Gold Experience

From JoJo's Bizarre Encyclopedia - JoJo Wiki
Jump to navigation Jump to search

Vida... surja... Seja criada uma nova existência.
—Giorno Giovanna, Chapter 442: Gold Experience, Part 3

Gold Experience (ゴールド・エクスペリエンス (黄金体験) Gōrudo Ekusuperiensu) é o Stand de Giorno Giovanna, apresentado na quinta parte de JoJo's Bizarre Adventure, Vento Aureo.

Ele é um Stand de curto-alcance e grande poder com a habilidade de criar vida de material inanimado.

Aparência

Gold Experience Appearence.png

Gold Experience é um Stand humanoide que reflete o físico magro e altura média de seu usuário, Giorno. Há gravações curvadas no topo de sua cabeça, que se assemelha a um capacete de combate assim como o corpo de um besouro escaravelho. Ele notavelmente tem um aro no centro com cinco linhas emergindo dele, segmentando sua cabeça em seis divisões simétricas, com duas linhas indo ao topo dos cantos do aro cada um tendo um padrão de espiral dourada.

Não tendo pupilas ou íris, seus olhos são segmentados por linhas. Abaixo de seus olhos, há marcas curvadas similares ao formato da letra "J" se estendendo para baixo de seus lábios. Ele possui um tipo de armadura cobrindo seu peito, antebraços e pernas. Gold Experience possui pequenas asas estilizadas em seus ombros e grandes joaninhas em cada lado de seu peito, cintura, mãos e pés, paralelo aos emblemas de joaninha presentes no design de Giorno. Ele veste uma tanga cobrindo suas costas com alças ligadas à frente, parecido com os suspensores nas calças que DIO usa em Stardust Crusaders. Ele também veste joelheiras e cotoveleiras.

Gold Experience tem seu design baseado em escaravelhos, que eram o símbolo da criação no Egito antigo, e em joaninhas, simbolizando regeneração, e suas asas como um símbolo de paz.[2] Seu capacete, de acordo com o Araki, poderia representar uma flor esperando para florescer.[3]

Combinando com seu nome, Gold Experience é retratado na maioria das mídias em um tom de marelo, mas mudando as cores de alguns de seus detalhes, mais notavelmente seus ornamentos de joaninha.

Esquemas de Cores

A obra é conhecida por sua mudança de cores entre as mídias, a informação apresentada abaixo pode ou não ser cânon.

Corpo(Amarelo)
Olhos(Verdes)
Armadura(Laranja)
Acessórios
(Joaninhas verdes, asas e alças cinza-claras)

Corpo(Dourado-claro)
Olhos(Amarelos)
Armadura(Dourada)
Acessórios
(Joaninhas e alças laranja-douradas, asas dourada-claras)

Corpo(Amarelo)
Olhos(Verdes)
Armadura(Laranja)
Acessórios(Joaninhas verdes, asas e alças brancas)

Corpo(Amarelo-dourado)
Olhos(Verde-claros)
Armadura(Yellow-orange)
Acessórios
(Joaninhas amarelo-esverdeadas, asas e alças brancas)

Corpo(Dourado-claro)
Olhos(Violetas)
Armadura(Dourada)
Acessórios
(Joaninhas roxas, asas e alças cinza-claras)

Personalidade

Gold Experience não se expressa muito, normalmente visto com uma expressão séria. Ele segue os comandos de seu usuário sem manifestar uma vontade própria. Seu Grito de Stand é "Muda Muda Muda~!", como o de DIO e seu Stand, The World.

Habilidades

Gold Experience é um Stand de curto-alcance, com um alcance de 2 metros de seu usuário. Relativo a outros Stands parecidos como o Star Platinum ou Crazy Diamond, Gold Experience não é particularmente forte. Apesar disso, ele é bastante rápido e capaz de facilmente destruir veículos como carros e motocicletas. Gold Experience, entretanto, possui um poder muito versátil.

Geração de Vida

Gold Experience pode dotar qualquer coisa que seus punhos toquem com vida, o que é traduzido para uma variedade de efeitos diferentes.

TransformaçãoLink para essa seção

Gold experience.gif

O uso mais visto dessa habilidade é converter objetos inorgânicos para organismos vivos, seja um animal pequeno ou uma planta. Por exemplo, Gold Experience pode transformar um pedaço de uma bagagem em um sapo[4] ou um isqueiro em uma rosa.[5] As formas de vida podem persistir por um bom tempo e até de uma distância significante de Giorno. Ele também pode livremente cancelar esse efeito e retornar o objeto ao seu estado inorgânico original.

A velocidade da transformação varia grandemente, dependendo da forma desejada: um objeto se tornando uma planta é sempre mostrado sendo rápido, mas animais geralmente demoram mais tempo. E então, transformar partes de um hélicoptero em uma árvore é quase instantâneo e violento o suficiente para que seus galhos atravessem metal,[6] mas transformar um salva-vidas de borracha em um peixe demora um quantia notável de tempo.[7] Giorno também já instantaneamente transformou gotas de seu sangue em um enxame de formigas,[8] sugerindo que o tempo da transformação é proporcional a complexidade da forma de vida que ele cria.

Giorno frequentemente produz pequenos seres vivos (sapos, cobras, moscas) sobre os quais ele não possui controle. E então, quando ele cria um animal, ele deve adivinhar o que o animal é provável para tirar vantagem dele. Já que os animais não sempre agem do jeito que ele prevê, como quando uma cobra acidentalmente se queimou em um isqueiro, os usar pode se provar um detrimento.[9] Notavelmente, entretanto, seres criados apartir de partes de um inteiro, como o dente de alguém ou destroços de uma estátua, irão naturalmente ir de volta para onde eles vieram, como quando Giorno transformou o sapato de Narancia em uma mosca para que ele pudesse rastreá-la.[10] Se o ambiente é absolutamente inaquedo para vida, como quando o White Album diminuiu a temperatura do ambiente para cerca de -100 °C, Giorno não pode transformar objetos em seres vivos.

A transformação foi originalmente retratada como similar a um feto se tornando um organismo completo,[4] mas foi eventualmente finalizada como um objeto se moldando no ser vivo desejado de Giorno.

Reflexão de DanoLink para essa seção
Ge fly hit.gif

Quando qualquer um dos seres vivos criados por ele são atacados, o dano é refletido de volta para o atacante, incluindo habilidades de Stand, Por exemplo, Luca tentou esmagar um sapo com sua pá apenas para sua cabeça ser esmagada no lugar.[4]

Injeção de Vida

Sentidos AguçadosLink para essa seção
Ge life shot.gif
A habilidade do Gold Experience também pode ser aplicada a indivíduos vivos, fazendo com que seus pensamentos acelerem grandemente. Quando Bruno Bucciarati foi acertado por um dos socos do Gold Experience, seu consciente acelerou ao ponto de que ele percebia tudo como mais lento. Entretanto, seu corpo não seguiu o repentino aumento de velocidade e mal podia se mover, e Bucciarati sentiu como se estivesse fora de seu corpo já que seu consciente se separou de si mesmo. Enquanto ele aguça os sentidos de suas vítimas, isso também significa que o então indefeso corpo sentirá uma dor muito mais intensa sob um período muito mais longo quando um ataque é recebido; um soco no rosto dado pelo Gold Experience que durou um breve instante foi percebido por Bucciarati como durando muito mais, o suficiente para ele pensar frases inteiras e internamente descrever a sensação da dor enquanto ele estava recebendo o soco.[11]
Exaustão de VidaLink para essa seção
Ge tree age.gif

Gold Experience pode acelerar a vida já existente de um ser vivo através de sua habilidade, por exemplo fazendo uma árvore crescer muito mais rápido e até morrer em um instante.[12]

Criação de Carne e Órgãos

CuraLink para essa seção
Ge antiheadshot.gif

Inspirado pela habilidade do Baby Face de transformar partes do corpo em cubos inertes, Giorno descobriu que ele podia fazer o contrário e criar partes do corpo singulares e órgãos através de material inorgânico. E então ele é capaz de curar ferimentos espantadores através de vários meios. Por exemplo, ele transforma balas na mesma carne que elas perfuraram.[13] e criou mãos novas de um broche.[14] O processo de trocar órgãos e carne perdida com aqueles criados é notada ser dolorosa, embora nem Giorno ou Narancia reagem quando essa habilidade é usada neles, com somente Guido Mista sentindo qualquer tipo de dor do processo quando Giorno o cura.

ClonagemLink to this section
Ge tmnt.gif
Gold Experience foi mostrado clonando Coco Jumbo ao colocar algumas de suas células no broche de Giorno, e replicando a tartaruga e sua habilidade de Stand.[15]

Detector de Vida

Detector de VidaLink to this section
Ge bad touch.gif
Graças a dominação do Gold Experience sob a vida, Giorno pode sentir a própria vida. O próprio Giorno alega que energia vital para ele existe em "aglomerações". Quando ele toca alguém ou alguma coisa, ele pode sentir outras formas de vida de dentro, o permitindo checar se alguém está vivo ou até mesmo determinar quantas almas podem estar dentro de um dado corpo.[8] Ele também planejou localizar Diavolo ao plantar um broche dado vida nele para senti-lo de longe e persegui-lo.[16] Giorno também aplicou essa habilidade ao encostar no jato que a Equipe Bucciarati planejou em usar para voar à Sardenha, se certificando de que ninguém estava dentro antes de qualquer um deles o embarcar.

Capítulos / Episódios

Book Icon.png Aparições no Mangá
Capítulos em ordem de aparição

TV Icon.png Aparições no Anime
Episódios em ordem de aparição

Galeria

Curiosidades

  • Levando em conta os Stands até Vento Aureo, Araki lista o Gold Experience como o seu favorito em termos de design. Junto com o padrão de joaninhas, ele decidiu não desenhá-lo com pupilas para fazer com que ele pareça mais misterioso.[17]
  • De acordo com JOJO A-GO!GO!, a série de socos desferida pelo Gold Experience contra Cioccolata foi a primeira vez na história dos mangás shōnen em que um "espancamento de sete páginas" ocorreu.[18]
  • Os parâmetros do Gold Experience são levemente aumentados em JOJOVELLER, com seu E em Alcance sendo atualizado para C. Essa mudança também é refletida na adaptação de anime.

Referências

Navegação do Site

Other languages: