Universo Alternativo

From JoJo's Bizarre Encyclopedia - JoJo Wiki
Jump to navigation Jump to search

Em JoJo's Bizarre Adventure, a existência de realidades, dimensões ou universos alternativos é um conceito recorrente. É principalmente conceituado como a premissa por trás de certas habilidades de Stand.

ALERTA DE SPOILERS: Spoilers da Parte 1-8 podem estar presentes abaixo.

Habilidades de Stand Relevantes

Cream

O Stand de Vanilla Ice, Cream, é capaz de devorar a si mesmo e a seu usuário para se tornar um vazio o qual devora tudo com que entra em contato. Vanilla Ice o descreve como uma dimensão da escuridão, embora ele não tenha certeza de para onde exatamente os objetos são enviados. Enquanto estiverem nesta dimensão, Vanilla Ice e seu Stand são invulneráveis a ataques.

The Hand

O Stand de Okuyasu Nijimura, The Hand, é semelhante ao Cream, capaz de apagar qualquer espaço que sua mão direita tocar. Okuyasu afirma que nem mesmo ele sabe para onde vão os objetos anulados, mas parece que os objetos são eliminados como se uma lâmina extremamente afiada os tivesse cortado. Essa habilidade permite ao Stand, normalmente curto-alcance, uma distância extrema em seus ataques, já que ele pode simplesmente remover o espaço entre ele e um alvo para trazê-los ao alcance.

Made in Heaven

SO Chapter 157.jpg

Made in Heaven aumenta a velocidade ou a taxa do fluxo do tempo; alcançada por meio de sua capacidade de controlar as forças gravitacionais da Terra, da Lua e, aparentemente, de todo o universo (em referência aos aspectos da teoria da relatividade).

Conforme o tempo continua a passar, o universo atingirá um "ponto de extinção", e um novo universo será criado, onde tudo se repete, de acordo com o "destino". Cada pessoa naquele universo herdará as memórias do anterior, portanto saberá exatamente qual é o seu destino. Não poderão mudar seu futuro, pois tudo já está escrito pelo destino. Essa também é a ideia de Paraíso idealizada por Enrico Pucci.

Na história, logo após a morte de Pucci pelas mãos de Emporio Alnino e o Stand Weather Report, o universo é obrigado a reiniciar seu ciclo original, e os efeitos de Made in Heaven são anulados. Nesse novo mundo, personagens de identidades aparentemente muito semelhantes à Jolyne, Ermes, Anasui e Weather Report fortuitamente se reúnem próximos à Emporio. Entretanto, esses personagens agora possuem nomes diferentes, como Irene e Anakiss, junto à diferentes vidas e memórias. Essa é uma consequência da morte de Pucci pelas mãos de Emporio, e agora os eventos do mundo acontecem como se Pucci nunca tivesse feito parte dele.

Dirty Deeds Done Dirt Cheap

O Stand do Presidente Funny Valentine, D4C, permite diferentes mundos/dimensões paralelos co-existirem ao mesmo tempo e/ou lugar. Ele também permite que seu usuário visite esses mundos/dimensões paralelos e interaja com eles. Valentine viaja sendo fechado entre dois objetos, mostrados primeiro pelo uso de uma porta contra a parede. Este método permite que praticamente qualquer coisa viaje entre dimensões, incluindo outras pessoas. Valentine tira proveito disso ao final de Steel Ball Run para trazer Diego Brando de um Mundo Paralelo para auxiliá-lo. É notório que qualquer coisa que entre em contato com qualquer uma de suas contrapartes do universo alternativo, seja um objeto ou uma pessoa, será destruído, o que se aplica à ambas as entidades. Isso se aplica a cadáveres e suas contrapartes vivas também.[1] A única exceção à essa regra é o próprio Valentine, que pode trazer outros Valentines para esse mundo e interagir com eles sem se ferir.

Cube House

Em JORGE JOESTAR, a encarnação do 37º Universo de Reimi Sugimoto é um Stand de habilidade chamado Cube House. Seu interior possui uma estrutura "tesseract" e funciona como um dispositivo de viagem no tempo, permitindo que qualquer pessoa viaje por diferentes universos e períodos de tempo. Seu uso principal é levar a pessoa que o utiliza para ir aonde alguém mais precisa de sua ajuda.

Universo Steel Ball Run

SBR-Logo-Transparent.png

O universo Steel Ball Run (universo SBR) é um mundo alternativo dentro do cenário de JoJo's Bizarre Adventure. Seu nome é derivado da primeira história ambientada neste novo mundo, Steel Ball Run, e também inclui seu sucessor, JoJolion. Existem diversos nomes, eventos, funções, personalidades e relacionamentos que aparecem em Steel Ball Run e JoJolion semelhantes aos da linha do tempo original.

Hirohiko Araki indica no guia de All Star Battle que Diamond is Unbreakable e JoJolion são mundos paralelos não-conectados no tempo ou espaço, e que seus respectivos personagens nunca se encontrarão no mangá, incluindo ambos Josukes e Rohan.[2]

Steel Ball Run

Steel Ball Run, ambientado em 1890, segue as histórias de Johnny Joestar e Gyro Zeppeli, personagens com uma série de semelhanças ostensivas com Jonathan Joestar e Will Anthonio Zeppeli. Johnny está aprendendo o Spin, um poder místico comparável ao Hamon, com Gyro, um especialista italiano na arte, semelhante a Will.

JoJolion

JoJolion se passa no ano de 2011 e segue a história do amnésico Josuke Higashikata, batizado em homenagem ao Josuke Higashikata de Diamond is Unbreakable, enquanto busca pistas de sua identidade em Morioh, uma cidade com o mesmo nome e localizada no mesmo lugar que o cenário da Parte 4. Ao longo do caminho, ele descobre laços entre ele e Yoshikage Kira, nomeado em homenagem ao principal antagonista da Parte 4.

Curiosidades

  • Araki concebeu a ideia do universo alternativo presente nas Partes 7-8 no final da serialização de Stone Ocean, comparando o conceito de uma obra que retorna às suas raízes ao Renascimento italiano.[3]

Referências

  1. SBR Chapter 95: The World of Stars and Stripes - Outro
  2. All Star Battle Guidebook Interview
  3. SO Volume 11 (Bunko Edition) Afterword

Navegação do Site

Other languages: