Jodio Joestar
Jodio Joestar (ジョディオ・ジョースター, Jodio Jōsutā) é o principal protagonista de The JOJOLands, nona parte de JoJo's Bizarre Adventure, e nono JoJo de toda a série.
Jodio vive em Honolulu, no Havaí, com seu irmão mais velho, Dragona, e sua mãe, Barbara Ann Joestar. Ele é um traficante e usuário de stand. Sua habilidade é o November Rain, cujo poder, até o momento, é criar gotas de chuvas que podem acabar com seus inimigos.
Aparência
Jodio tem 15 anos. Sua pele e cabelos são claros. Seu cabelo possui uma franja entre os olhos, uma trança na direita com uma presilha de estrela e é aparado na parte de trás. Ele usa também um grande brinco em formato de "JO", escrito de baixo para cima, em sua orelha esquerda.
Sua roupa consiste em uma camisa clara de mangas pequenas por baixo de um macacão escuro com capuz. O macacão cobre a maior parte de sua dianteira e, nas costas, cobre apenas do trapézio ao início da grande dorsal. No centro de seu peito, há um cinto por cima da parte inferior de um símbolo. O símbolo é um coração alado com um desenho do que parece ser uma ampulheta formada por dois triângulos — cada um dividido horizontalmente nas mesmas duas cores (alternadas diagonalmente entre os triângulos). As pernas de seu macacão são no estilo boca de sino com fendas separando as laterais e pequenos adornos redondos enfileirados verticalmente nos lados interiores das pernas.
Jodio usa mitenes com o mesmo símbolo de coração alado e braçadeiras também no formato de ampulheta. Seus calçados são sapatos sociais de salto.
Personalidade
Jodio Joestar é um adolescente quieto com uma visão materialista e que vive uma vida de pequenos crimes no Havaí.
Na infância, Jodio foi diagnosticado como uma possível sociopatia, ou seja, ele seria um psicopata. O diagnóstico foi feito através de um teste, uma lista de itens, que revelou em Jodio traços como impulsividade e a falta de arrependimentos ou de reconhecimento de culpa.[2] Ele não está interessado em estudar[3] e sua maior ambição é se tornar rico.[4]
Jodio começou como "garoto de recados" (mula) aos 11 anos[5] algo que faz até hoje, simplesmente transportando as coisas de um lugar para outro. O próprio Jodio diz que cumpriu seu trabalho com diligência e sempre foi discreto, não falando mais do que o necessário, o que lhe deu confiança de terceiros no mundo do crime.[5] Como infrator, Jodio está acostumado a roubar veículos[6] e traficar drogas na escola.[3] Quando a coisa fica séria, Jodio age violentamente. Por exemplo, quando um policial molestou seu irmão, Jodio imediatamente pegou seu stand, November Rain, e atacou o policial e seu parceiro, não só atacando-os com seu poder, mas também pisando-os com raiva[7] e depois queimando seu carro patrulha para apagar qualquer prova.[8] Ele provavelmente esconde de sua mãe a vida criminosa.
Jodio também está ciente da existência do que ele chama de "mecanismos", princípios gerais que se deve seguir e que se pode explorar para obter vantagem. Por exemplo, ele explica como a "confiança" (assim como a popularidade) de que ele desfruta entre seus pares faz com que ele e sua família sejam amados, respeitados e protegidos e contrasta isso com um rapaz que está sendo maltratado por seus colegas.[9] Assim, na mente de Jodio, conhecer e seguir esses mecanismos poderia permitir alcançar qualquer coisa superando qualquer inimigo.[4]
Jodio parece ser um rapaz bastante reservado e solitário. Além de sua família, ele parece não ter amigos íntimos. Na verdade, ele declara explicitamente que não vai à escola para fazer amigos[3] Entretanto, ele pode ser bastante sociável e popular dentro de sua comunidade, pois é visto dançando com outros homens e flertando com garotas.[10] Enquanto quieto e sozinho a maior parte do tempo, ele é propenso a condutas violentas, tais como gritar subitamente com um colega de classe quando esse insiste demais em conseguir drogas em público[11] ou atacar policiais quando sua família é ameaçada.[7] Ele está consciente do que fala e reconhece que seu objetivo de se tornar "podre de rico" pode soar arrogante.[12] Jodio tem muito carinho por sua família, o que se manifesta como um instinto protetor. Ele explica que está protegendo sua mãe e assegurando seu status social através de seus vínculos com a comunidade criminosa do Havaí.[13]
Jodio gosta das obras de Rohan Kishibe e assiste aos animes dele na internet.[14]
Habilidades
Stand
- Artigo principal: November Rain
November Rain é o stand de Jodio. Ele permite criar gotas de chuva que são pesadas o bastante para espremer a pele e derrubar seres humanos adultos.
História
Passado
Jodio é neto de Joseph Joestar e Suzi Q e filho de Barbara Ann Joestar. Seus pais são de Atlantic City, mas se mudaram para Honolulu, onde se separarem por motivos desconhecidos. Aos 11 anos de idade, ele foi recrutado para uma organização criminosa por alguém do bairro para se tornar uma mula. Seu trabalho envolvia transportar coisas e entregá-las a outros em troca de dinheiro. Ao realizar esse trabalho com eficiência e não falar mais do que o necessário, ele ganhou confiança dentro da gangue — embora ainda seja de baixa patente, pois a hierarquia é baseada na idade.
Atualmente, com 15 anos, ele estuda no Colégio McKinley, cuja diretora é chefe de sua gangue. Na escola, por conta de um programa de orientação, Jodio precisou fazer um teste psicológico que o diagnosticou com uma possível sociopatia. Sua mãe ficou indignada com a forma de diagnóstico, mas ele pacientemente aceitou o resultado e prometeu "tomar cuidado", embora tenha sentido o baque de ter sido rotulado como antissocial.
Um dia, Jodio e seu irmão mais velho, Dragona, vão a uma negociação de contrabando de drogas. Eles roubam uma picape e Dragona cria uma habilitação falsa usando seu stand.[1]
The JOJOLands
O Contrabando em Oahu
Jodio e Dragona estão em uma picape ouvindo música alta. De repente, eles são parados por policiais. Um dos policiais obriga Dragona a sair do carro para uma "revista". Jodio decide intervir e sai do carro, ignorando as ordens dos policiais para parar. Em vez disso, ele exige que o policial tire as mãos de seu irmão mais velho, ameaçando matá-lo. Os policiais apontam suas armas para Jodio, mas ele chama seu stand, fazendo com que gotas de chuva derrubem o policial atrás dele no chão. Pouco antes do outro policial atirar em Jodio, Dragona usa seu stand para desfigurar os olhos do policial, o que o impede de usar a arma. Por fim, Jodio ataca o policial com gotas de chuva, esmagando-o. Ele pisoteia o policial antes que Dragona o pare, acalmando-o para que Jodio não mate o homem.
Jodio, então, queima todas as câmeras dos policiais para que eles não tenham provas. Além disso, Dragona usa seu stand para mudar os números da placa da picape e se livra de sua identidade falsa antes de ir para o ponto de encontro de uma negociação. Um dos membros da gangue os elogia por se saírem bem, mas os repreende por se atrasarem. Ele também lhes pergunta se sabem algo de uma viatura da polícia que foi incendiada, mas Jodio e Dragona se fazem de desentendidos. Depois disso, eles vão para casa.
Na ida para escola, no ônibus, Usagi Alohaoe, um veterano de Jodio, pergunta-lhe se ele trouxe o que queria. De repente, Jodio o empurra do assento e grita com ele. Ao saírem do ônibus, Jodio o chama e pede desculpas. Ele tira o dinheiro do bolso de Usagi e lhe dá instruções sobre onde ir para conseguir a droga.
