JoJo's Bizarre Adventure - Episódio 4

From JoJo's Bizarre Encyclopedia - JoJo Wiki
< Episode 4(Redirected from Episódio 4)
Jump to navigation Jump to search

O vento forte que sopra sobre o Oceano Ártico deu origem aos temíveis Vikings. Somente quando somos atirados de cabeça no cadinho da adversidade é que estamos à altura do desafio. O que um copo de vinho criará esta noite?
Will Anthonio Zeppeli, afirmando a natureza da lição final de Jonathan para Speedwagon

Sobrecarga (波紋疾走(オーバードライブ) Ōbādoraibu)[1] é o quarto episódio do anime de JoJo's Bizarre Adventure. É também o quarto episódio de Phantom Blood. Ele cobre do Capítulo 17 ao Capítulo 23 do mangá.

Jonathan é vitorioso, mas Dio escapa. Jonathan então conhece Will Anthonio Zeppeli, um italiano misterioso que o ensina sobre o uso do Hamon, um poder utilizado para lutar contra Vampiros.

Enredo

Três dias após a batalha entre Jonathan e Dio, Speedwagon decide visitar Jonathan no hospital. Do lado de fora da porta do quarto de Jonathan, ele olha para dentro e vê uma jovem cuidando das feridas de Jonathan. Speedwagon percebe que suas mãos estão inchadas e manchadas de sangue, como se ela tivesse tratado as queimaduras dele milhares de vezes. Jonathan acorda e reconhece a mulher como sua namorada de infância, Erina Pendleton. Os dois começam a conversar enquanto Speedwagon se retira friamente.

Em algum lugar de Londres, Jack o Estripador está ocupado esfaqueando uma jovem, mas é interrompido quando Dio aparece em uma cadeira de rodas sendo empurrado pelo zumbificado Wang Chan. Dio possui um manto cobrindo a maior parte de seu corpo, mas podem ser vistas queimaduras ao redor de seu rosto e mãos. Dio usa algum tipo de controle mental em Jack e começa a drenar seu sangue, transformando-o em um zumbi

Will Antonio Zeppeli se apresenta a Jonathan

No dia seguinte, Jonathan é visto usando uma bengala ao contornar os destroços de sua casa, tentando garantir que a máscara e Dio tivessem sido destruídos. Ele finalmente desiste e decide dar um passeio com Erina. Durante a caminhada, um homem misterioso aparece em um muro de pedra próximo, comendo um sanduíche. O homem de repente salta no ar enquanto está sentado e se lança contra Jonathan. O dedo mindinho do homem empala-se nos pulmões de Jonathan, temporariamente impedindo sua respiração, mas surpreendentemente curando seu braço fraturado. O homem revela ser Will Anthonio Zeppeli, um mestre das artes marciais treinado nos caminhos do Hamon. Ele leva Jonathan e Erina para um lago próximo, onde demonstra o poder do Hamon golpeando um sapo em uma pedra. Estranhamente, a onda de choque de seu ataque atravessa o sapo e estilhaça a rocha embaixo dele, deixando o sapo ileso. Zeppeli então revela que Dio e a Máscara de Pedra não foram destruídos, e seu propósito é terminar o trabalho. Jonathan fica surpreso e agarra o galho de uma árvore próxima. Zeppeli percebe que as flores começam a desabrochar no galho que ele está segurando e ele percebe que Jonathan pode ter um grande potencial como usuário de Hamon.

Dio se refugia em uma mansão

Dio se refugiou em uma mansão e está drenando o sangue de humanos para curar suas feridas. Ele é visto drenando o sangue de uma mulher e, em seguida, jogando o cadáver para um zumbificado Jack o Estripador comer.

Na semana seguinte, Jonathan treina sob a tutela de Zeppeli para dominar o poder do Hamon. Os dois fazem uma pausa e Zeppeli conta a Jonathan o motivo pelo qual ele está atrás da Máscara de Pedra. Quando Zeppeli era jovem, ele se juntou à equipe de escavação de ruínas de seu pai erudito e viajou pelo mundo. Durante uma de suas expedições, eles descobriram a Máscara de Pedra em uma antiga ruína no México. Na viagem de barco para casa, alguém vestiu a máscara e matou todos os homens do navio. Zeppeli conseguiu escapar brevemente pulando na água, mas a pessoa que usou a Máscara de Pedra continuou a persegui-lo. Pouco antes de quase ser morto, no entanto, o sol nasceu no horizonte; o homem se desintegraou com a luz do sol, mas não antes de Zeppeli perceber que o homem era na verdade seu pai.

Jack o Esripador embosca o grupo

Depois que Zeppeli ensina a Jonathan uma técnica chamada Soco Estendido, Speedwagon aparece e anuncia que Dio foi visto na cidade de Windknight's Lot. O grupo parte imediatamente em uma carruagem. Aparentemente, a única maneira de entrar na cidade é através de um túnel na montanha, onde uma vez dentro, o grupo é atacado por Jack o Estripador. No início, Jack lança um monte de bisturis de dentro de seu corpo, mas Zeppeli é capaz de desviá-los infundindo seu vinho com Hamon e lançando-os como projéteis. Zeppeli então usa um Chute Hamon em Jack e derrete metade de seu rosto. Jack salta para trás e agarra uma espada presa no teto do túnel. Seu verdadeiro propósito é revelado como uma alavanca que abre uma passagem na lateral do túnel, pela qual Jack esgueira. Zeppeli entrega a Jonathan uma taça de vinho e diz a ele para derrotar Jack sem derramar uma gota dela, para que ele não enfrente as consequências.

A passagem se abre para um corredor maior, onde Jonathan é atacado por Jack brevemente. Jonathan se concentra em sua taça de vinho e percebe que pode extrair o poder do Hamon utilizando as ondulações do vinho. Ele carrega o Sendō Hamon Overdrive e soca uma parede próxima. A onda de choque atravessa a parede e consegue atingir Jack, que por acaso estava esperando por ele naquela esquina. Jack é atingido e voa para trás, contra a parede oposta, se desintegrando.

Aparições

Personagens
Will Anthonio Zeppeli/pt-br
(1ª Aparição)
Jack the Ripper
(1ª Aparição) (Morte)
Will A. Zeppeli's Father
(1ª Aparição) (Flashback) (Morte)

Créditos

Equipe
Script (脚本)
Shogo Yasukawa[1]
ヤスカワ ショウゴ
Storyboard (絵コンテ)
Masashi Abe[1]
阿部 雅司
Diretor do Episódio (演出)
Masashi Abe[1]
阿部 雅司
Diretor da Animação (作画監督)
Toshimitsu Kobayashi
Shunryo Yamamura[1]
小林 利充
山村 俊了
Diretor Cooperador da Animação (作画監督協力)
糸井 恵
宝谷 幸稔
横山 謙次
亀井 隆広
Diretor Assistente da Animação (作画監督補)
Katsuya Shigehara
Kotaro Nakamori
重原 克也
中森 晃太郎
Animação Chave (原画)
Isao Sugimoto
Nozomi Onuki
Kotaro Nakamori
Chinatsu Ishida
Nozomi Sakamoto
Yoshiko Takemoto
Shiori Nakasone
Katsuya Shigehara
Takayoshi Hashimoto
Yui Kinoshita
Miho Tanaka
Daiki Matsuura
Kana Miyai
Kosuke Iwanaga
Daisuke Agata
Hideaki Matsuoka
Lee Eun Yeong
Kim Myoung Hyuu
Miyuki Sasagawa
Kan Ogawa
Jin Hirakawa
Seo Jung Ha
Motohiro Kobayashi
Eri Kojima
Takaki Inoue
Takashi Nakamichi
杉本 功
大貫 希
中森 晃太郎
石田 千夏
阪本 望実
竹本 佳子
中曽根 詩織
重原 克也
橋本 貴吉
木下 由花
田中 美穂
松浦大樹
宮井 加奈
岩永 浩輔
阿形 大輔
松岡 秀明
Lee Eun Yeong
Kim Myoung Hyuu
笹川 弥幸
小川 完
平河 仁
Seo Jung Ha
小林 元浩
小島 えり
井上 貴騎
仲道 隆
2ª Animação Chave (第二原画)
TAP
MK Seoul
Big Owl
White Line
Megumi Itoi
Katsuya Shigehara
Kotaro Nakamori
Miyuki Sasagawa
Takashi Nakamichi
Manami Minakata
Keisuke Toyoda
TAP
MK Seoul
ビッグオウル
WHITE LINE
糸井 恵
重原 克也
中森 晃太郎
笹川 弥幸
仲道 隆
南方 麻奈美
豊田 桂祐
Animação Intermediária (動画)
Inspeção de Animação Intermediária
Chie Yamazaki
山崎 千絵

TAP
Big Owl
White Line
AAA
David Production
Yuka Hasegawa
Kazuyuki Hagitani
Kiyoe Inaba
Chie Yamazaki
TAP
ビッグオウル
WHITE LINE
AAA
david production
長谷川 由佳
萩谷 和之
稲葉 希代恵
山崎 千絵
Configuração de Tela (画面設計)
Kiyotoshi Aoi
青井 清年

Música

Episódio 4: Sobrecarga
Começo Fim Título OST Descrição

00:22
01:51
JoJo ~Sono Chi no Sadame~
JoJo ~Sono Chi no Sadame~
Abertura
02:00
03:46
Father's Love
Phantom Blood (Destiny)
Erina Pendleton cuidando das feridas de JoJo
04:08
04:55
Sudden Turn
Phantom Blood (Destiny)
Jack o Estripador é recrutado por Dio
05:41
07:09
Mysterious Visitor
Phantom Blood (Future)
Will A. Zeppeli aparece
07:45
08:35
Undiscovered Power, Ancient Fruits
Phantom Blood (Future)
Zeppeli demonstra o poder do Hamon
08:48
10:00
stamina ~Innocent Scream~
Phantom Blood (Destiny)
Zeppeli revela que Dio ainda está vivo
10:06
10:43
Heart Of Darkness
Phantom Blood (Destiny)
Dio recuperando sua força
10:45
12:55
Stone Mask ~Prologue~
Phantom Blood (Destiny)
Jonathan treinando/História de Zeppeli
13:29
14:15
Waves of Sun, Undiscovered Power
Phantom Blood (Future)
Expplicação do Hamon
14:21
15:02
Intertwined Destinies
Phantom Blood (Destiny)
Para Windknight's Lot
15:18
16:55
A Superhuman Reborn
Phantom Blood (Destiny)
Jack o Estripador ataca
17:15
18:31
Capture the Target
Phantom Blood (Future)
Zeppeli vs. Jack o Estripador
18:50
20:11
Decisive Battle ~Overlapping Destinies~
Phantom Blood (Future)
Jonathan deve perseguir Jack o Estripador
20:15
21:45
Full-Body Courage
Phantom Blood (Future)
Jonathan derrota Jack o Estripador
21:53
23:25
Roundabout
Roundabout
Encerramento
23:26
23:42
Intertwined Destinies
Phantom Blood (Destiny)
Prévia do episódio a seguir

Diferenças Mangá/Anime

  • O anime começa com a segunda vez de Speedwagon entrando no hospital. A primeira vez não foi mostrada, com Speedwagon em uma carroça com seus amigos. Quando Speedwagon tenta ir ao quarto de Jonathan pela primeira vez, ele é friamente rejeitado por Erina e decide voltar mais tarde.
    • No mangá, ele se esgueira por cima de uma parede com sua bengala quando faz uma segunda visita. Ele também tenta entrar na sala depois que Jonathan acorda, apenas para mudar de ideia depois que Erina diz o nome de Jonathan.
  • No mangá, Jack é visto pela primeira vez conversando com a mulher que ele mata, falando sobre Jack o Estripador e revelando que ela estava falando com ele antes de esfaqueá-la.
  • No mangá, Dio foi esfaqueado por Jack o Estripador diversas vezes antes de decidir se juntar a ele. No anime, Dio usa algum tipo de controle mental e Jack é imediatamente subjugado.
  • A explicação em flashback de como Dio escapou vivo da mansão (o pilar perto da estátua quebrou e destruiu a estátua em que Dio foi empalado) não está no anime.
  • O braço de Jonathan que é curado está invertido no anime.
  • As roupas da primeira aparição de Zeppeli no mangá são substituídas por suas segundas roupas usuais.
  • O sacudidor de Zeppeli quebrando e fazendo-o espirrar mais é cortado do anime.
  • Zeppeli explica que ouviu Wang Chan discutindo sobre o incêndio na Mansão Joestar e Dio na cidade, e posteriormente foi se encontrar com Jonathan. Sua chegada conveniente não é explicada no anime.
  • Zeppeli não explica o Soco Estendido depois de acertar Jonathan com ele no mangá.
  • O flashback de Zeppeli tem um pouco mais de detalhes no mangá, também mostrando como ele tentou escapar com um membro da tripulação, apenas para o membro da tripulação ser morto.
  • No mangá, quando Zeppeli compara o Hamon e a Máscara de Pedra, ele joga uma pedra enquanto Jonathan joga a outra. No anime, Zeppeli joga as duas.
  • A batalha entre Jonathan e Wang Chan uma semana após Jonathan ser informado sobre o passado de Zeppeli não foi mostrada no anime.
    • Uma vez que essa batalha foi removida, Wang Chan não conta a Dio sobre como ele fugiu, e Speedwagon não pula para dentro da carruagem falando sobre como Wang Chan foi visto em Windknight.
  • A cena de duas moças fofocando sobre alguém que se mudou para a mansão perto do cemitério é cortada do anime.
  • Zeppeli pedindo um saca-rolhas é cortado do anime. Speedwagon também dizendo que não gostaria de ver através dos olhos de Jack o Estripador e Zeppeli o acalmando é cortado.
  • Jack não corta parte do polegar no anime. Zeppeli também fica muito mais surpreso quando Jack joga a carroça na entrada do túnel no mangá.
  • Durante a batalha com Jack o Estripador, Jack lança um monte de facas para fora de seu corpo. No mangá, Jonathan e Speedwagon se escondem atrás de uma pedra. Speedwagon também é cortado no ombro por uma das facas. No anime, eles não se escondem e Speedwagon não é machucado.
  • Zeppeli também explica como seu Hamon Cutter funciona no mangá.
  • Após Jack ser ferido pelo chute de Zeppeli, um de seus olhos lacrimeja no mangá.
  • Quando Jonathan é ferido por Jack, o dispositivo que Jack utiliza é considerado por Jonathan um instrumento de tortura remodelado da Idade Média no mangá.
  • No mangá, Zeppeli conta uma história para Speedwagon sobre um pescador que cortou a própria perna para atacar um tubarão e matá-lo. No anime, ele nunca conta essa história.

Comentário

O Hamon está aqui! Você também encontra a famosa onomatopeia "Memeta" quando o sapo é socado. O episódio exigiu mais esforço para a fotografia e gráficos vetoriais do que para a animação; foi um pequeno desafio para quem não estava acostumado.


É também a chegada de Zeppeli, transmitir seu lado excêntrico na melhor das hipóteses era necessário. Personagens cada vez mais perigosos como Jack, o Estripador, aparecem. Jonathan e Erina voltam a ter uma cena lânguida (risos). Também gosto da cena em que o braço de Jonathan é curado graças ao Hamon... "Posso até levantar esta pedra!" Não foi planejado no storyboard, mas honestamente, tinha que estar aqui mesmo sob o risco de atrapalhar tudo. O público teve que ver o quão incrível é o Hamon. A dublagem também foi um grande momento, todo mundo estava animado como naqueles infomerciais noturnos.
Naokatsu Tsuda, comentários da versão limitada Blu-Ray


Galeria

Referências

Navegação do Site