Você planeja treinar aqui? Se sim, seu destino irá mudar demasiadamente baseado no que você aprenderá aqui... e mais tarde você encontrará um inimigo maligno e passará pelo destino da morte! (そなたここで修行するつもりか?すればここで体得したことのために運命が大きく変わり…そして凶悪な敵に出会い『死』への宿命を背負うことになるぞ!!)
Tonpetty é um homem velho de porte e altura média. Ele possui pele escura, uma arcada supraciliar prominente sem sobrancelhas, rugas, e olheiras abaixo dos olhos. Sua cabeça é calva, e ele possui uma barba clara que vai de orelha à orelha. Suas vestimentas incluem um robe de monge de cor clara com ombreiras escuras, o anime muda suas roupas do mangá. Durante seu primeiro encontro com Zeppeli, ele vestiu robes muito mais largos com pelagem cobrindo os ombros.
Esquemas de Cores
A obra é conhecida por sua mudança de cores entre as mídias, a informação apresentada abaixo pode ou não ser canônica.
(Robes amarelos, cachecol e calças cor-de-bronze, ombreiras prateadas, colar verde.)
Pele(Bronzeada)
Olhos(Castanho-escuros)
Roupas
(Robes borgonha sobre roupas vermelhas, sapatos marrons.)
Pele(Cinza)
Barba(Prateada)
Olhos(Castanhos)
Roupas
(Robes amarelos com bordas amarelo-mostrada, acessórios borgonha e azuis.)
Personalidade
Tonpetty é um homem sábio e cansado da vida, que demonstra grande preocupação por outras pessoas; durante o treinamento de Zeppeli, Tonpetty o avisou sobre seu destino mas não tentou dissuadi-lo.
Como um mestre do Hamon, ele mostra grande conhecimento sobre a técnica e admiração por praticantes excepcionais. Ele ensinou um número de pupilos e acompanha Jonathan Joestar em sua jornada para acabar com o mau de Dio Brando.
Habildades
Como um mestre do Hamon, Tonpetty já treinou com várias pessoas na arte do Hamon. Ele é o único personagem com a capacidade de prever o futuro de alguém ao simplesmente tocar suas mãos, demonstrando um alto nível de habilidade. Seus estudantes mostram várias técnicas como resultado de seu treinamento de Tonpetty, incluindo a habilidade de curar outros pessoas. Tonpetty mostra um certo nível de habilidade em combate mano-a-mano já que ele conseguiu torcer a cabeça de um zumbi com um único tapa.[1]
Tonpetty pode prever o futuro de qualquer indivíduo. Seu uso regular permite que o usuário dessa técnica veja alguns segundos no futuro, mas usuários extremamente habilidosos como Tonpetty podem ver muito além no futuro de um indivíduo ao tocar em suas mãos, incluindo seu destino e como eles morrem.
História
Passado
Tonpetty e Zeppeli
Tonpetty é um mestre tibetano do Hamon que treinou Dire e o Zeppeli de então 25 anos na arte do Hamon. Ele eventualmente revelou a Zeppeli que ele encararia uma morte brutal se seu treinamento continuasse, Zeppeli decidiu continuar a treinar e a perseguir a máscara de pedra. Ao descobrir sua localização, Zeppeli escreveu uma carta para Tonpetty para pedir sua ajuda para destruir a máscara.
Phantom Blood
Tonpetty vs os zumbis de Dio
Tonpetty, acompanhado por Dire e um outro discípulo chamado Straizo, viaja à Windknight's Lot para ajudar na luta contra Dio Brando. Entretanto, eles não se encontram com Jonathan Joestar e Robert E. O. Speedwagon até após a morte de Zeppeli.[2] Embora Dire seja morto tentando lutar contra Dio diretamente, Tonpetty e Straizo ajudam a matar os zumbis restantes de Dio. Após a batalha, o grupo queima as roupas de Dio como uma maneira de apagar sua existência. Tonpetty é visto pela última vez no porto com o resto dos amigos de Jonathan para dar adeus a ele e Erina, que estavam embarcando um navio para sua lua-de-mel. O paradeiro de Tonpetty depois disso é desconhecido, mas é teorizado por Straizo, seu sucessor,[3] que ele havia morrido em entre os 50 anos da derrota de Dio e o encontro de Straizo com Speedwagon a respeito de um homem em um pilar.[4]
Você planeja treinar aqui? Se sim, seu destino irá mudar demasiadamente baseado no que você aprenderá aqui... e mais tarde você encontrará um inimigo maligno e passará pelo destino da morte! (そなたここで修行するつもりか?すればここで体得したことのために運命が大きく変わり…そして凶悪な敵に出会い『死』への宿命を背負うことになるぞ!!)
Em uma sala secreta com o odor da morte... quando uma jovem criança abre o portão! Para libertar um jovem leão acorrentado para o futuro, você ateará fogo à suas feridas e morrerá uma morte cruel! (古からの死臭ただよう密室で…幼な子が門をひらく時!鎖でつながれた若き獅子を未来へとき放つため!おのが自身はその傷を燃やし!しかるのちに残酷な死を迎えるであろう)
A coragem não é uma coisa que aparece na sua imaginação. É algo que você aperta para fora de si quando encarando o medo genuíno, um horror que deixa cada parte de seu corpo tremula como uma folha.
Tonpetty aparece como um personagem jogável durante o Modo Cavaleiros dos 77 Anéis e em algumas batalhas no Modo Batalhas Extras, assim como durante algumas batalhas no Modo História após o modo ser zerado uma vez. Como sua aparição em Phantom Blood foi mínima, seus golpes e posição de luta foram inventados para o jogo. Seus golpes incluem socos, chutes, cabeçadas, e até mesmo inflar sua própria mão para atacar o oponente. Seu golpe especial é uma série de socos de mão aberta.
A informação abaixo é derivada de uma fonte que não foi escrita pelo Araki. Como tal, ela pode ou não ser considerada canônica.
Tonpetty tem um papel de apoio na light novel JORGE JOESTAR, com seu nome completo revelado como sendo Ngapoi Ngawang Tonpetty (ンガプー・ンガワン・トンペティ, Ngapū Ngawan Tonpeti). Ele é nomeado em referência a um general tibetano chamado Ngapoi Ngawang Jigme.
Certo dia, ele tem uma previsão de que George Joestar II terá um acidente de avião e conta a Lisa Lisa a localização de onde George acabaria por ficar preso no Mar Norte.[5] Lisa Lisa mais tarde leva George para a toca subterrânea secreta dos guerreiros Hamon na França. Tonpetty revela que George havia entrado em seus sonhos várias vezes e que é uma honra conhecer o filho de Jonathan Joestar em pessoa. Ele afirma que George herdou a coragem de Jonathan, embora George negue.
Tonpetty secretamente revela a Lisa Lisa que ele havia previsto que George morreria por volta do tempo de seu casamento com ela. Isso faz com que Lisa Lisa se distanceie de George por medo e os dois não se encontram por três anos. Quando George descobre isso, ele imediatamente fica furioso pelo fato de Tonpetty ter assustado Lisa Lisa. Entretanto, a raiva de George passa quando ele confronta Tonpetty e sente a aura intimidante do homem. Após George questionar a profecia de Tonpetty, Tonpetty repentinamente se sente confuso e sente que há uma chance de que George não morra no final de tudo. Ele informa George de que um deus está o vigiando e se George pôr sua fé nesse poder, ele sobreviverá seu destino de ser brutalmente assassinado por algo horripilante.[6]
Jorge Joestar do 37° universo mais tarde descobre sobre Tonpetty e decide ligar para ele usando o telefone pedra criado por Vinegar Doppio (Universe 37) que pode ser usado para comunicação entre universos diferentes. Embora Jorge se sinta um idiota perguntando a um homem de um país que não usa kanji sobre qual a grafia de seu nome deveria ser, Tonpetty o dá a grafia de 城字ジョースター (Jōji Jōsutā). Inicialmente Jorge pensa que é extremamente estranho de uma perspectiva japonesa pois o kanji que Tonpetty usa para escrever "Joji" significa "castelo" e "personagem", mas então Jorge percebe que isso combina com ele.[7]