Mais tarde naquele dia, Jodio, Dragona e Paco são convocados pela chefe deles, Meryl Mei Qi, na butique Iko Iko. Meryl ordena a todos que desliguem seus celulares e mostra a foto de um diamante azul natural de 24 quilates avaliado em 6 milhões de dólares. Ele pertence a um turista japonês que possui uma casa de veraneio na Ilha Havaí e planeja ficar lá por mais 12 dias. Meryl Mei oferece um serviço a eles: roubar o diamante. Os três dividiriam 2% dos lucros, enquanto ela ficaria com 18%. Ela também os informa que mais um membro se juntaria ao grupo: o aluno a quem venderam drogas na escola pela manhã. Meryl garante que ele pode ser útil.[1]
Antes do roubo, Jodio e Paco estão vendendo drogas em um parque e uma universitária se aproxima para comprar. Jodio conversa com a estudante, mas rapidamente suspeita que ela é uma policial disfarçada. A mulher alega que, se ela fosse policial, Jodio poderia perguntar-lhe se é uma e que policiais devem sempre afirmar que sim. Jodio pergunta e ela mente. Imediatamente após a transação estar concluída, ela se revela como agente da DEA e detém Jodio enquanto outro grupo de policiais pega Paco. A agente se anima e explica que a droga era a prova concreta de que a DEA precisava para prendê-los e ir atrás do chefe da gangue. Jodio é atormentado pela dupla de policiais que importunaram Dragona, e um dos policiais ameaça molestá-lo. Com raiva, Jodio usa o November Rain para destruir o saco de drogas, forçando a polícia a deixá-lo ir depois, já que eles não têm mais provas.
O Roubo
No dia marcado para o arrombamento, Jodio, Dragona e Paco voam juntos para a Ilha Havaí e esperam Usagi no aeroporto. Usagi chega atrasado e brinca sobre isso. Ele leva o grupo à locadora de automóveis para alugarem um carro e seguir viagem. Usagi assegura que o carro não deixará rastros, pois a empresa também aluga carros sem câmeras de bordo e sem histórico de GPS.
O grupo parte rumo à casa de veraneio do turista japonês e Jodio faz um reconhecimento do lugar. Ele observa algumas bebidas em uma mesa perto da piscina e também uma toalha e um iPad, sugerindo que o japonês ficará na área da piscina por um certo tempo. Isso dá ao grupo uma oportunidade de entrar sorrateiramente para realizar o roubo. Usagi revela seu stand, THE MATTEKUDASAI, que então se transforma em uma segunda câmera de segurança para produzir uma gravação falsa do grupo com seus rostos disfarçados enquanto invadem a casa. Jodio fica de olho na piscina e reconhece o turista japonês: Rohan Kishibe, um mangaká famoso.[15]
Jodio rapidamente se esconde atrás de uma cadeira e pega o iPad do artista. Ele olha para alguns desenhos de Pink Dark Boy admirado, mas também lembra que Rohan ainda é uma pessoa rica que trouxe consigo para as férias um diamante de 6 milhões de dólares. Enquanto isso, Dragona destranca a porta da frente, e Jodio diz a eles que está tudo certo na piscina, mas pede que os três não se aproximem das janelas que dão para a piscina. O trio então entra na mansão.[16]
Jodio continua navegando pelo iPad de Rohan, vendo várias fotos de vulcões e lava. Mesmo curioso sobre as fotos, ele pensa que pode ser apenas um mangaká buscando referências. No iPad também há fotos do cachorro de Rohan, Bakin. Jodio presume que, se Rohan tem mesmo um cachorro, então o gato rondando a casa não poderia ser o animal do mangaká. De repente, Rohan deixa a piscina e Jodio devolve apressadamente o iPad e chama Dragona. Ele relata que Rohan vai entrar na casa e avisa o grupo para sairem de lá imediatamente, já que poderiam retornar em outra ocasião para roubar o diamante. Jodio também nota que o gato errante parece estar levando Rohan para dentro da casa.
Depois de Dragona, Paco e Usagi ignorarem o aviso de Jodio, ele não tem escolha senão chamar o November Rain para distrair temporariamente o artista, usando as gotas para fazer um espinho de um cacto próximo perfurar o dedo de Rohan. Ele observa que gato entrou na casa. Ao ver que Rohan examina seu entorno e questiona a estranha situação, Jodio chega à conclusão de que o mangaká também é um usuário stand e avisa aos outros.[16]
Para o futuro
O próprio Jodio diz que ele ficará rico no arquipélago do Havaí.[1]
Relacionamentos
Família
- Dragona Joestar: Irmão mais velho de Jodio. Ambos se dão muito bem e trabalham juntos para ganhar dinheiro e proteger sua mãe. Ao ver o policial assediando Dragona, Jodio furiosamente quase o espancou até a morte. Dragona sentiu-se feliz por isso.[1]
- Barbara Ann Joestar: Mãe de Jodio e Dragona, ela os cria sozinha. Seus filhos a amam e a protegem por meio do trabalho ilegal.[1]
Parceiros de Gangue
- Paco Laburantes: Mesmo trabalhando juntos, Jodio não o considera um amigo.[1]
- Usagi Alohaoe: Um veterano de Jodio no colégio. Jodio fica surpreso quando Meryl Mei Qi o inclui no grupo do roubo, mas confia nas ordens dela.[1]
Capítulos
- TJL, Capítulo 1: Mecanismos (1.ª aparição)
- TJL, Capítulo 2: Um Japonês na Ilha Havaí
- TJL, Capítulo 3: Vamos Atrás do Diamante na Mansão!
- TJL, Capítulo 4: VS. Rohan Kishibe
- TJL, Capítulo 5: November Rain
Frases
- “Tira as mãos do meu irmão. Ouviu? Agora... ou eu te mato.”— Jodio Joestar, TJL, Capítulo 1: Mecanismos
- “Nossos vizinhos respeitam nossa mãe... Todos gostam dela. Ela chega bem ao trabalho todas as manhãs, tudo isso porque nós dois a protegemos.”— Jodio Joestar, TJL, Capítulo 1: Mecanismos
- “Mecanismos de confiança são poderosos... Mesmo se não seguirmos as leis nessa cidade, a confiança vai sempre nos proteger.”— Jodio Joestar, TJL, Capítulo 1: Mecanismos
- “Essa é a história de como vou ficar podre de rico. Que foi? "Podre de rico" é exagero? Acho que eu soo arrogante?”— Jodio Joestar, TJL, Capítulo 1: Mecanismos
- “Eu ainda não posso ver o que está no topo dos mecanismos, mas eles vão nos mostrar suas verdadeiras formas...”— Jodio Joestar, TJL, Capítulo 1: Mecanismos
- “Eu queria dizer alguma coisa pra esses caras, mas deixa pra lá. Não importa. Afinal, eles não veem e nunca vão ver.”—Jodio Joestar, TJL, Capítulo 2: Um Japonês na Ilha Havaí
- “Alguém como eu pode ser feliz? Ah, pode apostar que sim. Eu vou atrás disso. Mas você acaba dando de cara com caras assim por aí em lugares podres e injustos. Isso me deixa puto.”—Jodio Joestar, TJL, Capítulo 2: Um Japonês na Ilha Havaí
Galeria
Referências
- ↑ 1.0 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8 1.9 TJL, Capítulo 1: Mecanismos
- ↑ TJL, Capítulo 2: Um Japonês na Ilha Havaí, pág. 25-26
- ↑ 3.0 3.1 3.2 TJL, Capítulo 1: Mecanismos, pág. 43
- ↑ 4.0 4.1 TJL, Capítulo 1: Mecanismos, pág. 51
- ↑ 5.0 5.1 TJL, Capítulo 1: Mecanismos, pág. 48
- ↑ TJL, Capítulo 1: Mecanismos, pág. 34
- ↑ 7.0 7.1 TJL, Capítulo 1: Mecanismos, pág. 30
- ↑ TJL, Capítulo 1: Mecanismos, pág. 31
- ↑ TJL, Capítulo 1: Mecanismos, pág. 49–51
- ↑ TJL, Capítulo 1: Mecanismos, pág. 49
- ↑ TJL, Capítulo 1: Mecanismos, pág. 44
- ↑ TJL, Capítulo 1: Mecanismos, pág. 50
- ↑ TJL, Capítulo 1: Mecanismos, pág. 41
- ↑ TJL, Capítulo 2: Um Japonês na Ilha Havaí pág. 50
- ↑ TJL, Capítulo 2: Um Japonês na Ilha Havaí
- ↑ 16.0 16.1 TJL, Capítulo 3: Vamos Atrás do Diamante na Mansão!