Troca Equivalente

From JoJo's Bizarre Encyclopedia - JoJo Wiki
Jump to navigation Jump to search

Isso é a troca equivalente!! A habilidade de equivalentemente trocar uma parte má por uma saudável.

A Troca Equivalente (等価交換 Tōka Kōkan) é um termo abrangente para um tipo de fenômeno prominente na oitava parte de JoJo's Bizarre Adventure, JoJolion.

Tomando várias formas durante o curso da parte, o conceito da troca equivalente se tornou um ponto central de enredo na narrativa geral da parte.

Sumário

A troca equivalente é a habilidade de uma coisa ser trocada por outra coisa de valor igual. Entretanto, as mecânicas exatas da aplicação desse efeito se diferencie dependendo de como a troca equivalente é induzida. Além de suas várias incarnações sobrenaturais, a ideia de trocar uma coisa por outra é um conceito recorrente presente em JoJolion. Notavelmente, o "nascimento" de Josuke é um resultado de suas duas prévias identidades sendo permanentemente perdidas. Isso indiretamente ecoa um senso de responsabilidade compartilhado pelas figuras paternas da família Higashikata, que em muitas ocasiões demonstraram disposição para sacrificarem sua própria saúde para curar a doença hereditária única a família de um ente querido.

Métodos Conhecidos da Troca

Paredes Oculares

Artigo principal: Paredes Oculares
JosukeWallEyes.png

A área em volta da onde as Paredes Oculares se formaram (notavelmente pela residência Higashikata) possui uma propriedade que pode resultar na Troca Equivalente sob as condições certas. Se dois sujeitos são enterrados juntos e próximos um do outro, eles passaram por uma troca, trocando partes aparentemente aleatórias por outras partes de valor igual. Um exemplo notável desse tipo de troca é demonstrado por Kei Nijimura, que corta ao meio um limão e uma tangerina que haviam sido enterrados na residência Higashikata, revelando segmentos correspondentes de ambas as frutas foram trocados um pelos outros. Até então, esse método de troca só foi demonstrado em material orgânico. Não é claro se esse tipo de troca é possível em coisas que não são orgânicas.

Frutas são enterradas perto das Paredes Oculares trocaram segmentos correspondentes um pelos outros

Como dito por Kei, a família Higashikata já esteve consciente desse método de troca por gerações. Esse conhecimento é demonstrado através de meios desconhecidos, esse tipo de troca pode ser usado para transferir a doença de pedra de um hospedeiro para o outro.[1]

A troca através das Paredes Oculares no final resultou na criação de Josuke Higashikata após suas duas antigas identidades serem enterrados perto das Paredes Oculares enquanto Kira era curado pela Nova Locacaca que ele e Josefumi haviam cultivado.[2] Deve ser notado que enquanto esse tipo de troca é aparentemente equivalente, o material que é trocado nem sempre diretamente corresponde (o exemplo mais evidente sendo o fato de que Josuke retêm os pares de testículos de ambos Josefumi e Kira após a troca).[3]

Locacaca

Artigo principal: Locacaca
Locacaca close-up.png

As frutas da árvore de Locacaca também é capaz de causar uma troca quando comida. Após ser consumida, a Locacaca irá focar em um ferimento específico e curá-lo, transformando outra parte do corpo do paciente em pedra como efeito colateral. A parte do corpo sacrificado é determinado pela Locacaca, sendo aparentemente aleatória.[4] Um exemplo é quando um homem idoso usa a fruta da Locacaca para criar uma perna nova no lugar da que ele havia perdido em troca de sua visão.[5] Esse processo aparentemente pode ser repetido infinitamente desde que alguém possua a fruta, continuamente sacrificando partes aleatórias de seu corpo para ganhar de volta o que eles haviam perdido na última vez.

Um idoso sacrifica sua visão para ter sua perna de volta


Locacaca 6251

A droga Locacaca 6251 desenvolvida por membros da equipe do Hospital Universitário TG é capaz de maximizar as propriedades curandeiras da troca da Locacaca enquanto minimizando o risco de um órgão importante ser sacrificado.[6]

O braço de Yasuho cresce novamente enquanto o de Joshu murcha, em vez de ser transformado em pedra

Nova Locacaca

A Nova Locacaca criada por Josefumi Kujo e Yoshikage Kira é capaz de realizar a troca equivalente sem sacrificar uma parte do corpo do hospedeiro; em vez dele uma pessoa em contato direto com ele receberá todos os efeitos negativos da troca. Essa fruta aparentemente funciona como um meio termo entre os outros dois tipos de troca.

Ao comer uma fruta não madura do galho enxertado de Locacaca, os ferimentos do em-leito-de-morte Kira foram curadas, enquanto partes do corpo de Josefumi se transformaram em pedra, começando com as áreas que haviam entrado em contato com Kira ao comer a fruta.[7] Entretanto, ao comer a nova Locacaca aparentemente madura cultivada por Jobin Higashikata, Yasuho Hirose passa por um tipo diferente de troca: quando seu braço cresce novamente Joshu (que havia se usado como colateral na troca) teve seu braço correspondente murchado em vez de petrificado.[8]

Referências

Navegação do Site

Other languages: