Tusk

From JoJo's Bizarre Encyclopedia - JoJo Wiki
Jump to navigation Jump to search

Chumimi~in
—O grito de Stand do Tusk
ALERTA DE SPOILERS: Spoilers da Parte 7 podem estar presentes abaixo.

Tusk (タスク (牙) Tasuku, às vezes escrito como 爪) é o Stand de Johnny Joestar, apresentado na sétima parte de JoJo's Bizarre Adventure, Steel Ball Run.

Parecido com o Echoes da Parte 4, Tusk assume várias formas, ou "ACTs". Como outros Stands como o Dragon's Dream ou Cinderella, as habilidades do Tusk são intimamente ligadas a um fenômeno sobrenatural do mundo de JoJo's Bizarre Adventure, o Spin.

Aparência

ACT1

Tusk ACT1 Appearance.png

Estreia no Mangá: SBR Capítulo 26

Inicialmente chamado apenas de "Tusk" por ser a primeira forma uqe Johnny viu, o Tusk ACT1 é a forma base do Stand. Ele é referido como o guardião do Braço Esquerdo do Cadáver Santo.[2]

ACT1 se assemelha a um pequeno animal neotênico. Sua cabeça é de tamanho igual ou um pouco maior que o de seu corpo, e ele flutua com dois curtos e inarticulados braços e uma única perna. Sua frente é marcada um tanto irregularmente por pequenas estrelas, atrás de círculos escuros que radiam seus pontos; enquanto quatro gavinhas saem da base de seu tronco até a aproximada altura de sua perna, tendo formatos de coração.

Em sua cabeça, ele possui duas longas orelhas de mamífero; pequenos e refletivos olhos negros; uma grande estrela no topo de sua testa, atrás da qual um círculo escuro radia aos seus pontos, e do centro do qual um fio liga à ponta de um cone ligado a região de seu nariz. Oito vestígios emanam de sua cabeça lateralmente: Dois em cima; quatro de seus lados, o mais baixo estando nas bochechas, e também cercados por um círculo escuro; e um dos dois lados de seu queixo.

Ele foi criado com um axolote em mente.[3]

A obra é conhecida por sua mudança de cores entre as mídias, a informação apresentada abaixo pode ou não ser cânon.

Corpo
(Corpo rosa com estrelas amarelo-claras e corações rosa-escuros)
Olhos(Pretos e dourados)
Bico(Amarelo)

Corpo
(Corpo salmão com estrelas amarelas e corações vermelhos)
Olhos(Gradiente roxo)
Bico(Prateado)

Corpo
(Corpo rosa com estrelas amarelas e corações magenta)
Olhos(Gradiente roxo-azul-marinho)
Bico(Prateado)

ACT2

Tusk ACT2 Appearance.png

Estreia no Mangá: SBR Capítulo 43

Tusk ACT2 é a primeira forma evoluído do Tusk, acessado quando Johnny faz progresso na técnica do Spin e usa o Retângulo Áureo.

Mecanicamente, o ACT2 um tronco e braços robustos, de proporção maior que sua cabeça. De sua cabeça são pendurados dois objetos em formato de barril. Uma unidade em formato de barril com o tamanho de sua cabeça é segurada na base de uma curta e plana coluna. Araki adicinou alguns elemntos para deixar incerto se ele é um animal ou uma máquina, como um Stand tradicional.[3]

A obra é conhecida por sua mudança de cores entre as mídias, a informação apresentada abaixo pode ou não ser cânon.

Corpo
(Corpo rosa com estrelas amarela-claras e bordas azuis-celeste)
Orelhas(Rosa com barris roxos)

Corpo
(Corpo rosa e rosa-pink, coluna violeta, e partes azul-escuras)
Orelhas(Rosa-pink com barris azul-escuros)
Estrelas
(Estrelas menores amarelas, estrelas dianteiras rosas, e estrelas maiores salmão com borda açafrão)

Corpo
(Corpo rosa e lavanda, coluna roxa, e partes azul-escuras)
Orelhas(Rosa com barris azul-escuros)
Estrelas
(Estrelas menores brancas e estrelas maiores salmão com borda amarela)

ACT3

Tusk ACT3 Appearance.png

Estreia no Mangá: SBR Capítulo 59

Tusk ACT3 é a segunda evolução do Tusk, desbloqueada quando Johnny presencia Jesus o aconselhando e encontra uma determinação de vida renovada.

Embora ele seja distintamente mais humano em forma, sua cabeça ainda é presa ao seu corpo. O ACT3 tem espinhos afiados saindo dos dois lados de baixo de cada um de seus pés triangulares e pequenas mãos em forma de disco. Em seus escuros ombros esféricos ele possui uma grande estrela; e de seu lábio superior até as costas de sua cabeça cruza uma grande protrusão lembrando um moicano.

A obra é conhecida por sua mudança de cores entre as mídias, a informação apresentada abaixo pode ou não ser cânon.

Corpo
(Corpo rosa, estrelas, tubos e espinhos dourados)
Orelhas(Douradas com esferas lavanda)
Ombros
(Ombros lavanda, estrelas vermelhas com bordas amarelas)

Corpo
(Corpo rosa, estrelas amarelo-claro, tubos e espinhos cinza-metálicos, partes azuis)
Orelhas(Rosa com esferas cinza-metálicas)
Ombros
(Ombros azuis, estrelas vermelhas com bordas douradas)

Corpo
(Corpo rosa, estrelas amarelo-claras, tubos e espinhos prateados, partes roxo-azuladas)
Orelhas(Rosa com esferas prateadas)
Ombros
(Ombros azul-marinho, estrelas vermelhas com bordas amarelas)

ACT4

Tusk ACT4 Appearance.png

Estreia no Mangá: SBR Capítulo 85

Tusk ACT4 é a última evolução do Tusk, acessada apenas quando Johnny usa o Spin Áureo.

ACT4 tem um formato humanoide e porte largo ou quadrado; com pernas, braços, mãos e dedos articulados. Sua cabeça é montada na frente de seu peito, e da parte de baixo de seu peito até seus joelhos há uma vestimenta composta de fios em formato de elipses verticais. Como Johnny, ele tem uma ferradura de cavalo em sua testa. O interior de seu corpo-cortina é vazio, e seu rosto pode se mexer como o olho do MS-05 Zaku I de Mobile Suit Gundam.[3]

A obra é conhecida por sua mudança de cores entre as mídias, a informação apresentada abaixo pode ou não ser cânon.

Corpo
(Corpo e elipses rosas, ferradura, mãos, estrelas e costura douradas)
Olhos(Olhos pretos com pontos brancos)
Ombros(Lavanda)

Corpo
(Corpo e elipses rosas, ferradura e costura cinza-metálico, estrelas amarelas)
Olhos(Olhos pretos com pontos rosas)
Mãos e Pés(Azul)

Corpo
(Corpo e elipses rosas, ferradura e costura cinza-metálico, estrelas amarelass)
Olhos(Olhos pretos com pontos rosas)
Mãos e Pés(Cerceta-escuro)

Personalidade

Tusk ACT1 possui uma consciência separada da de Johnny, já que ele é o guardião do Braço Esquerdo. Ele decide aparecer a Johnny e ajudá-lo indepentemente. O ACT1 ocasionalmente produz o som "chumimi~in".

Tusk ACT3 não demonstra nenhuma característica de personalidade além de sussurrar seu icônico "chumim~in".

Ocasionalmente vocalizando o "chumimi~in" do ACT1, o ACT4 soca enquanto incitando a expressão de Johnny originária do grito de Stand da família Kujo: "ORA ORA ORA".

Habilidades

Gerais

Apesar de ter uma forma corpórea, o poder do Tusk funciona como uma habilidade sobrenatural que Johnny deve usar pessoalmente para lutar como um pistoleiro. o Tusk ACT1 é em geral bastante fraco e não é o suficiente para desafiar a maioria dos usuários de Stand.

Com um poder destrutivo aprimorado e novas propriedades para suas balas de unha, o Tusk ACT2 é uma melhoria direta do ACT1. Ele permite que Johnny se dê melhor em combate mas limita o número de unhas a sua disposição.

Embora ele funcione identicamente ao Tusk ACT2, o ACT3 envolve Johnny diretamente se aproveitando dos buracos criados por suas balas para se reposicionar durante a batalha e aumentar suas opções. O Tusk ACT3 ainda possui todas as habilidades e limitações do ACT2.

O princípio por trás do Tusk ACT4 é derivado do uso do Giro Áureo, que requer que Johnny faça seu cavalo correr em seu "estado natural". Ao fazer isso, o cavalo produz energia rotacional na forma do Retângulo Áureo e ao combiná-lo com o Tusk, Johnny é capaz de lançar uma energia rotacional infinita. Ele pode, no entanto, criar um atalho para o processo como uma última tentativa, usando uma Bola de Aço para temporariamente galvanizar o movimento de seu cavalo.

O Tusk ACT4 é então um dos Stands mais poderosos da obra devido a energia infinita por trás dele mas também é incrivelmente difícil de usar como lado negativo.

Do contrário, o Tusk ACT4 demonstra as habilidades físicas de um Stand de curto-alcance e consegue espancar o Dirty Deeds Done Dirt Cheap.

ACT1: Unhas Giratórias

As unhas de Johnny girando

Tusk ACT1 dá a Johnny a habilidade de imbuir suas unhas com o Spin.[4]

Johnny é capaz de fazer suas unhas das mãos, e mais tarde as dos pés,[5] girarem a uma alta velocidade e dispará-las ocmo balas em até 10 metros.[2] As unhas tem um poder cutâneo incrível, capaz de cortar pedras, cortar membros fora de forma limpa,[4] ou esculpir uma árvore em um formato humanoide em segundos. No entanto, elas não possuem o poder de cortar metais.[5] Quando Johnny dispara uma unha, elas demoram um curto tempo para crescerem de volta.

Ocasionalmente, Johnny deixa as unhas ficarem em seus dedos. Quando ele põe as unhas contra o chão, seu movimento rotativo pode rapidamente tirar Johnny de perto de sua posição atual. Ele também pode usar suas unhas como arma branca de curto alcance.[5]

As unhas giratórias emitem um baixo zumbido, parecido com o de uma vespa, de acordo com Oyecomova.[6]

ACT2: Unhas do Retângulo Áureo

Johnny usa o Retângulo Áureo para energizar suas unhas

Assim que Johnny aprende como imbuir seus dedos com o Spin, de acordo com o Retângulo Áureo, ele grandemente aprimora as propriedades básicas de seus tiros.[7]

Quando Johnny ativa o Tusk, as unhas agoram rotacionam em volta de seus dedos como machados. Logo, quando ele dispara as unhas, elas possuem uma propriedade de broca, que dramaticamente aumenta o poder dos tiros. Por exemplo, um disparo é capaz de lançar um inimigo para trás a uma grande distância em impacto. Pelo outro lado, as unhas crescem consideravelmente mais lentamente, e por isso, Johnny deve poupar suas unhas ou ele irá se encontrar sem munição.[7]

Além do aumento do dano, os tiros das unhas ganham uma nova propriedade: após elas acertarem um alvo, elas desaparecem deixam um buraco negro. Esses mesmos buracos criados através da rotação podem automaticamente perseguir qualquer alvo designado por Johnny caso ele erre, deixando uma trilha escura para trás. Quando eles conseguem tocar no inimigo, os buracos os destroem ao destruir seus órgãos vitais. Os buracos encolhem e desaparecem depois de oito segundos.[7]

Quando Johnny atira uma unha com a rotação áurea, a unha demora vários minutos para crescer de volta; todavia, Johnny descobre que ao comer ervas ou beber chá, entre outras menta e camomila, ele pode acelerar o processo do crescimento. [8]

Como com o Tusk ACT1, Johnny pode fazer as unhas continuarem a girar em seus dedos sem as disparar. Ele é visto muitas vezes usando isso para coisas ordinárias como escovar seus dentes, ralar queijo e amarrar espaguete em volta de seus dedos.[9]

Por causa de sua natureza, Funny Valentine não pode usar o Dirty Deeds Done Dirt Cheap para enviar os buracos para uma dimensão paralela. É explicado que os buracos são por definição vazios e que não há o que ser enviado para longe.[10]

ACT3: Buraco de Minhoca Espacial

Johnny usando um buraco de minhoca para desviar de uma bala

Ao atirar em si mesmo com uma unha imbuida com o Spin com rotação áurea, Johnny é capaz de sugar seu corpo para dentro do buraco que ele cria.[11]

O buraco criado pelo tiro de unha, especificamente o pequeno ponto que roda infinitamente no final do buraco, se torna um buraco especia que, devido a proporção infinita do spin de Johnny, também é infinito e se torna um buraco de minhoca através do espaço. Um arremate teoriza que o espaço é um limite entre dimensões.[12] Apenas Johnny sozinho pode entrar naquele "lugar" e qualquer outra coisa sem ser ele será cortada. Essa habilidade é limitada por quanto tempo os buracos podem persistir no mundo.[13]

Ao mover o buraco enquanto seu corpo está dentro, Johnny é capaz de rapidamente se reposicionar, ou reposicionar partes dele mesmo, como suas mãos com as quais ele dispara, ou atacar de ângulos inesperados. Por causa do jeito que o buraco funciona como um buraco de minhoca, qualquer coisa enviada dentro dele irá sair pelo outro lado, embora ela será cortada. Isso inclui ataques de inimigos.[13]

Gyro considera essa habilidade um novo nível de dominação do Spin que nem a família Zeppeli conseguiu acessar com suas Bolas de Aço.

ACT4: Rotação Infinita

Valentine & D4C pegos pela rotação infinita

Tusk ACT4 incorpora a energia e rotação infinita do Spin Áureo e é capaz de usá-lo de várias maneiras.

Seguindo o princípio do Spin Áureo, a energia portada e incorporada pelo Tusk ACT4 é infinita, permitindo vários feitos do contrário impossíveis. Uma de suas primeiras habilidades demonstradas é de quebrar a barreira dimensional do D4C Love Train e entrar no espaço em que Valentine se esconde.[14] Além disso, o Tusk ACT4 quebra as leis da gravidade e logo ainda pode se mexer e provavelmente ainda influenciar Diego durante o tempo parado.[15] O dano causado pela rotação é dito provavelmente também ser infinito.[16] Como com o ACT2 e ACT3, a energia do Spin pode persistir dentro de objetos mesmo se Johnny errar o disparo de unha, e pode ser redirecionado para um alvo.[17]

Se o ACT4 tocar em alguém, ele imbui o alvo com um movimento giratório infinito. Não só uma parte separada do corpo gira, mas sim tudo incluindo células indiviauis giram em si mesmas, distorcendo o formato da vítima. Eventualmente, os alvos são desintegrados pela rotação e de acordo com Diego, enviados para outra dimensão.[18] O Spin continua para sempre e nunca deixa a pessoa ou seu Stand, lhes forçando a voltar ao lugar em que eles foram acertados ou seu equivalente em cada dimensão paralela, logo Funny Valentine não foi capaz de escapar dele apesar de trocar de dimensões e de corpo, sempre voltando ao lugar subterrâneo em que ele foi acertado. Se alguém usa uma ferramenta, como uma carruagem, para sair de perto do lugar, o Spin imbuirá a si mesmo na ferramente a destruirá, forçando o alvo a voltar para sua localização. A rotação não acaba a menos que Johnny atire no alvo com uma rotação parecida que está girando na direção oposta, resultando nas duas rotações cancelando uma a outra.[14][19][20]

O Tusk ACT4 também pode aplicar a energia do Spin de maneira mais parecida a suas formas anteriores e diretamente abrir um espaço maior onde não havia um, como mostrado na batalha de Johnny com Diego durante a qual o Stand fisicamente abre um buraco no chão e entra nos esgotos com Johnny e seu cavalo.[15]

O Spin também é transferível entre objetos, como o Diego Brando paralelo cortou sua perna fora e a jogou em Johnny, transferindo a rotação infinita ao seu usuário. Outro exemplo é quando Funny Valentine foi a um carro que ali passava tentando escapar do Tusk; a rotação infinita destruiu o carro quase instantaneamente e voltou ao Valentine.[21]

Capítulos

Book Icon.png Aparições no Mangá
Capítulos em ordem de aparição

Galeria

Curiosidades

  • Ocasionalmente, o nome do Tusk é escrito com o kanji Tsume (, lit. "Unha"), em vez de seu tradicional Kiba ().
  • Hirohiko Araki especificamente criou o Tusk ACT1 com um mascote para a Parte 7 em mente.[3]
  • Devido às leis de direitos autorais, o nome de Tusk no lançamento italiano de Steel Ball Run é escrito como "Tasuku", que é a pronunciação japonesa do nome do Stand.
  • Em uma arte conceitual no livreto de história de JOJOVELLER, Tusk ACT4 é dado o título "Tusk ACT3", sugerindo que o Tusk originalmente havia apenas três ACTs.
  • No Japão, o Tusk ACT4 também é referido por fãs como Homem do Assassinato Absoluto (絶対殺すマン Zettai Korosu Man), em referência a determinação escura de Johnny e a probabilidade do Stand eliminar seu alvo.[22][23] O coloquialismo também foi referenciado em outros animes.

Referências

Navegação do Site

Other languages: