Velha Enya

From JoJo's Bizarre Encyclopedia - JoJo Wiki
< Enya the Hag(Redirected from Velha Enya)
Jump to navigation Jump to search

Só uma ferida é tudo que eu preciso... e então o "Justice" fará o resto!
—-Enya, Capítulo 158

A Velha Enya (エンヤ婆 Enya-bā), também conhecida como Enya Geil (エンヤ・ガイル Enya Gairu), é uma antagonista primária na terceira parte de JoJo's Bizarre Adventure, Stardust Crusaders, especificamente no arco "Justice". Ela também é mencionada várias vezes na quarta parte, Diamond is Unbreakable, e na quinta parte, Vento Aureo.

Enya tem uma posição alta entre as pessoas de confiança de DIO. Ela é a mãe de J. Geil; e após a morte de seu filho, embosca o grupo de Jotaro sozinha com a ajuda de seu Stand de névoa, Justice.

Em Diamond is Unbreakable, é revelado que ela teve um papel chave em desenvolver a população de usuários de Stand quando ela adquiriu o Arco e Flecha, e em Vento Aureo é revelado que ela comprou ditas flechas de Diavolo.

 Aparência

Enya é uma mulher idosa de pequena estatura com um cabelo branco largo. Seu rosto enrrugado é dominado por seus grandes olhos e boca desdentada. Ela veste robes largos. Ela é às vezes mostrada com dentes; e como seu filho, ela possui duas mãos direitas. Enya usa um taco grande de madeira (maior do que ela) como bengala.

Quando ela se disfarça como a dona de um hotel, ela usa ataduras em sua mão esquerda para prevenir que sua segunda mão direita seja vista pelos heróis.

Esquemas de Cores

A obra é conhecida por sua mudança de cores entre as mídias, a informação apresentada abaixo pode ou não ser cânon.

Skin(Fair)
Hair(White)
Eyes(Light Brown)
Outfit
(Tan coat and robes. Magenta headbands, scarf, and sash with gray stripes. Golden and blue accessories.)
Shoes(Brown)

(Normal)
Skin(Gray)
Hair(Blond)
Eyes(Gray)
Outfit
(Brown coat over burgundy robes. Red headband with gray stripes. Brown headband, scarf, and sash with gray stripes.)

(Disfarçada)

Skin(Brown, dark bindi.)
Hair(White with brown eyebrows.)
Eyes(Gray)
Outfit(Dark shroud. Red bra and high heels.)
Accessories
(Golden necklaces and cuffs with green, red, and blue jewels.)

(Normal)
Skin(Tan)
Hair(White)
Eyes(Black)
Outfit
(Brown coat over yellow robes. Blue headband with orange stripes.)

(Disguised)

Skin(Brown, lavender lipstick.)
Hair(White)
Eyes(Lavender)
Outfit
(Brown shroud. Red bra and yellow high heels. Red and golden accessories.)

Skin(Brown)
Hair(Silver)
Eyes(Gray)
Outfit
(Brown coat over dark brown robes with a green sash. Burgundy headbands and scarf with green stripes.)
Accessories(Golden)

Personalidade

Enya é uma velha maligna dedicada à causa de DIO.

Enya é uma vingativa e sanguinária serva de DIO

Como serva de DIO, Enya é bastante malevolente. Seu primeiro ato é enviar sete usuários de Stand para assassinar o grupo Joestar.[2] Quando ela usa o Justice, Enya também toma prazer em humilhar suas vítimas, talvez por desejo de vingança, e já, por exemplo, forçou Hol Horse a engolir sua mão e então atirar em si mesmo com seu próprio Stand,[3] mas também quis fazer Polnareff lamber vasos sanitários.[4] Enya trata a vida de forma materialista, alegando que humanos vivem para obter o que eles querem, seja dinheiro, sexo ou poder.[5] Ela também gratuitamente acertou um gato com uma bengala sem motivo.[6]

Enya é uma dos seguidores mais devotos de DIO. Ela notavelmente o trata ele como seu mundo, acreditando que com seu Stand The World, ele é invencível e os Joestars não possuem esperanças de derrotá-lo;[7] ela idotralava DIO tanto que ela recusou a acreditar que ele ordenou sua execução.[8] Fascinada pelo vampiro, sua ambição era de ficar ao seu lado e presenciar sua vida.[2]

Como uma mãe, Enya ama seu filho J. Geil profundamente à um ponto doentio. Por causa de seu serviço a DIO, ela o vê como um homem nobre e assume que os heróis apenas o derrotaram através de um truque sujo.[9] Ao mesmo tempo, ela pareceu ignorar ou não tem opinião sobre os crimes que ele cometeu. Ela compartilha uma ligação com seu filho que faz com que ela receba o mesmo dano que ele, e é através dessa ligação que ela descobre como seu filho foi morto pelo Polnareff. Horrorizada pelo destino de seu filho, Enya brevemente chora pela morte de seu primogênito antes de sucumbir ao seu ódio e jurando matar o grupo Joestar ela mesma. Ela também queria Hol Horse morto assim que ela descobriu que ele não ajudou J. Geil Contra Polnareff, alegando que ele teve tanta culpa pela sua morte quanto os Crusaders.[10]

Habilidades

Stand/pt-br

Artigo principal: Justice

O Stand de Enya é o Justice; uma massa humanoide fantasmagórica permitindo que ela crie ilusões e controle os movimentos de seus alvos através de ferimentos em seus corpos. Justice é o Stand que representa a carta do tarô "A Justiça", que serve como uma lembrança de que toda ação tem suas consequências e responsabilidades. Enya representa isso através de seu desejo de matar todos envolvidos na morte de seu filho para trazer justiça por ele contra seus assassinos, mostrando que a decisão de matá-lo traria consequências sérias para eles.

' (ジャスティス(正義))Link to this section
JusticeMangaAv.png
Habilidade
Névoa Ventriloca
PDR
D
VEL
E
ALC
A
PER
A
PRC
E
DES
E

Mesmo idosa, Enya é mostrada sendo muito rápida e consegue se igualar com um jovem adulto; até mesmo abordando uma luta justa contra o Silver Chariot do Polnareff usando apenas um par de tesouras. Enya possui conhecimento esotérico relacionado a Stands e fenômenos aparentemente inesperados.

História

Passado

Enya comprou cinco Flechas criadoras de Stand de um Diavolo jovem e usou um deles em DIO para que ele despertasse seu Stand, e por consequência os da família Joestar. Outras flechas foram mais tarde dadas a indivíduos como Mansaku Nijimura e Yoshihiro Kira.

Stardust Crusaders

Enya & DIO

Enya é introduzida como a confidente de DIO e confiantemente alega que os sete usuários que ela enviou à Ásia, entre eles seu filho J. Geil, irão acabar com o grupo Joestar.

Entretanto, todos sete usuários de Stand falham e seu filho é morto, fazendo com que ela chore e jure se vingar dos Crusaders enquanto dizendo que servir DIO é o único propósito que a resta. Ela então usa seu Stand para transformar um cemitério no deserto em uma grande cidade em Multan, no Paquistão, usando pessoas como bonecos.

Quando o grupo Joestar chega na cidade, Enya os cumprimenta e os convida para seu hotel. Entretanto, ela quase se entrega ao chamar Joseph Joestar por seu sobrenome por impulso e se torna alvo das suspeitas de Jotaro. Hol Horse também chega e a cumprimenta mas Enya, acreditando que Horse havia traído seu filho, o esfaqueia no braço para controlá-lo e Horse atira em si mesmo com seu Emperor.

Enya ataca Polnareff

Enya, ao ouvir Jean Pierre Polnareff descer as escadas, se agacha e finge ter caído. Polnareff a ajuda e começa a conversar, perguntando onde sua família está. Fazendo isso, Polnareff enfurece Enya não-intencionalmente pois ele continua a lembrando sobre como ele matou seu filho. Enya tem problema em não atacar Polnareff ali mesmo. Entretanto, Hol Horse revela que ele ainda estava vivo e avisa Polnareff sobre o ataque de Enya, a forçando a tentar esfaquear Polnareff com tesouras e perseguí-lo com uma multidão de bonecos cadáveres enfurecidamente. Polnareff se tranca no banheiro. Ela consegue, entretanto, finalmente cortar sua língua com um de seus bonecos e o força a lamber o vaso do banheiro em que ele se trancou.

Quando Jotaro chuta a porta, Enya dirige Jotaro à localização de Polnareff no banheiro mas faz o erro de chamar Jotaro pelo seu nome, expondo sua identidade como uma dos usuários de Stand de DIO, sua desculpa de que ele havia escrito seu nome talão de cheques sendo anulada pelo fato de que ele assinou seu nome como "Qtaro" em vez de "Jotaro". Ela então ataca Jotaro com um de seus cadáveres, mas Jotaro os joga para trás, mas falhando em prevenir com que o cadáver de um bebê fira sua perna. Enya se gaba sobre derrotar Jotaro com o amorfismo de seu Stand, mas Jotaro ameaça sugar seu Stand. Enya percebe que é tarde de mais, com o Star Platinum sugando todo seu Stand, fazendo com que ela desmaie por causa de asfixiação.

Enya é morta por um broto de carne

Enya é mais tarde levada à Karachi para que os heróis possam interrogá-la sobre a habilidade de DIO. Quando ela acorda, ela reconhece Steely Dan e tenta explicar que ela não revelou nada. De qualquer jeito, Steely Dan revela que DIO ordenou sua execução porque ela sabe de mais e ativa o broto que DIO havia plantado nela. Agonizando por causa do broto de carne dentro dela, Enya é questionada sobre a habilidade de DIO pelo Joseph. Entretanto, ela recusa a acreditar que DIO não confiaria nela e se mantem quieta. Ela subsequentemente morre.

No OVA, sua luta é diferente. Ela usa o Justice para mudar sua aparência para a de uma jovem mulher (que poderia ser uma referencia a Nena, que não faz uma aparição no OVA). Ela mais tarde volta a sua aparência normal e acompanha o grupo agindo como uma idosa inocente, mas ela é descoberta quando Jotaro usa o truque do cigarro que ele usou no Capitão Tennille Impostor no mangá e anime. Quando derrotada, o broto dela a mata sozinho, já que Steely Dan não aparece.

Capítulos / Episódios

Book Icon.png Aparições no Mangá
Capítulos em ordem de aparição

TV Icon.png Aparições no Anime
Episódios em ordem de aparição

Frases

Quote.png Frases
  • [Sobreviver] é conseguir o que você deseja. Esse é o objetivo que todos possuem. As pessoas querem dinheiro, fama, amantes... heeheehee...
    —Enya, Chapter 130: Strength, Part 1
  • Dessa vez, eu, Enya Geil, vou acabar com vocês eu mesma! Com meu próprio Stand... a carta da "Justiça"!!
    —Enya, Chapter 154: Justice, Part 1
  • Parece que o Justice quer dançar com você!
    —Enya, Chapter 156: Justice, Part 3
  • "Justice" sempre vence!
    —Enya, Chapter 156: Justice, Part 3
  • Só uma ferida é tudo que eu preciso... e então o Justice fará o resto!
    —Enya, Chapter 158: Justice, Part 5
  • Você consegue socar a névoa com seus próprios punhos?! Você consegue cortar a névoa com sua espada?! Você consegue atirar na névoa com sua arma?! É tudo inútil! Inútil!! Kyakyakekekeke!!
    —Enya, Chapter 159: Justice, Part 6
  • Mestre DIO! um dia, você reinará o tempo! Todo dia seu poder crescerá! Você deve acreditar que pode se mover enquanto o tempo está parado! Deve ser natural, do jeito que uma pessoa inspira e expira! Deve ser tão fácil de fazer, como quebrar um lápis! O mais importante é acreditar que você consegue! Você tem o poder de fazer o impossível! E apenas então... você irá controlar seu Stand verdadeiramente! Você é o mestre do mundo! Faz total sentido que você seria o mestre do tempo também!! Geekekekkekeke!
    —Enya, Chapter 257: DIO's World, Part 11

Jogos

RPG de JoJo (SFC)

Enya aparece como um dos vilãos do jogo; entretanto, seu papel e termos de batalha são mudados, ela sendo responsável por pôr o Stand Lovers dentro da cabeça do Joseph (já que o Steely Dan foi removido do jogo).

Cult Jump (GB)

Enya aparece como um dos dez personagens de Jojo's Bizarre Adventure que aparecem no jogo.

Heritage for the Future (PS1/DC/Arcade)

Apenas em portes de console, Enya aparece como uma inimiga encarada em uma batalha especial. O jogador deve derrotar um certo número de zumbis (controlados por seu Stand) até ela aparecer na tela, que é quando o jogador deve acertá-la até sua barra de vida acabe. Em vários pontos durante a batalha, Justice irá aparecer sobre o campo de batalha e o jogador deve pular para evitar ser esmagado por um ataque do Stand. Jotaro é o personagem que encara essa fase no Modo Super História, mas Joseph, Polnareff, Kakyoin (incluíndo o Kakyoin Novo), Iggy, Avdol e também são jogáveis no Modo Galeria.

Eyes of Heaven (PS3)

Enya aparece como um NPC no modo história trabalhando para o DIO Ascendido. Ela invoca cadáveres para atacar os heróis em um minigame, em uma tentativa de roubar suas partes do Cadáver Santo.

JoJo's Pitter-Patter Pop! (Android/iOS)

PPPCharNameBG.png
Enya

EnyaPPP.png EnyaStandPPP.png

WhitePPP.png
PPPVerBG.png
Corpse-Manipulating Old Woman ver.
Rarity: PPPBR.png
Max Power: 880 (Lvl 50) / 1960 (Lvl 80)
EnyaPPPFull.pngEnyaStandPPPFull.png
PPPGridOff.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOff.png
PPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.png
PPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.png
PPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.png
PPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.png
PPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.png
Skill Lv 1
# of Enhanced Panels: 6
Cooldown: 95
PPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.png
PPPGridOff.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOff.png
PPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.png
PPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.png
PPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.png
PPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.png
Skill Lv 2
# of Enhanced Panels: 10
Cooldown: 95
PPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.png
PPPGridOff.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOff.png
PPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.png
PPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.png
PPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.png
PPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.png
Skill Lv 3
# of Enhanced Panels: 10
Cooldown: 90
PPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.png
PPPGridOff.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOff.png
PPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.png
PPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.png
PPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.png
PPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.png
Skill Lv 4
# of Enhanced Panels: 12
Cooldown: 90
PPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.png
PPPGridOff.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOff.png
PPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOn.pngPPPGridOn.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.png
PPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.png
PPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.png
PPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.pngPPPGridOff.png
Skill Lv 5
# of Enhanced Panels: 12
Cooldown: 85

Galeria

Referências

  1. Justice - Vol.3 "Shueisha Jump Remix Stardust Crusaders Edition" p.70-71 The Secret of JOJO Characters
  2. 2.0 2.1 Chapter 130: Strength, Part 1, p.7
  3. Chapter 156: Justice, Part 3, p.17-19
  4. Chapter 158: Justice, Part 5, p.16
  5. Chapter 130: Strength, Part 1, p.2
  6. Chapter 147: Empress, Part 2, p.5
  7. Chapter 130: Strength, Part 1, p.4
  8. Chapter 161: Lovers, Part 2, p.6
  9. Chapter 147: Empress, Part 2, p.3
  10. Chapter 156: Justice, Part 3, p.13

Navegação do Site

Other languages: