data de lançamento do jogo, a Parte 2 ainda estava na batalha de Esidisi contra Joseph. Portanto, apenas Santana e Esidisi aparecem como inimigos durante essa parte do jogo de JoJo's Bizarre Adventure, em vez de Kars ou Wamuu.

All Star Battle (PS3)

Santana é brevemente mencionado num diálogo do Modo História da Parte 2. Para a versão ocidental do jogo, ele foi renomeado como "Santviento", combinando com as legendas do Crunchyroll. Inicialmente, seu nome seria "San Tan", no pré-lançamento da Bandai Namco Games Europe.[1]

Stardust Shooters (Android/iOS)

Satana é um dos diversos personagens da Parte 2 que possuem uma Metal Striker para o jogo. Seu movimento de finalização consiste no personagem disparando balas de seus dedos em direção ao oponente derrotado (semelhante à sua retaliação aos nazistas), e sua segunda habilidade especial permite contra-atacar qualquer inimigo Metral Striker usando suas Ribs Blades.

Diamond Records (Android/iOS)

SantanaDR.png
DRCourage.png
DRStar.pngDRStar.pngDRStar.pngDRStar.pngDRStar.pngDRStar.png
Santana
DRName6.png
Santana aparece em Diamond Records como um personagem jogável nos modos Action Battle e Tactical Battle. Ele possui algumas estátuas desbloqueáveis entre os tipos 'Coragem' e 'Solitário', variando entre 3 estrelas e 6 estrelas. Os movimentos de Santana em ambos os modos de jogo são compostos de diversos ataques inspirados pelo anime usando suas habilidades de manipulação corporal. Como Homem do Pilar, Santana constantemente regenera sua vida, mas possui fraquezas aos ataques de usuários de Hamon. Jogar como ele forçará qualquer estágio ao ar livre a acontecer à noite. Ao contrário da maioria dos personagens, Santana possui várias habilidades azuis desbloqueáveis que você pode escolher.

Moveset
DRAtk.png
A sequência básica de ataques de Santana é uma combinação de até cinco ataques diferentes, incluindo diferentes chutes e golpes com a mão. Na Tactical Battle, isso é reduzido para apenas três acertos.
DRSkill10.png
Santana lentamente carrega sua perna para que possa atacar seu oponente com um chute alto e forte.
DRSkill1.png
Santana atinge seu oponente com o dedo indicador esticado. (Desbloqueável)
DRSkill29.png
Santana dispara uma saraivada de balas com seus dedos como uma metralhadora, agindo como um ataque à distância de múltiplos acertos. (Desbloqueável)
DRSP10.png
Santana vira-se rapidamente e atinge seus oponentes com suas famosas Ribs Blades.
DRSP4.png
(Contra-ataque) Se Santana for atingido enquanto esta habilidade estiver ativada, ele irá se opor ao ataque do oponente usando as Ribs Blades da parte da frente de seu corpo, pegando o oponente. (Desbloqueável)
DRSP16.png
Santana vira-se e dá um chute em salto de cima para baixo. Quando seu pé pousa, ele expande sua carne para cobrir uma área maior no chão, que ocasiona em golpes extras aos oponentes pegos nas proximidades. Esse ataque substitui SP Skill 1 na estátua de 3 estrelas de Santana.
DRSP40.png
Santana invade o corpo de um oponente usando Meat Invade, causando diversos golpes de dano ao mesmo tempo em que se cura ao absorver a saúde do oponente.

JoJo's Pitter-Patter Pop! (Android/iOS)

PPPCharNameBG.png
Santana

SantanaPPP.png SantanaStandPPP.png

PurplePPP.png
PPPVerBG.png
Hot Wind Blowing in Mexico ver.
Rarity: PPPSR.png
Max Power: 1051 (Lvl 50) / 2221 (Lvl 80)
SantanaPPPFull.png
Skill: Ribs Blades
PPPSkill1.png
Apaga painéis nas laterais em forma de costelas
PPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.png
PPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.png
PPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.png
PPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.png
PPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.png
PPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.png
Skill Lv 1
# of Erased Panels: 8
Cooldown: 60
PPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.png
PPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.png
PPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.png
PPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.png
PPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.png
PPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.png
Skill Lv 2
# of Erased Panels: 12
Cooldown: 60
PPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.png
PPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.png
PPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.png
PPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.png
PPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.png
PPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.png
Skill Lv 3
# of Erased Panels: 12
Cooldown: 55
PPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.png
PPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.png
PPPGridOn.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOn.png
PPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.png
PPPGridOn.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOn.png
PPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.png
Skill Lv 4
# of Erased Panels: 16
Cooldown: 55
PPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.png
PPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.png
PPPGridOn.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOn.png
PPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.png
PPPGridOn.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOn.png
PPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.png
Skill Lv 5
# of Erased Panels: 16
Cooldown: 50

Galeria

Curiosidades

Referências

  1. 1.0 1.1 All Star Battle - Bandai Namco EU Press Release
  2. Chapter 53: The Pillar Man
  3. 3.0 3.1 3.2 Chapter 64: The Red Stone of Aja (Disse ter vivido apenas cerca de 1/10 das vidas dos outros Homens do Pilar)
  4. 4.0 4.1 Chapter 112: The Man Who Became a God (Esteve presente no genocídio de ~10,000 anos atrás)
  5. Chapter 101: The Wind, the Chariot, and Wamuu, Part 7
  6. Chapter 62: The Pillar Man, Santana, Part 9

Navegação do Site

Other languages: