Hamon

From JoJo's Bizarre Encyclopedia - JoJo Wiki
< Ripple(Redirected from Hamon/pt-br)
Jump to navigation Jump to search

Meu coração está vibrando! Queima com um ardor intenso! Pulsa num ritmo galopante! Sobrecarga de Luz Solar!

O Hamon (波紋) (lit. Onda), é um tipo de energia usada em uma antiga forma de artes marciais, o Sendō (仙道, lit. "Caminho/Maneira do Eremita/Mago").

Através do controle da respiração, uma pessoa treinada é capaz de produzir uma energia é idêntica à energia do Sol, que se manifesta como ondas pelo corpo. Essa energia pode ser usada em uma ampla gama de técnicas, e é fatal para Vampiros, Zumbis e os Homens do Pilar.

O Hamon é a principal fonte de poder dos heróis em Phantom Blood e Battle Tendency. Ela também aparece brevemente em Stardust Crusaders.

Sumário

Zeppeli criando Hamon ao respirar

O Hamon é uma energia idêntica aos raios do Sol. O corpo humano pode criar essa energia através do controle da respiração, produzindo ondas de energia que se propagam na corrente sanguínea para o resto do corpo e para outros objetos em contato com ela. O Hamon se manifesta como faíscas semelhantes à eletricidade, e pode ser vista por humanos comuns.

Um objeto imbuído com Hamon terá um ou vários de seus atributos aprimorados pela energia, tornando-o uma ferramenta ou arma mais eficaz. Líquidos como água ou óleo são ótimos condutores de Hamon, com as ondas se tornando visíveis no líquido. Entretanto, embora todos os materiais podem conduzir o Hamon até certo ponto, apenas organismos vivos, como rosas, podem reter a energia do Hamon. Joseph Joestar é mostrado ser capaz de canalizar o Hamon através de seu Stand, Hermit Purple; é desconhecido se outros tipos de Stand podem fazer o mesmo.

Embora qualquer um possa tecnicamente produzir pequenas quantias de energia Hamon, Will Anthonio Zeppeli explica que apenas uma acada dez mil pessoas tem a capacidade de se tornar um usuário de Hamon na prática. E que poucas pessoas têm a força de vontade e, portanto, a disciplina para controlar sua respiração, principalmente aqueles que viveram grandes tragédias e mantiveram a sua coragem.[1] Entretanto, a habilidade de usar o Hamon também é um talento concedido a pessoas cujos ancestrais foram usuários de Hamon, e, portanto, Joseph Joestar teve uma afinidade natural com o Hamon sem ser proficiente em usá-lo.[2]

Esquemas de Cores

A obra é conhecida por sua mudança de cores entre as mídias, a informação apresentada abaixo pode ou não ser canônica.
Cor(Amarelo-alaranjado)
Cor(Ciano)
Cor(Amarelo e laranja)
Cor(Azul-claro)
Cor(Amarelo-alaranjado)
Cor(Amarelo)

Usando o Hamon

O Sendō Hamon Overdrive de Jonathan Joestar, um poderoso ataque Hamon
Devido a sua natureza idêntica à energia positiva do Sol, os principais usos do Hamon são para curar feridas e combater criaturas morto-vivas, como vampiros ou zumbis.

Organismos vivos podem ser afetados por ataques de Hamon, mas não são necessariamente feridos por eles. Will Anthonio Zeppeli usou o Hamon para curar o braço quebrado de Jonathan Joestar, e seu neto Caesar Anthonio Zeppeli mais tarde o utilizou para controlar uma mulher durante sua luta com Joseph Joestar. A energia Hamon de Kars, sendo várias centenas de vezes mais potente que o poder de Joseph, fez com que sua pele derretesse quase instantaneamente.[3] Hamon é transferível entre pessoas, já que ambos Will Anthonio Zeppeli e seu neto Caesar transferem seu Hamon para um Joestar logo antes de suas mortes. Os usuários de Hamon podem rejeitar substâncias nocivas em sua corrente sanguínea ao ejetá-las com o uso da energia do Hamon.

