Sandman

From JoJo's Bizarre Encyclopedia - JoJo Wiki
Jump to navigation Jump to search

Eu vou cruzar o continente e vencer essa corrida com nada além das minhas duas pernas.
—Sandman, SBR Chapter 4: September 25, 1890 - 3 Hours to Start

Sandman (サンドマン (砂男) Sandoman), nome verdadeiro Soundman (サウンドマン Saundoman), é um antagonista secundário na sétima parte de JoJo's Bizarre Adventure, Steel Ball Run.

Sandman vem de uma tribo nativo-americana do deserto do Arizona. Apesar de ser condenado por sua tribo, ele espera vencer a corrida Steel Ball Run para ganhar o dinheiro necessário para comprar as terras de seus ancestrais de volta e se torna um dos competidores mais ferozes na corrida devido a sua técnica de corrida. Ele eventualmente se alia a Funny Valentine e batalha contra Johnny Joestar e Gyro Zeppeli perto do Mississippi para pegar as suas partes do Cadáver Santo.

Sandman é um usuário de Stand, portando o In a Silent Way.

Aparência

Sandman é um homem de altura média à acima da média e um porte atlético. Ele seu cabelo em maior parte claro é usado em duas tranças cruzando seu rosto. Ele usa poucas roupas, com algumas tatuagens em seu corpo. Em cada lado de seus bíceps há uma tatuagem de uma cobra rastejando dentro de um círculo, com triângulos apontando para dentro, enquanto em seu peitoral direito há três linhas que lembram triângulos.

Esquemas de Cores

A obra é conhecida por sua mudança de cores entre as mídias, a informação apresentada abaixo pode ou não ser cânon.

Pele
(Clara, batom verde, tatuagens verdes e vermelhas.)
Cabelo(Preto e Verde)
Olhos(Verdes)
Roupa
(Tecido amarelo/laranja nos ombros, braços, e pés, roupa abdominal marrom com rebites dourados.)

Personalidade

Sandman é um nativo-americano com uma visão singular e cínica do mundo mas que também é leal a sua tribo.

Sandman espera juntar dinheiro o suficiente através da SBR para comprar as suas terras ancestrais para sua tribo

Sandman é itnroduzido como um membro mente-aberta de sua tribo, tendo sido mostrado possuir vários livros proibidos pela tribo devido a sua origem com os colonizadores brancos[3] e desenvolvido seu próprio estilo único e extraordinário de corrida enqanto ignorando as próprias técnicas de sua tribo.[4] Sandman crítica os outros membros de sua tribo, destacando a sua irmã seus pontos de vista datados e suas ideias equívocas. Ele por exemplo afirma que a ideia de reinvidicar uma terra ancestral seja um conceito velho quando a maioria da população agora pensa em um nível financeiro.[5] Apesar disso, ele é disposto a tomar o risco de participar na corrida continental a cavalo para dar as terras roubadas de sua tribo de volta ela, mostrando uma grande lealdade a sua tribo.[6]

Apesar de sua mente aberta, Sandman ainda trata o "homem branco" fundamentalmente como um inimigo e tem a ideia de que sua sociedade é governada pelo dinheiro. Ele no final se alia a Funny Valentine, trabalhando para pegar as partes do Cadáver para negociar o dinheiro necessário para comprar as terras de seus ancestrais. Sem interesse pelo cadáver e os riscos, Sandman só considera isso como uma ferramente de barganha. Quando ele confronta Johnny, Sandman também o culpa pela obsessão do homem branco por dinheiro como a razão de sua atual contenda.[7]

Sandman mostra uma grande determinação e confiança. Durante sua primeira aparição, ele notavelmente pula por de baixo de um cavalo em movimento para propositalmente ser chutado ao ar e escapar uma perseguição.[8] Descobrindo sobre a corrida Steel Ball Run, Sandman também decide abandonar sua tribo e lar sem hesitação para cruzar os Estados Unidos sozinho a pé, expressando grande confiança em suas habilidades. Porém, sua irmã também aponta que ele também é solitário e teimoso desde criança, o que o torna difícil de ser entendido por outras pessoas.[9] Sandman também não vai contra cometer ações questionáveis e prontamente luta contra Johnny e Gyro com a intenção de matá-los.

Sandman também mostra um lado honroso. Durante a primeira fase, ele usa um pouco de seu tempo para dar uma dica a Pocoloco e ajudá-lo subir um relevo[10] e, depois de ganhar o primeiro lugar na primeira fase devido a uma tecnicidade, ele faz o esforço de "retribuir" Gyro e o avisa sobre uma tempestade iminente.[11] Finalmente, embora ele estivesse pronto para matar Johnny e Gyro, ele é o único inimigo a ter tomado tempo para pedir por suas partes do Cadáver, apesar dele ter lhes ameaçado.

Sandman é muito próximo de sua irmã. Ela é a única pessoa com quem ele compartilha suas opiniões pessoais e seus pensamentos fianis são sobre ela, desejando sua felicidade.[1]

Habilidades

Stand

Artigo principal: In a Silent Way

O Stand de Sandman, In a Silent Way, lhe permite criar construtos tri-dimensionais de sons.

In a Silent Way (イン・ア・サイレント・ウェイ)Link para essa seção
InASilentWayAv.png
Habilidade
Construtos de Som Tri-Dimensionais
PDR
C
VEL
C
ALC
D
PER
A
PRC
D
DES
B

Corrida

CorridaLink para essa seção
Sandman Technique.PNG
Sandman é um atleta pré-eminente, possuíndo uma habildade e técnica fantástica em ginástica e correr; capaz de correr distâncias que outros competidores consideram sensíveis apenas por cavalos assim como se igualando a um cavalo em velocidade, e rapidamente negociar o alcance de geografias naturais.

Steven Steel explica uqe através de puro treinamento, Sandman pode fazer seus calcanhares apenas brevemente tocarem no chão quando ele está correndo, significando que ele pode "reciclar" a energia do impacto de seus pés no chão na corrida, e ao mesmo tempo preservando suas pernas da fadiga. Quando descendo uma ladeira, Sandman pode apenas saltar no relevo várias vezes para reduzir o impacto. Esse estilo de corrida permite com que ele tome atalhos através de obstáculos naturais que cavalos não podem cruzar.

História

Passado

Sandman nasceu em uma tribo nativa no deserto do Arizona. De acordo com Sandman, o nome Sandman é o que o homem branco passou a chamá-lo por engano. A tradução correta de seu nome seria Soundman. Na língua de sua tribo, ele é conhecido como "aquele que cria som" (「音」をかなでる者 "Oto" o kanaderu Mono). Sandman nunca se deu bem com sua tribo por causa de seu ponto de vista único e teimosia. Com o passar dos anos, Sandman desenvolveu uma técnica de corrida especial que lhe permite correr longas distâncias sem ter que descansar, com nem sua tribo ou o homem branco a reconhecendo.

Antes da Corrida

Sandman descobre sobre o prêmio da SBR e decide participar pelo bem de sua tribo

Certo dia, Sadnamn vê um homem branco treinando na terra de sua tribom as o deixa em paz. Depois do homem sair, ele pega os jornais e livros para ler e entender melhor o jeito de pensar de seus inimigos. Quando a tribo descobre os livros em sua tenda, eles o caçam para escalpelá-lo. Ele vai para baixo de um cavalo de propósito e é chutado no ar para subir uma formação rochosa e escapar dos membros de sua tribo. Quando os índios miram suas flechas nele, ele usa seu Stand para desaparecer.

Sandman é encontrado por sua irmã, que bate nele e o repreende. Porém, Sandman se recusa a voltar para a tribo e se desculpar pelo que ele vê como as melhores ações pelo bem de usa tribo. Mostrando a sua irmã um jornal, ele explica que ele espera participar da Steel Ball Run, uma corrida organizada pelo homem branco, e tomar o prêmio para comprar as suas terras ancestrais. Sua irmã o apoia e lhe dá uma esmeralda, uma lembrança de seus pais.

Aproximadamente três horas antes do começo da corrida, Sandman chega na praia de San Diego e é dado a instrução do escritório de registro por Gyro Zeppeli. O balconista inicialmente lhe rejeita mas Sandman mostra sua esmeralda a ele e o funcionário a pega e pergunta onde ele pode encontrar amis. Sandman cobre seus olhos com terra como vingança e obtem seu registro na Steel Ball Run.

A Primeira Fase

Sandman tem a liderança durante o final da 1° fase

Na primeira fase, Sandman toma uma rota incomum graças a sua agilidade superior. Depois de pular uma fenda que poderia agir como um atalho para qualquer cavaleiro que ousaria cruzá-la, Sadman vê um competidor, Pocoloco, tentar pular para cruzá-la. Sandman aconselha que Pocoloco use sua corda, ajudando o cavaleiro a sobreviver seu salto ao pegar uma formação rochosa e usá-la para puxar a si mesmo para cima. Sandman continua sua corrida pelas zonas rochosas da primeira fas para tomar um atalho e eventualmente alcançar os competidores que estão na liderança, Pocoloco e Gyro Zeppeli. Gyro Zeppeli sem querer joga uma bola de aço no caminho de Sandman, destruíndo a pedra abaixo de seus pés. Isso mal incomoda Sandman que continua a correr pelas pedras enquanto o cavaleiro deve evitá-las. Na parte final, Sandman fica em primeiro. Porém, essa parte é onde os cavalos começam a galopar em velocidade máxima enquanto a energia de Sandman começa a acabar. Apesar de sua velocidade tremenda, os cavaleiros o alcançam e ele acaba em segundo lugar, atrás de Gyro Zeppeli. Sandman vai até a área de descanço para beber água e comer. Porém, os juízes da corrida chocantemente colocam Gyro no 21° lugar por ter inferferido com a corrida de Sandman. Sandman acaba sendo o vencedor da primeira fase.

O Resto da Corrida

Sandman dá uma dica a Gyro para retribuir sua vitória improvável

Pelo resto da corrida, Sandman não interage muito com Johnny Joestar e Gyro, permanecendo entre a liderança. Em certo ponto, ele negocia com o governo e aceita trabalhar para eles para comprar as terras de seus ancestrais em vez de vencer a corrida. Durante a quarta fase, ele cruza caminhos com Johnny e Gyro. Para retribuir a vitória injusta da primeira fase, Sandman lhes conta que uma tempestade virá em breve e conta ter visto Diego Brando ir para o norte. Na Cidade do Kansas após a quarta fase, ele se encontra com Diego Brando e mostra sua habilidade ao jóquei.

Sandman trabalha com Diego Brando. Na quinta fase perto do Mississippi, Sandman e Diego atacam Johnny, permanecendo escondido no milharal, combinando suas habilidades para criar dinossauros que carregam efeitos sonoros letais. Sandman arma um celeiro com um som cutâneo e faz o mesmo com Dot Han. Gyro perde suas bolas de aço tentando atacar Dot Han e salvar Johnny. Diego e Sandman enviam uma horda de dinossauros com sons cutâneos e flamejantes para atacá-los, os forçando a ir para perto do rio. Gyro repele os dinossauros com o Spin e a dupla se refugia na água, mas Sandman cria vários outros construtos e envia seus sons cutâneos para a água. Gyro é desmembrado. Quando Johnny o vê e chama por ajuda, Sandman aparece para esfaquear Norisuke Higashikata I e se livrar de uma testemunha antes que ele revele sua verdadeira natureza.

Sandman tenta assassinar Johnny e Gyro mas falha

No entanto, Johnny entende a lição que Gyro passou a ele e desbloqueia o Tusk ACT 2 com o poder do Retângulo de Ouro. As unhas empoderadas de Johnny deixam buracos sempre elas atiram e esses buracos automaticamente vão atrás do inimigo e destroem seus construtos. Se protegendo das unhas com sons, Sandman ainda tem de evitá-las. Ele sobe em uma árvore em que os buracos também sobem mas Sandman os evita e eles desaparecem. Sandman muda de estrategia e decide focar em Johnny. Usando seu escudo, Sandman reflete as unhas de Johnny e até fica em cima dele para levitar acima do chão, além do alcance dos buracos. Ele salta para atacar e Johnny aparentemente erra. Porém, a unha de Johnny acerta uma borboleta que pousa no ombro de Sandman. O buraco converge em seu coração e Sandman o cobre com sua mão, a sacrificando para salvar sua vida. Parece que a munição de Johnny se esgotou mas ele revela ter feito uma bala com a fivela do cinto de Gyro. Sandman ataca mesmo assim e é acertado na garganta. Sandman morre por causa desse ferimento, seu último pensamento é de sua irmã, rezando por sua felicidade.

Capítulos

Book Icon.png Aparições no Mangá
Capítulos em ordem de aparição

Frases

Quote.png Frases
  • O homem branco é o inimigo. Mas, proteger a si mesmo ao entender a cultura do inimigo é outra maneira. A maneira de pensar da nossa tribo não funcionará nos tempos de hoje. Todo mundo pensa que estamos sendo roubados da terra de nossos ancestrais. Mas o conceito básico do homem branco é o dinheiro. Não há mais tal coisa como a terra dos ancestrais. Esse lugar pertence a pessoa que tem dinheiro.
    —Sandman, SBR Chapter 1: The Steel Ball Run Press Conference
  • Eu cruzarei o continente somente com meus pés.
    —Sandman, SBR Chapter 4: September 25, 1890 - 3 Hours to Start
  • Vencer a corrida e conseguir dinheiro é desejável... mas pegar suas partes do Cadáver seria mais rápido. A Coluna, o Braço Esquerdo, o Olho Direito... Eu ouvi que vocês dois tem essas partes...? Isso é um dispositivo de barganha muito mais desejável. Quando eu preciso negociar com esse país...
    —Sandman, SBR Chapter 43: Silent Way, Part 4
  • Eu preciso comprar a terra dos meus ancestrais de volta. Para nossa tribo sobreviver nesses tempos de mudança, precisamos de dinheiro. Eu sinto pena de vocês dois, mas eu não sinto culpa. Foi isso que seu povo estabeleceu para vocês. Dinheiro acima de tudo.
    —Sandman, SBR Chapter 43: Silent Way, Part 4
  • Meu Stand... In a Silent Way! O som que ele cria irá estraçalhar seu corpo em pedaços com um golpe só...
    —Sandman, SBR Chapter 44: Silent Way, Part 5
  • Sandman? Esse é um nome que me foi dado por engano por seu povo. O nome verdadeiro é Soundman. O povo da minha tribo me chama de "Aquele Que Cria Som" na nossa língua nativa. (『サンドマン』………?それは白人が勝手に聞き間違えて呼んだ名前 直訳は「サウンドマン」 我が部族の言葉で「音」をかなでる者と呼ばれている"Sandoman"...? Sore wa hakujin ga katte ni kiki machigaete yonda namae. Chokuyaku wa 'Saundoman'. Waga buzoku no kotoba de 'Oto' o Kanaderu Mono to yoba rete iru)
    —Sandman, SBR Chapter 44: Silent Way, Part 5
  • Eu não sinto nem um pouco de remorso, ou até equivalente ao menor grão de areia no deserto. Não mesmo... A única preocupação que eu tenho é por minha irmã, que eu deixei na minha terra natal. Eu quero que ela seja feliz... Minha única oração é para ela...
    —Os últimos pensamentos de Sandman, SBR Chapter 44: Silent Way, Part 5

Novels

JORGE JOESTAR

A informação abaixo é derivada de uma fonte que não foi escrita pelo Araki. Como tal, ela pode ou não ser considerada cânon.

Na light novel JORGE JOESTAR, uma encarnação de Sandman aparece no 37° universo chamada de Goyathlay Soundman (ゴヤスリー・サウンドマン Goyasurī Saundoman). Seu nome é baseado em Geronimo, um líder proeminente na tribo nativo-americana Apache, cujo nome pode ser alternativamente escrito como Goyathlay na língua apache. Em vez de um Stand, Goyathlay Soundman porta um Bound chamado Dune. Ele possui a habilidade de absorver areia de qualquer ambiente e manipular a areia em formatos diferentes, permitindo com que ele seja invulnerável a maioria dos ataques.

Dune (デューン)Link para essa seção
JorgeDuneAv.jpg
Estreia
JORGE JOESTAR Chapter 10: H.G. Wells
Habilidade
Imitação & Manipulação de Areia
Soundman e Dune

A tribo de Soundman é nativa do deserto. Certo dia quando criança, seu corpo de repente 'entendeu' a areia, e a areia o entendeu. Ele e a areia de seu ambiente então se absorvram. Soundman eventualmente se torna um cientista e depois um astronauta na espaço-nave H. G. Wells.

Soundman com os outros astronautas

Quando Narancia Ghirga (Universe 37) tenta atacar os outros astronautas com seu Stand U-Boat, Soundman invoca o Dune. Narancia esmurra Jorge Joestar fazendo com que o dente de Jorge voe em direção de Soundman mas o Dune lança o dente para longe. No entanto, gotas de sangue do dente caem no rosto de Soundman. U-Boat dispara misséis em Soundman mas o Dune os protege com a areia e contem as explosões. Narancia então tenta disparar misséis de dentro do corpo de Soundman fazendo com que a parte de trás do traje espacial de Soundman exploda. Apesar da explosão, as costas de Soundman ficam bem depois já que seu corpo é composto de areia.

Soundman envia sua areia para fora da espaço-nave para investigar Marte mas ele é pego pelo Eyed Balloon, fazendo com que a areia fique fora do controle de Soundman. O Eyed Balloon então agarra sua espaço-nave com seus tentáculos. Soundman decide que ele deveria sair da espaço-nave para ouvir as areias de Marte e ver se ele pode entendê-las. Funnier Valentine diz que ele tem certeza de que Soundman poderá virar amigo de Marte e então Enrico Pucci (Universe 37) decide ir junto de Soundman também. Funnier diz que eles tem três minutos e se eles não voltarem a tempo, ele sairá sem eles. Eles viajam para fora da espaço-nave usando o submarino U-Boat de Narancia. Soundman eventualmente consegue se comunicar com as areias de Marte e eles se tornam um só com seu corpo, transformando o DUne em um pilar gigante de areia.

Enquanto isso, Funnier havia acabado de assassinar Pocoloco Tripleseven (Universe 37) e tenta matar Soundman também. Funnier dispara vários tiros ocm seu Stand Rear Window mas Soundman havia protegido seu corpo com o pilar de areia do Dune. Soundman entra na espaço-nave H. G. Wells novamente em menos de dois minutos, quebrando a porta da espaço-nave. Funnier dispara vários tiros novamente mas as balas são absorvidas pela areia do Dune, enquanto isso Soundman salta para cima de Funnier. Não conseguindo ver pois sua cabeça está coberta pela areia do Dune, Soundman enlouquece, girando e chutando selvagemente. Jorge então informa Soundman que Funnier está tentando fugir.

Assim qeu Soundman tenta olhar ao tirar a areia cobrindo seu rosto, o Stand de Funnier dispara uma bala na testa de Soundman. O traje de areia de Soundman se esvai e ele morre.[12]

Galeria

Curiosidades

  • A habilidade de corrida de Sandman pode ter sido inspirada pela tribo nativo-americana Tarahumara, conhecida pela corrida contínua à longua distância de ~320 km.

Referências

  1. 1.0 1.1 1.2 SBR Chapter 44: Silent Way, Part 5
  2. 2.0 2.1 [citação necessária]
  3. SBR Chapter 1: The Steel Ball Run Press Conference, p.3
  4. SBR Chapter 1: The Steel Ball Run Press Conference, p.8
  5. SBR Chapter 1: The Steel Ball Run Press Conference, p.19
  6. SBR Chapter 1: The Steel Ball Run Press Conference, p.25
  7. SBR Chapter 43: Silent Way, Part 4, p.52
  8. SBR Chapter 1: The Steel Ball Run Press Conference, p.11-12
  9. SBR Chapter 1: The Steel Ball Run Press Conference, p.20
  10. SBR Chapter 7: Pocoloco and Sandman, p.13
  11. SBR Chapter 36: The Green Tomb, Part 1, p.13-14
  12. JORGE JOESTAR Chapter 10: H.G. Wells

Navegação do Site

Other languages: