- Stone Ocean, Capítulo 1: Stone Ocean, Parte 1
A Determinação Sombria (漆黒の意志, Shikkoku no ishi, lit. "Determinação Negra") é um fenômeno único da obra JoJo's Bizarre Adventure, formalmente introduzido em sua sétima parte, Steel Ball Run.
Uma antitese do Espírito Dourado, a determinação sombria é um estado mental particular durante a qual a determinação e intenção de matar de um indivíduo transparece. O próprio termo é nomeado por Ringo Roadagain[1] e é descrito por Gyro como a disposição de um pessoa de matar sem hesitação e abandonar sua humanidade.[2]
A determinação sombria é um estado mental particular que reocorre periodicamente durante as partes posteriores da obra JoJo's Bizarre Adventure. Como o nome sugere, esse fenômeno ocorre quando um personagem com intenções maliciosas brevemente substituem sua moralidade, durante a qual eles estão propensos ao uso de força mortal para alcançar seus objetivos pessoais. Qualquer um com a determinação sombria em seus olhos se torna notavelmente mais inescrupuloso, sangue-frio, e não irão hesitar em cometer grandes atos de violência, se não homicídio. A determinação sombria é mais frequentemente associada com a ambiguidade moral de um protagonista e irá se manifestar como pequenas chamas queimando em seus íris.
O gatilho da determinação sombria irá depender do indivíduo e sua situação atual mas é normalmente relacionado ao ato de proteger, vingar, ou adquirir algo muito importante. Um exemplo comum é quando um amigo ou ente querido está em perigo, como foi o caso com Jolyne Cujoh que ouviu Ermes Costello ser roubada por guardas de prisão,[3] ou Josuke Higashikata vendo Yasuho Hirose ser sequestrada pelo inimigo.[4] No caso particular de Johnny Joestar, sua determinação sombria era centrada em volta de seu objetivo de obter o Cadáver Santo através de violência.
Em All-Star Battle, a determinação sombria pode ser vista no Heart Heat Attack de Johnny enquanto o Tusk se transforma do Ato 2 para o Ato 3.
Johnny tentando pegar o cadáver de volta de Axl RO
Johnny na capa do Capítulo 83 de SBR
Jonathan na abertura Sono Chi no Sadame