Produzindo o Hamon regularmente também preserva a vitalidade do usuário, fazendo-o parecer mais jovem e ter mais energia mesmo na velhice, embora essa habilidade tenha seus limites.[4]

Para produzir um Hamon mais otimizado, os usuários devem controlar com precisão a energia produzido por sua respiração. Normalmente requer focar na energia antes de liberá-la toda de uma vez só para criar uma grande explosão de Hamon.

Ferramentas

O Hamon pode transformar qualquer coisa em uma arma

Ao imbuir um objeto com o Hamon, um usuário de Hamon pode executar várias técnicas em combinação com suas próprias táticas, permitindo uma ampla variedade de estilos de luta. Devido a sua natureza versátil, muitos guerreiros usam armas diferentes, que vão desde um cachecol até bolhas de sabão, bate-bates e até mesmo vinho. Muitas das técnicas poderosas do Hamon são classificadas como técnicas "Overdrive" (Sobrecarga) (波紋疾走(オーバードライブ), Ōbādoraibu, lit. "Ripple Dash/Sprint"), e são muitas vezes são nomeadas e coloridas em referência ao meio que são usadas: por exemplo, um Overdrive que produz fogo é chamado de Scarlet Overdrive, enquanto um Overdrive transmitido através de metal é chamado Metal Silver Overdrive. Um objeto atingido com a força do Overdrive irá carregar a energia do Hamon através dele, tornando-se letal aos mortos-vivos.

Treinando o Hamon

Para produzir mais que uma pequena quantia de energia Hamon, é necessário que o usuário respire de maneira precisa. Então, para aumentar sua capacidade de produzir o Hamon e usá-la eficientemente em batalha, o usuário de Hamon deve passar por treinamento.

Usuários do Hamon passam por um treinamento físico rigoroso para aumentar sua capacidade respiratória, aumentando assim a quantidade e poder da energia Hamon que produzem. Embora o treinamento seja focado no ritmo da respiração, os mestres do Hamon muitas vezes costumam usar de exercícios físicos também; esses exercícios podem incluir natação prolongada e se equilibrar em um só dedo.[5] Mestres rigorosos também projetam regimes de treinamento letais como o Hell Climb Pillar, que coloca os alunos em uma situação de vida ou morte para levá-los a superar seus limites.[6]

Aqueles que querem lutar com o Hamon também costumam passar por treinamento em artes marciais para adquirir a experiência de batalha e habilidades de luta. Embora Will Anthonio Zeppeli e Jonathan Joestar treinem para usar as técnicas Sendō junto da energia Hamon, alguns usuários de Hamon como Joseph Joestar preferem usar ferramentas junto do Hamon, e outros como Caesar Zeppeli utilizam estilos de luta não polidos em vez de técnicas tradicionais de artes marciais.

Fraquezas

Wamuu impedindo Caesar Anthonio Zeppeli de respirar

Embora usuários de Hamon possam utilizar a energia Hamon livremente, destruir seres morto-vivos em um único golpe, e transformar até os objetos mais mundanos em armas letais, eles não estão insentos de fraquezas significativas.

Um usuário de Hamon deve ser capaz de respirar consistentemente; se essa respiração for enfraquecida ou arrítmica devido a ferimentos, ou outras condições, eles lentamente ficam mais fracos e perdem a capacidade de criar energia Hamon, ao ponto em que eles podem ser facilmente derrotados por um mero zumbi. Essa fraqueza é notavelmente aproveitada por Dio Brando quando ele fere mortalmente Jonathan, perfurando sua traqueia e no processo o impedindo de usar o Hamon. Da mesma forma, a energia Hamon requer um forte fluxo sanguíneo do usuário para ser usado com grande força. Dio desenvolve uma técnica que pode congelar um usuário de Hamon em segundos, parando seu fluxo de sangue e os tornando incapazes de atacar. Além disso, Wamuu observa que durante sua luta com Caesar Zeppeli, a grande perda de sangue de Caesar o impede de usar o Hamon.

Embora a energia Hamon é forte o suficiente para esmagar rochas e tijolos, ela é incapaz de esmagar substâncias mais fortes como ferro ou aço, de acordo com Will Zeppeli.

O Hamon é ineficaz em remover um objeto do corpo de seu usuário se dito objeto é feito da própria carne do usuário, como é visto por Joseph Joestar quando ele tenta remover o Stand Empress de seu corpo.

Usuários

Usários de Hamon

Técnicas

Nota: Devido a versatilidade do Hamon e das formas quase universais de usá-lo, há poucas técnicas compartilhadas entre usuários de Hamon. Muitas das técnicas listadas aqui são exclusivas a indivíduos e não representam o alcance completo disponível.

Técnicas Overdrive

Overdrive / Hamon Overdrive(波紋疾走オーバードライブ Ōbādoraibu, lit. Corrida/Colisão Ondulante)Link para essa seçãoLink para essa seção
Usuário(s): Todos usuários de Hamon
Estreia: Chapter 19: Jack the Ripper and Zeppeli the Strange, Part 2 / JoJo's Bizarre Adventure Episódio 4: Overdrive
Overdrive.gif
A aplicação mais básica do Hamon. O usuário ataca com seus membros ou com um objeto imbuído com o Hamon. Quando Joseph a usa, ele imbui sua mão com o Hamon e ataca seu oponente com um golpe.
Sendō Hamon Overdrive(仙道波紋 疾走オーバードライブ Sendō Hamon Ōbādoraibu, lit. Colisão Ondulante do Caminho Heremita)Link para essa seção
SendoRippleOverdrive.gif
O usuário carrega energia Hamon através de seu braço e a libera em um objeto sólido, tais como uma parede ou divisória. O Hamon atravessa pelo objeto até chegar no outro lado, e qualquer coisa acertada pelo Hamon é arremessada. Se o inimigo é um ser morto-vivo, o Hamon irá entrar em sua corrente sanguínea e os destruíra por dentro.
Scarlet Overdrive(緋色の波紋疾走スカーレットオーバードライブ Sukāretto Ōbādoraibu, lit. Colisão Ondulante Escarlate)Link para essa seção
Scarlet Overdrive.gif
Ao carregar o Hamon em uma mão, um usuário de Hamon pode colocar fogo na sua própria mão. Eles são então capazes de transferir a chama para outra parte do corpo, e qualquer coisa que toque essa parte do corpo tem uma chance de pegar fogo.
Turquoise Blue Overdrive(青縁波紋疾走ターコイズブルーオーバードライブ Tākoizu Burū Ōbādoraibu, lit. Colisão Ondulante Azul Turquesa)Link para essa seção
TurquoiseBlueOverdrive.gif
Um usuário Hamon pode liberar poderosas tempestades enquanto estiver de baixa d'água com força o suficiente para lançar inimigos. Na maioria dos casos, uma boa parte da água é lançada para fora também, ao ponto em que um lago possa ser drenado até à altura da cintura. Estranhamente, em Heritage for the Future, Joseph realiza essa técnica através de um golpe imbuído com energia Hamon, apesar de não estar debaixo d'água.
Overdrive Barrage(波紋疾走オーバードライブ連打 Ōbādoraibu Renda, lit. Barreira de Colisões Ondulantes)Link para essa seção
OverdriveBarrage.gif
Quando um usuário de Hamon soca rápido o suficiente consecutivamente, ele podem liberar vários Overdrives de uma só vez.
Metal Silver Overdrive(銀色の波紋疾走メタルシルバーオーバードライブ Metaru Shirubā Ōbādoraibu, lit. Colisão Ondulante Metal-Prateada)Link para essa seção
MetalSilverOverdrive.gif
Essencialmente o mesmo que um Sendō Hamon Overdrive, mas com a capacidade de ser transferido através de metal.
Sunlight Yellow Overdrive(山吹き色の波紋疾走サンライトイエローオーバードライブ Sanraito Ierō Ōbādoraibu, lit. Colisão Ondulante da Luz Solar Amarela)Link para essa seção
Usuário(s): [[Jonathan Joestar]|Jonathan Joestar]]], Will Anthonio Zeppeli, Joseph Joestar (HftF)
Estreia: Chapter 29: Tarkus and the Dark Knight Bruford, Part 4 / JoJo's Bizarre Adventure Episódio 6: A Coragem do Amanhã
Jonathan Bruford Overdrive.gif
Usuários habilidosos de Hamon podem lançar um ataque devastador com poder comparável ao próprio Sol, com a capacidade de obliterar completamente um ser morto-vivo. O ataque é notável por produzir uma cor amarela muito clara, semelhante á luz solar.
Life Magnetism Overdrive(生命磁気への波紋疾走オーバードライブ Seimei jiki e no Ōbādoraibu, lit. Colisão de Ondas do Magnetismo da Vida)Link para essa seção
LifeMagnetismOverdrive.gif
Com a ajuda de outro usuário de Hamon, uma pessoa pode atrair todas as folhas na área imediata e magnetizá-las, formando uma folha gigante que pode ser usada como uma asa-delta improvisada. Corpos humanos possuem um campo magnético fraco e podem atuar como um ímã vivo quando a potência desse campo magnético é aumentada pelo Hamon. Esse campo magnético é então transferido para as folhas, criando uma enorme lâmina magnética que mantem as folhas juntas.
Tornado Overdrive(波紋乱渦疾走トルネーディオーバードライブ Torunēdi Ōbādoraibu, lit.Colisão Ondulante do Vórtice Selvagem)Link para essa seção
TornadoOverdrive.gif
O usuário salta no ar e aponta suas pernas em direção ao oponente. A partir daqui, eles são capazes de canalizar o Hamon em sua metade inferior e atacar o oponente em um movimento giratório semelhante a uma broca.
Deep Pass Overdrive(深仙脈疾走ディーパスオーバードライブ Dīpasu Ōbādoraibu, lit. Colisão Profunda do Pulso do Eremita)Link para essa seção
DeepPassOverdrive.gif
Uma das técnicas de Hamon mais poderosas, o Deep Pass Overdrive permite que um usuário de Hamon transfira toda a sua energia vital para outro usuário de Hamon. O recipiente ganha a energia do realizador, fazendo com que sua força, agilidade, e técnica Hamon aumente dramaticamente. Essa rápida perca de energia vital também muda a aparência física do realizador, fazendo com que sua pele fique enrugada e seu cabelo fique branco, como se tivesse envelhecido consideravelmente. Essa é uma das poucas técnicas Overdrive sem o kanji para "Hamon" em seu nome.
Hamon Beat Overdrive(波紋疾走はもんオーバードライブのビート Hamon Ōbādoraibu no Bīto, lit. Batida da Corrida de Hamon)Link para essa seção
RippleBeatOverdrive.gif
O usuário prende um oponente com cordas 100% feitas de lã, e então imbui as cordas com o Hamon. Quando Joseph a usa, o golpe tem força o suficiente para dilacerar o rosto de Esidisi.
Rebuff Overdrive(波紋肘支疾走リーバッフオーバードライブ Rībaffu Ōbādoraibu, lit. Corrida de Hamon do Cotovelo Galho/Galho Cotovelo)Link para essa seção
RebuffOverdrive.gif
O usuário carrega Hamon em seus cotovelos e desfere um golpe poderoso.
Indigo Blue Overdrive(藍色波紋疾走インデイゴブルーのオーバードライブ Indigo Burū no Ōbādoraibu, lit. Corrida de Hamon Índigo)Link para essa seção
Usuário(s): Lisa Lisa
Estreia: JORGE JOESTAR Chapter 1: Tsukumojuku
O usuário carrega Hamon em seus punhos e atinge o chão. O Hamon viaja pelo chão, criando um circulo preenchido de um padrão complicado. Ele desintegra qualquer alvo morto-vivo instantaneamente em cinzas.
Sunset Orange Overdrive(茜色波紋疾走サンセツトオレンジのオーバードライブ Sansetsuto Orenji no Obādoraibu, lit. Corrida de Hamon Vermelho Louco)Link para essa seção
Usuário(s): Lisa Lisa
Estreia: JORGE JOESTAR Chapter 16: Beyond II
O usuário segura a Pedra Vermelha de Aja em uma mão e a pressiona contra o oponente antes de carregá-la com o Hamon. O Hamon lembra a cor do pôr-do-sol e cria um fogo de artifício vermelho, queimando o inimigo.

Técnicas Marciais

Seated Jump(座ったままの姿勢で跳躍 Suwatta Mama no Shisei de Chōyaku, lit. Saltando em uma Posição Sentada)Link para essa seçãoLink para essa seção
SeatedJump.gif
Aqueles que treinaram na arte do Sendō adquirem pernas e joelhos fortes, os permitindo saltar extremamente alto no ar em uma posição sentada e então aterrissar em pé.
Zoom Punch(ズームパンチ Zūmu Panchi, lit. Soco de Zoom)Link para essa seção
ZoomPunch.gif
O Usuário lança seu punho para frente e golpeia seu oponente ao alongar seu braço. O ataque usa a técnica de respiração Hamon para deslocar e alongar as articulações do braço do usuário para estender-lo e dá-lo um alcance maior, ao mesmo tempo que usa a mesma energia Hamon para anestesiar a dor causada pela técnica. Devido ao aumento do comprimento do braço, o soco parece ser ampliado da perspectiva do oponente.

Sendō Wave Kick(仙道波蹴ウェーブキック Sendō Uēbu Kikku, lit. Caminho do Eremita/Caminho do Chute Ondulante)Link para essa seção
SendoWaveKick.gif
O usuário canaliza a sua energia Hamon em seu joelho e chuta o oponente com ela. A energia Hamon rasga inimigos morto-vivos ao meio ao entrar em sua corrente sanguínea.
Thunder Split Attack(稲妻空烈刃サンダー・スプリット・アタック Sandā Supuritto Atakku)Link para essa seção
Usuário(s): Dire
Estreia: Chapter 36: The Three from a Faraway Land, Part 1 / JoJo's Bizarre Adventure Episódio 7: O Sucessor
ThunderSplitAttack.gif
O usuário realiza um chute lento em direção de seu oponente. Se o oponente agarra as pernas do usuário, o usuário é capaz de abrir suas pernas, evitando com que o oponente mexa seus braços; se for rápido o suficiente, o usuário pode deixar um objeto no ombro de seu oponente sem que ele note. O usuário então ataca o pescoço de seu inimigo com um golpe duplo imbuído com o Hamon. A fraqueza do ataque é que ele deixa a guarda do usuário aberta para uma cabeçada ou outro ataque direto.
AfterimagesLink para essa seção
Afterimages.gif
Aqueles que foram treinados na arte do Sendō obtem movimentos extremamente rápidos e grande agilidade, os permitindo criar pós-imagens enquanto se movem.
Thunder Cross Split Attack(稲妻十字空烈刃サンダー・クロス・スプリット・アタック Sandā Kurosu Supuritto Atakku)Link para essa seção
ThunderCrossSplitAttack.gif
Uma versão avançada do Thunder Split Attack que permite ao usuário cobrir sua fraqueza ao fechar seus braços em forma de cruz. Ela é descrita como uma técnica perfeita tanto em ofensiva quanto em defensiva, e de acordo com Straizo nenhum lutador jamais o derrotou além de Dio.

Técnicas Aplicadas

Hamon Cutter(波紋カッター Hamon Kattā)Link para essa seção
RippleCutter.gif
O usuário cospe gotas de líquido entre seus dentes. O Hamon combinado com o líquido o torna afiado e denso o suficiente para cortar objetos sólidos, mas também ágil e preciso o suficiente para desviar outros projéteis.
Hamon Detector(波紋探知機 Hamon Tanchiki)Link para essa seçãoLink para essa seção
RippleDetector.gif
O usuário imbui um líquido ou objeto com o Hamon. O Hamon passa pelo corpo do usuário e pelo ambiente, permitindo com que o usuário sinta seus arredores e detecte outras pessoas mesmo através de paredes. Jonathan e Zeppeli usam essa técnica através de vinho, enquanto Lisa Lisa a usa por meio de seu cachecol.
Hamon Aderente & Hamon Repelente(くっつく波紋とはじく波紋 Kuttsuku Hamon to Hajiku Hamon)Link para essa seçãoLink para essa seção
RippleRepellent.gif
Um usuário de Hamon é capaz de usar o Hamon para se repelirem ou aderirem a objetos ou líquidos. Will primeiro usa essa habilidade para andar sobre a água, seguido logo depois por Jonahan. Jonathan também usa essa técnica para expelir o veneno das cobras de Doobie, e mais tarde a essência vampírica de Dio, para fora de seu corpo. Joseph e Caesar conseguem escalar em um pilar coberto de óleo com a adesão, e Caesar usa a técnica para repelir um jato de óleo de alta pressão. Mais tarde, Caesar e Joseph forçam Esidisi para fora do corpo de Suzi Q: Joseph envia Hamon positivo repelente para várias pontos do corpo de Suzi Q, enquanto Caesar concentra energia Hamon negativa aderente apenas em seu coração, forçando Esidisi a sair quando ele não pode mais suportar o Hamon.
Hipnose HamonLink para essa seçãoLink para essa seção
RippleHypnosis.gif
Ao usar o Hamon em pessoas ou animais, um usuário de Hamon pode reorganizar suas células, controlando indiretamente seu corpo. O processo requer contato entre o usuário e o alvo, seja um beijo ou simplesmente tocando a cabeça com as mãos. A alvo irá então agir de acordo com as ordens do usuário, com a energia Hamon os tornando mais fortes do que um ser comum. Um usuário de Hamon pode nocautear pessoas comuns ao aplicar o Hamon na cabeça de seu alvo, algo como jovem Joseph faz com um piloto enquanto o avião de Robert E. O. Speedwagon é sequestrado. Um mestre de Hamon pode usar esta técnica para extrair memórias esquecidas.
Tecido de Besouro Satiporoja(サティポロジアビートルの布 Satiporojia Bītoru no Nuno)Link para essa seção
Usuário(s): Straizo, Lisa Lisa
Estreia: Chapter 50: Straizo vs. Joseph, Part 3 / JoJo's Bizarre Adventure Episódio 11: Mestre do Jogo
SatiporojaBeetleCloth.gif
Um mestre do Hamon pode usar um tecido criado apartir das fibras intestinais secas de besouros Satiporoja, um inseto nativo ao Sudeste Asiático. O tecido é capaz de conduzir o Hamon a 100%. Straizo e Lisa Lisa usam cachecois que são feitos de 30,000 besouros. Como ele conduz e dispersa o Hamon de forma muito melhor que o corpo humano, o tecido age similarmente a um para-raios, e pode absorver completamente o ataque de Hamon de um oponente.
Ataque de Hamon com Cabelo(波紋ヘア・アタック Hamon Hea Atakku)Link para essa seção
RippleHairAttack.gif
O usuário infunde Hamon em fios de cabelo para formar uma barreira que pode bloquear projéteis. Joseph usa essa técnica para bloquear as balas disparadas por Santana após arrancar um punhado de cabelo da cabeça de Rudol von Stroheim.
Bubble Launcher(シャボンランチャー Shabon Ranchā)Link para essa seção
BubbleLauncher.gif
O usuário dispara uma série de bolhas, cada uma revestida pelo Hamon. Isso aumenta a densidade das bolhas e permite que elas atingem objetos com um impacto maior. Quando acertado pelas bolhas, até mesmo um homem adulto pode ser completamente lançado para trás.
Bubble Barrier(シャボンバリアー Shabon Bariā)Link para essa seção
BubbleBarrier.gif
Essa técnica é às vezes usada em conjunção com o Bubble Launcher. O usuario de Hamon pode conjurar uma única bolha enorme capaz de absorver e prender seu alvo.
Clacker Volley(クラッカーヴォレイ Kurakkā Vorei)Link para essa seção
ClackerVolley.gif
O usuário lança bate-bates americanos infundidos com o Hamon na direção de seu oponente. Isso pode ser feito de várias formas; para produzir o melhor e mais surpreendente efeito, o usuário pode escondê-las atrás de suas costas, os permitindo lançar os bate-bates de trás de suas costas em todas as direções.
Clacker Boomerang(クラッカーブーメラン Kurakkā Būmeran)Link para essa seção
ClackerBoomerang.gif
O usuário lança pares de bate-bates imbuídos com o Hamon em um pilar ou viga atrás do oponente, enganando o oponente fazendo-o presumir que errou. Um dos pares de bate-bates fica preso em qualquer coisa em qual foi jogado e começa a girar, agarrando-se no segundo par de bate-bates. O segundo par então volta e atinge as costas do oponente, imitando o efeito de um bumerangue.
Hamon Beat(波紋のビート Hamon no Bīto)Link para essa seção
RippleBeat.gif
O usuário imbui tanto seus punhos quanto seus pés com o Hamon para usar essa técnica aderente avançada, permitindo que ele deslize e se lance em líquidos, conseguindo mais distância do que eles normalmente conseguiriam ao escala ou pular.
Bubble Cutter(シャボン・カッター Shabon Kattā)Link para essa seção
BubbleCutter.gif
Essa técnica é uma melhoria direta do Bubble Launcher. Inspirado pela técnica Hamon Cutter, o usuário cria bolhas afiadas em formato de discos. Essas bolhas giram em altas velocidades e usam força centrifuga, mas são capazes de se permanecerem intactas devido ao Hamon. As bolhas se movem a uma velocidade mais alta e tem uma maior precisão, permitindo que ao usuário dispará-las em qualquer direção com facilidade.
Bubble Cutter Gliding(シャボンカッター滑走グライディン Shabon Kattā Guraidin)Link para essa seção
BubbleCutterGliding.gif
Uma versão mais versátil do Bubble Cutter, essa técnica sacrifica a quantidade do ataque original, concentrando na eficácia. Ao lançar apenas algumas bolhas, o usuário é capaz de mirá-las como projéteis teleguiados. As bolhas são capazes de contornar objetos, os dando uma chance maior de acertar o oponente.
Bubble Lenses(シャボン・レンズ Shabon Renzu)Link para essa seção
BubbleLenses.gif
O usuário produz bolhas infundidas com Hamon que possuem a capacidade de refratar luz e a focaliza-la em feixes, assim como uma lupa. Após serem lançadas, as bolhas ficam paradas. Qualquer fonte de luz que passar causará um efeito dominó, conectando as bolhas e, eventualmente, disparando vários feixes em seu alvo.
Snake Muffler(蛇首立帯スネックマフラー Sunekku Mafurā, lit. Pescoço de Cobra Cinto de Pé)Link para essa seção
SnakeMuffler.gif
O usuário pode transferir Hamon em um pano condutor de Hamon para endurecê-lo, o permitindo se equilibrar no cachecol agora rígido para evitar contato com o solo.

Habilidades de Apoio

Respiração de Hamon forçada(強制波紋呼吸 Kyōsei Hamon Kokyū)Link para essa seção
ForcedRippleBreathing.gif
O usuário de Hamon dá um soco no estomago de um aliado em potencial com o dedo mindinho levantado, permitindo que ele alcance no seu diafragma. O alvo irá perder momentaneamente seu fôlego à medida que o diafragma se esvazia, mas será capaz de produzir Hamon. Um usuário habilidoso de Hamon pode medir quanta energia Hamon uma pessoa pode produzir, permitindo-lhes determinar o seu potencial. Entretanto, a técnica em si requer precisão e é difícil de executar. Mesmo usuários experientes podem falhar, como é o caso quando Zeppeli tenta usar a Respiração de Hamon forçada em Robert E. O. Speedwagon.
CuraLink para essa seçãoLink para essa seção
RippleHealing.gif
O Hamon pode curar ossos fraturados assim como diminuir a sensação de dor, permitindo que usuários de Hamon possam usar suas técnicas sem medo da dor. Quando Zeppeli usa a Respiração Forçada de Hamon em Jonathan, a respiração dele cura seu braço fraturado, o que normalmente levaria mais um ou dois meses para se curar completamente. Quando Jonathan então agarra um galho de árvore, ele revive as flores murchas, fazendo-as florescer novamente. Essa habilidade do Hamon é usada por um certo usuário de Hamon que atua como médico na Índia.
PrecogniçãoLink para essa seçãoLink para essa seção
TonpettyPrecognition.gif
Usuário extremamente habilidosos como Tonpetty podem prever o futuro distante de um indivíduo, incluindo o momento de sua morte.
Processo lento de EnvelhecimentoLink para essa seção
RippleSlowAge.gif
Uso constante do Hamon pode retardar o processo de envelhecimento do usuário, já que a respiração Hamon imbui o usuário com força vital. Como tal, ambos Straizo e Lisa Lisa parecem muito mais jovens do que realmente são. Embora Lisa Lisa houvesse 50 anos, Joseph presumiu que ela estivesse perto de seus 20 anos de idade. Entretanto, o Hamon não pode interromper completamente o processo de envelhecimento.

História

Mestres tibetanos especializados no treinamento do Hamon .

A técnica do Hamon parece ter sido criada no surgimento da humanidade, com o propósito de combater os Homens do Pilar. Entretanto, após ter ganho o poder da Máscara de Pedra, Kars e Esidisi massacraram facilmente a maioria dos usuários de Hamon do mundo no ano 39 d.C. antes de voltarem a hibernar. Entretanto, a técnica sobreviveu; conforme as máscaras de pedra se espalhavam pelo mundo, o Hamon também se tornou uma técnica ofensiva contra os vampiros e zumbis criados pelas máscaras. Usuários de Hamon construiram muitos dispositivos e templos por todo o mundo para ajudá-los a treinar e aprender mais uns com os outro. Dois mestres de Hamon, Tonpetty e Lisa Lisa, ajudam Jonathan e Joseph Joestar respectivamente.

Fenômenos Parecidos em Steel Ball Run

Artigo principal: Spin

No universo de Steel Ball Run, um poder chamado Spin (回転, Kaiten) é introduzido. O Spin é similar em algumas formas notáveis ao Hamon, sendo parte de uma série de paralelos aos conceitos no universo original.

Canalizado inicialmente por Gyro Zeppeli com Bolas de Aço especiais, e mais tarde por Johnny Joestar através de suas unhas com seu Stand Tusk, o Spin permite uma game de efeitos no ambiente e no corpo humano.

Galeria

Curiosidades

  • Araki já mencionou ter uma rotina de respiração pelas manhãs (talvez como Qigong).[7]
  • De acordo com Araki, o conceito de "Regras" e poderes psíquicos no mangá Babel II por Mitsuteru Yokoyama o ajudou a formar a base da ideia do Hamon.[8]
  • O Hamon é similar ao conceito de Qi/Ki/Chi, a energia natural de luta de uma pessoa encontrada em vários outros mangás e animes.
  • Os golpes baseados em Hamon, tais como o Overdrive, formam a base de algumas das técnicas do Joseph velho em Heritage for the Future, assim como quase todos os golpes do Joseph jovem. Quando realizando um desses golpes Hamon usando o botão de ataque forte, ambos Josephs podem ser vistos visivelmente respirando.

Referências

Navegação do Site

Other languages: