Stone Ocean
Stone Ocean (ストーンオーシャン, Sutōn Ōshan), em português: Oceano de Pedra, é a sexta parte de JoJo's Bizarre Adventure. Foi originalmente seriada na Weekly Shonen Jump de 7 de dezembro de 1999 a 8 de abril de 2003 e compilada em dezessete volumes pela Jump Comics.
A parte recebeu uma adaptação para anime, que foi ao ar mundialmente pela Netflix de 1 de dezembro de 2021 a 1 de dezembro de 2022, produzida pela David Production.
Situada em 2011, na Flórida, Jolyne Cujoh, filha de Jotaro Kujo, é acusada injustamente de um crime e enviada a uma penitenciária de segurança máxima. Na prisão, ela se envolve contra uma trama de longa data planejada pelo falecido vilão DIO e idealizada por Enrico Pucci.
Stone Ocean é a última parte da cronologia original de JoJo's Bizarre Adventure. A partir de Steel Ball Run a história se passa integralmente em outra realidade.
Enredo
Incriminada por Assassinato
- Artigo principal: Stone Ocean (arco)
- Artigo principal: Prisioneira FE40536: Jolyne Cujoh (arco)
- Artigo principal: Stone Free (arco)
A trama se inicia em Port St. Lucie, Flórida, em 2011. Jolyne Cujoh é apresentada, alegando ter sido falsamente incriminada por assassinato. Ela faz amizade com Ermes Costello durante a transferência para a prisão. As circunstâncias de suas acusações são esclarecidas. Jolyne e seu namorado, Romeo Jisso, aparentemente atropelaram alguém. Romeo, temendo por seu futuro, persuadiu Jolyne a não chamar ajuda e, em vez disso, se livrar do "cadáver". No entanto, alguns dias depois, Jolyne foi presa.
Ao encontrar seu advogado, Jolyne também recebe itens de seus pais, incluindo um relicário com que ela se fura antes de arremessá-lo com raiva, pois veio de seu pai, Jotaro Kujo. Logo, ela desenvolve um poder estranho que permite que ela se desenrole parcialmente em fios, usando-o para ajudar Ermes a manter seu dinheiro. Chegando à famosa Penitenciária Green Dolphin Street, situada em uma ilha próxima à costa, Jolyne enfrenta dificuldades para se adaptar ao novo ambiente.
Jolyne conhece sua nova colega de cela, Gwess, que inicialmente a trata mal. Jolyne descobre que o papagaio de estimação de Gwess é um homem encolhido dentro de uma pele de papagaio. Por essa descoberta, Gwess encolhe Jolyne e a coloca dentro de um corpo de rato para investigar uma maneira de escapar da prisão. A investigação não vai bem: Jolyne cresce lentamente de volta e é subsequentemente avistada e atacada pelo Goo Goo Dolls de Gwess. Despertando completamente seu stand, Stone Free, Jolyne força Gwess a encolhê-la novamente e escapar dos guardas, retornando à sua cela.
Após crescer, Jolyne começa a imperar sua força sobre as outras prisioneiras, ao mesmo tempo em que ajuda uma prisioneira maltratada a recuperar seu dinheiro.
Personagens e Stands
Ambientação
Sendo sua protagonista uma presidiária, Stone Ocean se passa em maior parte na Penitenciária Green Dolphin Street, uma prisão fictícia em Port St. Lucie, Flórida. Após escapar, o grupo de Jolyne faz uma pequena viagem pela Flórida, indo ao Cabo Canaveral e ao Centro Espacial John F. Kennedy, também no cabo.
Outros Mapas
Galeria
Curiosidades
- O Araki afirmou que próximo ao fim da seriação de Stone Ocean sentiu que atingiu o auge de sua criatividade e carreira. Descontente com isso, ele alterou o desfecho nos últimos capítulos para entregar um fim que levaria JoJo de volta às suas raízes, um conceito que ele continuaria em Steel Ball Run.[1]
- Nesta parte, muitos nomes de personagens são derivados de marcas de moda em vez de referências musicais. Segundo Araki, a "Pedra" de "Stone Ocean" representa a vontade de Jolyne, enquanto o "Oceano" simboliza as mulheres como um todo.[2]
- Em uma pesquisa de 2015 da Charapédia, leitores japoneses puseram Stone Ocean no 17º lugar dos finais mais chocantes de todos os tempos dos mangás e animes.[3]
Veja também
Referências