Phantom Blood
Phantom Blood (ファントムブラッド, Fantomu Buraddo), em português: Sangue Fantasma, é a primeira parte da série JoJo's Bizarre Adventure. Foi originalmente seriada na revista Weekly Shonen Jump, de dezembro de 1986 a outubro de 1987, sob o título JoJo's Bizarre Adventure, Parte 1: Jonathan Joestar e Sua Juventude,[1] e compilada em cinco volumes pela Jump Comics. Inicialmente renomeada como Phantom Bloodline (ファントムブラッドライン, Fantomu Buraddorain, lit. Linhagem Fantasma) no artbook JOJO A-GO!GO!,[2] o título Phantom Blood foi usado oficialmente pela primeira vez no lançamento do mangá em formato bunkoban[3] e, desde então, tem sido utilizado em todas as mídias da franquia.
A parte recebeu duas adaptações animadas: um filme em 2007, produzido pelo Estúdio A.P.P.P., e uma série de TV em 2012, produzida pela David Production. Também foi transformada em um jogo de PlayStation 2 em 2006, produzido pela Anchor Inc. e pela Bandai.
A história segue Jonathan Joestar enquanto ele amadurece e eventualmente luta contra seu irmão adotivo, o astuto e impiedoso Dio Brando.
Enredo
Prólogo
- Artigo principal: Prólogo
A história de Phantom Blood tem início em algum momento situado entre o Século XII e o Século XVI. Um Líder Asteca, utilizando uma Máscara de Pedra, mancha-a com o sangue de uma linda jovem durante um ritual de sacrífico humano entre uma Tribo Asteca. Isso resulta no surgimento de diversas garras de osso na máscara, perfurando o crânio do homem de maneira não letal. Ele afirma ter conquistado a vida eterna e demonstra sua recém-adquirida habilidade de sugar o sangue de outro membro da tribo com os dedos, além de exibir sua nova força sobre-humana ao empurrá-lo com vigor contra o solo. É dito que esta tribo ambicionava dominar o mundo utilizando o poder da máscara, apenas para desaparecer sem um motivo aparente durante certo ponto da história, restando apenas ruínas abandonadas e desconhecidas.
Avançamos para o Século XIX, em 1880, na cidade de Liverpool, Inglaterra.[4] Um jovem conhecido como Jonathan Joestar (Apelidado de JoJo) vive pacificamente na rica propriedade de seu pai, George Joestar I, o atual proprietário da misteriosa máscara, embora a veja apenas como um simples objeto de decoração. Outro jovem, de Londres, Dio Brando, é adotado por eles após a morte de seu pai, Dario Brando. George acreditava que havia sido resgatado por Dario durante um acidente de carruagem em 1868, no qual sua esposa perdeu a vida ao salvar a de Jonathan, que ainda era um bebê; na realidade, Dario estava tentando saquear seus cadáveres. Jonathan tenta fazer amizade com Dio, sem saber de seus planos de se tornar o único herdeiro da fortuna da família Joestar. Para atingir esse objetivo, Dio planeja ganhar a confiança de George e submeter Jonathan a uma tortura psicológica constante, visando exauri-lo.
Dio Brando, o Invasor
- Artigo principal: Dio Brando, o Invasor (Arco)
Durante seu plano, Dio atormenta Jonathan de várias maneiras diferentes: dando uma joelhada na mandíbula de seu cachorro Danny, o batendo violentamente em uma luta de boxe e manipulando seus amigos para se voltarem contra ele. Ao mesmo tempo, Dio se apresenta diante do pai de Jonathan como um cavalheiro e um estudante melhor do que seu irmão adotivo. Quando Jonathan encontra consolo em um relacionamento com Erina Pendleton, Dio rouba seu primeiro beijo.
Essa última afronta é a gota d'água para Jonathan, que se irrita o suficiente para confrontar Dio abertamente e encontra forças para vencê-lo pela primeira vez. Algumas gotas do sangue de Dio caem na Máscara de Pedra, fazendo com que suas garras ósseas se estendam e a empurrem para fora da parede. A ativação da máscara é testemunhada apenas por Dio e Jonathan; enquanto o primeiro a vê apenas como um instrumento de tortura, o jovem Joestar eventualmente mergulhará nas áreas da arqueologia e etnologia, buscando descobrir a história por trás do artefato. Dio aprende com a luta que Jonathan é mais forte do que ele imaginava. Após queimar Danny em um incinerador como vingança, ele percebe que precisa adotar uma nova estratégia e começa a tentar ganhar a confiança de Jonathan.
Máscara de Pedra
Uma Carta do Passado
- Artigo principal: Uma Carta do Passado (Arco)
- Artigo principal: Máscara de Pedra (Arco)
Sete anos depois, em 1888, vemos que Jonathan e Dio tornaram-se amigos, apesar de não possuírem plena confiança um no outro. Ambos também se destacaram como ótimos alunos e graduaram-se em suas respectivas áreas. Durante uma visita a George, eles notam que seu estado de saúde está piorando, o que leva Jonathan a suspeitar do cuidado excessivo de Dio por ele, questionando suas verdadeiras intenções. Enquanto continuava suas pesquisas sobre a Máscara de Pedra, Jonathan acidentalmente encontra a carta enviada por Dario Brando para George Joestar em seu leito de morte. Na carta, Dario descreve seus sintomas, que são idênticos à misteriosa doença de George. Dio, que estava, como sempre, levando o "remédio" para George, é confrontado por Jonathan, que suspeita que Dio possa ter envenenado seu próprio pai e planeja fazer o mesmo com George. Jonathan rouba uma dose do "remédio" para testes, e Dio decide matar Jonathan antes que seu plano seja exposto.
Dio raciocina que, se fizer Jonathan usar a máscara e depois ativar suas garras com sangue, a polícia irá concluir que foi uma "morte acidental" em meio aos seus estudos, devido ao seu conhecido interesse no artefato. No entanto, para ter certeza que a máscara seria letal, Dio sai às ruas e a usa em um vagabundo asqueroso. Para seu horror, as garras da máscara não matam o sujeito de teste, mas o transformam em um vampiro abençoado com uma força sobre-humana e uma juventude eterna. O vampiro tenta sugar o sangue de Dio, mas ele é salvo, pois, ao nascer do sol, o monstro se desintegra.
Voltando para casa, ainda abalado pelos eventos recentes, Dio é cercado por policiais convocados por Jonathan. Durante uma ousada viagem à Ogre Street, A Rua dos Ogros, Jonathan desenvolveu uma amizade com o honorável criminoso Robert E. O. Speedwagon e, graças a ele, conseguiu identificar e capturar o comerciante chinês Wang Chan, que havia vendido o veneno a Dio originalmente. Embora Dio pareça estar encurralado, ele "rejeita sua humanidade" e empunha uma faca, planejando esfaquear Jonathan e usar seu sangue para ativar a máscara em si mesmo. No entanto, George acaba levando o golpe no lugar de Jonathan, e seu sangue é suficiente para ativar a máscara. Triunfantemente, Dio a veste antes que os policiais comecem a atirar.
Juventude com Dio
- Artigo principal: Juventude com Dio (Arco)
Enquanto a vida de George chega ao fim e todos pensam que Dio foi morto pelos tiros, ele pede a Jonathan para perdoar Dio e enterrá-lo no túmulo da família Brando, culpando a si mesmo por todo esse episódio. De repente, Dio revela-se vivo e mata os policiais, ferindo gravemente Speedwagon no processo. Dio havia se tornado um vampiro. Em uma tentativa de matar este monstro aparentemente invulnerável, Jonathan incendia a Mansão Joestar. Com grandes dificuldades e impressionantes feitos de força, Jonathan consegue empalar o vampiro na Estátua da Deusa da Misericórdia, o prendendo no meio da mansão em chamas. Embora Speedwagon tema que o pior tenha acontecido, Jonathan é arremessado para fora da mansão por uma janela devido ao forte impacto de sua queda, sobrevivendo.
Após a batalha, Jonathan é hospitalizado. Por puro acaso, Erina Pendleton se torna sua enfermeira, e os dois reacendem seu relacionamento. Enquanto isso, Wang Chan vasculha as ruínas da mansão a procura da Máscara de Pedra, achando que pode a vender por um alto preço, mas é zumbificado por Dio, que sobreviveu à sua luta com Jonathan.
Windknight's Lot
Hamon Overdrive, a "Explosão Da Onda"
- Artigo principal: Jack, o Estripador e Zeppeli, o Excêntrico (Arco)
- Artigo principal: Hamon Overdrive (Arco)
Algum tempo depois do incêndio, Jonathan e Erina conhecem Will Anthonio Zeppeli, um barão italiano que domina uma excêntrica energia conhecida como Hamon (波紋, Hamon, lit. Onda), uma técnica utilizada em uma antiga forma de artes marciais conhecida como Sendou (仙道, Sendō, lit. O Caminho do Sábio), na qual permite ao usuário controlar a sua respiração e criar uma energia manifestada como ondas pelo corpo que é idêntica as ondas da luz do Sol. Zeppeli revela ter conhecimento sobre a Máscara de Pedra e seus poderes, além de avisar para Jonathan que Dio ainda está vivo. Ele começa a ensinar Jonathan as propriedades do Hamon e, durante o treinamento, revela seu trágico passado com a Máscara. Enquanto isso, Dio transforma o assassino em série Jack, o Estripador, em um de seus zumbis e se refugia em uma mansão abandonada no pequeno povoado de Windknight's Lot. Enquanto drena a energia vital de jovens mulheres para se recuperar das feridas do incêndio, seu novo plano é zumbificar os habitantes do povoado e, em breve, fazer o mesmo com o mundo todo, alcançando o topo da humanidade. Após o treinamento de Zeppeli e Jonathan, os dois se encontram com o, agora um zumbi, Wang Chan, que é derrotado pela técnica Zoom Punch (ズームパンチ, Zūmu Panchi, lit. Soco Ampliado) de Jonathan. Eles permitem que Wang Chan escape para revelar a localização de Dio, mas também sabem que ele irá alertá-lo sobre o Hamon.
Os dois usuários de Hamon, acompanhados por Speedwagon, embarcam em uma carruagem até Windknight's Lot, onde Wang Chan escapou. No entanto, o grupo é prontamente atacado por Jack enquanto atravessa o túnel que leva ao povoado. Zeppeli consegue ferir Jack, mas ele escapa para um labirinto subterrâneo oculto no interior do túnel. Zeppeli instrui Jonathan a derrotá-lo sem derramar sequer uma gota de vinho, como parte de seu treinamento. No labirinto, Jonathan aprende a usar o Hamon em conjunto com o vinho para sentir a posição de Jack e o mata através da técnica Sendou Hamon Overdrive (仙道波紋
O grupo sai do túnel e prossegue por Windknight's Lot. Subitamente, um menino chamado Poco rouba a bagagem do grupo, levando Jonathan e Zeppeli a persegui-lo. No entanto, ao alcançá-lo, Poco não tem nenhuma lembrança do encontro com o grupo. Atraídos para um cemitério durante a perseguição, o grupo percebe que Dio havia hipnotizado o menino para armar uma armadilha. Dio aparece, quase totalmente recuperado de seus ferimentos, e seu exército de zumbis inicia o ataque. Zeppeli tenta atacar Dio, mas descobre horrorizado que Dio desenvolveu uma técnica de congelamento para neutralizar o Hamon. Embora Jonathan intervenha para auxiliar Zeppeli, ambos não são páreos para as habilidades de Dio e acabam derrotados.
Os Cavaleiros Negros
- Artigo principal: Tarkus e o Cavaleiro Negro, Bruford (Arco)
- Artigo principal: A Coragem do Amanhã: O Sucessor (Arco)
Confiante em sua superioridade sobre os usuários de Hamon, Dio convoca dois zumbis excepcionalmente poderosos: Bruford e Tarkus, cavaleiros lendários que serviram de grande importância durante a disputa entre Elizabeth I e Maria Stuart em 1565. Tendo mantido seu orgulho, Bruford pede a Dio para desafiar Jonathan sozinho. Dio, certo de sua vitória, dá seu consentimento e vai embora do cemitério. Com Tarkus impedindo o restante do grupo de interferir, Bruford e Jonathan tem seu duelo. Embora Bruford deixe Jonathan debaixo d'água e incapaz de respirar, Jonathan se aproveita do fato que tanto a água quanto o metal da espada de Bruford, a Luck (Sorte), podem facilmente conduzir o Hamon, conseguindo assim ferir letalmente o cavaleiro negro.
Bruford tenta um último ataque, mas recua no último segundo; é revelado que o Hamon restaurou sua nobre alma humana. Após saber o nome de Jonathan, Bruford confia a ele sua espada, rebatizada como Pluck (Coragem) com seu próprio sangue, antes de sucumbir aos ferimentos e se desintegrar. Tarkus, que não possui honra de cavaleiro, inicia seu ataque ao grupo. Durante o combate, eles são levados até à beira de um precipício com um castelo à frente, o que os obriga a fugir usando um planador feito de folhas fundidas pelo Hamon. Enquanto o grupo foge, Zeppeli revela como ele conheceu o Hamon e começou seu treinamento em um templo no Tibete.
Tarkus salta de repente em direção ao grupo, levando-os a colidirem com o castelo, que servia como campo de treinamento para cavaleiros. Com sua incrível força, Tarkus não apenas sobrevive à queda, mas também escala a parede em direção ao grupo. Enquanto eles se preparam para enfrentar Tarkus, Zeppeli ordena a Jonathan que entre nas ruínas do castelo e encontre um lugar seguro para Poco se esconder. No entanto, nesse momento, a porta se fecha atrás de Jonathan, e ele se vê preso com um colar no pescoço. Tarkus reconhece a sala como a Câmara do Dragão de Duas Cabeças, e se prepara para enfrentar Jonathan em um combate até a morte, ambos com correntes no pescoço, sendo uma das especialidades de Tarkus.
Jonathan é incapaz de respirar corretamente devido ao colar, o que o impede de usar o Hamon contra Tarkus. Enquanto isso, Poco relembra as palavras de sua irmã sobre o medo e encontra coragem para entrar na câmara através de uma pequena janela e abrir a porta por dentro, permitindo que Zeppeli e Speedwagon entrem. Zeppeli, recordando a profecia de seu mestre Tonpetty sobre sua morte, se sacrifica para salvar Jonathan, transferindo toda a sua energia vital para ele. Fortalecido pela energia de Zeppeli, Jonathan quebra seu colar e soca Tarkus, desintegrando-o. Após esse evento, o grupo se despede de Zeppeli, que, em seu leito de morte, revela que, apesar de ter aberto mão de sua família para focar em sua busca pela Máscara de Pedra, está satisfeito com seu destino e acredita que Jonathan é sua esperança. Ele então morre em paz.
Rixa de Sangue
Os Três Homens de um País Distante
- Artigo principal: Os Três Homens de um País Distante (Arco)
O grupo continua sua jornada até a Mansão de Dio. No caminho eles são parados por um homem, que é reconhecido por Poco como sendo o Senhor Adams, habitante do povoado. Ele reclama com Poco por estar acordado tão tarde e diz que está tudo bem com sua irmã, mas revela-se um zumbi quando o grupo vira as costas para ele. Jonathan derrota Adams, mas é imediatamente atacado por um homem chamado Dire e sua técnica especial, Thunder Split Attack (
Fogo e Gelo
- Artigo principal: Fogo e Gelo - Jonathan e Dio (Arco)
Se inicia a batalha entre Jonathan e Dio. Jonathan joga uma enxurrada de rosas em Dio para distraí-lo e avança em direção ao seu ponto cego, onde corta Dio ao meio com a espada de Bruford, agora conhecida como Luck & Pluck (Sorte & Coragem). No entanto, Dio congela a espada e os braços e pernas de Jonathan. Ele começa a injetar sua essência de zumbi na artéria carótida de Jonathan, mas este consegue se descongelar com o fogo que os cerca em tochas, e ejeta a essência de zumbi de sua corrente sanguínea. Ao incendiar sua própria mão, Jonathan consegue acertar um golpe direto em Dio, enchendo seu corpo com o Hamon. Dio é arremessado da sacada da mansão; embora ele dispare um fluido corporal de alta pressão dos olhos como um último ataque, ele erra o disparo e parece ser desintegrado pelo Hamon enquanto cai no precipício em frente a sacada. Jonathan chora pela morte de seu irmão adotivo e cai no chão exausto, enquanto os outros destroem os zumbis restantes. Na manhã seguinte, eles destroem a Máscara de Pedra, tendo salvo com sucesso a cidade e o mundo; o grupo, no entanto, não sabe que Dio conseguiu arrancar sua própria cabeça antes que o Hamon pudesse alcançá-la, e escapou junto com Wang Chan.
O Último Hamon
- Artigo principal: Fogo e Gelo - Jonathan e Dio (Arco)
Três meses após os eventos ocorridos em Windknight's Lot, Jonathan se casa com Erina em 2 de Fevereiro de 1889. Os amigos de Jonathan se despedem do casal enquanto eles embarcam em um navio rumo à América para a lua de mel. No meio da viagem, Jonathan se depara com Wang Chan e percebe que Dio ainda está vivo. Depois de avisar Erina para se esconder em seu quarto, Jonathan persegue Wang Chan até a casa das máquinas do navio, onde é revelado que a cabeça de Dio embarcou em segredo dentro de um caixão especial à prova de explosão. Dio revela a Jonathan que planeja matá-lo e prender sua própria cabeça em seu no corpo, tomando o corpo do único homem que ele admira. Dio novamente dispara seu fluido corporal dos olhos, dessa vez perfurando o pescoço de Jonathan e tornando-o incapaz de respirar, exatamente quando Erina chega e testemunha o estado ferido de Jonathan. Após Dio ordenar que Wang Chan corte a cabeça de Jonathan, este usa o último restante de Hamon presente em seu corpo para destruir a própria cabeça de Wang Chan e fazendo com que o corpo deste seja induzido a segurar o eixo da roda de pás do navio, o que provocará uma explosão.
Erina não entende muito bem o que está acontecendo, mas deseja ficar com Jonathan mesmo durante a inevitável morte. No entanto, Jonathan percebe uma mãe que morreu com um bebê em seus braços durante o ataque dos zumbis de Dio no navio. Lembrando-se de sua própria mãe, ele insiste que Erina salve o bebê e fuja do navio. A explosão começa, e estilhaços da roda de pás machucam Jonathan ainda mais. Manipulando seus vasos sanguíneos como se fossem tentáculos, Dio tenta remover a cabeça de Jonathan. No entanto, Jonathan, em seu último ato de coragem, usa um dos estilhaços para impedi-lo, esfaqueando-o. Jonathan segura a cabeça de Dio em seus braços, refletindo sobre seus destinos entrelaçados. Dio se desespera e começa a oferecer para Jonathan uma vida eterna com Erina, apenas para descobrir que Jonathan já morreu. Enquanto Erina se esconde dentro do caixão de Dio, o navio explode.
Erina consegue escapar junto com o bebê e começa a refletir sobre a vida de Jonathan Joestar no meio do alto-mar. Embora o grande público jamais ouvirá sobre a honrada história de vida de Jonathan, Erina garante que seus descendentes, incluindo a nova vida dentro de seu corpo, irão ouvir sobre seus feitos heroicos. Dois dias depois, Erina é resgatada perto das Ilhas Canárias, encerrando a história de Jonathan Joestar. Entretanto, este também é o começo de uma nova era de aventuras...
Personagens
Ambientação
Phantom Blood se passa inteiramente na Inglaterra e, devido à sua brevidade, abrange apenas alguns poucos locais. A maioria desses cénarios são fictícios, mas fortemente inspirados em lugares da vida real.
Galeria
Ver também
Referências
- ↑ JoJo's Bizarre Adventure, Parte 1: Jonathan Joestar e Sua Juventude (ジョジョの奇妙な冒険 第一部 ジョナサン・ジョースター ―その青春―, JoJo no Kimyō na Bōken Dai Ichi Bu Jonasan Jōsutā -Sono Seishun-)
- ↑ JOJO A-GO!GO! DISC.3, Araki Hirohiko pág. 46
- ↑ ジョジョの奇妙な冒険 集英社文庫(コミック版)
- ↑ Capítulo 1: Prólogo