Este artigo é sobre a revista semanal publicada pela Shueisha. Para a revista mensal publicada pela VIZ Media, veja "Shonen Jump".
A Weekly Shonen Jump (週刊少年ジャンプ,Shūkan Shōnen Janpu) é uma revista semanal de mangás shonen, publicada no Japão pela Shueisha como parte da linha de revistas "Jump".
Sua primeira edição foi lançada com a data de capa de 1º de Agosto de 1968[1] e continua em produção até os dias de hoje, sendo uma das revistas de mangás mais duradouras do Japão, com uma tiragem de 1.39 milhão de cópias (2021)[2]. Suas séries têm como público-alvo adolescentes masculinos (entre 12 e 18 anos) e geralmente são caracterizadas por um grande número de cenas de ação, uma quantidade considerável de comédia e a abordagem de temas como amizade e crescimento pessoal. Os capítulos publicados na Weekly Shonen Jump são colecionados e publicados no formato tankōbon sob o selo "Jump Comics" a cada dois ou três meses.
Capa da 1.ª edição da Weekly Shonen Jump, lançada em 1968 com arte ilustrativa de Kujira Daigo
A Weekly Shonen Jump foi lançada pela Shueisha em 11 de Julho de 1968[3] para ser uma concorrente das já bem estabelecidas Weekly Shonen Magazine e Weekly Shonen Sunday. Ela substituiu a Shonen Book, que se tornou sua revista-irmã. Antes da vigésima edição, a Weekly Shonen Jump era chamada simplesmente de Shonen Jump e possuía uma frequência quinzenal. Em 1969, a partir do momento em que a Shonen Jump se tornou uma revista semanal, a Shonen Book foi descontinuada e substituída pela Bessatsu Shonen Jump, que posteriormente foi renomeada para Monthly Shonen Jump e encerrada em 2007, sendo substituída pela Jump Square.
JoJo's Bizarre Adventure
JoJo's Bizarre Adventure foi originalmente serializado na Weekly Shonen Jump de 1986[a] a 2004. Em 2005, a série mudou para a revista Ultra Jump durante a publicação de sua sétima parte, Steel Ball Run. Enquanto estava na Weekly Shonen Jump, a série era publicada com o slogan "Horror Romântico! -Um Conto Carmesim-" (ロマンホラー!—深紅の秘伝説—,Romanhorā!-Shinku no hi densetsu-). Esse slogan foi criado pelo departamento editorial da Shueisha e foi incluído em todos os capítulos até Stone Ocean[4].
O primeiro episódio de Thus Spoke Kishibe Rohan, intitulado Em um Confessionário, foi publicado na Weekly Shonen Jump em 24 de Junho de 1997[b]. Na época, o departamento editorial da revista mantinha uma política rigorosa contra histórias derivadas. Para contornar essa restrição, Araki fez com que Rohan fosse apenas o narrador do one-shot[5]. Mesmo após o fim da serialização de JoJo's Bizarre Adventure na Weekly Shonen Jump, muitos outros episódios de Thus Spoke Kishibe Rohan continuaram a ser publicados na revista, como Vila Milionária em 2012 e Caça Ilegal no Litoral em 2013. Em 2014, o capítulo A Lua da Colheita foi lançado exclusivamente por meio do serviço de mangás online gratuito Shonen Jump+.
Edição #1 de 1978, com Pinboke Shatta (estreia) na capa, onde The Bottle foi mencionado durante a seção do Prêmio Tezuka
Edição #1 de 1981, com Tennis Boy na capa, onde Poker Under Arms foi publicado
Edição Especial de 1981, com Good Vibrations (one-shot) na capa, onde Say Hi to Virginia foi publicado
Edição Especial de 1982, com Fūma no Kojirō (capítulo piloto) na capa, onde Outlaw Man foi publicado
Edição #45 de 1982, com Kinnikuman na capa, onde B.T. "The Wicked Boy" foi anunciado
Edição #41 de 1983, com Hokuto no Ken (estreia) na capa, onde Cool Shock B.T. foi anunciado
Edição #51 de 1986, com Captain Tsubasa na capa, onde Phantom Blood foi anunciado
Edição #52 de 1986, com Akaten Kyōshi Nashimoto Kotetsu (estreia) na capa, onde contém um anúncio da estreia de Phantom Blood
Edição Especial de Inverno de 1989, com Video Girl (capítulo piloto de Video Girl Ai) na capa, contendo um pôster de Battle Tendency com Joseph Joestar
Edição Especial de Verão de 1993, com Densengen (one-shot) na capa, contendo um pôster do OVA com Star Platinum