Gyro Zeppeli (ジャイロ・ツェペリ, Jairo Tseperi), nascido Julius Caesar Zeppeli (ユーリウス・カイザー・ツェペリ, Yūriusu Kaizā Tseperi) é o deuteragonista da sétima parte de JoJo's Bizarre Adventure, Steel Ball Run.
Gyro é um mestre do Spin e um executor vindo do Reino de Nápoles. Ele participa da corrida Steel Ball Run para ganhar anistia para uma criança que ele foi ordenado a matar. As armas de Gyro são suas Bolas de Aço especiais que produzem e manipulam o Spin - o aperfeiçoamento do qual mais tarde permite que ele tenha acesso ao Stand Ball Breaker.
Aparência
Gyro é um homem de altura média à acima da média e um porte médio à atlético. Ele possui um cabelo que chega até a metade das suas costas, olhos claros, porções quadradas de cabelo facial em seu queixo, e muitas vezes (em ilustrações) é retratado com labios pintados. Ele possui ou dentes de ouro ou dentes prostéticos com a frase "GO! GO! ZEPPELI".
A roupa básica de Gyro consiste de uma camiseta de manga curta, calças de couro, e botas de caubói. Ele veste um cinto, cuja fivela possui a imagem de um par de mãos apontando para sua virilha, e em sua cintura um par de coldres especiais para suas Bolas de Aço. Ele usa um chapéu de aba larga, com furos perto do topo e na aba que permitem com que ar e luz passem por dentro. Situada em volta do topo de seu chapéu é um par de óculos com furos. Dependendo do clima ele usa seus óculos, em adição a um cachecol.
Esquemas de Cores
Personalidade
Gyro é um executor convencido e extravagante marcado pela crueldade da vida, que participa da corrida Steel Ball Run para salvar um menino.
Gyro aparenta ser um competidor agressivo na corrida Steel Ball Run. Diferente dos outros competidores, Gyro tenta conquistar seu primeiro lugar acima de tudo, correndo na frente de todos[4] e então se defendendo de qualquer um que o desafie.[5][6] Ele também tem a tendência de tomar atalhos perigosos.[7][8] Gyro é um homem grosso, ridicularizando a vasta maioria daqueles que ele encontra com insultos e comentários de escárnio. Até com seu amigo mais próximo Johnny Joestar, Gyro não mede suas palavras e às vezes discute com ele. Ademais, Johnny apenas marcou Gyro através de sua teimosia persistente[9] e do contrário o desprezava durante seu encontro incial.[10] A única pessoa pela qual Gyro teve qualquer grau de respeito foi pelo seu pai rígido Gregorio Zeppeli. A sobreconfiança de Gyro se extende às suas batalhas, durante as quais Gyro é propenso a zombar de seus oponentes de alguma forma ou dizer algo pretensioso. Por exemplo, ele abertamente zombou do chapéu "ridículo" de Mountain Tim.[11]
Gyro é particularmente orgulhoso de seu domínio do Spin, uma técnica de família envolvendo a rotação e lance de bolas de aço para vários efeitos e enaltece o Spin como o ápice da habilidade humana,[12] esse orgulho é, à certo grau, justificado quando o Spin é capaz de derrotar o D4C Love Train.[13] Entretanto, como um professor ele pareceu um tanto relutante, apenas ensinando os básicos do Spin ao Johnny e introduzindo a ele o Retângulo Dourado apenas quando eles estavam sendo ameaçados por um novo inimigo.[14]
Como um executor e um homem do contrário confrontativo, Gyro não se importa de usar violência até mesmo de modo letal. Entretanto Gyro não teve a mesma falta de escrúpulos que Johnny e inicialmente não desejou matar seus inimigos a menos que ele julgasse necessário. Notavelmente, Gyro tentou encorajar um ladrão a lutar contra ele e usou sua Bola de Aço para fazer com que ele atirasse em si mesmo caso ele levantasse a arma, em vez de diretamente matá-lo.[15]
Gyro de qualquer jeito possui um lado altruísta, e gosta de ajudar qualquer um que precise de sua assistência, mais notavelmente o paraplégico Johnny a quem ele ensinou a técnica do Spin e ajudou adquirir as Partes do Cadáver Santo, ou Marco, um menino indefeso cuja sentença de morte levou Gyro até a corrida Steel Ball Run. Esse lado de Gyro iria muitas vezes entrar em conflito com a autoridade de Gregorio Zeppeli, que desaprovava qualquer demonstração de sentimentalidade na vida e no final o desafiou ao viajar até os Estados Unidos.[16]
Johnny originalmente disse a Gyro que ele não possuía a vontade e determinação necessária para cumprir objetivos. O jóquei argumentou que por causa de Gyro ter herdado tudo que ele tinha de um homem de alta classe e o herdeiro da técnica de Spin da família, ele não tinha o tipo de fome egoísta nascida de sofrimento que era crucial na corrida.[17] Verdadeiro a isso, Gyro Zeppeli inicialmente entrou na corrida por uma preocupação altruísta por Maco, e primariamente dependeu de seus truques para prevalecer na corrida. Durante sua batalha contra Ringo Roadagain ele dobrou suas motivações originais para um objetivo mais pessoal, o caminho para ver por si mesmo se Marco merecia ser executado e de quem exatamente era o dono do Cadáver.[18] Após isso, Gyro se tornou um pouco menos arrogante, e focou seriamente em suas batalhas. Em seu cavalgamento, Gyro mudou para um estilo mais pessoal, instintivamente escolhendo sua própria rota em vez do "caminho mais curto", permitindo que ele fosse superior a Diego na corrida.[19]
Fora de combate, Gyro possui uma personalidade excentrica e é particularmente bombástico. Gyro é inclinado a fazer piadas, envolvendo trocadilhos ou um tipo inexplicável de humor derivado de trocadilhos ruins[20] e até sátiras que desafiam a lógica,[21] frequentemente contando ditas piadas a Johnny e criou uma música sobre queijo mussarela, a cantando para Johnny e ficando feliz que ele tenha gostado dela.[22] Ele também tem um gosto por gestos e frases dramáticas, dizendo que a Deusa da Vitória estava cavalgando com ele e que ela pararia de favorecê-lo caso ele deixasse outra mulher subir com ele em seu cavalo. Diferente de Johnny, Gyro frequentemente sorri, expondo seus dentes metálicos no processo.[23] O mero fato de que ele cravou a mensagem "Go! Go! Zeppeli" em seus dentes por si já expõe sua natureza ostentosa.[23] Humorosamente, Gyro também leva um urso de pelúcia consigo mesmo, gostando dele o suficiente para guardá-lo durante a Steel Ball Run,[24] embora ele o abandone a certo ponto. Entretanto, imitando seu próprio pai, Gyro pode ser rígido e dignificado quando ele fala sobre a técnica do Spin da família Zeppeli.
Fortemente influenciado pelos ensinamentos de Gregorio sobre as incertezas da vida - usando a metáfora "uma bola de tênis sobre a rede" - e o poder das Bolas de Aço sendo milagrosas, Gyro tem uma visão um tanto otimista sobre a vida e é convencido de que ele pode superar contratempos, mesmo se eles precisam de um milagre para serem superados, e desde que ele siga um caminho de virtude. De qualquer forma, seguindo a crença da "bola de tênis sobre a rede", Gyro é ciente de que uma derrota é tão provável quanto uma vitória.[25] Essa ideologia é repetidamente confirmada de certa forma com várias coincidências e milagres o ajudando durante sua jornada e alternativamente funcionando contra ele, culminando em Marco sendo liberto sem sua intervenção mas mais tarde morrendo de gripe.[26]
Gyro é mulherengo, um flashback narra um caso que ele teve com uma paciente,[27] e ele também é visto flertando com mulheres bonitas.[28] Pelo outro lado, a primeira vez que Gyro e Johnny conheceram Lucy, ele recusa deixar ela andar com ele e alega que "nenhuma mulher (irá) andar no meu cavalo". Ele mais tarde explica que a "Deusa da Vitória" ficaria com ciúme se ele deixasse "outra mulher" andar com ele.[29]
Gyro tem algumas manias. Por exemplo, ele tem sua risada assinatura "Nyo-ho-ho!"[23] e ele normalmente grita "ORA!" quando ele lança uma Bola de Aço em combate, reminescente dos gritos de Stand dos Stands dos Joestars antigos. Eventualmente, após a morte de Gyro, Johnny adota o grito de batalha de Gyro como o próprio do Tusk ACT4.
Habilidades
Técnicas
A técnica de Spin da família Zeppeli, normalmente aplicada com Bolas de Aço especiais, é uma habilidade versátil que Gyro treinou desde sua juventude. Gyro se equipa com duas Bolas de Aço como um meio de autodefesa, ataque, e vantagem estratégica geral.
Lançando suas Bolas de Aço com o Spin, Gyro pode criar uma variedade de trajetos impressionantes, sendo até capaz de fazê-los voltar diretamente à ele, principalmente após um contato bem-sucedido com seu alvo.
Em impacto com carne, ondas espirais muitas vezes aparecem. Gyro pode aplicar um grande alcance de efeitos em alvos humanos e animais, incluindo manipulação muscular, de nervos, e de ossos, e a torsão forçada de pele para drenar água.
Gyro explica que embora usada por sua família para execuções, o Spin não foi desenvolvido para fins destrutivos, e é de muitas formas igualmente conveniente para tratamentos médicos.
O tentativamente chamado Scan é uma habilidade que Gyro temporariamente desperta após o a olho esquerdo do Cadáver entrar sob sua posse. A palavra TURBŌ é escrita no íris de Gyro, atrás dele uma cruz orientada diagonalmente; com uma cruz pátea emergindo da parte de baixo do olho, em sua bochecha. Um único olho aparece dentro das Bolas de Aço ativas de Gyro, olhando para frente, também com um íris marcado.
Quando o Scan está ativo, a habilidade coloca olhos representando aqueles do Cadáver em cada uma das Bolas de Aço ativas de Gyro. Desse jeito, a aptitude de Gyro pelo Spin é aprimorada, e sua visão como olhos emprestados (permitindo que ele veja remotamente quando Hot Pants o cega com o Cream Starter); assim como permitindo que ele veja pelo corpo das pessoas como um raio-X, permitindo que ele calcule para uma mira melhor.
Gyro renuncia essa habilidade quando ele dá o olho esquerdo do Cadáver a Lucy Steel.
Cadáver Santo
O guardião completo dos olhos do Cadáver aparecem como uma figura humanoide. Quando Gyro invoca essa figura, ela é divida, sem seu braço esquerdo, perna, "olho" de cima e a placa esquerda das duas originalmente compondo sua cabeça. Uma figura similar é vista novamente quando Gyro usa o Scan, saindo de sua Bola de Aço, em sua batalha contra Ringo Roadagain.[30]
Stand
Ball Breaker manifesta quando Gyro finalmente conquista o "Spin Áureo". O Stand é uma visualização da energia do Spin criada pelas bolas de aço de Gyro, o poder bruto dessa técnica se manifestando na forma de um Stand.[1] Ball Breaker incorpora uma força vasta capaz de ultrapassar barreiras dimensionais.[31]
Habilidades de Cavalgação
Gyro é um experiente e capaz equestre, competente o suficiente para cavalgar por vários tipos de terreno e ser um competidor sério na corrida Steel Ball Run. Sua habilidade chegou à um novo nível após ele entrar no "mundo do verdadeiro homem" em sua luta contra Ringo Roadagain e se tornou capaz de institivamente escolher o melhor caminho para seu cavalo, uma habilidade que parece se igualar a própria habilidade de Diego Brando. Seu estilo de cavagação pode ser descrito como agressivo; Gyro busca ficar no primeiro lugar constantemente, e toma atalhos perigosos quando ele vê necessário. Quando outro competidor o desafia, Gyro irá ativamente tentar se livrar dele. Seu amado cavalo é chamado de Valkyrie. Gyro também bem informado sobre cavalos, particularmente Valkyrie, cujas habilidades e limites ele pode medir a qualquer momento.
Habilidades Pessoais
- Medicina, Cirurgia e Anatomia: Treinado pelo seu pai Gregorio Zeppeli, Gyro é um cirurgião talentoso, sendo capaz de realizar operações cirurgicas sozinho. Esse treinamento também inclui o conhecimento intimo do corpo humano que Gyro usa em conjunção ao seu Spin em combate.
- Inteligência: Gyro é um estrategista adepto, sendo capaz de se defender de vários usuários de Stand e sendo mais esperto que eles em muitas ocasiões. Gyro já demonstrou ser capaz de usar seus arredores, ou até o próprio poder do inimigo para sua vantagem. Gyro é um indíviduo sábio, possuindo um grande alcance de conhecimento, incluindo rastreamento, opera, paleontologia, e matemáticas.
Relacionamentos
Família
- Gregorio Zeppeli: Como o pai de Gyro, ele foi a única pessoa a ter seu respeito e obediência total. Seu relacionamento foi provavelmente frio devido ao desejo de Gregorio de remover qualquer sentimentalidade de sua vida, e então elogiou seu filho, e nem o deu presentes ou o escreveu cartas. Entretanto Gregorio ainda foi o professor de Spin de Gyro e também seu superior direto como cirurgião e executor, e então tendo autoridade sobre ele, embora Gyro ainda o desobedecesse por suas costas.
Amigos
- Johnny Joestar: Johnny e Gyro são amigos, parceiros na corrida Steel Ball Run, e também aprendiz e mestre na arte do Spin. Inicialmente, a determinação de Johnny fez Gyro se interessar, levando Gyro à ajudar Johnny montar seu cavalo, Slow Dancer, antes da corrida. Depois do primeiro estágio, Johnny consegue o respeito de Gyro, levando Gyro à torná-lo seu aprendiz. Durante o curso da corrida Steel Ball Run, esse aprendizado vira uma aliança, e então uma amizade profunda. Apesar de suas personalidades opostas criarem conflitos regularmente sobre como resolver uma situação de dificuldade, Gyro e Johnny se dão bem e compartilham muitos momentos de amizade, Gyro notavelmente gosta de brincar com o Johnny e conta piadas ruins e músicas miscelâneas que o Johnny normalmente aprecia. Devido às batalhas regulares, Johnny e Gyro lutam bem quando juntos, e veem um ao outro como aliados de valor. Sua amizade é tão grande que ambos são capazes de se botar em perigo pela segurança do outro, notavelmente quando Johnny abandonou suas Partes do Cadáver para salvar a vida de Gyro. Igualmente, Gyro muitas vezes usa situações de vida ou morte como oportunidades de aprendizado, ajudando Johnny a dominar os fundamentais do Spin e evoluir seu Stand, Tusk. Após a morte de Gyro, Johnny ficou devastado, um fato que Valentine tenta usar para manipulá-lo à poupá-lo e desistir do Cadáver Santo. Gyro permanece ao lado de Johnny em espírito até mesmo após sua morte, enquanto Johnny retorna seu cadáver à família Zeppeli na Itália. O apoio constante de Gyro ajudou Johnny à sair de sua depressão e permitiu que ele começasse sua vida do zero.
- Lucy Steel: Gyro e Lucy se tornaram aliados, mas Gyro tinha uma atitude fria com ela, recusando o pedido de ajudar ela e seu marido em vez disso sugerindo que el arriscasse sua vida tentando roubar o Coração do Cadáver de Valentine. Gyro de qualquer forma reconhece sua bravura e engenhosidade e confiou o Olho Direito com ela, mais tarde pedindo que Wekapipo a salvasse de Valentine.
- Wekapipo: Apesar de terem se conhecido na corrida Steel Ball Run como inimigos, Gyro e Wekapipo possuem um certo respeito pelas habilidades de um ao outro como usuários proficientes do Spin. Gyro revelou a Wekapipo que sua irmã estava viva e bem, tendo salvo sua vida uma vez. Essa revelação fez com que Gyro ganhasse a juda de Wekapipo durante a busca pelas partes do Cadáver.
- Mountain Tim: Gyro apenas viu Tim como um rival na corrida Steel Ball Run, zombando de seu chapéu quando ele viu Tim pela primeira vez. Entretanto, ambos foram aliados contra a Família Boomboom e Oyecomova.
Rivais
- Diego Brando: Gyro e Diego são rivais amargos, já que ambos repetidamente tentaram superar um ao outro na Steel Ball Run. Gyro vê Diego como a maior ameaça ao seu objetivo de ficar em primeiro na corrida e nunca para de antagonizá-lo ou insultá-lo. Diego não hesita em tentar matar Gyro, mas o código moral de Gyro o impede de fazer o mesmo, e ele apenas deseja o espancar.
- Hot Pants: Como um dos competidores da corrida Steel Ball Run e um rival na busca pelas partes do Cadáver Santo, Gyro enxerga Hot Pants negativamente. Seu primeiro encontro consiste de Hot Pants atacando Gyro pelas razões erradas, e Gyro nunca cessa seu comportamento antagonista após isso, regularmente o insultando e uma vez roubando sua comida. Mais tarde, Gyro permanece sem conhecimento sobre a identidade verdadeira de Hot Pants, enquanto Johnny é capaz de forjar um relacionamento mais compreensível e simpático.
- Sandman: Gyro e Sandman são rivais na corrida Steel Ball Run, mas inicialmente agem amigavelmente entre si. Sandman não desejava mal algum contra Gyro e repagou sua vitória injusta na primeira fase com informação crítica durante a quarta fase. Entretanto, na próxima vez que eles se encontram, Sandman agora trabalha com Valentine e tenta forçar Gyro e Johnny a cederem suas partes do Cadáver, indo ao ponto de tentar matá-los. Apesar de tudo, Sandman era meramente indiferente ao que ele via como a contenda entre os brancos.
- Pocoloco: Gyro vê Pocoloco como um rival perigoso e pensa que sua sorte é na verdade talento, enquanto Pocolco vê Gyro como apenas outro competidor da corrida.
Inimigos
- Família Boomboom: Gyro foi incialmente frio e cuidadoso com Andre Boomboom, e ele foi mais tarde provado estar certo em ter agido de tal forma já que Andre, junto de seu irmão e pai, atacaram. Gyro pensa que todos da família são idiotas, embora ele dê merito às suas habilidades de Stand perigosas.
- Oyecomova: Oyecomova era um assassino italiano que tentou matar Gyro, Tim e Johnny, apenas para ser derrotado por seus poderes de Stand respectivos.
- Ringo Roadagain: Ringo e Gyro eram inimigos mortais durante seu encontro. Ringo pensava negativamente sobre Gyro por ser um "seguidor" mas foi impressionado por sua evolução repentina, reconhecendo sua determinação durante seus últimos momentos. Gyro retornou a animosidade e respeito relutante pelo pistoleiro.
- Funny Valentine: Valentine era o inimigo de Gyro na busca pelas partes do Cadáver Santo.
Criação e Desenvolvimento
Araki pessoalmente gostou da dinâmica de Jonathan & Zeppeli de Phantom Blood e quis contá-la novamente na forma de uma história mais longa sobre amadurecimento. Ele escolheu fazer com que Johnny e Gyro tivessem quase a mesma idade para que eles fossem menos formais e mais amigáveis que suas contrapartes originais. As piadas aleatórias de Gyro e o uso trivial das unhas giratórias de Johnny foram incluídas para refletir esse conceito.
Capítulos
- Steel Ball Run Chapter 1: The Steel Ball Run Press Conference
- Steel Ball Run Chapter 2: Gyro Zeppeli
- Steel Ball Run Chapter 3: Johnny Joestar
- Steel Ball Run Chapter 4: September 25, 1890 - 3 Hours to Start
- Steel Ball Run Chapter 5: 1st Stage: 15,000 Meters
- Steel Ball Run Chapter 6: The Dried-Up River; Diego Brando
- Steel Ball Run Chapter 7: Pocoloco and Sandman
- Steel Ball Run Chapter 8: Crossing the Forest
- Steel Ball Run Chapter 9: Long, Long Downhill
- Steel Ball Run Chapter 10: The Final Stretch: 2,000 Meters Left
- Steel Ball Run Chapter 11: The Final Stretch: 1,000 Meters Left
- Steel Ball Run Extra Chapter 1: ~How the Steel Ball Run Race Got Started~ (Apenas na capa)
- Steel Ball Run Chapter 12: 1st Stage: Disqualified from Victory
- Steel Ball Run Chapter 13: The Sheriff's Request to Mountain Tim
- Steel Ball Run Chapter 14: Across the Arizona Desert: Continuing Along the Shortest Route
- Steel Ball Run Chapter 15: The Desert Born Outlaws, Part 1
- Steel Ball Run Chapter 16: The Desert Born Outlaws, Part 2
- Steel Ball Run Chapter 17: The Desert Born Outlaws, Part 3
- Steel Ball Run Chapter 18: The Devil's Palm, Part 1
- Steel Ball Run Chapter 19: The Devil's Palm, Part 2
- Steel Ball Run Chapter 20: Gyro Zeppeli's Mission, Part 1
- Steel Ball Run Chapter 21: Gyro Zeppeli's Mission, Part 2
- Steel Ball Run Chapter 22: The Terrorist from a Faraway Country, Part 1
- Steel Ball Run Chapter 23: The Terrorist from a Faraway Country, Part 2
- Steel Ball Run Chapter 24: Interlude
- Steel Ball Run Chapter 25: Tusk, Part 1
- Steel Ball Run Chapter 26: Tusk, Part 2
- Steel Ball Run Chapter 27: Tusk, Part 3
- Steel Ball Run Chapter 28: Scary Monsters, Part 1
- Steel Ball Run Chapter 29: Scary Monsters, Part 2
- Steel Ball Run Chapter 30: Scary Monsters, Part 3
- Steel Ball Run Extra Chapter 2: The Story of F. Valentine (Menção)
- Steel Ball Run Chapter 31: Scary Monsters, Part 4
- Steel Ball Run Chapter 32: 3rd Stage Goal: Cañon City
- Steel Ball Run Chapter 33: The World of Man, Part 1
- Steel Ball Run Chapter 34: The World of Man, Part 2
- Steel Ball Run Chapter 35: The World of Man, Part 3
- Steel Ball Run Chapter 36: The Green Tomb, Part 1
- Steel Ball Run Chapter 37: The Green Tomb, Part 2
- Steel Ball Run Chapter 38: Catch the Rainbow (On a Stormy Night...), Part 1
- Steel Ball Run Chapter 39: Catch the Rainbow (On a Stormy Night...), Part 2
- Steel Ball Run Chapter 40: Silent Way, Part 1
- Steel Ball Run Chapter 41: Silent Way, Part 2
- Steel Ball Run Chapter 42: Silent Way, Part 3
- Steel Ball Run Chapter 43: Silent Way, Part 4
- Steel Ball Run Chapter 44: Silent Way, Part 5
- Steel Ball Run Chapter 45: The Promised Land: Sugar Mountain, Part 1
- Steel Ball Run Chapter 46: The Promised Land: Sugar Mountain, Part 2
- Steel Ball Run Chapter 47: The Promised Land: Sugar Mountain, Part 3
- Steel Ball Run Chapter 48: Tubular Bells, Part 1
- Steel Ball Run Chapter 49: Tubular Bells, Part 2
- Steel Ball Run Chapter 50: Tubular Bells, Part 3
- Steel Ball Run Chapter 51: Wrecking Ball, Part 1
- Steel Ball Run Chapter 52: Wrecking Ball, Part 2
- Steel Ball Run Chapter 53: Wrecking Ball, Part 3
- Steel Ball Run Chapter 54: Wrecking Ball, Part 4
- Steel Ball Run Chapter 55: The Victor's Qualifications
- Steel Ball Run Chapter 56: Civil War, Part 1
- Steel Ball Run Chapter 57: Civil War, Part 2
- Steel Ball Run Chapter 58: Civil War, Part 3
- Steel Ball Run Chapter 59: A Dream of Gettysburg
- Steel Ball Run Chapter 60: Both Sides Now, Part 1
- Steel Ball Run Chapter 61: Both Sides Now, Part 2 (Flashback)
- Steel Ball Run Chapter 62: Dirty Deeds Done Dirt Cheap
- Steel Ball Run Chapter 63: Seven Days in a Week
- Steel Ball Run Chapter 64: Chocolate Disco, Part 1
- Steel Ball Run Chapter 65: Chocolate Disco, Part 2
- Steel Ball Run Chapter 66: D4C, Part 1
- Steel Ball Run Chapter 67: D4C, Part 2
- Steel Ball Run Chapter 68: D4C, Part 3 (Apenas foto)
- Steel Ball Run Chapter 69: D4C, Part 4
- Steel Ball Run Chapter 70: D4C, Part 5
- Steel Ball Run Chapter 71: Ticket to Ride, Part 1 (Apenas na capa)
- Steel Ball Run Chapter 72: Ticket to Ride, Part 2
- Steel Ball Run Chapter 73: D4C, Part 6
- Steel Ball Run Chapter 74: D4C, Part 7
- Steel Ball Run Chapter 76: D4C, Part 9
- Steel Ball Run Chapter 77: D4C, Part 10
- Steel Ball Run Chapter 78: D4C, Part 11 -Love Train-
- Steel Ball Run Chapter 79: D4C, Part 12 -Love Train-
- Steel Ball Run Chapter 80: D4C, Part 13 -Love Train-
- Steel Ball Run Chapter 81: D4C, Part 14 -Love Train-
- Steel Ball Run Chapter 82: D4C, Part 15 -Love Train-
- Steel Ball Run Chapter 83: Ball Breaker, Part 1
- Steel Ball Run Chapter 84: Ball Breaker, Part 2 (Morte)
- Steel Ball Run Chapter 85: Ball Breaker, Part 3 (Só o cadáver)
- Steel Ball Run Chapter 86: Ball Breaker, Part 4 (Só o cadáver)
- Steel Ball Run Chapter 87: Ball Breaker, Part 5 (Menção)
- Steel Ball Run Chapter 88: Break My Heart, Break Your Heart, Part 1 (Flashback)
- Steel Ball Run Chapter 89: Break My Heart, Break Your Heart, Part 2 (Cadáver e Fantasma)
- Steel Ball Run Chapter 90: High Voltage, Part 1 (Menção)
- Steel Ball Run Chapter 92: High Voltage, Part 3 (Apenas na capa)
- Steel Ball Run Chapter 95: The World of Stars and Stripes - Outro (Flashback)
- JoJolion Chapter 99: The Wonder of You, Part 16 (Flashback)
- JoJolion Chapter 109: The Radio Gaga Incident (1941) (Flashback)
Frases
- “Nyohohoho... (ニョホホホ…)”—O riso assinatura de Gyro Zeppeli.
- “Você sabe quais as maiores causas da morte? A primeira é uma doença carregada por mosquitos. A segunda é ser chutado por um cavalo e morrer. Você planeja mudar a ordem?”—Gyro Zeppeli para Johnny Joestar, Steel Ball Run Chapter 3: Johnny Joestar
- “Esse aço que gira é definitivamente minha arma.”—Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 3: Johnny Joestar
- “O que quer eu que consiga, eu aceito. Exceto por doenças... mas especialmente um bônus de tempo... nyo ho!”—Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 5: 1st Stage: 15,000 Meters
- “Ei, ei, então balançar para a esquerda é o seu hábito... Mas, isso é bom! Vá em frente... vá em frente e deixe sua raiva explodir!”—Gyro Zeppeli para a Valkyrie, Steel Ball Run Chapter 6: The Dried-Up River; Diego Brando
- “Você disse alguma coisa? Você estava falando pra dentro da minha bunda? Porque eu não consigo ouvir nada com a minha bunda.”—Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 9: Long, Long Downhill
- “Meu cavalo foi um velocista desde o nascimento. Mesmo se eu não puder fazer nada a ele... se eu encarar a bunda dele esse tempo todo... eu não posso vencer! Vamos lá!”—Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 10: The Final Stretch: 2,000 Meters Left
- “A segunda lição é trabalhar nesses músculos.”—Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 12: 1st Stage: Disqualified from Victory
- “Quer vir comigo? Esse é o caminho mais curto.”—Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 13: The Sheriff's Request to Mountain Tim
- “Nós dois somos rivais, então eu seguirei em frente. Mas a direção na qual eu estarei indo, é em direção daquele filho da puta!”—Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 14: Across the Arizona Desert: Continuing Along the Shortest Route
- “Essas [bolas de aço] são só parte da minha técnica. Tem partes do ser humano que ainda são um grande mistério.”—Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 19: The Devil's Palm, Part 2
- “Lição 3! Quando nós estávamos acampando você disse que girou a rolha! É o mesmo com a bala! Dispare-a! Acredite no Spin! O poder da rotação é ilimitado! Confie nisso!”—Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 19: The Devil's Palm, Part 2
- “Aquele garoto... eu assumirei o lugar do meu pai que teve de colocar seu orgulho na linhagem da família. Meu trabalho é o meu dever... e isso nunca mudará... não mudou no passado e não mudará daqui para frente. Mas eu só quero consentimento! Eu quero fazer desse dever o orgulho do meu coração! Culpado ou inocente! Precisa haver consentimento! Orgulho e honra não podem existir sem consentimento! Eu colocarei minha vida em risco pelo orgulho e pela honra. Não há um jeito? Nem todas leis são a justiça! Eu não consigo concordar em matar aquele garoto!”—Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 21: Gyro Zeppeli's Mission, Part 2
- “Continue correndo, Johnny! O primeiro e o segundo lugar dessa corrida ainda são nossos!”—Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 23: The Terrorist from a Faraway Country, Part 2
- “Mais um lanceeee!!!”—Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 23: The Terrorist from a Faraway Country, Part 2
- “Eu vou ser o primeiro nessa corrida! E você será o segundo! Não esqueça essa promessa!”—Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 27 : Tusk, Part 3
- “Não importa o quão poderosas as partes do Cadáver Santo sejam, seus poderes não te dirão como ficar rico, ou te dizer como deixar as gatas felizes... ou libertar uma pessoa sentenciada à morte.”—Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 31 : Scary Monsters, Part 4
- “O motivo pela minha derrota... não foi por causa de um acidente mas sim algo que paira sobre mim...”—Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 32 : 3rd Stage Goal: Cañon City
- “Coma merda, cuzão! Caia do seu cavalo!”—Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 33 : The World of Man, Part 1
- “Se você me permite, pai... sentimentalismo? Não é isso. E mais, aquele desgraçado, ele acha que eu sou um conformista? Foda-se isso... cuzão falando de mais, não é? Eu só quero entender. Será que o Marco realmente precisa ser executado. Mas quem diabos está por trás da identidade do Cadáver que o Johnny quer descobrir? Meu caminho à compreensão é a prioridade principal! Se não, eu nunca conseguirei ir em frente! Para lugar algum! Nem ao caminho para o futuro! Eu não poderei persegui-lo! É por isso que eu me juntei à corrida Steel Ball Run! Eu consigo ver! Eu estou começando a ver, pai! Eu estou tendo a sensação da vitória!”—Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 35 : The World of Man, Part 3
- “Dessa distância... nenhum de nós irá errar esse lance.”—Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 35 : The World of Man, Part 3
- “Tenho uma necessidade de deixar uma marca no cérebro daquele desgraçado... que ele nunca derrotará Gyro Zeppeli em nenhuma dessas outras fases!”—Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 37 : The Green Tomb, Part 2
- “Isso não é sobre a vitória na corrida! Nós precisamos acabar com a porra da raça dele! Precisamos acabar tanto com que ele que ele não vai querer nos desafiar de novo por 100 anos! Esperar por erros é para covardes!”—Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 38 : Catch the Rainbow (On a Stormy Night...), Part 1
- “Não se preocupe com nada, Valkyrie! Você não vai precisar olhar para a bunda do Dio. Esse é o seu rumo, e somente seu. Nós só estamos começando aqui!”—Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 38 : Catch the Rainbow (On a Stormy Night...), Part 1
- “Johnny. Talvez eu não consiga vencer algo contra o qual eu esteja lutando. Como o Dio, ou pessoas que eu ainda nem mesmo encarei. O que quer que essa coisa seja... o mundo de um homem verdadeiro. Será difícil.”—Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 39 : Catch the Rainbow (On a Stormy Night...), Part 2
- “Tá bem, aqui vai... o melhor que você pode fazer é se preparar para quando eu te acertar com isso.”—Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 39 : Catch the Rainbow (On a Stormy Night...), Part 2
- “Pizza mozarella, pizza mozarella, rella rella rella rella rella rella rella rella… (ピザモッツァレラ、 ピザモッツァレラ、 レラ レラ レラ レラ レラ レラ レラ レラ)Pizamottsu~arera, pizamottsu~arera, rera rera rera rera rera rera rera rera”—A "música do queijo" de Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 41 : Silent Way, Part 2
- “"Eu não tenho minhas bolas de aço" isso, e "você não pode vencer com suas balas de unha" aquilo... Você está subestimando minhas rotações? Você está menosprezando os 250 anos da história da família Zeppeli? O que eu te ensinei ainda é só o básico!”—Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 42 : Silent Way, Part 3
- “Preste respeito. Eu te ensinarei o próximo passo no Spin... Lição (provavelmente) 4”—Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 42 : Silent Way, Part 3
- “Gire suas unhas no proporção áurea! Então, você deverá conseguir a habilidade de manipular o poder da infinidade... os Zeppelis sempre lutaram por esse poder...”—Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 43: Silent Way, Part 4
- “Um passo... estou um passo à sua frente, Wekapipo!”—Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 54 : Wrecking Ball, Part 4
- “'Lunedi', Segunda! 'L-U-N-E-D-I'! 'Martedi', Terça! 'M-A-R-T-E-D-I'! 'Me...' O quê era?! Eu esqueci! Ahahahahaha! O quê era? O quê era? Ehehehehehe! Hum, o quê era? Eeeeeeeeehehehehehe! Eu esqueci completamente! Aaahahahahahaha! 'Domenica', Domingo.”—A piada "É Assim Que Eu Passo Minha Semana" de Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 63: Seven Days in a Week
- “Isso é provavelmente algo que eu deveria estar dizendo para minha namorada, mas... essa visão... ela não mostra que estamos mais próximos de um ao outro do que você acha.”—Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 66 : D4C, Part 1
- “Eu te direi (e somente para você) meu nome de verdade. "Gyro" é só um apelido. Meu nome verdadeiro é "Julius Caesar Zeppeli". Meu pai que escolheu... nem mesmo meus irmãos mais novos sabem desse nome... é melhor que você não conte para ninguém.”—O maior segredo de Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 76 : D4C, Part 9
- “O Retângulo Áureo, Johnny. Entendeu? Que tipo de energia a rotação adquirida do cavalo tem? Ninguém sabe. Ninguém sequer viu ele, esse Spin. "Será que eu realmente consigo fazer algo assim eu mesmo?" Se você está pensando isso agora, então saiba que a única maneira é com o Retângulo Áureo. Faça seu cavalo correr com essa forma. Se conseguirmos obter uma energia rotacional do cavalo... só pode ser com o cavalo na forma do Retângulo Áureo. Faça o cavalo correr de um jeito que o próprio cavalo creia ser bom... como um cavalo se sente feliz naturalmente correndo pela grama... como se você estivesse agradecendo ao próprio cavalo por ter nascido e vindo estar aqui nesse mundo sob o céu. É nessa hora que ele fará o Retângulo Áureo. E então nós definitivamente poderemos vencer.”—Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 80 : D4C, Part 13 -Love Train-
- “A distância para correr até o Presidente é grande... e tendo uma bola de aço aqui é o bastante!”—Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 82 : D4C, Part 15 -Love Train-
- “Johnny! Lição 5!... é… eu tenho certeza de que é nessa a que estamos agora. A próxima lição é a 5! Eu semprei tentei pegar o atalho mais rápido nessa corrida Steel Ball Run, mas, "a rota mais curta era um desvio. Era um desvio que era o nosso caminho mais curto". Isso foi verdade o tempo todo que estivemos cruzando esse continente. E por causa de você, nós conseguimos tomar essa rota.”—As últimas palavras de Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 84 : Ball Breaker, Part 2
- “Se é assim que é... eu estou bem com isso... meu nome verdadeiro... você prometeu, certo...? Não conte a ninguém. Até mais... se cuide. (そうゆう事なら…そうゆう事でいいんだ…オレの本名は…約束したよな………誰にも言うなよ。じゃあな…………元気でな。)Sō yū kotonara… sō yū kotode īn da… ore no honmyō wa… yakusoku shita yo na……… darenimo iu na yo. Jāna… genki de na.”—Gyro Zeppeli, Steel Ball Run Chapter 89 : Break My Heart, Break Your Heart, Part 2
Curiosidades
- Na edição italiana da Parte 7, o nome de Gyro é escrito como "J.Lo", em referência a cantora estadunidense Jennifer Lopez. Isso também é um leve trocadilho sobre o fato de que a pronúncia de "Gyro" e "J.Lo" em japonês são quase idênticas.
- Na edição francesa da Parte 7, o nome de Gyro é escrito como "Jayro".
Referências
- ↑ Jump up to: 1.0 1.1 JOJOVELLER: Comentários do Araki Sobre os Stands - Ball Breaker
- ↑ SBR Chapter 64: Chocolate Disco (1) p.8
- ↑ Steel Ball Run Chapter 94: The World of Stars and Stripes
- ↑ Steel Ball Run Chapter 5: 1st Stage: 15,000 Meters, p11
- ↑ Steel Ball Run Chapter 5: 1st Stage: 15,000 Meters, p19
- ↑ Steel Ball Run Chapter 6: The Dried-Up River; Diego Brando, p23
- ↑ Steel Ball Run Chapter 7: Pocoloco and Sandman, p22
- ↑ Steel Ball Run Chapter 13: The Sheriff's Request to Mountain Tim, p25
- ↑ Steel Ball Run Chapter 4: September 25, 1890 - 3 Hours to Start, p26
- ↑ Steel Ball Run Chapter 3: Johnny Joestar, p25, p29
- ↑ Steel Ball Run Chapter 13: The Sheriff's Request to Mountain Tim, p20
- ↑ Steel Ball Run Chapter 19: The Devil's Palm, Part 2, p2
- ↑ Steel Ball Run Chapter 86: Ball Breaker, Part 4
- ↑ Steel Ball Run Chapter 43: Silent Way, Part 4, p6
- ↑ Steel Ball Run Chapter 2: Gyro Zeppeli, p26
- ↑ Steel Ball Run Chapter 21: Gyro Zeppeli's Mission, Part 2, p9-15
- ↑ Steel Ball Run Chapter 32: 3rd Stage Goal: Cañon City, p19-23
- ↑ Steel Ball Run Chapter 35: The World of Man, Part 3, p22
- ↑ Steel Ball Run Chapter 38: Catch the Rainbow (On a Stormy Night...), Part 1, p51-64
- ↑ Steel Ball Run Chapter 36: The Green Tomb, Part 1, p5
- ↑ Steel Ball Run Chapter 63: Seven Days in a Week
- ↑ Steel Ball Run Chapter 41: Silent Way, Part 2, p6
- ↑ Jump up to: 23.0 23.1 23.2 Steel Ball Run Chapter 1: The Steel Ball Run Press Conference, p49
- ↑ Steel Ball Run Chapter 4: September 25, 1890 - 3 Hours to Start, p4
- ↑ Steel Ball Run Chapter 84: Ball Breaker, Part 2, p42
- ↑ Steel Ball Run Chapter 95: The World of Stars and Stripes - Outro, p43
- ↑ Steel Ball Run Chapter 45: The Promised Land: Sugar Mountain, Part 1, p3
- ↑ Steel Ball Run Chapter 46: The Promised Land: Sugar Mountain, Part 2, p23
- ↑ Steel Ball Run Chapter 84: Ball Breaker, Part 2, p41
- ↑ Steel Ball Run Chapter 35: The World of Man, Part 3, p18
- ↑ Steel Ball Run Chapter 83: Ball Breaker, Part 1