JoJolion

From JoJo's Bizarre Encyclopedia - JoJo Wiki
< JoJolion
Revision as of 19:31, 15 March 2024 by SpaghettiPizza (talk | contribs) (Expandi dentro da seção do resumo do enredo. (Added information within the plot summary section))
Jump to navigation Jump to search
Construction.png
Em construção
Esta página ainda está sendo elaborada.

Esta história é sobre quebrar uma maldição... (これは「呪い」を解く物語一一)

JoJolion (ジョジョリオン, JoJorion) é a oitava parte de JoJo's Bizarre Adventure. Foi seriada na Ultra Jump de 19 de maio de 2011 a 19 de agosto de 2021.

Em 2013, JoJolion conquistou o prêmio principal no Festival de Artes Midiáticas do Japão.[1] Em 2021, o Araki recebeu o Prêmio Especial de Mangás da Cidade de Iwate, pela Parte 8 e suas contribuições à prefeitura.[2]

A história se inicia em 2011 e segue Josuke Higashikata, um jovem que sofre de amnésia retrógrada, em sua busca para recuperar a própria identidade em Morioh, uma cidadezinha costeira que foi afetada pelo Terremoto de Tohoku. No entanto, sua procura leva ele e sua família adotiva a um assunto pendente entre sua antiga vida e uma iminente ameaça não humana.

JoJolion é a segunda parte do segundo universo da série, sendo sequência direta de Steel Ball Run.

JoJolion, apresentada na capa da Ultra Jump.

Enredo

ALERTA DE SPOILERS: Spoilers da Parte 8 podem estar presentes abaixo.

Um Homem Sem Memórias

Exumação

Artigo principal: Soft & Wet (arco)
Yasuho encontra um indivíduo misterioso enterrado próximo às Paredes Oculares

Yasuho Hirose, escondendo-se de Joshu Higashikata perto das Paredes Oculares da Cidade de Morioh, descobre um homem usando chapéu de marinheiro parcialmente enterrado no solo. Após chamar uma ambulância, Yasuho percebe uma marca de nascença em forma de estrela, envolta por uma recente marca de mordida, no ombro do homem. Além disso, ele não tem ciência do próprio nome e a indaga sobre isso. Tirando-o do solo, ela vê que o homem está completamente nu, também descobrindo que ele possui quatro testículos. Em seguida, inicia-se uma briga entre Joshu e o homem sem memórias. Durante o conflito, uma bolha de sabão sai do ombro do marinheiro e parece fazer os olhos de Joshu saltarem. O homem desmaia antes de todos serem levados ao hospital.

Na narração, Yasuho explica como as Paredes Oculares surgiram simultaneamente a um terremoto. Protuberâncias enormes e rochosas, marcadas por longos buracos verticais, ergueram-se entre o litoral e o continente, bloqueando rodovias, vias fluviais e linhas de gás e energia.

A Primeira Pista

Soft & Wet dá as caras

Mais tarde, no hospital, Yasuho reencontra o jovem, que explica a ela que não possui memórias. Yasuho se oferece para ajudá-lo e, ao investigar seu chapéu, eles aparentemente descobrem sua identidade: Yoshikage Kira. No entanto, Yasuho acha que esse nome não combina com ele e o apelida de "Josuke". A dupla vai até o apartamento de Kira, onde Josuke descobre uma mulher nua na banheira. Yasuho e Josuke lhe perguntam quem é, mas ela não responde. Yasuho encontra um álbum de fotos comprometedor, contendo imagens da mulher praticando erotismo sadomasoquista com alguém que parece ser Josuke. Convencida de que Josuke é um sadista, Yasuho sai desesperada. Ademais, Josuke percebe que está sendo atacado: cada vez que machuca a mão ou o pé, ele perde o controle deles para um inimigo do apartamento acima. Revelando seu stand, Soft & Wet, e com o retorno oportuno de Yasuho, Josuke consegue pegar seu oponente.

O inimigo se apresenta como Ojiro Sasame, um surfista que busca vingança contra Yoshikage Kira. Ele afirma que Josuke não é Kira, embora se assemelhe levemente. Sasame conta que Kira é um psicopata que, no passado, por meio de um poder misterioso e sem motivo algum, convenceu Sasame a comer seus dedos. Josuke vê uma foto de Kira próximo às Paredes Oculares, retorna ao local de onde ele surgiu e encontra o corpo do verdadeiro Yoshikage Kira, que morreu de parada cardíaca três dias antes. Yasuho obtém secretamente os resultados da autópsia e descobre que o cadáver de Kira não possui testículos.

Busca pela Identidade

A Trilha dos Higashikatas

Artigo principal: California King Bed (arco)
Artigo principal: "Paisley Park" e "Born This Way" (arco)
Josuke é adotado pela Família Higashikata

Yasuho apresneta Josuke ao chefe da família Higashikata, Norisuke Higashikata IV, dono de um negócio de importação de frutas herdado de seu avô Norisuke Higashikata I. Emprestado o nome Higashikata, Josuke Higashikata é recebido no lar de Norisuke e é instruído a proteger a filha mais jovem, Daiya. Quando Norisuke ameaçadoramente o avisa para obedecer às palavras dele, Yasuho é levada para fora pela empregada da família, Kei Nijimura, e avisada para não voltar.

Enquanto todos saem, Daya começa a flertar com Josuke e decide brincar com ele. Usando seu Stand California King Bed, ela rouba uma das poucas memórias de Josuke sempre que ele quebra uma regra específica estabelecida por ela. Para deixar as coisas justas, ela conta a Josuke que se ele conseguir fazê-la pisar na sombra dele, as memórias serão devolvidas, embora o conhecimento e percepção dela façam o esforço quase impossível. Enquanto isso, Yasuho descobre por meio de um teste de DNA que Josuke e Kira são praticamente a mesma pessoa. Josuke eventualmente faz Daiya pisar em sua sombra, projetada pela luz de uma geladeira aberta. Josuke decide não guardar rancor e entra no escritório de Norisuke, seguindo um símbolo que viu no pulso de Kira.

Josuke descobre um livro no escritório marcado com o mesmo símbolo: um registro da corrida Steel Ball Run. Na capa da frente, ele encontra uma árvore genealógica da família Higashikata, e descobre que a filha do primeiro Norisuke Higashikata casou com Johnny Joestar, um ancestral direto do Yoshikage Kira morto. Da árvore genealógica, Josuke planeja procurar o único parente de Kira: sua mãe, Holy Joestar-Kira. Com a ajuda de Yasuho, Josuke descobre que ela é médica no Hospital Universitário TG local, e ambos concordam em se encontrar lá. Também, eles descobrem que ela é atualmente uma paciente. No caminho para o hospital, Josuke percebe que seu GPS está com defeito e que um Stand motociclista está atacando-o, aparecendo de repente e atacando com um vento congelante antes de desaparecer rapidamente.

O GPS é eventualmente revelado como o Stand nascente de Yasuho, ajudando Josuke contra seu atacante. Percebendo que o inimigo só pode aparecer quando ele "abre algo", Josuke consegue evitar seu atacante, então encontrar e eventualmente derrotar a usuária, Kei Nijimura. Nijimura revela que tem uma marca de nascença em forma de estrela e que é a irmã mais nova de Kira. Ela pensou que Josuke era um inimigo e tentou pará-lo de aproximar-se da mãe dela, Holy; como um gesto de boa vontade, Josuke promete ficar longe de Holy, e os dois ficam em paz.

Personagens e Stands

Personagens de JoJolion

JobinAv.png SpeedKingAv.png

Antagonista Primário

KeiAv.png BornThisWayAv.png

Aliado (ex-antagonista)

DaiyaAv.png CaliforniaKingBedAv.png

Neutro (ex-antagonista)

ToruAv.png WonderofUAv.png

Antagonista Principal

SatoruAv.png WonderofUAv.png

Antagonista Primário

DamoAv.png VitaminCAv.png

Antagonista Primário

DolomiteAv.png BlueHawaiiAv.png

Neutro (ex-antagonista)

PoorTomAv.png OzonBabyAv.png

Antagonista

WuTomokiAv.png DoctorWuAv.png

Antagonista
Zaihei Nigatake
Antagonista
Taoka
Neutro
Iwasuke
Neutro
Radio Gaga
Antagonista
Hair Clip
Antagonista
Lucy Steel
Póstumo

Ambientação

Toda a história de JoJolion se passa em Morioh, no Japão, uma cidadezinha baseada em Sendai, também no Japão. A parte explora diferentes áreas da cidade, mas se concentra em locais de grande importância.

Morioh JJL map.png

Galeria

CapasIlustraçõesCapas da Ultra JumpEsboços

Curiosidades

  • De acordo com a nota do Araki do volume 2, o sufixo -lion em JoJolion é derivado de εὐαγγέλιον (euangélion), do grego antigo, em referência aos evangelhos. Na JOJOVELLER, o Araki revelou que outros títulos foram considerados, como JOJOmenon (depois utilizado em um revro, ou mook) e JoJo Town, com a intenção de que o título desse aos leitores "a sensação de ser meio arcaico".[3]
  • Tendo durado 10 anos, a seriação de JoJolion é a mais longa da história de JoJo. Também é a maior parte, com 27 volumes. Ambos os recordes pertenciam a Steel Ball Run, que durou 7 anos e teve 24 volumes.

Veja também

Referências

Navegação do Site

Outras línguas: