Fantasma

From JoJo's Bizarre Encyclopedia - JoJo Wiki
< Ghost(Redirected from Fantasma)
Jump to navigation Jump to search

Fantasmas (幽霊 Yūrei) são seres morto-vivos conscientes que aparecem ao decorrer de JoJo's Bizarre Adventure e o one-shot associado, Deadman's Questions. Em Diamond is Unbreakable, eles tomam um papel mais significativo como um enredo adicional da obra, até ajudando os protagonistas de formas não convencionais.

Sumário

A ascensão de Bucciarati ao Céu

Quando uma pessoa morre no universo de JoJo, sua alma ou espírito ( tamashii) vai para o além. No caso de uma pessoa fundalmente virtuosa (como Avdol, Iggy, Bucciarati, etc.), sua alma, na forma de uma manifestação sem corpo de si mesmo, pode ser vista ascendendo ao Céu.

Indivíduos cujas almas são incapazes de ir para o além são forçadas a vagar pela Terra como fantasmas. Embora a causa da morte de cada fantasma seja diferente, muitos deles podem ser classificados como Jibakurei (地縛霊)[1], seres tipicamente presos à um local específico na Terra devido a sua determinação de cumprir um objetivo determinado ou não terem encontrado paz.

Há quase nenhuma diferença na aparência de alguém e seu fantasma, mas as almas são reflexões da pessoa (uma exceção sendo Kira, que morreu sob circunstâncias extraordinárias). Além disso, o fantasma irá geralmente manter as feridas de sua morte, mas é necessário lembrar da forma em que ele morreu para que o dano em seu corpo apareça.[2] Também é dito que fantasmas são incapazes de se desenvolver fisicamente diferente de seres vivos, e as memórias em seu espírito são apenas aquelas de sua vida passada (demonstrado quando Rohan tentou ler o fantasma de Reimi e apenas viu informações sobre sua vida passada). E embora possivelmente alimentados por sede de vingança, fantasmas irão reter suas personalidades e são perfeitamente capazes de raciocinio normal.

Fantasmas são invisíveis para pessoas ordinárias, mas não para animais.[3] Entretanto, fantasmas ainda podem ser ouvidos por pessoas normais. Devido a terem uma manifestação espiritual de si mesmos[1] e uma presença sobrenatural em geral maior, usuários de Stand são capazes de ver fantasmas automaticamente e podem até ver e viajar por locais fantasmagóricos como o Beco da Garota Fantasma de Morioh. Usuários também podem usar suas habilidades de Stand em fantasmas e/ou atacá-los. (visto quando Rohan usa o Heaven's Door na Reimi) embora seja desconhecido se isso causaria dor no fantasma.

Como visto em Deadman's Questions, fantasmas são bastante comuns e podem ser vistos em qualquer lugar. A maioria deles tende a se manter inativos e simplesmente encontram um lugar onde eles não são prováveis de encontrar os vivos.

Habilidades e restrições

Fantasmas se escondendo nas sombras

Fantasmas seguem certas regras para suas existências por razões não explicadas. Por exemplo, eles só podem entrar em uma sala se ela estiver vazia ou se alguém dentro deu permissão ao fantasma. Entretanto, a natureza da permissão é vaga: até aceitar abrir a abertura para correspondência de uma porta conta como convidar o fantasma.

Fantasmas podem livremente ligar e desligar sua intangibilidade. Normalmente, parece que fantasmas são intangíveis e então podem se mover livremente por objetos. Entretanto, eles ainda possuem a habilidade de manipular objetos, embora eles não sejam mais capazes de senti-los. Caso um fantasma encoste em alguém sem sua permissão, eles perdem o membro usado para essa ação, então a maioria dos espíritos se escondem nas sombras e lugares longíquos para evitar encostar em pessoas.

Fantasmas que previamente possuíam um Stand quando vivos ainda podem usá-los, caso eles não se tornem espíritos vagantes, já que o Stand é quebrado e destruído durante a transição.

Fantasmas Conhecidos

Fantasmas


Objetos Inanimados

Kira testando objetos fantasmagóricos diferentes

Por razões desconhecidas, objetos também se tornam fantasmas se destruídos. Fraseado de forma diferente, os objetos se tornam "feitos de fantasma" como um material. Esses podem ser sentidos e manipulados por fantasmas normais, indo de fogo, comida, livros, armas, lugares, e prédios inteiros. Entretanto, esses objetos não são capazes de ser usados com outros objetos vivos, então não seria possível matar alguém usando um objeto fantasma. É, entretanto, possível usá-los para matar outros espíritos tais como os limpadores.

Locais fantasmas como o Beco da Garota Fantasma ou a sala do Emporio são escondidos de pessoas vivas pois eles de alguma forma se encaixam em lugares fechados como o espaço entre dois prédios ligados um ao outro.

Burning Down the House

Artigo principal: Burning Down the House
BDtH Infobox Manga.png

Burning Down the House é um Stand de Stone Ocean que permite que seu usuário, Emporio Alnino, interaja com uma sala fantasma assim como vários outros objetos fantasmas, tais como um computador, um piano, uma arma, etc.. A sala do Burning Down the House e seus objetos possuem as mesmas ou regras similares às da casa fantasma e seus objetos em Deadman's Questions, como eles não sendo capazes de afetar seres vivos. Emporio também é capaz de trazer outras pessoas para dentro da sala. Emporio é capaz de entrar e esconder o Burning Down the House nas rachaduras das paredes da Prisão Green Dolphin Street, assim como Kira encontrou e entrou na casa fantasma em Deadman's Questions.

Beco da Garota Fantasma

Artigo principal: Beco da Garota Fantasma
Mãos fantasmas tentando pegar Koichi e Echoes

Na cidade japonesa de Morioh, um lugar em particular apelidado de Beco da Garota Fantasma é dito ser a borda entre o mundo dos vivos e o além, essencialmente servindo como um purgatório. O beco não apenas é um espaço fechado, mas também possui espíritos malignos. Qualquer alma passando por aqui deve não olhar para trás se não inúmeras mãos sem corpo irão agarrar o espírito e levá-lo para um lugar desconhecido.

Em Deadman's Questions, é revelado que os espíritos pegos pelas mãos, pelo menos no caso de Kira, se tornarão espíritos vagantes, sem memória de sua vida passada e forçados a encontrar um propósito na Terra. Stands são destruídos quando pegos pelas mãos, visto quando o Killer Queen é despedaçado e eventualmente não demonstrando traços de sua existência mais tarde. Parece que o próprio beco, as mãos do beco, ou algum tipo de entidade diferente pode falar já que o Koichi é capaz de ouvir algo dizer para ele virar de costas quando ele estava perto do final do labirinto.

Limpador de Espíritos

Limpador

Limpadores de Espíritos (魂の掃除屋 Tamashī no Sōjiya) são pequenas criaturas que, como seu nome sugere, limpam esíritos. Eles nascem de ovos tocados por um espírito. Quando eles tocam um fantasma normal, plantas começam a crescer do fantasma, tentando transformá-lo em algo diferente similar a planta o comendo por dentro. Quando eles comem um objeto fantasma, eles os transformam em insetos. Eles tem a função de livrar o mundo de espíritos, para que ele não esteja repleto com os espíritos vagantes dos mortos. Eles podem ser mortos ao quebrar seus ovos ou com um objeto fantasma, mas seus cadáveres ainda podem limpar o que quer que eles toquem.

Espíritos Vingativos

Os espíritos que seguiam o confessor

Em Thus Spoke Kishibe Rohan - Episódio 16: O Confessional, espíritos vingativos são retratados como entidades sobrenaturais nascidas dos rancores de uma vida passada, que pode quebrar algumas das convenções de fantasmas normais; por exemplo, esses espíritos são capazes de interagir com pessoas que não são usuários de Stand e também podem ser vistos por eles. Quando o O Confessor não intencionalmente causa a morte de um Mendigo, o mendigo reaparece como um espírito que xinga o confessor por sua crueldade. O espírito do mendigo demonstra capacidade sobre-humanas, sendo capazes de lançar um homem adulto e cortar a cabeça do Servo do Confessor em um corte limpo. Eles também são capazes de possuir os corpos de pessoas. Para ir para o além, esses espíritos precisam saciar seu rancor.

Under the Moon

Artigo principal: Under the Moon
A pintura "Under The Moon"

A pintura Under The Moon, de Nanase, foi criada pelo pintor Nizaemon Yamamura com a tinta mais preta e pura do mundo, tirada do pigmento do tronco de uma árvore antiga. O pigmento que Nizaemon extraiu da árvore de 2000 anos veio de uma substância tirada de insetos vivendo no centro do tronco. Essas criaturas infinitamente negras, parecidas com aranhas, estavam escondidas na escuridão desde o começo do tempo.

De acordo com uma lenda, Nizaemon desenhou a pintura mais terrível e preta do mundo. O ódio em seu coração por ter sido executado foi transferido para a pintura, dando a ela vida e um desejo assassino. Como resultado, Nanase foi amaldiçoada a sacrifiar pessoas por 300 anos e eventualmente selar a maldição usando um descendente ao cortar sua ligação com dito descendente.

A pintura pode sentir quando alguém se aproxima dela, e os ataca ao convocar criaturas parecidas com fantasmas das memórias da vítima assim como seus ancestrais e outras pessoas que morreram de jeitos horríveis. Se sua vítima toca um fantasma criado pela pintura, a vítima morre ao experienciar a mesma morte que o fantasma.

Curiosidades

  • Em Deadman's Questions, Hirohiko Araki explica que a interpretação da obra de fantasmas veio da ideia de que "Em um mundo após a morte, se o espírito continua a viver, não seria um lugar onde todos vão, mas sim um lugar onde há "regras" parecidas com as desse mundo. Os fantasmas deveriam passar pelas mesmas dificuldades que nós passamos, senão mais."

Referências

Navegação do Site

Other languages: