Esfera de Aço

From JoJo's Bizarre Encyclopedia - JoJo Wiki
< Steel Ball
Revision as of 16:48, 21 October 2024 by HudgynS (talk | contribs) (→‎Esfera de Devastação)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search

O objeto apresentado neste artigo pode ser referido às vezes por seus nomes literais: "Bola de Ferro" ou "Bola de Aço", ou seu nome em inglês: "Steel Ball".

As Esferas de Aço (鉄球, Tekkyū, lit. bolas de ferro ou bolas de aço) são armas versáteis utilizadas para viabilizar o uso da Rotação apresentadas na sétima parte de JoJo's Bizarre Adventure, Steel Ball Run. Existindo em dois tipos, seus usuários mais notáveis são Gyro Zeppeli e Wekapipo.

Sumário

As esferas da família Zeppeli são lisas, precisamente redondas e quase do tamanho de uma bola de beisebol. Seus hemisférios são entalhados por dois grandes hexágonos e linhas que cruzam os horizontes da esfera quase conectando os hexágonos.

Essas esferas são projetadas para viabilizar uma versão poderosa e versátil da Rotação, focando-se na manipulação de várias matérias e da anatomia de humanos e animais. Elas podem percorrer longas distâncias em grande velocidade e manter uma rotação regular, criando até mesmo um efeito bumerangue após o impacto para voltar ao seu usuário. Seu alcance efetivo beira de 20 a 30 metros.[1]

As esferas de aço foram originalmente usadas por carrascos à serviço da família real de Nápoles e herdadas através de gerações pela família Zeppeli. Suas técnicas foram desenvolvidas em virtude de um método de "execução com honra".[2]

Usuários das Esferas de Aço
Johnny Joestar/pt-br
(Temporariamente)

Variantes

Esfera de Devastação

Esfera de Devastação(レッキング・ボール(壊れゆく鉄球) Rekkingu Bōru (Kowareyuku Tekkyū)) Link para essa seção
Wrecking Ball.png

Usadas principalmente pela guarda real de Nápoles e similares às esferas de aço da família Zeppeli em tamanho, as Esferas de Devastação (lit. bolas de demolição) são cobertas por grandes covinhas que abrigam esferas menores, chamadas de satélites, que podem se separar durante o voo para atingir alvos por conta própria, como bombas de fragmentação. Mesmo que esses satélites não atinjam totalmente o alvo, eles produzem ondas de choque no ar que o afetam.

Essas esferas viabilizam uma versão da Rotação projetada para induzir temporariamente negligência unilateral (左半身失調, Hidarihanmi Shitchō, lit. ataxia do sestro do corpo), tornando o alvo incapaz de sentir o lado esquerdo do próprio corpo — efeito dito como o impacto da esfera percorrendo o corpo e causando um derrame ou hemorragia no córtex motor.

Galeria

Referências

Navegação do Site

Outras línguas: